Santo Agostinho de Hipona e sua confissão de fé › Quem era

Santo Agostinho de Hipona e sua confissão de fé 

CIVILIZAÇÕES ANTIGAS

de John S. Knox 
publicado a 18 de julho de 2016
Santo Agostinho

Santo Agostinho

Em Confissões de Agostinho, ele apresenta um relato autobiográfico de sua vida que leva à sua conversão ao cristianismo e discute as conseqüências desse evento espiritual monumental. Durante as Confissões, Agostinho oferece uma ruminação honesta e vulnerável sobre seu passado desordenado e suas antigas atitudes mundanas, e penetra, de forma comovente e meticulosa, seu caminho para a reconciliação com seu Criador Divino.

JUVENTUDE MUNDIAL

Embora Agostinho tenha se tornado "o autor mais proeminente e amplamente estudado" no cristianismo ocidental, ele não começou sua vida como um santo - muito pelo contrário (Drobner, 17-33). Ele cresceu em uma típica família romana do dia.Seu pai, Patrick, não era cristão, mas sua mãe, Monica, foi e orou incessantemente por sua conversão. A representação de Agostinho sobre si mesmo é pouco elogiosa, para dizer o mínimo. Ele oferece um retrato de um errante pagão e egocêntrico que, embora sabendo moralmente o que deveria fazer, arrogantemente escolheu abrir um caminho de egoísmo e hedonismo.Agostinho declara sua infância: "Eu desobedeci, não porque eu tivesse escolhido melhor, mas pelo puro amor ao brincar" (Livro 1, cap. 10). Mentir, roubar e raiva eram muito comuns em sua vida naquela época.

AUGUSTINE DESPETA-SE COMO UM WANDERER PAGANO, AUTO-CENTRALIZADO QUE, AINDA SABENDO MORALMENTE O QUE DEVE FAZER, PROCEDERAM ESCOLHIDO PELA FALHA DE UM PROPÓSITO DE SELFISHNESS E HEDONISMO.

Envelhecido, Agostinho tornou-se mais consciente de Deus e de seus próprios modos pessoais de autodestruição, mas ainda assim gostava de exagerar demais as ânsias de seu corpo - a clássica batalha entre a mente e a carne. Como Agostinho descreve, "O primeiro curso agradou e convenceu minha mente, o segundo encantou meu corpo e o manteve em cativeiro" (Livro 8, cap. 5). Ele realmente era um homem auto-conflituoso, querendo ser curado, mas gostando demais de sua atividade carnal para parar; ele recordou pensar: "Dê-me a castidade e a continência, mas não apenas ainda" (Livro 8, cap. 7).
Quando adulto, Agostinho tornou-se professor de Retórica e Filosofia e subiu ao topo dos círculos acadêmicos romanos, apesar de estar decepcionado com o prosaico sistema escolar romano que considerava previsível e vazio. Ansiando por coisas maiores, ele se aproximou da vida política romana e foi nomeado professor da corte real, talvez uma das posições mais procuradas no Império Romano por suas vantagens sociais. Ainda assim, Agostinho lamenta, ele se sentiu insatisfeito com a vida. "Eu segurei meu coração de aceitar positivamente qualquer coisa, desde que eu estava com medo de outra queda, e nesta condição de suspense eu estava sendo ainda mais morto" (Livro 6, cap. 4).

BUSCANDO OUTRO CAMINHO

Eventualmente, Agostinho admite que a força do amor de Deus provou ser demais para ele ignorar e ele foi subjugado pela consciência de sua consciência da necessidade de mudança. Agostinho afirma: "Quando o meu exame mais minucioso tirou toda a minha vileza das profundezas secretas da minha alma e amontoou-a aos olhos de meu coração, uma poderosa tempestade se levantou em mim, trazendo uma chuva poderosa de lágrimas" (Livro 8, cap. 12). Apesar de todos os seus grandes elogios e vitórias sociais, ele ainda sentia um vazio por dentro. Ele escreve: "Eu me lembro como eu era infeliz e como um dia [Deus] me levou a uma compreensão do meu estado miserável" (Livro 6, cap. 6).
Buscando a realização espiritual, Agostinho começou a se envolver em grupos religiosos, primeiro envolvendo-se com a seita maniqueísta, um movimento religioso persa iniciado por Manes (216-276 EC) que sincretizou o cristianismo, o judaísmo, o gnosticismo e o paganismo. Depois de nove anos com eles, Agostinho deixou os maniqueus e se juntou aos neoplatônicos, cuja filosofia era baseada nos ensinamentos dualistas de Platão (428 / 427-348 / 347 aC) e alterada por Plotino (204-270 dC), mas também incorporou o monoteísmo místico, a existência do Um transcendente e centenas de deuses intermediários, anjos e demônios em sua doutrina. Nenhum dos grupos trouxe paz à alma de Agostinho. Ele escreve: "Para aqueles que encontram sua alegria fora deles facilmente caem no vazio e são derramados sobre as coisas que são vistas e as coisas do tempo, e em suas mentes famintas lambem as sombras" (Livro 9, cap. 4).

CONVERSÃO

Propositadamente, durante uma reunião de professor em Milão, Agostinho teve a oportunidade de ouvir e encontrar-se com Santo Ambrósio, o bispo de Milão, cujos ensinamentos mudariam a vida de Agostinho para sempre. Ambrósio foi um orador eloqüente que corajosamente desafiou as heresias e hereges do dia - arianismo, paganismo e imperador Valentiniano. Além disso, Ambrósio também era um cidadão romano, proeminente na esfera pública, um prolífico escritor e pregador com um propósito claro e poderosa mensagem do amor justo de Deus pela humanidade, que atraía Agostinho com sede espiritual.Como Paulgaard conclui: "O bispo Ambrósio, de Milão, teve uma grande influência na vida de Agostinho, ao viajar da heresia à ortodoxia e da imoralidade sexual ao celibato".
St. Ambrose

St. Ambrose

Logo depois, como detalhado em Confissões, Agostinho descreve uma ocorrência sobrenatural que ele experimentou em um jardim de uma vila onde ele ouviu a voz de uma criança dizendo para "Tolle lege, tolle lege" - "Pegue e leia, pegue e leia" (Livro 8, cap. 12). Pegando uma bíblia perto dele, o que Agostinho descobriu parecia apontar diretamente para seus próprios vícios e fraquezas pessoais. A passagem das escrituras da Epístola aos Romanos declara: "Não em tumultos e embriaguez, não em câmara e devassidão, não em contenda e inveja, mas colocar no Senhor Jesus Cristo, e não fazer nenhuma provisão para a carne para cumprir as suas concupiscências "(Romanos 13: 3).
Para Agostinho, esse evento metafísico indicava um claro comando de Deus para cessar a racionalização e as desculpas por sua imoralidade e vida espiritual caótica, e para se submeter à verdade de Deus. Ele escreve: "Você nos fez para si mesmo, Senhor, e nossos corações estão inquietos até que repousem em você" (Livro 1, cap. 1). A compreensão de Agostinho sobre si mesmo e sobre os tesouros mundanos mudou dramaticamente, e ele se submeteu a essa nova realidade - abandonando toda a sua vontade, seu ego e sua vida a Deus.
Daquele momento em diante, Agostinho começou um novo caminho de compromisso espiritual sendo primeiro batizado por Santo Ambrósio e depois abraçando um estilo de vida monástico isolado; no entanto, a vida tranquila não seria permitida para Agostinho cujos dons de retórica e compreensão teológica eram muito demandados pela comunidade cristã em dificuldades.Olson escreve:
Em 391, Agostinho foi virtualmente forçado a receber ordenação pela congregação cristã em Hipona... Então, quando o idoso bispo de Hipona desejou um co-bispo, Agostinho foi novamente pressionado ao serviço...Durante seu mandato, ele se envolveu profundamente nos assuntos da vida eclesiástica e política e ganhou a reputação de um dos líderes mais sábios da cristandade. (259-260)
Apesar de um passado de exploração hedonista do mundo, o futuro de Agostinho seria de ministério e serviço altruísta ao mundo.
Agostinho de Hipona

Agostinho de Hipona

LEGADO

Embora Santo Agostinho seja mais conhecido por sua taxonomia e sistematização da fé e da doutrina cristãs, sua jornada da descrença para a reconciliação espiritual não pode nem deve ser subestimada ou ignorada. Em Confissões, Agostinho mostrou que era apropriado e proveitoso discutir as lutas pessoais, ser um candidato sincero, porque, de acordo com Agostinho, todos estão em uma jornada espiritual pela vida.
Santo Agostinho resume sua compreensão da fragilidade da humanidade e da grandeza de Deus quando conclui,
Ninguém sabe de que ele é feito, exceto seu próprio espírito dentro dele, mas ainda há alguma parte dele que permanece oculta até mesmo de seu próprio espírito; mas você, Senhor, sabe tudo sobre um ser humano porque você o criou... Deixe-me, então, confessar o que eu sei sobre mim mesmo e confessar também o que eu não sei, porque o que eu sei de mim mesmo só sei porque você me esclarece, e o que eu não sei eu continuarei ignorante até que meu a escuridão se torna como um meio-dia brilhante diante do seu rosto. (Livro 10, cap. 5)


Esta página foi atualizada pela última vez em 15 de setembro de 2020

Conteúdo relacionado para conteúdos de História Antiga ››



LICENÇA:

Artigo baseado em informações obtidas no site:

Ancient History Encyclopedia

O conteúdo está disponível sob a Licença Creative Commons: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported. CC-BY-NC-SA License

Conteúdos Recomendados