PESQUISAR CONTEÚDO

Custom Search

Os Upanishads » Origens e história

ADS

clip_image020
Os Upanishads são uma coleção de textos de natureza filosófica e religiosa, escrito na Índia provavelmente entre c. 800 A.C. e c. 500 A.C., durante um tempo quando a sociedade indiana começou a questionar a ordem religiosa védica tradicional. Algumas pessoas durante este tempo decidiram envolver-se na busca do progresso espiritual, vivendo como eremitas ascéticas, rejeitando as preocupações comuns de material e desistir da vida familiar. Algumas de suas especulações e a filosofia foram compiladas no Upanishads. Há uma tentativa nestes textos para desviar o foco da vida religiosa de ritos externos e sacrifícios para missões espirituais internos na busca de respostas.
Etimologicamente, o nome Upanishad é composto por termos upa (próximo) e sável (para sentar), significando algo como "sentar-se perto". O nome é inspirado pela ação do sentada aos pés de um mestre iluminado para participar de uma sessão de instruções espirituais, como aspirantes ainda fazem na Índia de hoje.
Os livros, então, contenham os pensamentos e idéias de figuras importantes de indiano espirituais. Embora falamos deles juntos, como um corpo de textos, os Upanishads não são partes de um todo, como capítulos num livro. Cada um deles é completo em si mesmo. Portanto, eles representam, não uma filosofia consistente ou cosmovisão, mas prefiro as experiências, opiniões e aulas de muitos homens e mulheres.

Temas & conteúdo

Embora existam mais de 200 sobrevivendo Upanishads, apenas 14 anos são considerados os mais importantes. Os nomes destes Upanishads são: Isa, Kena, Katha, Prasna, Mundaka, Mandukya, Taittiriya, Aitareya, Chandogya, Brhadaranyaka, Svetasvatara, Kausitaki, Mahanarayana e o Maitri.
Estes textos fornecem a fonte fundamental para muitos tópicos importantes da filosofia indiana e todos os grandes temas filosóficos são abordados em suas páginas. Em geral, eles permanecem neutros entre interpretações concorrentes e tentam integrar a maioria das opiniões opostas sobre as questões filosóficas e espirituais.
Quando uma pessoa atinge moksha (libertação), seu atman (auto) retorna ao Brahman (a origem), como uma gota de água, retornando ao oceano.
O objectivo não é tanta instruções como inspiração: elas são destinadas a ser exposta por um professor iluminado desde a base da experiência pessoal. Na verdade, uma das lições que aprendemos nas Upanishads primeiras é a inadequação do intelecto. Intelecto humano não é uma ferramenta adequada para compreender a imensa complexidade da realidade. Os Upanishads não afirmam que o nosso cérebro é totalmente inútil; Certamente que a sua utilização. No entanto, quando ele é usado para desbloquear os grandes mistérios da vida, o eterno, o infinito, então simplesmente não é suficiente. A compreensão mais elevada, de acordo com esta vista, vem da intuição e percepção direta.

Princípios básicos

Mesmo que os Upanishads não oferece um único sistema abrangente de pensamento, eles desenvolvem alguns princípios básicos gerais. Alguns destes princípios são samsara, karma, dharma e moksha. Estes princípios formam um esquema metafísico que foi compartilhado com diferentes ajustes feitos por religiões mais indianas e filósofos.
O conceito de Samsara é reencarnação, a idéia de que, afinal, nós morremos nossa alma renascerá novamente em outro corpo. Talvez em um animal, talvez como um ser humano, talvez como um Deus, mas sempre em um ciclo regular de mortes e ressurreições.
Outro conceito é o Karma, que significa literalmente "ação", a idéia de que todas as ações têm consequências, boas ou más. Carma determina as condições da próxima vida, tal como a nossa vida é condicionada por nosso carma anterior. Não há julgamento ou perdão, simplesmente uma lei impessoal, natural e eterna de funcionamento do universo. Aqueles que são bons vão renascer em melhores condições enquanto aqueles que são mal vão renascer em piores condições.
Darma significa "comportamento certo" ou "dever", a idéia de que todos nós temos uma obrigação social. Cada membro de uma casta específica tem um conjunto específico de responsabilidades, uma Darma. Por exemplo, entre os Kshatriyas (casta guerreira), foi considerado um pecado para morrer na cama; morrer no campo de batalha foi a mais alta honra que eles poderiam apontar para. Em outras palavras, o Darma encorajou as pessoas de diferentes grupos sociais para exercer as suas funções o melhor que podiam.
Moksha Significa "libertação" ou liberação. O ciclo eterno da morte e ressurreição pode ser visto como uma repetição inútil sem nenhum objetivo final anexado a ele. Buscando a paz permanente ou liberdade do sofrimento parece impossível, pois mais cedo ou mais tarde nós vai renascer em circunstâncias piores. Moksha é a libertação deste ciclo interminável de reencarnação, uma maneira de escapar a essa repetição. Mas o que significaria para escapar deste ciclo? O que é que espera a alma que gerencia a ser lançado do samsara? Para responder a essa pergunta, precisamos olhar para o conceito de atman e Brahman.
Os Upanishads diz-nos que o núcleo de nosso próprio self não é o corpo, a mente, mas atman ou "Self". Atman é o núcleo de todas as criaturas, sua essência mais íntima. Isso só pode ser percebido através da experiência direta através da meditação. É quando estamos no nível mais profundo de nossa existência.
Brahman é a substância subjacente do universo, o imutável "absoluto ser", a essência intangível da existência inteira. É a semente de eterna e imutável que cria e sustenta tudo. Está além de toda a descrição e a compreensão intelectual.
Dentre os grandes insights dos Upanishads é que o atman e Brahman são feitas da mesma substância. Quando uma pessoa atinge moksha ou liberação, atman retorna ao Brâman, a fonte, como uma gota de água, retornando ao oceano. Os Upanixades afirmam que é uma ilusão de que estamos todos separados: com essa percepção, que pode ser libertados do ego, da reencarnação e do sofrimento, experimentamos durante nossa existência. Moksha, em certo sentido, significa ser reabsorvido Brahman, da grande alma do mundo.
A seguinte passagem explica em termos metafóricos, a idéia que o atman e Brahman são os mesmos:
Como o mesmo fogo assume diferentes formas
Quando consome objetos diferentes em forma,
Então faz o que auto tomar a forma
De todas as criaturas em quem ele está presente.
(Katha Upanishad II.2.9)
Como é alcançado moksha? Há muitas maneiras de acordo com os Upanixades: meditação, introspecção e também em saber que por trás de todos os formulários e véus a subjetiva e objetiva são um, que somos todos parte de um todo. Em geral, os Upanishads concordam com a idéia que os homens são naturalmente ignorantes sobre a identidade final entre o atman, o auto dentro e Brahman. Um dos objetivos da meditação é alcançar esta identificação com Brâman, e abandonar a ignorância que surge a partir da identificação com a natureza ilusória ou quase ilusória do mundo do senso comum.
No famoso Chandogya Upanishad, encontramos a história de Uddalaka e seu filho Shvetaketu. Em um determinado ponto Shvetaketu foi para estudar os Vedas e voltou para sua família depois de doze anos, muito orgulhoso de que ele tinha aprendido, talvez até um pouco arrogante. Uddalaka pede que seu filho se ele havia ganhado a sabedoria que lhe permite ouvir o inaudito, para perceber o que é imperceptível, conhecer o desconhecido. Shvetaketu não tem idéia do que ele está sendo pedido, então seu pai emprega uma série de metáforas para iluminar seu filho:
Como os rios que correm para leste e oeste
Merge no mar e tornar-se um com ela,
Esquecendo que eles estavam separados, rios,
Assim que todas as criaturas perde sua separação
Quando eles mesclar finalmente ser puro.
Não há nada que não venha dele.
De tudo, ele é o eu mais íntimo.
Ele é a verdade; Ele é o próprio Supremo.
Você é aquele Shvetaketu, você é isso.
(Chandogya Upanishad IV.10.1-3)

Legado

Esses esquemas metafísicas do samsara, karma, dharma e moksha apresentado nas Upanishads são em algum grau compartilhada pelas religiões mais indianas, incluindo o hinduísmo, o jainismo e o budismo. Estes conceitos fazem parte da composição cultural da sociedade indiana. Isto é particularmente interessante no caso do budismo: apesar do fato de que o Buda originalmente permaneceu indiferente a especulações metafísicas, muitas escolas budistas adotaram este regime como parte de sua metafísica.
Ao contrário dos Vedas, que apresentam os rituais relevantes para uma cultura específica, a mensagem dos Upanishads tenta ser universal. Na Índia, estes textos são ainda hoje tão altamente considerados como eram no passado, e eles têm desempenhado um papel importante na formação da cultura indiana.

PESQUISAR CONTEÚDO

Custom Search

ADD THIS