Peloponeso › Jesus cristo » Origens antigas

Artigos e Definições › Conteúdo

  • Peloponeso › História antiga
  • Jesus cristo › Quem era

Civilizações antigas › Sítios históricos e arqueológicos

Peloponeso › História antiga

Definição e Origens

por Mark Cartwright
publicado a 07 de janeiro de 2016
Território Espartano (Marsyas)
O Peloponeso é uma grande península ligada ao território do norte da Grécia pelo Istmo de Corinto. Para o oeste do Peloponeso é o mar Jônico, enquanto para o leste é o Mar Egeu. O terreno é caracterizado por altas montanhas de calcário, estreitas planícies costeiras e portos rochosos naturais. A área continha várias cidades importantes na antiguidade, como Micenas, Argos, Megalópole, Esparta, Ellis, Messene e Corinto. A região também contém os importantes locais religiosos antigos de Olympia, Epidaurus, Isthmia e Nemea, que regularmente hospedavam jogos esportivos pan - helênicos, especialmente os Jogos Olímpicos.

A IDADE DE BRONZE

Habitado desde os tempos pré-históricos, o nome Peloponeso (no grego Peloponessos, um termo usado pela primeira vez no período arcaico ) significa "ilha de Pelops" e deriva do mítico rei Pelops, que se acreditava ter unificado a região. As planícies costeiras foram exploradas para a produção agrícola que permitiu o crescimento de grandes assentamentos da Idade do Bronze, como Micenas, Argos e Tirinto, na planície de Argos, Esparta, na planície laconiana, e Messene, no sudoeste. A civilização micênica é conhecida por sua expansão em todo o mar Egeu, sua arquitetura de palácio e tumba, sua fina arte de ouro e como a origem de histórias famosas como a Guerra de Tróia. A civilização entrou em colapso em algum momento do século XII aC, talvez devido a desastres naturais, superpopulação, agitação social e política interna, invasão de tribos estrangeiras ou uma combinação de todos ou vários desses fatores.

A cidade de São Petersburgo reuniu-se eficientemente para os principais conflitos, notavelmente na guerra peloponesiana de 431-404 aC.

PERÍODOS ARCAICO E CLÁSSICO

No período Arcaico e Clássico, Corinto, em particular, estava idealmente localizado para controlar as lucrativas rotas de comércio terrestre e marítimo que ligavam a Grécia ao Mediterrâneo. Muitas das cidades do Peloponeso lutaram nas guerras persas do início do quinto século aC e algumas formaram uma aliança frouxa para os propósitos da ação militar conhecida como a Liga do Peloponeso (c. 505 aC - 365 aC). Os gregos se referiam a essa aliança como "os lacedemônios e seus aliados" depois de sua principal cidade-estado, Esparta. As relações nem sempre eram pacíficas entre os membros, mas efetivamente se combinavam para grandes conflitos, notadamente na Guerra do Peloponeso de 431-404 AEC contra Atenase seus aliados.
Sempre o encrenqueiro regional, Corinto formou uma aliança com Argos, Beócia, Tebas e Atenas para combater Esparta nas Guerras Coríntias de 395-386 aC. O conflito foi em grande parte travado no mar e foi perdido pelos coríntios. Esparta, por sua vez, perderia o domínio regional em sua derrota desastrosa para Tebas na Batalha de Leuctra em 371 aC. Pior ainda para a região, em 338 AEC, Filipe da Macedônia derrotou as forças aliadas gregas de Atenas, Tebas e Corinto na Batalha de Chaironeia. Seguiu-se então um período instável, quando a região era governada por uma sucessão de reis helenísticos.
Templo de Apolo, Corinto

Templo de Apolo, Corinto

PERÍODOS HELLENISTIC & ROMAN

A Liga Acaiaica (também conhecida como Confederação Acaiaica) era uma federação de 12 estados no nordeste do Peloponeso, que originalmente se formou no quinto século AEC. Inicialmente aliados de Atenas, a Liga ficou sob controle espartano. No século III AC, a Liga expandiu seu controle territorial, até mesmo dominando Esparta, e no final do século tornou-se um aliado da Macedônia. No século II aC, os aqueus se posicionaram contra a Macedônia e assinaram um tratado de aliança com Roma.
Em meados do século II aC, Roma, cansada das disputas e provocações internas da região, destruiu Corinto (146 aC) e o Peloponeso tornou-se, junto com o norte da Grécia, a província romana de Acaia. Patrae (moderna Patras), que podia controlar as rotas comerciais através da entrada ocidental do Golfo de Corinto, tornou-se uma importante colonia romana.Gythium e Methone foram outras cidades importantes neste período, pois estavam convenientemente localizadas ao longo das rotas marítimas leste-oeste.
Corinto recuperou parte de seu status anterior quando Júlio César fundou sua colônia no local em 44 aC. A cidade tornou-se um importante centro administrativo e comercial e, após a visita de São Paulo entre 51 e 52 EC, Corinto tornou-se o centro do cristianismo primitivo na Grécia. Corinto e o Peloponeso, em geral, entraram em declínio quando as tribos germânicas Herúli e Alarico atacaram a região em 267 EC e 396 EC.

Jesus cristo › Quem era

Definição e Origens

de Cristian Violatti
publicado em 26 de novembro de 2013
Jesus Cristo (Hardscarf)
Jesus Cristo (c. 6/4 aC - c. 30 dC), também chamado de Jesus, filho de José, Jesus de Nazaré, Jesus da Galiléia ou simplesmente "Cristo", era um líder religioso judeu que se tornou uma figura central no cristianismo. pela maioria dos ramos cristãos como o próprio Deus. Ele também é considerado um profeta importante na tradição muçulmana e o precursor do profeta Maomé.
Cristo não era originalmente o nome de Jesus. Era costume entre os judeus antigos ter apenas um nome e acrescentar o nome do pai ou o nome do local de origem. É por isso que, durante sua vida, Jesus foi chamado às vezes de Jesus de Nazaré e outras vezes de Jesus, filho de José, que é apoiado por fontes cristãs (Lc 4.22; João 1.45; 6.42; At 10.38). A palavra Cristo não é um nome, mas um título derivado da palavra grega christos, um termo análogo à expressão hebraica meshiah,“o ungido”. Muitos judeus esperavam que a antiga glória de Israel fosse restaurada por um filho recentemente ungido do rei Davi, e usaram o título do Messias para se referir a esse restaurador. A literatura cristã primitiva às vezes combinava o nome de Jesus e seu título usando-os como o nome de Jesus: Jesus Cristo ou Cristo Jesus. A razão para isso é que os primeiros seguidores dos ensinamentos de Jesus acreditavam que ele era o Messias.

CONTEXTO HISTÓRICO

A vida de Jesus começou no norte e no centro da Palestina, uma região entre o Mar Morto e o rio Jordão, no leste, e o leste do Mediterrâneo, no oeste. Esta região estava sob controle romano desde o século I aC, inicialmente como um reino tributário. As campanhas romanas, juntamente com as revoltas internas e a incursão dos partas, tornaram a região instável e caótica até 37 AEC, quando Herodes, o Grande (c.73 aC - 4 aC) se tornou rei. A região gradualmente ganhou estabilidade política e se tornou próspera. Embora judeu na religião, Herodes era um rei vassalo que servia aos interesses do Império Romano.
Após a morte de Herodes em 4 aC, os romanos intervieram novamente a fim de dividir o reino herodiano entre três dos filhos de Herodes, o Grande. Galiléia no norte e Peréia no sudeste foram confiados a Herodes Antipas (c. 20 AEC - c. 39 dC), cujo reinado (4 aC - 39 dC) cobriu toda a vida de Jesus. Filipe, o Tetrarca, foi nomeado governante do norte da Transjordânia.Herodes Arquelau tornou-se governante de Samaria, Judéia e Iduméia, e exerceu seu poder com tirania e brutalidade; Alguns desses abusos estão registrados no evangelho de Mateus (2,20-23). A combinação de assassinatos, revoltas e turbulência social no reino de Arquelau foi demais para a paciência das autoridades romanas: em 6 EC, o imperador Augusto depôs e exilou Arquelau, enviando-o à Gália, e seu domínio tornou-se a província romana de Judá em 6 EC (em algum momento escrito Judéia, não confundir com a Judéia, a região entre Samaria e Idumea). Assim, Iudaea estava sob administração romana direta e a província era governada por governantes nomeados diretamente pelo imperador romano.

Jesus acreditava que o cumprimento do cumprimento da lei não era tão importante quanto os valores interiores, como o amor de um inimigo.

AS DATAS DE JESUS

O nascimento de Jesus levanta um paradoxo interessante na cronologia. Os romanos usaram um sistema de datação em que o ano da fundação mítica da cidade ou de Roma era o seu principal ponto de referência e deram a esse ano o nome de 1 AUC, que significa ab urbe condita, “desde a fundação da cidade”. Muitos séculos após a vida de Jesus, Dionysius Exiguus (c. 470 - 544 dC), um monge grego e teólogo que viveu em Roma, chegou à conclusão de que Jesus nasceu em 753 AUC, e esta data se tornou amplamente aceita. O velho sistema de datação romano foi gradualmente substituído por um novo sistema no qual o principal ponto de referência era o nascimento de Jesus. Esse ano veio a ser conhecido como 1 AD, Anno Domini “O ano do nosso Senhor”. Os anos antes do nascimento de Jesus foram chamados de "antes de Cristo". Isto significa que, de acordo com os cálculos de Dionísio Exíguo, a cidade de Roma foi fundada 753 anos antes do nascimento de Jesus.Em vez da notação BC / AD, a erudição moderna tem um nome alternativo para a datação tradicional: BCE “antes da Era Comum” e CE “Era Comum”.
Nenhum dos evangelhos mostra muito interesse em datar com precisão o nascimento de Jesus, e não há referências ao sistema romano de namoro, nem a quaisquer outros sistemas de datação usados na Bíblia. Mateus simplesmente afirma que o nascimento de Jesus ocorreu “nos dias de Herodes, o rei [Herodes, o Grande]”. Hoje sabemos que as datas trabalhadas por Dionysius Exiguus não são totalmente precisas. Herodes reinou de 716 AUC (37 aC) para 749 AUC (4 aC).Isso torna impossível que Jesus tenha nascido em 753 AUC (1 EC) e ao mesmo tempo nascido “nos dias do Rei Herodes”, que morreu em 4 aC. Além da referência sobre o tempo de Herodes, Lucas (3.1-23) diz que Jesus tinha “cerca de trinta anos” quando foi batizado “no décimo quinto ano de Tibério ”, o que seria em torno de 27 ou 28 EC.
Lucas (2.1-2) também liga o nascimento de Jesus com um censo para fins de tributação ordenado pelo imperador romano Augusto e dirigido por Quirio, o governador sírio. Tal matrícula ocorreu em 6 EC, quando a Judéia foi feita propriedade de Augustus e o sistema de tributação teve que ser reestruturado. O problema com esta referência é que esta matrícula não afetou a população da Galiléia, onde José e Maria moravam. Além disso, se Jesus tivesse nascido por volta de 6 EC, seria incoerente com Mateus colocar o nascimento de Jesus durante a época de Herodes, o Grande.
O ano exato para o nascimento de Jesus não é conhecido com certeza, mas há terreno suficiente para acreditar que ele não poderia ter nascido antes de 4 aC. Além disso, embora este seja o mais recente que ele poderia ter nascido, bem poderia ser uma data anterior, mesmo já em 17 aC, de acordo com alguns estudiosos.
A última Ceia

A última Ceia

JESUS NAS FONTES CRISTÃS

Como o Buda, Confúcio, Sócrates e muitos outros grandes mestres da Antiguidade, Jesus não deixou registros escritos.Dizer que ele nunca escreveu nada é contradizer o evangelho de João (8,7), onde lemos que Jesus escreveu algo na areia com o dedo, mas depois de mais de dois milênios, podemos seguramente presumir que essas linhas, quaisquer que fossem, estão muito longe. Detalhes sobre sua vida sobreviveram na tradição oral cristã primitiva por muitas décadas até que o lento processo de comprometê-los com a escrita começou.
Os primeiros registros cristãos que mencionam a vida de Jesus são as cartas atribuídas a São Paulo, muitas das quais são, na verdade, de autoria incerta. Algumas dessas cartas datam de aproximadamente 65 EC, talvez alguns anos antes. Os detalhes nestas cartas não oferecem detalhes da vida de Jesus fora da Última Ceia e sua execução.
Nós também temos os evangelhos. A palavra “evangelho” significa “boas novas” (do inglês antigo) e se refere aos relatos da vida de Jesus. Muitos evangelhos diferentes chegaram até nós, mas apenas um grupo de quatro pessoas é aceito pela tradição cristã para ser inspirado por Deus. Esse grupo é conhecido como os “evangelhos canônicos” e inclui os evangelhos de acordo com Mateus, Marcos, Lucas e João. Os evangelhos restantes são conhecidos como evangelhos apócrifos ou não canônicos e não são considerados divinamente inspirados. Três dos quatro evangelhos canônicos são rotulados como "evangelhos sinóticos" (Mateus, Marcos e Lucas), porque seu conteúdo apresenta muitas semelhanças. John, no entanto, apresenta uma imagem muito diferente dos eventos.
Chão de Mosaico de uma Villa em Hinton St. Mary

Chão de Mosaico de uma Villa em Hinton St. Mary

Acredita-se que o primeiro dos quatro evangelhos canônicos seja Marcos, escrito provavelmente por volta de 65-70 EC. Seu conteúdo não é organizado cronologicamente, mas de acordo com assuntos como histórias de milagres, parábolas, histórias de pronunciamentos, etc. O único segmento organizado cronologicamente é a narrativa da Paixão (14.1-16.8). Os dois evangelhos sinóticos posteriores são Mateus, escritos por volta de 85-90 EC, e Lucas, cerca de 90-100 EC. Acredita-se amplamente que os autores desses dois evangelhos usaram Marcos como sua principal fonte. Além de Marcos, há uma fonte hipotética do ensinamento de Jesus usada pelos autores de Mateus e Lucas, que é conhecida como a fonte Q (da palavra alemã Quelle, “fonte”).
O material incluído em todos os quatro evangelhos desenvolveu-se em três estágios diferentes: (1) fatos autênticos e palavras do próprio Jesus, (2) relatos adicionais transmitidos por muitas décadas na tradição cristã primitiva e (3) a edição compilada pelos autores que inclui a modelagem de fontes orais de acordo com suas próprias visões e interesses. O material no evangelho de João pertence em grande parte ao estágio 3. Do ponto de vista da história, é muito importante identificar o material pertencente ao estágio 1 em todos os evangelhos canônicos, o que refletiria até certo ponto dados factuais sobre Jesus.
Relatos relacionados ao nascimento e à criação de Jesus, como a concepção milagrosa, têm uma origem tardia e pertencem aos estágios 2 e 3, refletindo claramente os interesses teológicos dos editores dos evangelhos. De fato, o nascimento virginal não é mencionado em Marcos, o primeiro evangelho, e isso é mencionado diretamente em Mateus (1,18-25). Uma passagem em Lucas (1,26-38) é freqüentemente usada para apoiar o nascimento virginal, mas a passagem é ambígua; apenas a anunciação é retratada diretamente. Nenhuma outra referência no Novo Testamento menciona este evento. Da mesma forma, o nascimento em Belém também pode ter uma origem tardia. Isso está registrado em Mateus e Lucas, mas não em Marcos ou João, e poderia ser uma história que se desenvolveu devido ao interesse em dar descendência de Davi a Jesus. Ter outro rei como Davi era uma esperança persistente entre os judeus, e até mesmo o profeta Miquéias (5,2-4) afirmou que tal governante seria um pastor rei de Belém.
Jesus nasceu no final do reinado de Herodes, o Grande (falecido em 4 aC) e foi criado em Nazaré, na Galiléia. Ele foi chamado Jesus ( Yeshu'a em aramaico, Yehoshua ou Josué em hebraico, Iesous em grego, Iesus em romano) e foi concebido entre o noivado e o casamento de seus pais cujos nomes eram Maria ( Miriam em hebraico e Mariam em aramaico) e Joseph ( Yossef em hebraico, Yosep em aramaico). Em Mateus 13.55 é dito que seu pai era um carpinteiro, e Marcos 6.3 diz que esta também era a profissão de Jesus. Era uma prática comum naquela época que os filhos seguissem a ocupação do pai, por isso seria seguro acreditar que Jesus era um carpinteiro. Embora não esteja certo, é provável que a educação de Jesus incluísse um estudo detalhado das Escrituras Hebraicas, uma prática muito comum entre os devotos pobres de Israel.
Seu ministério público começou depois de ser batizado por João Batista. De acordo com o evangelho de Lucas, foi quando Jesus tinha cerca de 30 anos de idade. De acordo com Marcos (11.27-33), Jesus viu João Batista como uma autoridade e possivelmente uma fonte de inspiração. Parece que ele realizou batismos paralelos a João Batista (Jo 3.22). Após a prisão de João Batista (Marcos 1.14), Jesus começou um novo tipo de ministério, espalhando a mensagem do reino de Deus se aproximando e enfatizando a importância do arrependimento pelo povo de Israel.
Jesus foi fortemente influenciado pelo profeta Isaías, que considerou a vinda do reino de Deus um tema central (Is 52.7).Muitos dos ensinamentos de Jesus têm alusões a Isaías, e ele também o cita em muitas ocasiões. Jesus é apresentado como um profeta escatológico anunciando a vinda definitiva de Deus, sua salvação e o fim dos tempos.
Jesus gradualmente ganhou popularidade e milhares de seguidores são mencionados nos evangelhos. Ele compartilhou alguns atributos com os fariseus e os essênios, duas das seitas judaicas da época. Como os fariseus, seus métodos de ensino incluíam a expressão de pensamentos sobre a condição humana na forma de aforismos e parábolas, e ele também compartilhava a crença na genuína autoridade das escrituras sagradas hebraicas. Ao contrário dos mestres farisaicos, Jesus acreditava que a obediência externa à lei não era da maior importância e que valores como o amor pelos inimigos eram mais importantes. Além disso, Jesus resumiu suas visões éticas no duplo comando concernente ao amor: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente” e “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Marcos 12,28-31; Mateus 22,35-40 e Lucas 10,25-28). Os essênios tinham um modo de vida muito simples, um espírito pacifista, propriedade comum de propriedade, refeições comuns, praticavam exorcismos e enfatizavam o amor um pelo outro, todas as práticas vistas no ministério de Jesus.
Sua pregação profética (a vinda da regra real de Deus) e seu ensinamento de sabedoria (o comando do amor) nunca estão explicitamente ligados um ao outro. Essa lacuna tem sido sujeita a intermináveis discussões e interpretações em muitas tradições. Uma interpretação possível é que somente a vinda do reino de Deus torna possível que as pessoas amem a Deus em completa obediência e amem seus vizinhos, incluindo os inimigos. Isto é, no entanto, uma questão de especulação.
Em algum momento no final de sua carreira, Jesus se mudou para Jerusalém, na Judéia, atingindo o clímax de sua vida pública. Aqui ele se envolveu em diferentes disputas com seus muitos adversários. Ao mesmo tempo, algumas autoridades religiosas procuravam aprisioná-lo em autoincriminação, levantando temas polêmicos, em sua maioria de natureza teológica.Os evangelhos oferecem diferentes razões pelas quais o Sinédrio (tribunal judeu) estava interessado em executar Jesus, mas somente João (11,47-53) parece convincente o suficiente: Jesus era visto como um criador de problemas que ameaçava a harmonia pública. Uma intervenção romana para restaurar a ordem, quebrando assim o equilíbrio entre o poder judaico e o romano, não interessava ao Sinédrio. Uma festa de prisões finalmente levou Jesus ao Sinédrio, onde foi julgado, considerado culpado de blasfêmia e condenado à morte. No entanto, a ordem de execução teve que ser emitida por uma autoridade romana; a corte judaica não tinha tal poder naquela época. Portanto, Jesus foi levado ao procurador de Roma, que ordenou a execução de Jesus. Porque Jesus nunca negou as acusações, ele deveria ter sido condenado e não executado, como a lei romana exigia em caso de confissão de tal penalidade. Em uma colina nos arredores de Jerusalém, Jesus foi finalmente crucificado e morto, o que não era uma forma de punição judaica, mas uma prática romana comum.

FONTES HISTÓRICAS NÃO CRISTÃS

A referência mais antiga para a existência de Jesus fora da tradição cristã é encontrada em Antiguidades dos judeus, escrita por volta de 93 EC por Josefo (37-c. 100 CE), um erudito judeu romano.
Naquele tempo viveu Jesus, um homem santo, se ele pode ser chamado, porque ele realizou obras maravilhosas, e ensinou os homens, e alegremente recebeu a verdade. E ele foi seguido por muitos judeus e muitos gregos. Ele era o Messias. ( Antiguidades, 18.3)
A bolsa de estudos rejeita quase por unanimidade essa passagem, que parece ser uma adição ou uma alteração do texto original. A razão para isso são as dúvidas desencadeadas pelo alto elogio dado a Jesus por um autor judeu que está mais preocupado em todo o seu trabalho em agradar tanto romanos como judeus que estavam em conflito com os primeiros cristãos da época. Pode ser o caso que esta passagem é genuína em parte, onde se refere ao ensino de Jesus, mas foi posteriormente editado para promover a mensagem messiânica. De qualquer maneira, como está, a passagem levanta suspeitas.
Uma carta de Plínio, o Jovem (61-112 dC), pedindo ao imperador romano Trajano conselhos sobre o tratamento dos cristãos, também chegou até nós. Este documento é datado por volta de 110 EC e é a primeira menção sobrevivente da comunidade cristã na literatura pagã. Tácito, por volta de 115 EC, escreve sobre a perseguição dos cristãos em Roma durante a época de Nero.
[...] uma raça de homens detestados por suas más práticas, e comumente chamados de Chrestiani. O nome foi derivado de Chrestus, que, no reinado de Tibério, sofreu sob Pôncio Pilatos, Procurador da Judéia. Por esse evento, a seita da qual ele foi o fundador recebeu um golpe que por um tempo verificou o crescimento de uma perigosa superstição; mas reviveu logo depois, e se espalhou com vigor recrutado não só na Judéia, [...] mas também na cidade de Roma [...] (Durant, 281)
Tácito continua, falando sobre o sangrento castigo ordenado por Nero e sofrido pelos cristãos. Este parágrafo faz parte da descrição dos incidentes ligados ao Grande Incêndio da cidade de Roma, ocorrida em 18 de julho de 64 EC.
O historiador romano Suetônio (c.69-c.122) menciona a perseguição e o banimento dos cristãos por volta de 50 EC durante o reinado de Cláudio César. Este relato foi escrito na mesma época em que Tácito escreveu o seu.
Como os judeus constantemente faziam distúrbios por instigação de Chrestus, ele [Cláudio] os expulsou de Roma. (Suetônio, Cláudio 25)
Isto é consistente com o que lemos nos Atos dos Apóstolos (18.2), onde diz que durante o tempo de Cláudio foi emitido um decreto ordenando que “os judeus deveriam deixar Roma”.
Não há relatos históricos sobreviventes de Jesus contemporâneo à sua vida. Com exceção de Suetônio e Josefo, o restante das fontes não se refere a Jesus, mas sim à comunidade cristã. Mesmo Suetônio não se refere diretamente ao nome de Jesus, mas ao seu título “Cristo”. Isso sugere que a comunidade cristã já estava estabelecida em Roma alguns anos antes de 50 EC; caso contrário, não teria merecido a atenção desses escritores e certamente não teria sido digno de um decreto imperial.
A ressurreição de Jesus Cristo

A ressurreição de Jesus Cristo

JESUS EM CRISTIANISMO

A maioria dos ramos cristãos acredita que Jesus é o filho de Deus e o próprio Deus. A ressurreição de Jesus é considerada o próprio fundamento da fé cristã, e também é considerada vital para a salvação da humanidade, que através do sacrifício de Jesus há a promessa da vida eterna.
No cristianismo, acredita-se que Maria, a mãe de Jesus, concebeu Jesus sem intercurso sexual, e que o Espírito Santo (uma das três pessoas na Santíssima Trindade cristã) foi responsável pela gravidez de Maria. A condição virgem de Maria durante toda a sua vida também é mantida por muitas tradições cristãs.
As histórias de milagres que cercam Jesus também são importantes no cristianismo. Estes são eventos sobrenaturais que se acredita serem o resultado da condição divina de Jesus. Lucas (7.18-23) descreve Jesus referindo-se aos seus milagres de cura como prova do cumprimento das promessas nas Escrituras Hebraicas de benefícios para os excluídos e os necessitados (Is 29.18-19; 35.5-6; 61.1). No evangelho de João, as histórias de milagres têm um significado simbólico, como Jesus ressuscitando Lázaro (11.25-26) dos mortos, um símbolo da vitória de Jesus sobre a morte.

JESUS NO ISLÃO

Jesus também está presente na tradição islâmica. No Alcorão, o nome de Jesus é Isa Ibn Maryam ( Isa "Jesus" e Ibn Maryam"filho de Maria ou Maria"). Ele é um profeta e precursor de Maomé, mas ele não é considerado Deus ou filho de Deus. Os muçulmanos compartilham a idéia de um nascimento virginal e a realização de milagres Sua missão no Alcorão é descrita como um guia para os filhos de Israel O Alcorão diz que as pessoas foram feitas para acreditar que Jesus foi crucificado e morto, mas isto realmente nunca aconteceu.
E por causa de suas palavras: Nós matamos o Messias, Jesus, filho de Maria, o mensageiro de Allah - eles não o mataram nem o crucificaram, mas pareceu-lhes ser assim; e aqueles que discordam sobre isso estão em dúvida sobre isso; eles não têm conhecimento disso, exceto a busca de uma conjectura; eles não o mataram com certeza. ( Alcorão Surata 4.157)
Em vez de morrer na cruz, diz o Alcorão, Deus elevou Jesus aos céus: "Mas Allah o ergueu para si mesmo. Alá foi sempre Poderoso, Sábio" ( Alcorão surata 4.158).

A POTÊNCIA DA HISTORICIDADE DE JESUS

No final do século 18 dC, a sugestão de que Jesus nem existia começou a ganhar popularidade em alguns círculos acadêmicos. Diversos argumentos foram levantados para apoiar esta reivindicação, que incluiu:
  1. As muitas contradições entre os evangelhos.
  2. As semelhanças suspeitas entre a história de Jesus e a história de muitas figuras religiosas como Adonis, Attis, Dionísio, Krishna, Mitras e Osíris : um nascimento milagroso, uma morte para o benefício da humanidade e uma gloriosa ressurreição.
  3. A falta de fontes históricas contemporâneas sobre a vida de Jesus.
  4. A autoria incerta de vários documentos cristãos primitivos, muitos considerados inautênticos.
A ideia de que alguns relatos da vida de Jesus eram exageros circulava há muito tempo, mas Jesus como um mito puro, uma pessoa que nunca existiu, era um conceito completamente novo naquela época. Esse debate continuou durante o século XIX, e muitos trabalhos com o objetivo de mostrar que Jesus era uma figura mitológica foram publicados. Além disso, foi nessa época que a teoria sobre o apóstolo Paulo (mais tarde, São Paulo) como o criador do mito de Jesus ganhou força entre os estudiosos, uma teoria ainda prevalecente hoje e popularizada pelo romance A Última Tentação de Cristo de Nikos Kazantzakis ( publicado pela primeira vez em inglês em 1960 dC) e o último filme do livro.
Analisando as primeiras fontes não cristãs, parece claro que, em 50 EC, a comunidade cristã já era significativa o suficiente para atrair a atenção de muitos historiadores romanos. Se Jesus fosse realmente um mito, isso implicaria que a lenda de Cristo foi inventada em uma geração. Se assim for, é provável que, se os evangelhos fossem pura ficção, alguns incidentes descritos neles, como a negação de Pedro, o fracasso de Jesus em tentar fazer milagres na Galiléia, sua insegurança sobre sua missão, seus momentos de amargura e a luta entre os discípulos por lugares altos no Reino teria sido ocultada pelos autores.
Se os mesmos padrões de autenticidade aplicados a Jesus Cristo fossem também aplicados a figuras como Confúcio, Hamurabi, Pitágoras ou Sócrates, todos esses homens também seriam consignados ao status de lenda. Seria difícil entender as origens do budismo sem o Buda, o islamismo sem Maomé e o cristianismo sem Jesus. A influência de líderes carismáticos, suas ações inspiradoras e idéias atraentes, parece ser um fator crucial para o nascimento de movimentos religiosos ou filosóficos significativos.

LICENÇA:

Artigo baseado em informações obtidas dessas fontes:
com permissão do site Ancient History Encyclopedia
Conteúdo disponível sob licença Creative Commons: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported. Licença CC-BY-NC-SA

Conteúdos Recomendados