PESQUISAR CONTEÚDO

Custom Search

Suppiluliuma eu » Origens e história

ADS

clip_image003
Suppiluliuma I (1344-1322 A.C.) é considerado o mais poderoso e impressionante rei do Império hitita. Ele era filho de Tudhalia II (também conhecido como Tudhalia III) e é creditado com fundar o novo reino dos hititas (também chamados de Império hitita). As datas são contestadas devido à maneira em que os hititas gravaram sua história. O estudioso van Marc morrer Mieroop escreve, "os hititas não nos deixou rei listas com os comprimentos dos reinados, assim mesmo para o criador do estado novo reino, Suppiluliuma eu, temos sugestões diferentes durante os seus anos de regra, variando entre vinte e dois a quarenta anos... Na prática, podemos atribuir datas absolutas aos governantes individuais, estas sempre são aproximadas"(156). O que está claro é que o antigo Império dos hititas tinha fraturado e caído, e aquele Suppiluliuma reformou as falhas na política governamental que causaram o declínio, reconquistou os territórios perdidos e expandiu seu reinado através da Anatólia, o norte em direção a Mesopotâmia e até as fronteiras do Egito.
Essa era uma oportunidade que ele nunca poderia ter previsto: o trono do Egito estava ao seu alcance, sem dele ter que exercer o menor esforço.

O Reino da & a subida de Suppiluliuma

O Reino hitita foi fundado por Hatusilli eu que, por 1650 A.C., havia conquistado o povo conhecido como o Hatti, reconstruiu a sua capital em Hattusa (moderna Boğazkale, Turquia) e estabeleceu a capital hitita. Hatusilli eu é elogiado como um grande guerreiro e administrador, que expandiu a regra hitita em toda a região, mas, sob seu neto, o Reino começou a declinar. Na época de Tudhalia II, os hititas controlavam apenas a área ao redor de Hattusa e algumas pequenas cidades. O Édito de Telepinu (Telepinu foi o último governante do império antigo) lamenta o estado lastimável do Reino hitita e registra o declínio da morte de Hatusilli I reinado do Telepinu. Tudhalia II pouco fez para ajudar a matéria e, sob o seu reinado, o Reino diminuiu ainda mais. Van die Mieroop escreve, "estes contratempos foram invertidos, no entanto, por Suppiluliuma I que, já sob seu pai Tudhalia II, provou para ser um dos mais hábeis líderes militares dos hititas" (159). Seu sucesso foi devido à sua capacidade de reconhecer oportunidades e explorá-los em seu benefício máximo.

A conquista de Mitanni

O exemplo mais claro do Suppiluliuma I táticas é sua conquista de o Mitanni. O Reino de Mitanni se espalhou do norte da Mesopotâmia para baixo através da Anatólia (a partir de moderno-dia Iraq através da Turquia), e o rei de Mitanni era importante o suficiente para ter alianças com o Egito desde a época de Tutmés III (1479-1425 A.C.). Dinastias egípcias futuras continuaram a considerar o Mitanni com todo o respeito, e a filha de o Mitanni rei Tushratta foi dada em casamento com Amen-hotep III (1391-1353 A.C.) como uma esposa menor como parte de um dos seus tratados. Pouco depois, uma luta de poder na capital Mitanni de Washukanni entre Tushratta e um parente do rei anterior, Shuttarna, conhecido como Artatama II, dividiu o governo. Reconhecendo uma oportunidade, Suppiluliuma apoiei-o mais fraco Artatama II a fim de sustentar o conflito e derrubar o mais forte Tushratta. Egito, no entanto, apoiado Tushratta como o governante legítimo e ajudou a manter o seu regime. Tushratta tinha quase derrotou seu rival quando Suppiluliuma I completou sua campanha bem sucedida na Síria e certificou-se de que os egípcios sabiam disso; bem como deixando claro seu apoio Artatama II. Egito, reconhecendo o poder crescente do rei hitita e esperando para ganhar o favor com ele, retirou o seu apoio de Tushratta. Suppiluliuma I, cansado da diplomacia e agora livre para fazer o que gosta sem medo de represália egípcio, levou sua força na Washukanni e é demitido. Tushratta foi assassinado por seu filho e Artatama II assumiu o trono.
clip_image004
Muito para o desespero de Suppiluliuma, no entanto, Artatama II foi descobri ter inclinações de pro-assírios. Os assírios, que eram sem amigos dos hititas, estavam neste tempo crescendo no poder por direito próprio e exploraram a queda do regime do Tushratta fazer incursões na região com o apoio de Artatama II de Mitanni. Suppiluliuma eu então retirou seu apoio de Artatama II e seu filho Shuttarna III e apoiou o filho de Tushratta, Kili-Teshub. Ele casou com uma de suas filhas para Kili-Teshub, assim ligando-o à sua própria casa e novamente transcorriam Mitanni, tendo Carquemis e Washukanni e estabelecendo Kili-Teshub no trono. O historiador Trevor Bryce observa que esta reviravolta na parte do Suppiluliuma I resultou em protestos de traição pelas facções de Artatama II e Shuttarna III, mas "Suppiluliuma, nunca fui de deixar promessas que tinha feito, ou mesmo qualquer considerações de honra, lealdade ou fair-play, atrapalhar a realização dos seus objectivos" (35). Mitanni foi conquistado, os assírios foram realizados na Baía (pelo menos no momento) e Suppiluliuma eu tinha removido uma nação rival e expandiu seu próprio território. A região de o Mitanni, daqui em diante, iria ser governada por reis hititas até a ascensão dos assírios.

Suppiluliuma & a rainha egípcia

Reconhecendo a fraqueza de um oponente e fazendo mais do mesmo, foi do Suppiluliuma I modo de operação padrão e isto foi novamente visto nas suas relações com o sucessor de Amen-hotep III no Egito, Akhenaton. Logo depois de assumir a regra em 1353 A.C., Akhenaton aboliu as observâncias religiosas tradicionais no Egito e o monoteísmo instituído. Ele então se retirou para sua nova cidade de Akhetaton e largamente ignorado a política externa. Suppiluliuma mandei mensagens para o novo rei e, não receber nenhuma resposta, reconheceu uma oportunidade e invadiu a Estados de vassalo do Egito, como Byblos, reivindicando-os para o Império hitita. Quando Akhenaton despertou-se e enviou o seu general Horemheb para lidar com os hititas, era tarde demais. O exército hitita sob Suppiluliuma cresci muito forte, enquanto o exército egípcio, que em grande parte tinha sido negligenciado sob o governo de Akhenaton, tornou-se mais fraco do que foi sob Amenhotep III.
Do Suppiluliuma I poder cresceu como ele expandiu o seu império ainda mais. Na época de sucessor de Akhenaton, Tutankamon, o Império hitita rivalizava com a do Egito, e o exército hitita era o mais poderoso da região. Como Akhenaton perante ele, Tutankhamon mandou General Horemheb para lidar com os hititas, mas com pouco efeito. Os hititas não eram fortes o suficiente para tomar o Egito pela força e os egípcios não eram poderosos o suficiente para conduzir os hititas de suas fronteiras. Van die Mieroop escreve, "[os hititas] e Egito viu uns aos outros como iguais, um sentimento que pode ter levado ao pedido altamente incomum pela recentemente viúva rainha do Egito para um filho de Suppiluliuma eu tornar-se seu marido" (159). Quando Tutankhamon morreu em 1327 A.C., sua jovem esposa Ankhsenamun escreveu a Suppiluliuma eu pedir ajuda:
Meu marido morreu e eu não tenho filhos. Que dizem sobre você que você tenha muitos filhos. Poderia me dar um de seus filhos para se tornar meu marido. Nunca devo escolher um servo meu e fazê-lo de meu marido.
Esta súplica estranha de uma rainha egípcia feita Suppiluliuma eu suspeito. Sem dinastia egípcia já tinha convidado o filho de um rei estrangeiro para sentar no trono do Egito. O rei hitita enviou um emissário ao Egito para encontrar com ela e apurar a verdade por trás de sua mensagem. O homem voltou com outra carta que leia:
Eu tinha um filho, eu teria escrito sobre meu próprio e vergonha do meu país, para uma terra estrangeira? Não acreditou em mim e disseste tanto para mim. Que era o meu marido morreu. Um filho que não tenho! Nunca devo tomar um servo meu e fazê-lo de meu marido. Tenho escrito para nenhum outro país; Só para você ter escrito. Dizem que seus filhos são muitos; Então me dê um de seus filhos. Para mim ele será o marido, mas no Egito, ele será rei.
Suppiluliuma, uma vez assegurada a legitimidade da oferta, parece ter sido mais do que todo o prazer Ankhsenamun. Essa era uma oportunidade que ele nunca poderia ter previsto: o trono do Egito estava ao seu alcance, sem dele ter que exercer o menor esforço. Ele rapidamente mandou seu filho Zananza ao Egito para casar com Ankhsenamun; Mas o príncipe foi morto antes de chegar à fronteira. Seu assassinato há muito tempo tem sido compreendido para ser o trabalho do General Horemheb, possivelmente com o apoio ou o conluio do vizir chamado Ay.
clip_image005
A peste e a morte do rei
Suppiluliuma estava furioso com a notícia da morte do seu filho e jogou toda a força do exército hitita contra o Egito. Ele conquistou mais territórios e carregou egípcios cativos para Hattusa. Isto provou para ser uma decisão lamentável da sua parte, como uma praga tinha sido varrendo através de Egipto em 1322 A.C. e, trazendo os egípcios de volta para sua capital, Suppiluliuma trouxe a Praga com elas. Ele morreu de peste que o mesmo ano e seu filho, Arnuwanda II, que tinha sido preparado pelo rei como herdeiro, também morreu. A regra do Império hitita, em seguida, caiu para o filho mais novo, Mursilli II, que seguiram o exemplo de seu pai na política e poderio militar. Mursilli II garantiu as fronteiras do Império e depois expandido-los ainda mais. Após sua morte, no entanto, o Império dos hititas desceu lentamente. Os reis que seguiram Mursilli II, apesar de terem alguns momentos de brilho, nunca foram capazes de atingir os mesmos objectivos, nem manter o Império como Suppiluliuma I ou II de Mursilli tinha feito. Um pouco mais de cem anos após a morte de Suppiluliuma I, o Império hitita foi se desintegrando através de repetidos ataques pelos povos do mar e a tribo conhecida como o Kaska. Até o ano de 1200 A.C., o Império tinha desaparecido e a região conquistada pelos assírios.

PESQUISAR CONTEÚDO

Custom Search

ADD THIS