PESQUISAR CONTEÚDO

Custom Search

A estela de banquete de Assurnasirpal II: definição e história » Origens e história

Por Joshua J. Mark
Quando ele subiu ao trono em 884 A.C., Assurnasirpal II teve que atender às revoltas que eclodiram em todo o Império. Ele impiedosamente abaixe todas as rebeliões, destruiu as cidades de rebelde e, como um aviso para os outros, empalado, queimado e esfolado vivo qualquer pessoa que se opôs a ele. Fortificado e reforçou suas fronteiras e em seguida, expandiu-los através de campanhas que encheu o tesouro real com o saque. Tendo assegurado o seu império, Assurnasirpal II voltou sua atenção para seu capital em Ashur, que ele renovado (como fez também com Nínive e muitas outras cidades durante o seu reinado). Ashur estava entre as mais prósperas das cidades assírias e tinha sido a capital do Império Assírio, desde o reinado de Adad Nirari I (1307-1275 AC).
clip_image003
Assurnasirpal II parede relevo
Adicionarmos Assurnasirpal II tinha seu próprio adornos e melhorias para a cidade grande, ele agora sentiu que era hora de uma mudança em seu status. Os moradores de Ashur estavam orgulhosos de sua cidade e de seu prestígio como cidadãos da capital. Tem sido proposto por vários estudiosos que Assurnasirpal II queria uma cidade completamente nova com uma nova população que ele poderia chamar seu próprio, a fim de elevar seu nome acima de seus antecessores e regra sobre uma população inteiramente dedicada a ele, ao invés de devoção dividido entre o rei e sua cidade. Ele escolheu as ruínas da cidade de Kalhu (também conhecido como Caleh, calá e, mais tarde, Nimrud) que tinha sido construído sob o reinado de Shalmaneser mas eu (1274-1245 A.C.) havia sido negligenciada e, com o tempo, tornou-se em ruínas. Assurnasirpal II ordenou que completamente re-construído, incluindo um novo palácio grand, que agora se tornou a capital do Império Assírio, em vez de Ashur.
A cidade e o palácio foram completados por 879 A.C., em que ponto Assurnasirpal II jogou uma grande festa inaugural com a presença de 69.574 pessoas e duração de dez dias. Para comemorar este evento e a conclusão de sua nova capital, ele ordenou uma estela para ser gravado gravando seu projeto de edifício grand e a festa inaugural. Esta estela foi descoberta nas ruínas de Kalhu em 1951 CE. O historiador James B. Pritchard escreve:
Em um arenito bloco colocado perto da porta para a sala do trono do Palácio de Asurbanipal em Calah foi encontrado em 1951 uma representação figural com uma inscrição (total: 154 linhas) em um arranjo incomum. A parte superior da pedra mostra o rei em um recesso quadrado, ladeado por colunas inscritas, sob uma linha desajeitadamente arranjada dos símbolos divinos. O texto, além de sua titularia estereotipada e resumo histórico, está preocupado principalmente com a construção da nova capital Calah, royal garden e o festival em comemoração da abertura do palácio real (99).
Kalhu continuou como a capital do Império Assírio desde sua inauguração em 879 A.C. até Sargão II mudou a capital para a nova cidade de Dur-Sharrukin em 606 A.C.. Após a morte de Sargão II em 605 A.C., a capital foi movida por seu filho Senaqueribe para Nínive, onde permaneceu até a queda do Império Assírio. Kalhu continuou a ser uma cidade importante para os governantes assírios, mesmo depois que não era mais a capital. Os reis do Império ficaram no palácio, quando eles estavam visitando a região, e a cidade continuou como um importante centro administrativo. Em 612 A.C. Kalhu, Ashur, Nínive e todas as grandes cidades os assírios foram saqueadas e queimadas pelos invasores coligações dos medos, babilônios, persas e outros. As grandes portas revestidas de bronze e as vigas de cedro do palácio e dos templos que se orgulha de Assurnasirpal II do edifício que todos têm subido em chamas nas conflagrações de 612 A.C. junto com os pomares que ele tinha plantado na periferia da cidade e os jardins que ele faz menção da.
clip_image004
Estela a Assurnasirpal II de Kurkh
A seguir está a transcrição daquele bloco de arenito Pritchard descreve acima, que veio a ser conhecida como a estela de banquete de Assurnasirpal II. Aqui é dado seguinte completa a edição preparada por James B. Pritchard e incluiu em sua obra o antigo Oriente, Volume II, um livro de documentos primários do próximo Oriente.
Eu...
Este é o Palácio de Asurbanipal, o sumo sacerdote de Ashur, escolhido por Enlil e Ninurta, o favorito de Anu e de Dagan, que é a destruição personificada entre todos os grandes deuses – o legítimo Rei, o rei do mundo, o rei da Assíria, filho de Tukulti-Ninurta, grande rei, rei legítimo, rei do mundo, rei da Assíria, que era filho de Adad-Nirari , da mesma forma, grande rei, rei legítimo, rei do mundo e rei da Assíria – o Guerreiro heróico que sempre age sobre sinais inspira confiança dados pelo seu Senhor Ashur e tem, portanto, sem rival entre os governantes dos quatro trimestres do mundo; o pastor de todos os mortais, não tem medo da batalha, mas na onrushing inundação que tolera sem resistência; o rei que subjuga o insubmisso e regras sobre toda a humanidade; o rei, que sempre age sobre sinais inspira confiança dadas por seus senhores, os grandes deuses e portanto tem pessoalmente conquistou todos os países; quem adquiriu o domínio sobre as regiões de montanha e recebeu sua homenagem; Ele faz reféns, triunfa sobre todos os países, além do tigre para o Líbano e o grande mar, ele trouxe em sua apresentação, o país inteiro de Laqe e a região de Suhu na medida em que a cidade de Rapiqu; pessoalmente, ele conquistou a região da nascente do Rio Subnat de Urartu.
Voltei para o território do meu próprio país as regiões da passagem que leva ao país Kirrure tanto quanto Gilsani, além Rio Zab inferior para a cidade de Til-bari que está a montante da terra de Zamua – de Til-sha-abtani para sabtani-Til-sha – também Hirimu e Harrutu na região de fronteira fortificada da Babilônia (Karduniash). Eu listei como habitantes do meu próprio país as pessoas que vivem de Babite a passagem de Mt. para a terra de Hashmar.
Ashur, o grande senhor, escolheu-me e fez um pronunciamento sobre minha regra do mundo com sua própria boca sagrada como segue: Assurnasirpal é o rei, cuja fama é poder!
Eu assumi novamente a cidade de calá no meu, o conhecimento que a sabedoria que Ea, o rei das águas subterrâneas, concedeu-me, eu removi o velho monte de entulho; Cavei até o nível de água; Eu empilhado acima um novo terraço de medição do nível de água para as camadas de borda superior 120 de tijolos; sobre que eu ergui minha sede real e para meu pessoal enjoyment7 bonitos salões cobertos de buxo, Magan-freixo, cedro, cipreste, terebinto, tarpi'u e taina vigas; Eu embainhados portas de cedro, cipreste, zimbro, buxo e Magan-cinza com faixas de bronze; Eu pendurei-os nas suas entradas; Rodeava, as portas, com parafusos de bronze decorativos; para proclamar minhas feitos heróicos que pintei na sua (palácios) paredes com azul vívido pintar como eu marchei através das serras, os países estrangeiros e os mares, minhas conquistas em todos os países; Eu tinha o lápis-lazúli tijolos vitrificados coloridos feitos e defini-las na parede acima dos portões. Eu trouxe as pessoas dos países sobre os quais eu governar, aqueles que foram conquistados por mim pessoalmente, isto é, do país Suhi aqueles da cidade [...] da terra inteira de Samua, países pouco-Santucci e Kirrure, a cidade de Sirqu, que é do outro lado do Rio Eufrates e muitos habitantes da Laqe, da Síria e que são temas de Lubarna , o governante de Hattina; Eu estabeleci-los aí a cidade de calá.
Eu cavei um canal do Rio Zab superior; Cortei com esta finalidade em linha reta através das montanhas; Chamei-a Patti-hegalli ("canal da abundância"); Eu desde as planícies ao longo do rio Tigre com irrigação; Eu plantei pomares na periferia da cidade, com todos os tipos de árvores de fruto.
Eu pressionado uvas e ofereceu-lhes como primeiros frutos em uma libação para meu senhor Ashur e todos os santuários do meu país. Então dediquei meu senhor Ashur naquela cidade.
Eu colecionava e plantou no meu jardim, provenientes dos países através do qual eu marchei e das montanhas que atravessei, as árvores e plantas da sementes de onde quer que eu descobri-los, tais como: cedros, ciprestes, árvores simmesallu-perfume, burasu-Zimbros, árvores produtoras de mirra, dapranu-Zimbros, rolamento de castanheiras, tamareiras, ébano, Magan-ash, oliveiras, tamarindo, carvalhos, árvores tarpi'u-terebinto, luddu-porca-rolamento árvores, árvores de pistache e cornel , taina-árvores, se.mur-árvores, tijatu-árvores, Kanish carvalhos, salgueiros, sadanu-árvores, romãs, ameixeiras, abetos, ingirasu-árvores, kamesseru-pêra árvores, árvores supur-gillu-rolamento, figueiras, uva videiras, angasu-pereiras, aromáticos sumlalu-árvores, titip-árvores, árvores-quadril/butu, zansaliqqu-árvores, pântano macieiras, hambuququ-árvores, nuhurtu-árvores, ursinu-árvores, resinoso kanaktu-árvores [e outros]. Nos jardins em Calah eles competiam uns com os outros na fragrância; os caminhos dos jardins foram bem mantidos, as barragens de irrigação distribuída a água uniformemente; suas romãs brilham no jardim do prazer, como as estrelas no céu, eles se entrelaçam como uvas na vinha [...] no jardim no jardim da felicidade floresceu como árvores de cedro prazer [...].
II.
Eu ergui em Calah, o centro da minha soberania, templos como os de Enlil e Ninurta que não existia lá antes; Eu reconstruí nos seguintes templos dos grandes deuses: os templos de Ea-foi e Damkina, de Adad e Bruno Souza, da Gula, pecado, Nabu, Belet-Raquel, Sibittu e de Ishtar-kidmuri. Neles, estabeleci os sagrado pedestais destes, meus senhores divinos. Eu decorei os esplendidamente; Os telhados com vigas de cedro, feita de portas de cedro grande, embainhados-los com bandas de bronze, colocados em seus portais. Eu coloquei o figuras representações feitas de bronze de brilho nos seus portais. Eu fiz as imagens de suas grandes godheads sumptuosos com ouro vermelho e brilhante pedra. Apresentei-lhes com jóias de ouro e muitos outros objetos preciosos que tinha ganho como butim.
Eu alinhado o santuário interno do meu senhor Ninurta com ouro e lápis-lazúli, coloquei bem e deixou-se de objetos feitos de bronze, coloquei no seus pedestal feroz usumgallu-dragões de ouro. Eu executei o festival nos meses de Shabatu e Ululu. Combinei com eles os materiais necessários para ofertas de dispersão e de incenso para que o festival em Shabatu deve ser um dos grande exibição. Criei uma estátua de mim mesmo como rei à semelhança dos meus próprios recursos de ouro vermelho e polidas pedras e colocá-lo antes de meu senhor Ninurta.
Organizei as cidades abandonadas que durante o reinado de meus pais tornara montes de entulho e tinha muitas pessoas a resolver Reconstruí os velhos palácios em meu todo país no seu devido esplendor; Eu armazenados neles cevada e a palha.
Ninurta e David Paulino, quem me ama como seu sumo sacerdote, entregaram a mim, todos os animais selvagens e ordenou-me que caçá-los. Eu matei 450 grandes leões; Eu matei 390 touros selvagens do meus carruagens abertas no ataque direto como convém a um governante; Cortei as cabeças dos 200 avestruzes como se fossem pássaros engaiolados; Peguei 30 elefantes nas armadilhas. Eu peguei 50 touros selvagens, 140 avestruzes e 20 grandes leões com meu próprio [mãos] e aduela.
III.
Eu recebi cinco elefantes ao vivo como homenagem do governador de Suhu, a região central do Rio Eufrates e o governador de Lubda (Sul Assíria do Oriente em direção a Babilônia); Eles costumavam viajar em minhas campanhas.
Eu organizei manadas de touros selvagens, avestruzes, leões e macacos machos e fêmeas e eles tinham que se reproduzem como rebanhos de animais domésticos.
Eu adicionei a terra para a terra da Assíria, muitas pessoas para o seu povo.
Quando Assurnasirpal, rei da Assíria, inaugurou o palácio em Calah, um palácio de alegria, e erguida com grande ingenuidade, convidou-me para ele Ashur, o grande senhor e os deuses de seu país. Ele preparou um banquete de 1.000 engordados cabeças de gado, 1.000 bezerros, 10.000 ovelhas estáveis, 15, 1.000 cordeiros de primavera 000 cordeiros – para a minha cabeça de Ishtar sozinho 200 Senhora de gado e ovelhas-sihhu 1.000 – 500 veados, 500 gazelas, 1.000 patos, 500 gansos, 5000 kurku-gansos, 1.000 mesuku-aves, 1.000 qaribu-aves, 10.000 pombos, 10.000 sukanunu-pombas, 10.000 outros, sortidas, pequenas aves, 10.000 peixes variados, 10, 000jerboa, 10.000 ovos sortidos , 10.000 nacos de pão, 10.000 frascos de cerveja, 10.000 peles com vinho, 10.000 embarcações de fundo pontiagudo com su'u-sementes em óleo de gergelim, 10.000 potes pequenos com sarhu-condimento, 1.000 caixas de madeira com legumes, 300containers com óleo, 300 recipientes com sementes de salgados, 300 contêineres com mistas raqqute-plantas, 100 com kudimmu-especiarias, 100 embalagens com [...] 100 recipientes com cevada seca 100 recipientes com abahsinnu-hastes verdes, multa de 100 recipientes com cerveja misturada , 100 romãs, 100 cachos de uvas, 100 zamru-frutas misturadas, 100 cones de pistache, 100 com os frutos da árvore susi, 100 com alho, 100 com cebolas, 100 com sementes de kuniphu, 100 com a [...] de nabos, 100 hinhinnu-picante, 100 com especiarias budu, 100 com mel, 100 com manteiga processada, 100 com cevada assada [...], 100 com su'u-sementes assadas, 100 com karkartu-plantas, 100 com frutas da árvore ti'atu , 100 com kasu-plantas, 100 com leite, 100 com queijo, 100 frascos com 'mistura', 100 com dez homer de luddu-porcas descascadas, homer dez de pistache sem casca, homer dez dos frutos da árvore susu, homer dez dos frutos da árvore kabba-ququ, homer dez de dez homer dos frutos da árvore titip, dez homer de cominho, Horna dez de sahhunu, datas, arsuppu-grão em conserva , homer 10 de urianu, dez homer de andahsu-lâmpadas, então homer de sisanibbe-plantas, homer (iv), dez dos frutos da árvore simburu, homer dez de dez homer de óleo perfumado, homer dez questões de cheiro doce, homer dez de Homero [...] dez dos frutos da árvore nasubu, homer de [...], homer dez dos frutos da árvore nasubu, homer dez de zimzimmu-cebola, tomilho , homer dez de azeitonas.
Quando inaugurei o palácio em Calah tratei por dez dias com comida e bebida 47.074 pessoas, homens e mulheres, que foram oferta ao deparar de meu país inteiro, também de 5.000 pessoas importantes, Delega do país Suhu, de Hindana, Hattina, Hatti, tiro, Sidon, Gurguma, Carlos, Hubushka, Gilzana, Kuma e Mushashir, também de 16.000 habitantes de Calah de todas as formas de vida , os hóspedes de 1.500 funcionários de todos os meus palácios, completamente 69.574 convidados de todos os países mencionados, incluindo o povo de Calah; Além disso lhes forneceu os meios para limpar e ungir a mesmos. Fiz-lhes devida honras e os mandou de volta, saudável e feliz, para os seus países.

PESQUISAR CONTEÚDO

Custom Search

LINKS PATROCINADOS

ADDTHIS