Estudo de "A Sentinela" – Semana de 25 de maio

Apoio leal aos irmãos de Cristo: informações para o estudo pessoal

SOMENTE OS TEXTOS BÍBLICOS

(Mateus 25:31-46) “Quando o Filho do Homem vier na sua glória, e com ele todos os anjos, então se sentará no seu trono glorioso. 32 Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à sua esquerda. 34 “O Rei dirá então aos à sua direita: ‘Venham vocês, abençoados por meu Pai, herdem o Reino preparado para vocês desde a fundação do mundo. 35 Pois fiquei com fome, e vocês me deram algo para comer; fiquei com sede, e vocês me deram algo para beber. Eu era um estranho, e vocês me receberam hospitaleiramente; 36 estava nu, e vocês me vestiram. Fiquei doente, e vocês cuidaram de mim. Eu estava na prisão, e vocês me visitaram.’ 37 Então, os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando foi que o vimos com fome e o alimentamos, ou com sede e lhe demos algo para beber? 38 Quando o vimos como um estranho e o recebemos hospitaleiramente, ou nu e o vestimos? 39 Quando o vimos doente ou na prisão e fomos visitá-lo?’ 40 O Rei lhes dirá, em resposta: ‘Eu lhes digo a verdade: O que vocês fizeram a um dos menores destes meus irmãos, a mim o fizeram.’ 41 “Então dirá aos à sua esquerda: ‘Afastem-se de mim, amaldiçoados; vão para o fogo eterno preparado para o Diabo e seus anjos. 42 Pois fiquei com fome, mas vocês não me deram nada para comer; e fiquei com sede, mas vocês não me deram nada para beber. 43 Eu era um estranho, mas vocês não me receberam hospitaleiramente; estava nu, mas vocês não me vestiram; doente e na prisão, mas vocês não cuidaram de mim.’ 44 Então eles também responderão: ‘Senhor, quando foi que o vimos com fome, ou com sede, ou como um estranho, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não o servimos?’ 45 Então ele lhes responderá: ‘Eu lhes digo a verdade: O que vocês não fizeram a um destes menores, a mim não o fizeram.’ 46 Estes partirão para o decepamento eterno; mas os justos, para a vida eterna.”
- 6 -
(Mateus 24:29-31) “Imediatamente depois da tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do céu, e os poderes dos céus serão abalados. 30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem, e todas as tribos da terra então baterão no peito, de pesar, e verão o Filho do Homem vir nas nuvens do céu, com poder e grande glória. 31 E ele enviará seus anjos com forte som de trombeta, e eles reunirão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma extremidade dos céus até a outra extremidade deles.
(Mateus 25:31, 32) “Quando o Filho do Homem vier na sua glória, e com ele todos os anjos, então se sentará no seu trono glorioso. 32 Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
(Mateus 24:29, 30) “Imediatamente depois da tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do céu, e os poderes dos céus serão abalados. 30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem, e todas as tribos da terra então baterão no peito, de pesar, e verão o Filho do Homem vir nas nuvens do céu, com poder e grande glória.
- 7 -
(Romanos 8:16, 17) O próprio espírito dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. 17 Então, se somos filhos, somos também herdeiros — herdeiros de Deus, mas co-herdeiros com Cristo —, desde que soframos com ele, para que também sejamos glorificados com ele.
(Mateus 24:1-51) 24 Quando Jesus estava saindo do templo, seus discípulos se aproximaram para lhe mostrar os edifícios do templo. Em vista disso, ele lhes disse: “Não estão vendo todas estas coisas? Eu lhes digo a verdade: De modo algum ficará aqui pedra sobre pedra sem ser derrubada.” 3 Enquanto ele estava sentado no monte das Oliveiras, os discípulos se aproximaram dele em particular e disseram: “Diga-nos: Quando acontecerão essas coisas e qual será o sinal da sua presença e do final do sistema de coisas?” 4 Jesus, em resposta, lhes disse: “Cuidado para que ninguém os engane, 5 pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo’, e enganarão a muitos. 6 Vocês ouvirão falar de guerras e notícias de guerras. Cuidado para não ficar apavorados, pois essas coisas têm de acontecer, mas ainda não é o fim. 7 “Porque nação se levantará contra nação e reino contra reino; haverá falta de alimentos e terremotos num lugar após outro. 8 Todas essas coisas são um começo das dores de aflição. 9 “Então as pessoas os entregarão a tribulação e os matarão, e vocês serão odiados por todas as nações, por causa do meu nome. 10 Então, também, muitos tropeçarão, e trairão uns aos outros, e odiarão uns aos outros. 11 Surgirão muitos falsos profetas, que enganarão a muitos; 12 e, por causa do aumento do que é contra a lei, o amor da maioria esfriará. 13 Mas quem perseverar até o fim será salvo. 14 E estas boas novas do Reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. 15 “Portanto, quando vocês virem a coisa repugnante que causa desolação, da qual falou Daniel, o profeta, estar num lugar santo (que o leitor use de discernimento), 16 então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes. 17 O homem que estiver no terraço não desça para tirar da sua casa os bens, 18 e o homem que estiver no campo não volte para apanhar sua capa. 19 Ai das mulheres grávidas e das que amamentarem naqueles dias! 20 Persistam em orar para que a sua fuga não ocorra no inverno nem no sábado; 21 pois então haverá grande tribulação, como nunca ocorreu desde o princípio do mundo até agora, não, nem ocorrerá de novo. 22 De fato, se não se abreviassem aqueles dias, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, aqueles dias serão abreviados. 23 “Então, se alguém lhes disser: ‘Vejam! Aqui está o Cristo!’ ou: ‘Ali!’, não acreditem. 24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e milagres a fim de enganar, se possível, até mesmo os escolhidos. 25 Prestem atenção! Eu os avisei antecipadamente. 26 Portanto, se lhes disserem: ‘Vejam, ele está no deserto!’, não saiam; ou: ‘Vejam, ele está no interior da casa!’, não acreditem. 27 Pois, assim como o relâmpago sai do leste e brilha até o oeste, assim será a presença do Filho do Homem. 28 Onde estiver o cadáver, ali se ajuntarão as águias. 29 “Imediatamente depois da tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do céu, e os poderes dos céus serão abalados. 30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem, e todas as tribos da terra então baterão no peito, de pesar, e verão o Filho do Homem vir nas nuvens do céu, com poder e grande glória. 31 E ele enviará seus anjos com forte som de trombeta, e eles reunirão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma extremidade dos céus até a outra extremidade deles. 32 “Aprendam desta ilustração sobre a figueira: assim que os ramos novos ficam tenros e brotam folhas, vocês sabem que o verão está próximo. 33 Do mesmo modo, quando virem todas essas coisas, saibam que ele está próximo, às portas. 34 Eu lhes garanto que esta geração de modo algum passará até que todas essas coisas aconteçam. 35 Céu e terra passarão, mas as minhas palavras de modo algum passarão. 36 “A respeito daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas somente o Pai. 37 Pois, assim como eram os dias de Noé, assim será a presença do Filho do Homem. 38 Porque naqueles dias antes do dilúvio as pessoas comiam e bebiam, os homens se casavam e as mulheres eram dadas em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, 39 e não fizeram caso, até que veio o dilúvio e varreu a todos eles; assim será na presença do Filho do Homem. 40 Dois homens estarão então no campo; um será levado e o outro será abandonado. 41 Duas mulheres estarão moendo no moinho manual; uma será levada e a outra será abandonada. 42 Portanto, mantenham-se vigilantes, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. 43 “Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse em que vigília o ladrão viria, ficaria acordado e não permitiria que sua casa fosse arrombada. 44 Por essa razão, vocês também mostrem-se prontos, porque o Filho do Homem vem numa hora que vocês não imaginam. 45 “Quem é realmente o escravo fiel e prudente, a quem o seu senhor encarregou dos seus domésticos, para lhes dar o alimento no tempo apropriado? 46 Feliz aquele escravo se o seu senhor, quando vier, o encontrar fazendo isso! 47 Digo a verdade a vocês: Ele o encarregará de todos os seus bens. 48 “Mas, se aquele escravo mau disser no coração: ‘Meu senhor está demorando’, 49 e começar a espancar seus coescravos, e a comer e beber com os beberrões, 50 o senhor daquele escravo virá num dia em que ele não espera e numa hora que ele não sabe; 51 ele o punirá com a maior severidade e lhe designará um lugar entre os hipócritas. Ali é que haverá o seu choro e o ranger dos seus dentes.
(Mateus 25:1-46) 25 “Então o Reino dos céus pode ser comparado a dez virgens que pegaram suas lâmpadas e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram tolas e cinco eram prudentes. 3 As tolas pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo, 4 ao passo que as prudentes levaram óleo em frascos, junto com suas lâmpadas. 5 Como o noivo estava demorando, todas elas ficaram com sono e adormeceram. 6 Bem no meio da noite se ouviu um grito: ‘Aqui está o noivo! Saiam ao encontro dele.’ 7 Todas as virgens se levantaram então e puseram suas lâmpadas em ordem. 8 As tolas disseram às prudentes: ‘Deem-nos um pouco do seu óleo, porque nossas lâmpadas estão quase apagando.’ 9 As prudentes responderam: ‘Talvez não haja suficiente para nós e para vocês. Em vez disso, vão aos que vendem óleo e comprem um pouco para vocês.’ 10 Enquanto foram comprar o óleo, veio o noivo. As virgens que estavam prontas entraram com ele para a festa de casamento, e a porta foi fechada. 11 Depois chegaram também as outras virgens, dizendo: ‘Senhor, senhor, abra para nós!’ 12 Ele disse em resposta: ‘Eu lhes digo a verdade: Não conheço vocês.’ 13 “Portanto, mantenham-se vigilantes, porque vocês não sabem nem o dia nem a hora. 14 “Pois é como um homem que, antes de viajar para fora, convocou seus escravos e lhes confiou os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro dois e a ainda outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e viajou para fora. 16 Aquele que recebeu cinco talentos foi imediatamente negociar com o dinheiro, e ganhou mais cinco. 17 Do mesmo modo, aquele que recebeu dois ganhou mais dois. 18 Mas o escravo que recebeu apenas um foi embora, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 “Depois de muito tempo o senhor daqueles escravos voltou e ajustou contas com eles. 20 Então o que havia recebido os cinco talentos se apresentou e trouxe outros cinco talentos, dizendo: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, ganhei mais cinco talentos.’ 21 Seu senhor lhe disse: ‘Muito bem, escravo bom e fiel! Você foi fiel ao cuidar de poucas coisas. Vou encarregá-lo de muitas coisas. Participe da alegria do seu senhor.’ 22 A seguir, aquele que havia recebido dois talentos se apresentou e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, ganhei mais dois talentos.’ 23 Seu senhor lhe disse: ‘Muito bem, escravo bom e fiel! Você foi fiel ao cuidar de poucas coisas. Vou encarregá-lo de muitas coisas. Participe da alegria do seu senhor.’ 24 “Por fim, o escravo que havia recebido um talento se apresentou e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem exigente, que colhe onde não semeou e ajunta onde não espalhou. 25 Por isso fiquei com medo e fui esconder no chão o seu talento. Aqui está o que é seu.’ 26 Em resposta, seu senhor lhe disse: ‘Escravo mau e preguiçoso, quer dizer que você sabia que eu colho onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27 Então, você devia ter entregado meu dinheiro aos banqueiros, e, na minha vinda, eu o teria recebido com juros. 28 “‘Portanto, tirem dele o talento e deem-no àquele que tem dez talentos. 29 Pois a todo aquele que tem, mais será dado, e ele terá abundância. Mas daquele que não tem, até mesmo o que tem será tirado. 30 E lancem o escravo imprestável na escuridão lá fora. Ali é que haverá o seu choro e o ranger dos seus dentes.’ 31 “Quando o Filho do Homem vier na sua glória, e com ele todos os anjos, então se sentará no seu trono glorioso. 32 Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à sua esquerda. 34 “O Rei dirá então aos à sua direita: ‘Venham vocês, abençoados por meu Pai, herdem o Reino preparado para vocês desde a fundação do mundo. 35 Pois fiquei com fome, e vocês me deram algo para comer; fiquei com sede, e vocês me deram algo para beber. Eu era um estranho, e vocês me receberam hospitaleiramente; 36 estava nu, e vocês me vestiram. Fiquei doente, e vocês cuidaram de mim. Eu estava na prisão, e vocês me visitaram.’ 37 Então, os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando foi que o vimos com fome e o alimentamos, ou com sede e lhe demos algo para beber? 38 Quando o vimos como um estranho e o recebemos hospitaleiramente, ou nu e o vestimos? 39 Quando o vimos doente ou na prisão e fomos visitá-lo?’ 40 O Rei lhes dirá, em resposta: ‘Eu lhes digo a verdade: O que vocês fizeram a um dos menores destes meus irmãos, a mim o fizeram.’ 41 “Então dirá aos à sua esquerda: ‘Afastem-se de mim, amaldiçoados; vão para o fogo eterno preparado para o Diabo e seus anjos. 42 Pois fiquei com fome, mas vocês não me deram nada para comer; e fiquei com sede, mas vocês não me deram nada para beber. 43 Eu era um estranho, mas vocês não me receberam hospitaleiramente; estava nu, mas vocês não me vestiram; doente e na prisão, mas vocês não cuidaram de mim.’ 44 Então eles também responderão: ‘Senhor, quando foi que o vimos com fome, ou com sede, ou como um estranho, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não o servimos?’ 45 Então ele lhes responderá: ‘Eu lhes digo a verdade: O que vocês não fizeram a um destes menores, a mim não o fizeram.’ 46 Estes partirão para o decepamento eterno; mas os justos, para a vida eterna.”
- 9 -
(Mateus 10:40-42) “Quem recebe vocês, recebe também a mim, e quem me recebe, recebe também Aquele que me enviou. 41 Quem receber um profeta porque ele é profeta receberá a recompensa de um profeta, e quem receber um homem justo porque ele é homem justo receberá a recompensa de um homem justo. 42 E quem der a um destes pequenos ainda que seja um copo de água fria para beber, porque ele é discípulo, garanto a vocês que de modo algum perderá a sua recompensa.”
(Mateus 25:40) O Rei lhes dirá, em resposta: ‘Eu lhes digo a verdade: O que vocês fizeram a um dos menores destes meus irmãos, a mim o fizeram.’
(Mateus 25:46) Estes partirão para o decepamento eterno; mas os justos, para a vida eterna.”
(2 Timóteo 3:1-5) 3 Mas saiba que nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de suportar. Pois os homens só amarão a si mesmos, amarão o dinheiro, serão presunçosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, 3 desnaturados, não estarão dispostos a acordos, serão caluniadores, sem autodomínio, ferozes, sem amor ao que é bom, 4 traidores, teimosos, cheios de orgulho, amarão os prazeres em vez de a Deus 5 e manterão uma aparência de devoção a Deus, mas rejeitarão o poder dessa devoção. Desses, afaste-se.

Clique na imagem para Baixar informações completas em arquivos digitais para Computador, Tablet computer, Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador, Tablet computer, Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador, Tablet computer, Smartphone