Krishna › Shiva » Origens antigas

Artigos e Definições › Conteúdo

  • Krishna › Quem era
  • Shiva › Quem era

Civilizações antigas › Sítios históricos e arqueológicos

Krishna › Quem era

Definição e Origens

por Mark Cartwright
publicado em 01 outubro 2015
Krishna (Jehosua)
Krishna (também Krsna ou Hari Krishna) é um grande deus hindu e considerado a oitava encarnação de Vishnu. Ele é talvez o mais popular de todos os heróis da mitologia hindu. As aventuras de Krishna são contadas no Mahabharata, no Bhagavad Gita, no Harivamsa e na coleção sagrada de textos conhecidos como os Puranas, onde Krishna é descrito como o Ser Supremo e criador do universo. Os contos mais antigos de Krishna envolvem suas aventuras com os príncipes Pandavas, enquanto, mais tarde, histórias acumuladas ao longo dos séculos descrevem sua juventude agitada, quando Krishna usou suas proficientes habilidades com armas para derrotar uma série de temíveis inimigos, demônios e monstros.

FAMÍLIA E JUVENTUDE AVENTURA

Segundo a tradição, Krishna pertencia ao Yadava - uma raça pastoral - e o nascimento do deus é descrito de forma pitoresca no Mahabharata. Um dia Vishnu, o grande deus hindu puxou dois cabelos de sua própria cabeça, um branco e um preto. O cabelo preto foi plantado no ventre de Devaki, uma princesa da cidade de Mathura, e assim Krishna nasceu na família Pandava, seu pai terreno sendo Vasudeva. Infelizmente para Krishna, o irmão de sua mãe, Kamsa, tinha sido avisado que o oitavo filho de Devaki o mataria, e então Kamsa determinou matar a oitava criança, um crime que ele já havia praticado sete vezes antes de Krishna nascer. Felizmente, Vasudeva tomou a precaução de esconder Krishna na remota vila de Vrindavana, onde o menino foi criado como um simples vaqueiro (sob esse disfarce ele pode ser chamado de Govinda). Lá ele passou uma infância idílica e agitou os corações de muitas gopis ou mulheres de rebanho com sua aparência sombria, charme brincalhão e domínio da música e da dança.

O PAPEL DUPLO DE KRISHNA É COMO O PUNISHER DOS DEMENTOS HUMANOS, MAS TAMBÉM COMO UM BRINGER DE ILUMINAÇÃO.

Assim, a história de Krishna contém uma dupla ocultação - Krishna é tanto um deus disfarçado de mortal quanto um príncipe disfarçado de plebeu. Consequentemente, os mitos contêm muitas metáforas de disfarce, como uma centelha dentro de uma pilha de cinzas ou uma poderosa espada na bainha, e estas sugerem o duplo propósito de Krishna como o castigador de ações humanas, mas também como um portador da iluminação.
Os pais adotivos de Krishna em Vrindavana eram Nanda e Yashoda, sua irmã é Subhadra e seu irmão Balarama. A esposa favorita de Krishna era Radha, com quem ele tinha um filho Pradyumna e sua filha Carumati, mas a tradição diz que o deus realmente adquiriu 16.108 esposas e gerou 180.000 filhos. A rainha Rukmini, uma forma terrena da deusa Lakshmi, é considerada a segunda esposa mais favorecida de Krishna depois de Radha.
Krishna estava envolvido em muitas aventuras em sua juventude aventureira. Entre eles, destacam-se as várias matanças e surras de inimigos proeminentes, como o ogiva Putana, o touro gigante, danava, a cobra gigante Kaliya e o rei dos Hayas (cavalos). Também foi tratado com rapidez o astuto tirano Kamsa - após cuja decapitação Krishna se estabeleceu como rei de Mathura. Krishna matou muitos demônios: Muru e seus 7.000 filhos, Pralamba - que Krishna bateu apenas com os punhos, Naraka - filho da Terra e que havia acumulado um harém de 16.000 mulheres capturadas, e o demônio do mar Pancajana que parecia uma concha. concha e quem perdeu sua concha mágica para Krishna que o herói carregou depois disso e usou como uma trombeta. Krishna também encontrou tempo para erguer a montanha Govardhana para frustrar um terrível dilúvio enviado por Indra, para conquistar Saubha, a cidade flutuante dos Titãs ( daityas ), tirou o melhor do deus do mar, Varuna, e até mesmo conseguiu roubar o divino debate. possuído pelo deus do fogo Agni. Contra simples mortais, Krishna também causou estragos entre os Gandharas, Bhojas e Kalingas, entre outros.
Krishna manifestando toda a sua glória a Arjuna

Krishna manifestando toda a sua glória a Arjuna

KRISHNA & ARJUNA

Krishna agiu como o cocheiro do príncipe guerreiro Arjuna na Grande Guerra, a Batalha de Kurukshetra, entre os Pandavas(que Krishna apoiou) e os Kauravas. Foi na véspera desta batalha que Krishna recitou a canção sagrada do Bhagavad Gitapara Arjuna. No interior, o Senhor Krishna destaca que o eu é bastante separado do corpo e continua ao longo do tempo: 'Nunca houve um tempo em que eu não existisse, nem você nem todos esses reis; nem no futuro, qualquer um de nós deixará de existir ”( Bhagavad Gita ). É no Bhagavad Gita que Krishna também afirma que “todo esse universo foi criado por mim; todas as coisas existem em mim '. Arjuna, no mesmo trabalho, nos diz que Krishna é "divino, antes dos deuses, não-nascido, onipresente".
Em outras aventuras, Krishna construiu a grande fortaleza da cidade de Dvaraka, em Gujarat, conhecida como a "Cidade dos Portões". Sete dias depois que Krishna foi acidentalmente morto por uma flecha de um caçador atingindo seu calcanhar, Dvaraka foi submerso sob o oceano. Krishna também havia roubado a árvore sagrada de Parijata de Indra, derrotando o deus no processo. Krishna plantou a árvore em Dvaraka, mas após sua morte ela foi devolvida a Indra.
Krishna e Radha

Krishna e Radha

ADORAÇÃO E REPRESENTAÇÃO EM ARTE

A adoração de Krishna pode ter começado já no século 5 aC. Hoje ele é adorado como o deus hindu supremo por muitos crentes, e ele é especialmente reverenciado em Bengala e Udupi no sul da Índia. Um dos muitos festivais realizados em sua homenagem é o festival de carruagem ratha-yatra em Puri que comemora a tentativa bem-sucedida de Radha de persuadir Krishna a retornar a Vrindavana. Talvez o festival mais amplamente observado seja o Krishna Janmashtami (de meados de agosto até o início de setembro) que envolve devotos jejuando por 24 horas, oferecendo doces de leite ao bebê Krishna e, à meia-noite, lâmpadas de iluminação embebidas em ghee (manteiga purificada). ritual conhecido como arati.
Krishna é tipicamente retratado na arte hindu com uma pele escura (geralmente azul-preto), e ele pode levar o disco de cakra Vajranabha e o clube Kaumodaki - ambos dados a ele por Agni. Ele normalmente usa uma túnica amarela, tem uma pena de pavão em seus longos cabelos negros e geralmente toca uma flauta. Em referência à sua ocupação como vaqueiro em sua juventude, Krishna é freqüentemente acompanhado de vacas. Na arte Khmer, a cena mais popular das aventuras de Krishna é o levantamento do Monte. Govardhana e o deus são freqüentemente representados na escultura arquitetônica em locais famosos como Angkor Wat.

Shiva › Quem era

Definição e Origens

por Mark Cartwright
publicado em 10 de maio de 2018
Shiva com Nandi, Aihole (Jean-Pierre Dalbera)
Shiva (ou Siva) é um dos deuses mais importantes do panteão hindu e, junto com Brahma e Vishnu, é considerado um membro da trindade sagrada ( trimurti ) do hinduísmo. Um personagem complexo, ele pode representar bondade, benevolência e servir como o Protetor, mas ele também tem um lado mais sombrio como o líder dos espíritos malignos, fantasmas e vampiros e como o mestre dos ladrões, vilões e mendigos. Ele também está associado ao Tempo e particularmente como o destruidor de todas as coisas. No entanto, Shiva também está associado à criação. No hinduísmo, pensa-se que o universo se regenera em ciclos (a cada 2.160.000.000 anos). Shiva destrói o universo no final de cada ciclo, que então permite uma nova criação. Shiva é também o grande asceta, abstendo-se de todas as formas de satisfação e prazer, concentrando-se na meditação como um meio de encontrar a felicidade perfeita. Ele é o deus hindu mais importante da seita do Shaivismo, o patrono dos iogues e brâmanes, e também o protetor dos Vedas, os textos sagrados.

SHIVA, PARVATI & GANESHA

A esposa de Shiva era Parvati, muitas vezes encarnada como Kali e Durga. Ela era na verdade uma reencarnação de Sati (ou Dakshayani), a filha do deus Daksha. Daksha não aprovou o casamento de Sati com Shiva e até foi além e realizou uma cerimônia sacrificial especial para todos os deuses, exceto Shiva. Indignado com esta ligeira, Sati se jogou no fogo sacrificial.Shiva reagiu a essa tragédia criando dois demônios (Virabhadra e Rudrakali) de seus cabelos, que causaram estragos na cerimônia e decapitaram Daksha. Os outros deuses apelaram a Shiva para acabar com a violência e, obedecendo, ele trouxe Daksha de volta à vida, mas com a cabeça de um carneiro (ou cabra). Sati acabou por reencarnar como Parvati na sua próxima vida e ela se casou novamente com Shiva.

Shiva é o destruidor que termina o ciclo do tempo que, em sua vez, inicia uma nova criação.

Com Parvati, Shiva teve um filho, o deus Ganesha. O menino foi de fato criado a partir de terra e barro para manter sua companhia e protegê-la enquanto Shiva continuava em suas andanças meditativas. No entanto, Shiva retornou um dia e, encontrando o menino que guardava a sala onde Parvati estava tomando banho, ele perguntou quem ele era. Não acreditando que o menino era seu filho, e achando que ele era um mendigo descarado, Shiva convocou os demônios bhutaganas que lutaram com o garoto e acabou conseguindo distraí-lo com a aparência dos lindos maias e, enquanto ele admirava a beleza, eles cortavam sua cabeça. Na comoção, Parvati saiu correndo de seu banho e gritou que seu filho havia sido morto. Percebendo seu erro, Shiva então enviou uma nova cabeça com a qual tornar o menino inteiro novamente, mas o mais próximo à mão era de um elefante. E então Ganesha, o deus com cabeça de elefante, nasceu. Outros filhos de Shiva são Skanda ou Karttikeya, o deus da guerra e Kuvera, o deus dos tesouros.
Shiva Nataraja (Senhor da Dança)

Shiva Nataraja (Senhor da Dança)

Ganga (a deusa que personificava o rio Ganges ) foi dada a Shiva por Vishnu, que não aguentava mais as disputas constantes entre suas então três esposas de Lakshmi (deusa da boa fortuna), Saraswati (deusa da sabedoria) e Ganga.Para amortecer a queda de Ganga para a terra e impedir que um grande rio destruísse a civilização, Shiva a pegou em seu topete de cabelo; mais uma vez, ilustrando sua qualidade de auto-sacrifício.

SHIVA NATARAJA É O SENHOR DA DANÇA QUE VARRE A ILUSÃO E A IGNORÂNCIA.

SHIVA EM MITOLOGIA

Como com qualquer deus importante, Shiva estava envolvido em muitos episódios de aventura que ilustram seu caráter virtuoso e oferecem instruções sobre como viver corretamente. Por exemplo, o auto-sacrifício é enfatizado quando Vasuki, o rei das Serpentes, ameaçou vomitar veneno de cobra através dos mares. Shiva, assumindo a forma de uma tartaruga gigante ou tartaruga, recolheu o veneno em sua palma e bebeu. O veneno queimou sua garganta e deixou uma cicatriz azul permanente, daí um dos seus muitos títulos se tornou Nilakantha ou Blue Throat.
Outro episódio célebre descreve como Shiva se associou ao touro Nandi. Um dia, Surabhi, que era a mãe original de todas as vacas do mundo, começou a dar à luz um número incontável de vacas perfeitamente brancas. O leite de todas essas vacas inundou a casa de Shiva, em algum lugar do Himalaia. Irritado com essa perturbação em sua meditação, o deus atingiu as vacas com fogo de seu terceiro olho. Em conseqüência, as manchas das peles das vacas ficaram amarronzadas. Ainda com raiva, os outros deuses tentaram acalmar Shiva oferecendo-lhe um touro magnífico - Nandi, o filho de Surabhi e Kasyapa - que Shiva aceitou e montou. Nandi também se tornou o protetor de todos os animais.
Shiva está intimamente associada com o linga (ou Lingham) - um falo ou símbolo de fertilidade ou energia divina encontrada nos templos do deus. Após a morte de Sarti, e antes de sua reencarnação, Shiva estava de luto e foi para a floresta de Daru para viver com rishis ou sábios. No entanto, as esposas dos rishis logo começaram a se interessar por Shiva. No ciúme, os rishis enviaram primeiro um grande antílope e depois um gigantesco tigre contra o deus, mas Shiva tratou-os rapidamente e depois usou a pele de tigre. Os sábios amaldiçoaram a masculinidade de Shiva que, em conseqüência, caiu. Quando o falo bateu no chão, terremotos começaram e os ricsis ficaram com medo e pediram perdão. Isto foi dado, mas Shiva disse-lhes para sempre depois de adorar o falo como o simbólico Linga.
Shiva, Vietnã

Shiva, Vietnã

SHIVA NA ARTE

Na arte asiática, Shiva pode ser representado de maneiras ligeiramente diferentes, dependendo da cultura particular: indiano, cambojano, javanês, etc., mas ele é mais comumente representado nu, com vários braços e com o cabelo amarrado em um topete. Ele costuma ter três faixas horizontais e um terceiro olho vertical na testa. Ele usa um cocar com uma lua crescente e uma caveira (representando a quinta cabeça de Brahma, que ele decapitou como punição para o deus que cobiçava sua própria filha Sandhya), um colar de cabeças e cobras como pulseiras. Nesse disfarce, ele geralmente representa Nataraja e dança o Tandava dentro de um círculo de fogo que representa o interminável ciclo do tempo. Ele segura o fogo divino ( agni ) que destrói o universo e o tambor ( damaru ) que faz os primeiros sons da criação. Uma mão faz o gesto calmante de abhayamudra e outra aponta para o pé esquerdo, símbolo da salvação. Ele também marca um pé na figura anã Apasmara Purusha, que representa a ilusão e leva os homens para longe da verdade.
Shiva também pode ser representado em pé em uma perna com a perna direita dobrada na frente do joelho esquerdo e segurando um rosário na mão direita, a postura típica da meditação ascética. Às vezes, ele também monta seu touro branco, carrega um arco de prata ( Pinaka ), segura um antílope e usa uma pele de tigre ou elefante, tudo simbolizando sua proeza famosa como caçador.

LICENÇA:

Artigo baseado em informações obtidas dessas fontes:
com permissão do site Ancient History Encyclopedia
Conteúdo disponível sob licença Creative Commons: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported. Licença CC-BY-NC-SA

Conteúdos Recomendados