PESQUISAR CONTEÚDO

Custom Search

Krishna » Origens e história

ADS

clip_image002
Krishna (também Krsna ou Hari Krishna) é um grande Deus Hindu e considerada a oitava encarnação de Vishnu. Ele é talvez o mais popular de todos os heróis da mitologia Hindu. Aventuras de Krishna são contadas no Mahabharata, o Bhagavad Gita, o Harivamsae a sagrada coleção de textos conhecidos como os Puranas , onde Krishna é descrito como o ser supremo e criador do universo. Os contos mais antigos de Krishna envolvem suas aventuras com os príncipes de Pandava, enquanto mais tarde, histórias acumularam ao longo dos séculos que descrevem sua juventude atribulada, quando Krishna usado seu proficiente armas habilidades para um bom efeito para derrotar uma série de inimigos temíveis, demônios e monstros.

Família & juventude aventureira

De acordo com a tradição Krishna pertencia a Yadava - uma corrida de pastoral - e o nascimento do Deus é pitorescamente descrito no Mahabharata. Um dia Vishnu, o Deus Hindu grande puxou dois cabelos de sua cabeça, um branco e um preto. O cabelo de preto foi plantado no útero de Devaki, uma princesa da cidade de Mathura, e então Krishna nasceu na família Pandava, seu pai terreno, sendo Vieira. Infelizmente para Krishna irmão da sua mãe, Kamsa, tinha sido avisado que o oitavo filho de Devaki iria matá-lo, e então Kamsa determinado a matar o oitavo filho, um crime que ele tinha já realizado sete vezes antes de Krishna nasceu. Felizmente, Vasudeva tomei a precaução de Krishna na remota aldeia de Vrindavana, onde o menino foi criado como um simples vaqueiro (sob este disfarce que ele pode ser referido como Govinda) a esconder. Lá, ele passou uma infância idílica e agitou os corações de muitos gopis ou rebanho-mulheres com seu bem escuro parece, charme lúdico e maestria da música e da dança.
Duplo papel de Krishna é como o justiceiro das ações humanas, mas também como uma fonte de iluminação.
Assim, a história de Krishna contém uma dupla ocultação - Krishna é um Deus disfarçado como um mortal e um príncipe disfarçado como um plebeu. Nesse sentido, os mitos contêm muitas metáforas de disfarce, como uma faísca dentro de uma pilha de cinzas ou uma poderosa espada na bainha e estas dica a dupla finalidade de Krishna como o justiceiro das ações humanas, mas também como uma fonte de iluminação.
Pais adotivos de Krishna em Vrindavana Nanda e Yashoda, sua irmã é Subhadra e seu irmão Balarama. A esposa favorita de Krishna era Radha, com quem teve um filho dos Santos e a filha Carumati, mas a tradição conta que o Deus realmente adquiriu 16.108 esposas e é pai de 180.000 filhos. Rainha Rukmini, uma forma terrena da deusa Lakshmi, é considerada a Krishna é a segunda mulher mais favorecida depois de Radha.
Krishna estava envolvido em muitas aventuras em sua juventude aventureira. Notáveis entre estes são os vários assassinatos e surras de proeminentes inimigos como a ogress Putana, o touro gigante danava, a gigante serpente Kaliya e o rei da Hayas (cavalos). Também tratada rapidamente com foi o tirano intrigas Kamsa – após cuja decapitação Krishna estabelecida-se como rei de Mathura. Krishna matou muitos demônios: Muru e seus 7.000 filhos, Pralamba – que Krishna bate usando apenas seus punhos, Naraka – filho da terra, e que tinha acumulado um harém de 16.000 mulheres capturadas, e a Pancajana mar-demônio que parecia com uma concha e quem perdeu sua magia de shell a Krishna que o herói carregava depois disso e usado como uma trombeta. Krishna também encontrou tempo para levantar a montanha Govardhana para frustrar um terrível dilúvio enviado por Indra, para conquistar Saubha, a cidade flutuante dos Titãs (daityas), levou a melhor sobre o Deus do mar-Varuna e ainda conseguiu roubar o divino discuss possuído pelo Deus-fogo Agni. Contra meros mortais Krishna também causou estragos entre os Gandharas, Bhojas e Kalingas, entre outros.
clip_image003
Krishna, manifestando a sua glória cheia de Arjuna

Krishna e Arjuna

Krishna atuou como cocheiro do guerreiro-Príncipe Arjuna na grande guerra, a batalha de Kurukshetra, entre os Pandavas (quem Krishna suportado) e os Kauravas. Foi na véspera da batalha que Krishna recontou a canção sagrada do Bhagavad Gita para Arjuna. Dentro, o Senhor Krishna destaca que o self é completamente separado do corpo e continua durante todo o tempo: ' nunca houve um tempo que eu não existisse, nem você, nem todos estes reis; Nem no futuro, nenhum de nós deixará de existir "(Bhagavad Gita). É no Bhagavad Gita que Krishna também afirma que ' todo este universo foi criado por mim; Tudo que existe em mim '. Arjuna, na mesma obra, nos diz que Krishna é 'divina, antes dos deuses, por nascer, onipresentes'.
Em outras aventuras Krishna construiu a cidade grande fortaleza de Dvaraka em Gujarat, conhecida como a cidade de Gates'. Sete dias depois de Krishna foi morto acidentalmente por seta de um caçador, golpeando seu calcanhar, Dvaraka estava submersa no fundo do oceano. Krishna também tinha roubado a árvore Parijata sagrada de Indra, derrotando o Deus no processo. Krishna plantou a árvore em Dvaraka, mas após a sua morte foi devolvida para Indra.
clip_image004
Krishna e Radha

Adoração & representação na arte

A adoração de Krishna pode ter começado tão cedo quanto o século v A.C.. Hoje ele é adorado como o Deus Hindu Supremo por muitos crentes, e ele é especialmente reverenciado em Bengala e Dakshina Kannada, no sul da Índia. Um dos muitos festivais realizados em sua homenagem é festival ratha-yatra de carruagem em Puri, que comemora a tentativa bem sucedida de Radha persuadir Krishna para retornar a Vrindavana. Talvez o mais extensamente observado festival é o Krishna Janmashtami (meados de agosto e início de setembro) que envolve os devotos jejum por 24 horas, oferecendo doces de leite para o bebê Krishna, e, à meia-noite, acender pavios embebidos em ghee (manteiga purificada) no ritual conhecido como arati.
Krishna é normalmente retratado na arte Hindu, com uma pele escura (geralmente azul escuro), e ele pode levar o disco cakra Vajranabha e o clube Kaumodaki – ambos dado a ele por Agni. Ele normalmente veste um manto amarelo, tem uma pena de pavão no cabelo preto longo e geralmente toca uma flauta. Em referência a sua ocupação como um vaqueiro em sua juventude, Krishna é muitas vezes acompanhada com vacas. Na arte de Khmer a cena mais popular das aventuras de Krishna é o levantamento de Govardhana Mt., e o Deus é frequentemente representado na escultura arquitetônica em sites famosos como a Angkor Wat.

PESQUISAR CONTEÚDO

Custom Search

ADD THIS