Quatro nobres verdades › Bramanismo » Origens antigas

Artigos e Definições › Conteúdo

  • Quatro nobres verdades › Origens Antigas
  • Bramanismo › Origens Antigas

Civilizações antigas › Sítios históricos e arqueológicos

Quatro nobres verdades » Origens antigas

Definição e Origens

por Charley Linden Thorp
publicado em 12 de abril de 2017
Buda sentado de Gandhara (Jehosua)
As Quatro Verdades (Skt: catvari aryasatyani ; Pail: cattari ariyasaccani ), também comumente conhecidas como "As Quatro Nobres Verdades ", explicam a orientação básica do budismo. São as verdades entendidas pelos "dignos", aqueles que atingiram a iluminação ou o nirvana. As quatro verdades são dukkha (a verdade do sofrimento); o surgimento de dukkha (as causas do sofrimento); a parada de dukkha (o fim do sofrimento); e o caminho que conduz à interrupção de dukkha (o caminho para a libertação do sofrimento).

DUKKHA (SOFRIMENTO)

Dukkha é definida com mais detalhes como a tendência humana de se agarrar ou desejar estados ou objetos impermanentes que nos mantêm presos no samsara, o ciclo interminável de repetidos nascimentos, sofrimentos e mortes. Pensa-se que o Buda ensinou as Quatro Verdades no primeiro ensinamento depois de ter atingido a iluminação como registrado muito depois de sua morte física no Sutra Dhammacakkappavattana ('O Discurso que Configura a Roda da Verdade'), mas isto ainda está em disputa. Eles foram reconhecidos como talvez os mais importantes ensinamentos do Buda Shakyamuni apenas no momento em que os comentários foram escritos, c. 5o século CE. Em seu leito de morte, ele também enfatizou sua importância:
Por não ver as quatro verdades nobres
Long foi o caminho cansado desde o nascimento até o nascimento.
Quando estes são conhecidos, removidos é a causa do renascimento,
A raiz da tristeza é arrancada; então termina o renascimento.
( Mahaparinirvana Sutra )
Compreender ou aceitar a transmigração (reencarnação-cativeiro no samsara ) e o karma (todos os atos morais livremente escolhidos e pretendidos inevitavelmente acarretam conseqüências) são uma exigência de poder abraçar as Quatro Verdades.
Todo o renascimento é devido ao carma e é impermanente. A menos que alcancemos a iluminação, em cada renascimento a pessoa nasce e morre, para renascer em outro lugar de acordo com a natureza causal completamente impessoal do próprio carma da pessoa. (Williams, pensamento budista, 54)
As Quatro Verdades são geralmente melhor entendidas usando uma estrutura médica: A verdade 1 é o diagnóstico de uma doença ou condição; A verdade 2 está identificando as causas subjacentes dela; A verdade 3 é seu prognóstico ou resultado;a 4ª verdade é o seu tratamento.
Verdade 1: A verdade do sofrimento
Todos os seres humanos experimentam surpresas, frustrações, traições, etc., que levam à infelicidade e ao sofrimento.Reconhecer ou aceitar que encontraremos dificuldades na vida cotidiana como parte inevitável e universal da vida como ser humano é a primeira verdade. Dentro deste, existem dois tipos de sofrimento: a) sofrimento natural - desastres, guerras, infecções, etc.; b) sofrimento auto-infligido - reação habitual e ansiedade e arrependimento desnecessários.
Verdade 2: As Causas do Sofrimento

TODOS OS SOFRIMENTOS NÃO ESTÃO EM EVENTOS OU CIRCUNSTÂNCIAS EXTERNAS, MAS NA FORMA DE REAGIR E LIDAR COM ELES, NOSSAS PERCEPÇÕES E INTERPRETAÇÕES.

Todo sofrimento não reside em eventos ou circunstâncias externas, mas na maneira como reagimos e lidamos com eles, nossas percepções e interpretações. O sofrimento emerge do desejo de que a vida seja diferente da que é, que deriva dos 3 venenos: Ignorância (Desilusão) do fato de que tudo, incluindo o eu, é impermanente e interdependente; Desejo (ganância) de objetos e pessoas que nos ajudarão a evitar o sofrimento; Aversão (raiva) às coisas que não queremos, pensando que podemos evitar o sofrimento. Podemos aprender a olhar para cada experiência à medida que ela acontece e estar preparado para a próxima.
Verdade 3: O Fim do Sofrimento
Mantemos idéias limitadoras sobre nós mesmos, os outros e o mundo, que precisamos abandonar. Podemos desaprender tudo do nosso condicionamento social e assim derrubar todas as barreiras ou separações.
Verdade 4: O Caminho que nos Liberta do Sofrimento
A mente nos leva a viver de uma maneira dualista, mas se estivermos cientes e abraçarmos nossos hábitos e ilusões, podemos abandonar nossas expectativas sobre as maneiras pelas quais as coisas deveriam ser e, em vez disso, aceitar o modo como elas são. Podemos usar a atenção plena e a meditação para examinar nossas visões e, assim, obter uma perspectiva precisa.
Esta Verdade contém o Caminho Óctuplo que leva do samsara ao nirvana. Isso consiste de
  1. Vista direita ( samyag - drusti ) - aceitação dos ensinamentos budistas fundamentais
  2. Resolve Correto ( samyak - samkalpa ) - adotando uma perspectiva positiva e uma mente livre de luxúria, má vontade e crueldade
  3. Fala Certa ( samyag -vac ) - usando discurso positivo e produtivo em oposição a mentir, fala frívola ou dura
  4. Ação Correta ( samyak - karmanta ) - mantendo os cinco preceitos ( panca - sila ) - abstendo-se de matar, roubar, má conduta, falsa fala e tomar intoxicantes
  5. Modo de vida correto ( samyag -ajiva ) - evitar profissões que prejudicam outras pessoas, como a escravidão da prostituição.
  6. Esforço Correto ( samyag - vyayama ) - direcionando a mente para metas sadias
  7. Atenção correta ( samyak - smrti ) - estar ciente do que se está pensando, fazendo e sentindo o tempo todo
  8. Meditação Direita ( samyak- samadhi ) - focalizando a atenção para entrar nos estados meditativos ( dhyanas ).
Esses oito aspectos do caminho são freqüentemente divididos em 3 grupos ou skandhas : 3-5 referem-se à moralidade; 6-8 à meditação; e 1-2 para insight. Este caminho óctuplo não é linear, passando de um estágio para outro, mas cumulativo, de modo que idealmente todos os oito fatores são praticados simultaneamente.
Roda do Dharma

Roda do Dharma

INTERPRETAÇÕES DIFERENTES

Existem numerosas escolas budistas diferentes que evoluíram ao longo de muitos séculos em diferentes cantos do mundo.
Princípio do Budismo Indiano e Theravada (a Primeira Virada da Roda do Dharma)
O Buda transcendeu a existência física depois que ele morreu, proclamando que ele era eternamente iluminado e essencialmente não-físico. Assim, as palavras do Buda tinham apenas um significado, e assim as Quatro Verdades devem ser entendidas simultaneamente em um momento de insight, não nos quatro estágios distintos. Isso é liberação ou iluminação em si.
Mahayana (a segunda volta da roda do dharma)
As Quatro Verdades tornaram-se gradualmente menos proeminentes devido à importância de cultivar sunyata (insight / vacuidade) e seguir o caminho do Bodhisattva (de altruísmo ou servir aos outros).
Vajrayana ou Budismo Tibetano (a Terceira Reviravolta da Roda do Dharma)
As Quatro Verdades são estudadas a partir de comentários Mahayana como o Abhisamayalamkara Sutra, e a 4ª Verdade é apresentada como cinco aspectos, não oito. Esses ensinamentos também apresentam 16 características das Quatro Verdades retiradas do sutra, fornecendo ao aspirante mais detalhes para facilitar a realização de seus objetivos, como consciência, realização, pacificação e libertação.
Manuscrito Iluminado Budista, Período Goryeo

Manuscrito Iluminado Budista, Período Goryeo

O Budismo Nichiren do Japão baseia seus ensinamentos no Sutra de Lótus, o penúltimo ensinamento do Buda. Afirma que as Quatro Verdades são um ensinamento provisório que Buda ensinou a adequar-se à capacidade das pessoas da época, enquanto o Sutra de Lótus é um relato direto da própria iluminação de Sakyamuni.

AS QUATRO VERDADES HOJE

Cultivar uma consciência da realidade permite aos budistas lidar eficazmente com interpretações e percepções delirantes.Através da meditação, esta consciência é desenvolvida para que possam escapar do samsara e levar consigo todos os seres sencientes. Dessa maneira, a visão habitual da condição humana pode ser transformada e uma profunda percepção do significado da vida pode ser obtida.
Os destemidos atravessaram o rio da tristeza. A vida não examinada, não observada, não iluminada, nada mais é do que um rio de tristeza e todos nós estamos nos afogando nela. (Osho, ( Dhammapada ; O Caminho do Buda Vol. 6 )

Bramanismo » Origens antigas

Definição e Origens

por Nikul Joshi
publicado a 02 de setembro de 2016
Om (Duncan Creamer)
O bramanismo é uma ideologia e um modo de vida, originários da história dos Vedas, muitas vezes chamada de filosofia, praticada com base em crenças inferidas específicas. A crença fundamental e fundamental do Bramanismo define Brahman e seu elemento sem atributos que foi capturado pela primeira vez pelos Rishis que compilaram os Vedas. "Aquilo que existia antes da criação, aquilo que constitui o todo existente, e aquele no qual toda a criação se dissolve é o Brahman que permeia tudo, e o ciclo de criação, sustentação e destruição do universo é infinito." (Kena Upanishad)

BRAHMAN, O INTELECTO UNIVERSAL

A era védica prosperou de 1500 aC a 500 aC no norte da Índia em ambos os lados do rio Indo. O vale do Indo foi civilizado pelos arianos - os "nobres" - que adoravam a natureza. Os Vedas originalmente acreditavam no conceito de Sanatana Dharma (ordem eterna da vida) onde a natureza era adorada com rituais e louvor, o que supostamente forma uma parte significativa dos Vedas. Os Vedas originaram a ideologia de Brahman, que se tornou o tema central daqueles que seguem os Vedas e seus princípios.
Aquilo que não pode ser expresso pela fala, mas pelo qual a fala é expressa - Somente isto é conhecido como Brahman e não aquilo que as pessoas aqui adoram.
Aquilo que não pode ser apreendido pela mente, mas pelo qual, dizem eles, a mente é apreendida - Somente isso é conhecido como Brahman e não aquilo que as pessoas aqui adoram.
Aquilo que não pode ser percebido pelo olho, mas pelo qual o olho é percebido - Somente isso é conhecido como Brahman e não aquilo que as pessoas aqui adoram.
Aquilo que não pode ser ouvido pelo ouvido, mas pelo qual a audição é percebida - Somente isso é conhecido como Brahman e não aquilo que as pessoas aqui adoram. (Kena Upanishad)
Brahman como a Realidade Suprema, o Intelecto Universal que é infinito, sem começo, meio e fim é um conceito metafísico que forma a base do Bramanismo. O bramanismo é considerado o antecessor do hinduísmo. O bramanismo é o tema central e a crença dos seguidores védicos, seus pensamentos e conceitos filosóficos dando origem à crença e conduta primárias e sócio-religiosas no hinduísmo.
Uma vez que a inferência e a percepção de Brahman foram apresentadas pelos Rishis, aqueles que mais tarde se tornaram fiéis seguidores do Bramanismo, eles foram considerados, segundo alguns, como pertencentes à casta sacerdotal e eram chamados de brâmanes. Eles duplicaram a ideologia através de ensinamentos e realização de rituais, e assim o Bramanismo passou a ser praticado com vigor e determinação inabalável. O Bramanismo, como alguns pesquisadores afirmam, também é dito que recebeu o nome dos brâmanes, que realizaram os rituais védicos. Além disso, um sacerdote brâmane é aquele que está sempre absorto nos pensamentos do eterno Brahman. O bramanismo, no entanto, continua a ser a ideologia mais procurada que confunde as habilidades de interpretação dos mais sábios preceptores e estudiosos superiores e até hoje permanece um mistério sem exaustão.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO BRAHMANISMO

Os conceitos centrais do Bramanismo estão significativamente alinhados com a metafísica, questionando o que é realmente real, a validade do tempo, do ser, da consciência e a origem e base de toda a existência. Muitos estudiosos, como arqueólogos, geólogos, indologistas e filólogos, se refugiaram nos escritos dos Vedas, especialmente no conceito de Brahman, uma vez que está diretamente relacionado com os seres humanos e sua origem.
Brahman como a causa que tudo permeia, é eterna e a causa principal de "tudo o que se move e não se move", forma uma grande aceitação no Bramanismo. Baseia-se na crença de que tudo o que existe, que existe agora e que vai existir, é um evento minúsculo na realidade universal e eterna, chamada Brahman. O Atman - a alma - forma o segundo conceito mais importante do Bramanismo. O Atman é considerado a fonte de toda a vitalidade entre os humanos. A alma de um ser vivo é considerada como o próprio Brahman, levando à crença de que um humano que encarna a alma não é outro senão Brahman e tem todos os atributos de Brahman. A alma, assim identificada como idêntica à Alma Suprema que permeia tudo, forma uma crença significativa no Bramanismo. A Alma Suprema, que nunca nasceu ainda é a razão do nascimento de todos, forma o princípio subjacente no Bramanismo, que se expandiu após a inferência de Brahman.
Uma gota de água (Atman)

Uma gota de água (Atman)

Uma alma é considerada como a mesma com a Alma Suprema, que não é nada além de Brahman. Essa crença mostra a influência do bramanismo no budismo, no jainismo e no hinduísmo. O hinduísmo hoje é considerado nada menos que a progênie ou um desdobramento do Bramanismo, uma vez que os hindus receberam o nome do rio Indo, nas margens do qual os arianos praticavam os Vedas. Assim, os hindus que seguem os Vedas e sua crença em Brahman foram vistos como os primeiros propulsores do hinduísmo.

INFLUÊNCIA E INTERPRETAÇÕES

A famosa e mais arraigada influência do bramanismo é vista no hinduísmo, no sentido e na medida em que os hindus não fazem distinção entre o bramanismo e o hinduísmo. Os brâmanes, uma casta sacerdotal com o privilégio de praticar os rituais védicos, são os portadores da implementação da ideologia baseada no desempenho. Eles realizam rituais e sacrifícios descritos nos Vedas, incluindo adoração e louvor das forças da natureza. O bramanismo hoje é um sistema de crenças bem pesquisado entre os cosmologistas que tentam decifrar a complexidade do universo e sua provável origem.

O BRAHMANISMO ESTÁ CONECTADO E PREOCUPADO COM AS FORÇAS DA NATUREZA, A ORIGEM DA HUMANANA E O MISTÉRIO INERENTE ASSOCIADO A CADA CRIATURA.

O budismo e o jainismo foram considerados ramificações do Bramanismo em termos de suas crenças ideológicas e de princípio, mas eles o aperfeiçoaram em suas próprias interpretações. Um dos seguidores do Bramanismo é mais provável de acreditar inquestionavelmente no conceito de renascimento dos humanos, porque a alma incorporada pela carne humana logo se refugiaria em um novo corpo, um novo avatar, para realizar seus desejos não realizados. O budismo não acredita no conceito de renascimento, mas interpretou o bramanismo para o conforto de que todo o resto é nulidade no universo, exceto Brahman, que somente existe e é eterno. Os budistas também desafiam e rejeitam a crença de uma alma humana, afirmando que há uma inegável alma viva, e os humanos não incorporam uma alma, mas estão cheios de sofrimento, constituindo sua impermanência. Da mesma forma, o jainismo adota outra interpretação do Bramanismo e coloca sua confiança na existência de alma, matéria, tempo, espaço, dharma e Adharma. Em contraste, o Bramanismo acredita na unicidade de todos os seres e de todos os elementos, formando a entidade de Brahman, que é sem qualquer propriedade ou atributos. Assim, o budismo e o jainismo, embora considerados como ramificações, se desviaram da crença principal do bramanismo e formularam seu próprio entendimento.
O bramanismo tem um apelo muito mais intelectual do que outras ideologias / religiões, pois está ligado e preocupado com as forças da natureza, a origem da humanidade e o mistério inerente associado a cada criatura. Vedanta é uma das tradições mais influenciadas ou forças ideológicas que surgiram do Bramanismo. Coloca sua crença na não-dualidade e evita tudo que propõe a dualidade da existência, assim chamada como Advaita (não-dualismo). Dvaita (dualismo) no Vedanta, também foi influenciado pelo Bramanismo e tem uma seita de seguidores. Além disso, o Yoga, uma prática e disciplina espiritual grande e crescente, também foi influenciado pela filosofia do Bramanismo. A filosofia Samkhya, confiando nos três elementos de percepção, inferência e testemunho de escrituras confiáveis para obter conhecimento, ganhou influência significativa do Bramanismo em relação a como o conhecimento é adquirido e a conduta é regulada.

LICENÇA:

Artigo baseado em informações obtidas dessas fontes:
com permissão do site Ancient History Encyclopedia
Conteúdo disponível sob licença Creative Commons: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported. Licença CC-BY-NC-SA

Conteúdos Recomendados