Pesquisar conteúdo aqui

Custom Search

Imite a Sua Fé: Estudo com textos bíblicos | Capítulo 3: O “pai de todos os que têm fé”

Estudo Bíblico de Congregação | Informações de estudo para o livro: Imite a Sua Fé

Capítulo Três: O “pai de todos os que têm fé”

parágrafo 2 Gên. 8:20 Então Noé construiu um altar a Jeová e pegou alguns de todos os animais puros e de todas as criaturas voadoras puras, e fez ofertas queimadas no altar.
parágrafo 2 Gên. 9:12-14 E Deus acrescentou: “Este é o sinal do pacto entre mim e vocês e toda criatura* vivente que está com vocês, por todas as gerações futuras.13 Ponho meu arco-íris na nuvem, e ele servirá de sinal do pacto entre mim e a terra.14 Quando eu trouxer nuvens sobre a terra, o arco-íris certamente aparecerá nas nuvens.
Ou: “alma”.
parágrafo 2 Jos. 24:2 Josué disse a todo o povo: “Assim diz Jeová, o Deus de Israel: ‘Seus antepassados, incluindo Tera, pai de Abraão e pai de Naor, moraram há muito tempo no outro lado do rio Eufrates* e eles serviam a outros deuses.
Lit.: “do Rio”.
parágrafo 3 Rom. 4:11 E ele recebeu um sinal, isto é, a circuncisão, como selo* da justiça resultante da fé que tinha enquanto era incircunciso, para que ele fosse o pai de todos os que têm fé enquanto são incircuncisos, a fim de que se creditasse justiça a eles;
Ou: “garantia; confirmação”.
parágrafo 4 Gên. 9:26 E acrescentou: “Louvado seja Jeová, o Deus de Sem, E torne-se Canaã escravo de Sem.

parágrafo 7 João 15:19 Se vocês fizessem parte do mundo, o mundo os amaria por pertencerem a ele. Agora, visto que vocês não fazem parte do mundo, mas eu os escolhi do mundo, por isso o mundo os odeia.

parágrafo 8 Atos 7:2, 3 Estêvão respondeu: “Homens, irmãos e pais, escutem! O Deus glorioso apareceu ao nosso antepassado Abraão enquanto ele estava na Mesopotâmia, antes de ir morar em Harã, 3 e lhe disse: ‘Deixe a sua terra e os seus parentes e vá para a terra que lhe mostrarei.’

parágrafo 11 Gên. 11:31 Tera tomou então seu filho Abrão, seu neto Ló, filho de Harã, e sua nora Sarai, esposa do seu filho Abrão; e esses saíram com ele de Ur dos caldeus, a fim de ir para a terra de Canaã. Com o tempo chegaram a Harã e passaram a morar ali.

parágrafo 13 Heb. 6:10 Pois Deus não é injusto para se esquecer da sua obra e do amor que vocês mostraram ao nome dele, por servirem os santos e continuarem a servi-los.

parágrafo 13 Heb. 11:6 Além disso, sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem se aproxima de Deus tem de crer que ele existe e que se torna o recompensador dos que o buscam seriamente.

parágrafo 16 Gên. 11:32 Os dias de Tera foram 205 anos. Tera morreu então em Harã.

parágrafo 16 Gên. 12:2, 3 Eu farei de você uma grande nação, o abençoarei e engrandecerei o seu nome, e você se tornará uma bênção. 3 Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que invocar o mal sobre você, e todas as famílias da terra certamente serão abençoadas* por meio de você.”
Ou: “obterão para si uma bênção”.
parágrafo 17 Gên. 12:5 Abrão levou consigo sua esposa Sarai, Ló, filho de seu irmão, todos os bens que tinham acumulado e as pessoas* que tinham adquirido em Harã, e eles partiram para a terra de Canaã. Quando chegaram à terra de Canaã,
Ou: “as almas”.
parágrafo 18 Êxo. 12:40-43 O tempo de morada dos israelitas, que moraram no Egito, foi de 430 anos. 41 No dia em que se completaram os 430 anos, todas as multidões* de Jeová saíram da terra do Egito. 42 Essa é uma noite em que celebrarão o fato de que Jeová os tirou da terra do Egito. É uma noite que todo o povo de Israel deve celebrar para Jeová, por todas as suas gerações. 43 Jeová disse a Moisés e a Arão: “Esta é a lei referente à Páscoa: nenhum estrangeiro pode comer da refeição pascoal.
Lit.: “todos os exércitos”.
parágrafo 19 Gên. 3:15 E porei inimizade* entre você e a mulher, e entre o seu descendente* e o descendente* dela. Este esmagará* a sua cabeça,* e você ferirá* o calcanhar dele.”
Ou: “hostilidade”.
Lit.: “a sua semente”.
Lit.: “a semente”.
Ou: “machucará; golpeará”.
Isto é, a cabeça da serpente.
Ou: “golpeará; esmagará”.
parágrafo 19 Gên. 12:7 Jeová apareceu então a Abrão e disse: “Vou dar esta terra à sua descendência.”* E ele construiu ali um altar a Jeová, que lhe havia aparecido.
Lit.: “semente”.
parágrafo 20 Gên. 12:7, 8 Jeová apareceu então a Abrão e disse: “Vou dar esta terra à sua descendência.”* E ele construiu ali um altar a Jeová, que lhe havia aparecido.8 Mais tarde, mudou-se dali para a região montanhosa ao leste de Betel e armou a sua tenda, com Betel ao oeste e Ai ao leste. Ali construiu um altar a Jeová e começou a invocar o nome de Jeová.
Lit.: “semente”.
parágrafo 20 Heb. 11:10 Pois aguardava a cidade que tem verdadeiros alicerces, que foi projetada e construída por Deus.*
Ou: “cujo arquiteto e construtor é Deus”.
Êxo. 12:40, 41 O tempo de morada dos israelitas, que moraram no Egito, foi de 430 anos. 41 No dia em que se completaram os 430 anos, todas as multidões* de Jeová saíram da terra do Egito.
Lit.: “todos os exércitos”.
Gál. 3:17 Além disso, digo o seguinte: A Lei, que veio à existência 430 anos depois, não invalida o pacto anteriormente feito por Deus, de modo a anular a promessa.

Luc. 22:29 e eu faço com vocês um pacto para um reino, assim como o meu Pai fez um pacto comigo,

Luc. 22:19 Ele pegou também um pão, deu graças, partiu-o e deu a eles, dizendo: “Isto representa o meu corpo, que será dado em benefício de vocês. Persistam em fazer isso em memória de mim.”

Gên. 17:5 Seu nome não será mais Abrão;* seu nome será Abraão,* pois eu farei de você pai de muitas nações.
Que significa “pai é enaltecido (exaltado)”.
Que significa “pai de uma multidão; pai de muitos”.
Gên. 17:15 Então Deus disse a Abraão: “Quanto a Sarai,* sua esposa, não a chame de Sarai, porque seu nome será Sara.*
Que possivelmente significa “briguenta”.
Que significa “princesa”.
Gên. 12:16 Ele tratou bem a Abrão por causa dela, e Abrão adquiriu ovelhas, bois, jumentos e jumentas, servos e servas, e camelos.

Gên. 24:35 E Jeová tem abençoado muitíssimo o meu senhor e o fez ficar muito rico, pois lhe deu ovelhas e bois, prata e ouro, servos e servas, camelos e jumentos.


parágrafo 1 Nessa época, o nome de Abraão era Abrão. Mas anos depois Deus mudou o nome dele para Abraão, que significa “pai duma multidão”. — Gên. 17:5.

parágrafo 4 De modo similar, Abraão é muitas vezes mencionado primeiro entre os filhos de Tera, embora não fosse o mais velho.

parágrafo 6 Nessa época, o nome de Sara era Sarai. Mais tarde, porém, Deus mudou o nome dela para Sara, que significa “princesa”. — Gên. 17:15.

parágrafo 12 Alguns eruditos questionam se o camelo era domesticado na época de Abraão, mas seus argumentos são fracos. A Bíblia diz que havia camelos entre os bens que Abraão possuía. — Gên. 12:16; 24:35.

PARA VOCÊ PENSAR . . .

• Como Abraão demonstrou fé mesmo diante de idolatria?
• O que o impressiona na disposição de Abraão de deixar Ur?
• A fé de Abraão proporcionou a ele que bênçãos e privilégios?
• De que maneiras você gostaria de imitar a fé de Abraão?

Clique na imagem para Baixar informações completas em arquivos digitais para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone