Pesquisar conteúdo aqui

Custom Search

Imite a Sua Fé: Estudo com textos bíblicos | semana de 19 de outubro

Estudo Bíblico de Congregação | Informações de estudo para o livro: Imite a Sua Fé


ia pp. 2-7 (30 min)


Carta do Corpo Governante


Queridos irmãos e irmãs:


Logo no primeiro número, a edição para o público de A Sentinela, de 1.° de janeiro de 2008, deu início a uma fascinante série de artigos intitulada “Imite a Sua Fé”. Desde então, tem sido muito bom receber um novo artigo dessa série a cada três meses!
Qual tem sido a reação dos leitores? Depois de ler o artigo sobre Marta, uma leitora escreveu: “Ri sozinha quando li o artigo, porque sou exatamente como ela — sempre gosto de receber bem os outros e de estar ocupada, mas às vezes esqueço que preciso parar e aproveitar a companhia dos amigos.” Uma adolescente chegou à seguinte conclusão interessante sobre a história de Ester: “Entendi que podemos ficar obcecados com roupas e a última moda. Devemos nos arrumar bem, mas sem passar dos limites.” Ela também disse: “O que importa para Jeová é o que somos no íntimo.” Uma irmã reagiu de modo entusiástico a um artigo sobre Pedro. Ela disse: “Fiquei totalmente envolvida na leitura. Parecia que eu estava lá! Usei os sentidos para imaginar o que os relatos apenas mencionam por alto.”
Esses leitores — e muitos outros que escreveram para mostrar seu apreço por essa série — confirmam o que o apóstolo Paulo escreveu muito tempo atrás: “Todas as coisas escritas outrora foram escritas para a nossa instrução.” (Rom. 15:4) De fato, Jeová incluiu essas narrativas na Bíblia para nos ensinar valiosas lições. Todos nós, não importa há quantos anos conheçamos a verdade, podemos aprender delas.
Romanos 15:4 Pois todas as coisas escritas anteriormente foram escritas para a nossa instrução, a fim de que, por meio da nossa perseverança e por meio do consolo das Escrituras, tivéssemos esperança.

Leia este livro assim que puder. Use-o na sua adoração em família — as crianças vão amar! Quando este livro for considerado no Estudo Bíblico de Congregação, não perca nenhum estudo! Não tenha pressa; leia-o com atenção. Use sua imaginação e seus sentidos. Tente sentir o que os personagens sentiram, ver o que eles viram. Compare o que eles fizeram em determinada situação com o que você provavelmente teria feito.
É um grande prazer tornar este livro disponível. Que ele seja uma bênção para você e sua família. Com muito amor e carinho,

Corpo Governante das Testemunhas de Jeová


Introdução


‘Sejam imitadores daqueles que pela fé e pela paciência herdam as promessas.’ — HEBREUS 6:12.


Hebreus 6:12 de modo que não se tornem preguiçosos, mas sejam imitadores daqueles que pela fé e pela paciência herdam as promessas.

1, 2. Como um superintendente viajante encarava fiéis personagens bíblicos, e por que esses seriam ótimos amigos para nós?


“ELE fala sobre personagens bíblicos como se fossem seus velhos amigos.” Foi isso o que uma irmã disse depois de ouvir o discurso de um superintendente viajante idoso. E com bons motivos, pois o irmão tinha passado décadas estudando a Palavra de Deus e ensinando sobre ela — tanto que os homens e mulheres de fé mencionados na Bíblia realmente pareciam seus velhos amigos.
2 Não acha que muitos desses personagens bíblicos seriam ótimos amigos para nós? Eles são tão reais assim para você? Imagine como seria andar e conversar com eles, passar tempo conhecendo homens e mulheres como Noé, Abraão, Rute, Elias e Ester. Pense na influência que eles teriam em sua vida — os valiosos conselhos e encorajamento que poderiam lhe dar! — Leia Provérbios 13:20.
Provérbios 13:20 Quem anda com sábios se tornará sábio,Mas quem se junta com tolos acabará mal.

3. (a) Como podemos nos beneficiar de aprender sobre os homens e mulheres de fé mencionados na Bíblia? (b) Que perguntas vamos considerar?


3 É claro que, na época da ‘ressurreição dos justos’, será realmente possível ter boas amizades como essas. (Atos 24:15) Mas mesmo hoje podemos nos beneficiar de aprender sobre os homens e mulheres de fé mencionados na Bíblia. Como? O apóstolo Paulo responde: ‘Sejam imitadores daqueles que pela fé e pela paciência herdam as promessas.’ (Heb. 6:12) Antes de começar a estudar sobre homens e mulheres de fé, consideremos algumas perguntas que surgem quando lemos as palavras de Paulo: O que é fé, e por que precisamos dela? Como podemos imitar pessoas fiéis do passado?
Atos 24:15 E eu tenho esperança em Deus, esperança que esses homens também têm, de que haverá uma ressurreição tanto de justos como de injustos.
Hebreus 6:12 de modo que não se tornem preguiçosos, mas sejam imitadores daqueles que pela fé e pela paciência herdam as promessas.

O que é fé e por que precisamos dela


4. Como muitas pessoas encaram a fé, e por que estão enganadas?


4 A fé é uma qualidade atraente. Todos os homens e mulheres sobre os quais estudaremos neste livro davam muito valor a essa qualidade. Muitas pessoas hoje não dão valor à fé, achando que ela envolve acreditar em algo sem ter nenhuma prova real ou evidência. Mas elas estão enganadas. A fé não é credulidade; não é um simples sentimento; é mais do que crer em algo. A credulidade é perigosa. Um simples sentimento pode aparecer e desaparecer; e até mesmo crer que Deus existe não é suficiente, pois “os demônios creem e estremecem”. — Tia. 2:19.
Tiago 2:19 Você crê que há um só Deus? Faz muito bem. Contudo, os demônios creem e estremecem.

5, 6. (a) Nossa fé envolve que duas coisas que não podemos ver? (b) Até que ponto a base para nossa fé deve ser sólida? Ilustre.


5 A verdadeira fé é muito superior a essas coisas. Lembre-se de como a Bíblia a define. (Leia Hebreus 11:1.) Paulo disse que a fé envolve duas coisas que não podemos ver. Primeiro, ela envolve realidades “não observadas”. Nossos olhos físicos não podem ver as realidades do domínio espiritual — como Jeová Deus, seu Filho ou o Reino que já governa no céu. Segundo, a fé envolve “coisas esperadas” — acontecimentos que ainda não ocorreram. Atualmente, não podemos ver o novo mundo que o Reino de Deus trará em breve. Então, será que isso significa que nossa fé nessas realidades e nas coisas que esperamos não tem base?
Hebreus 11:1 A fé é a firme confiança de que virá o que se espera, a demonstração clara de realidades não vistas.

6 De forma alguma! Paulo explicou que a verdadeira fé tem base sólida. Quando ele disse que a fé é “a expectativa certa”, ele usou uma expressão que também pode ser traduzida “título de propriedade”. Imagine que alguém resolva lhe dar uma casa. Talvez ele lhe entregue a escritura da propriedade e diga: “Aqui está a sua casa nova.” É claro que ele não quer dizer que você vai morar naquele pedaço de papel; o que ele quer dizer é que o documento é tão confiável do ponto de vista jurídico que, em certo sentido, ele é a própria casa. De modo similar, a evidência que nos faz ter fé é tão convincente, tão forte, que pode ser equivalente à própria fé.

7. O que está envolvido na verdadeira fé?


7 Assim, a verdadeira fé envolve uma confiança bem alicerçada e uma convicção inabalável que se concentra unicamente em Jeová Deus. A fé nos faz vê-lo como nosso Pai amoroso e confiar que todas as suas promessas com certeza se cumprirão. Mas a verdadeira fé envolve mais. Assim como algo vivo, precisa ser alimentada para sobreviver. Precisa ser expressa em ações, senão morrerá. — Tia. 2:26.
Tiago 2:26 Realmente, assim como o corpo sem espírito está morto, assim também a fé sem obras está morta.

8. Por que a fé é tão importante?


8 Por que a fé é tão importante? Paulo deu uma resposta que nos motiva. (Leia Hebreus 11:6.) Se não tivermos fé, não podemos nos aproximar de Jeová nem agradá-lo. Portanto, a fé é essencial para cumprirmos o mais elevado e nobre objetivo de toda criatura inteligente: achegar-se ao nosso Pai celestial, Jeová, e glorificá-lo.
Hebreus 11:6 Além disso, sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem se aproxima de Deus tem de crer que ele existe e que se torna o recompensador dos que o buscam seriamente.

9. Como Jeová mostra que sabe da nossa necessidade de fé?


9 Jeová sabe o quanto precisamos de fé, por isso ele fornece exemplos para nos ensinar a desenvolver e demonstrar fé. Ele abençoa a congregação com o exemplo de homens fiéis que tomam a dianteira. Sua Palavra diz: “Imitai a sua fé.” (Heb. 13:7) E não é só isso. Paulo escreveu sobre uma “grande nuvem de testemunhas”, homens e mulheres do passado que deixaram excelentes exemplos de fé. (Heb. 12:1) A lista que Paulo forneceu em Hebreus capítulo 11 certamente não inclui todos os servos fiéis de Jeová. A Bíblia contém muitas histórias verdadeiras sobre homens e mulheres, jovens e idosos, de todas as formações, que demonstraram fé durante toda a vida e que têm muito a nos ensinar nestes dias em que a maioria das pessoas não tem fé.
Hebreus 13:7 Lembrem-se dos que exercem liderança entre vocês, os que lhes falaram a palavra de Deus, e, ao observar os resultados da conduta deles, imitem sua fé.
Hebreus 12:1 Portanto, visto que estamos rodeados de uma nuvem tão grande de testemunhas, livremo-nos também de todo peso e do pecado que facilmente nos envolve, e corramos com perseverança a corrida apresentada a nós,
Hebreus 11:1-40 A fé é a firme confiança de que virá o que se espera, a demonstração clara de realidades não vistas. 2 Pois, por meio dela, os homens dos tempos antigos receberam testemunho. 3 Pela fé percebemos que os sistemas de coisas foram postos em ordem pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê veio a existir de coisas que não são visíveis. 4 Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício de maior valor que o de Caim. Por meio dessa fé ele recebeu o testemunho de que era justo, pois Deus aprovou as suas dádivas. E, embora esteja morto, ele ainda fala por meio da sua fé. 5 Pela fé Enoque foi transferido para não ver a morte, e não foi achado em parte alguma, porque Deus o havia transferido; pois, antes de ser transferido, ele recebeu o testemunho de que havia agradado a Deus. 6 Além disso, sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem se aproxima de Deus tem de crer que ele existe e que se torna o recompensador dos que o buscam seriamente. 7 Pela fé Noé, depois de receber aviso divino de coisas ainda não vistas, mostrou temor de Deus e construiu uma arca para a salvação de sua família; e, por meio dessa fé, ele condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que resulta da fé. 8 Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu, partindo para um lugar que receberia como herança; ele partiu, embora não soubesse para onde ia. 9 Pela fé viveu como estrangeiro na terra da promessa, como se estivesse em terra estrangeira, morando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. 10 Pois aguardava a cidade que tem verdadeiros alicerces, que foi projetada e construída por Deus. 11 Também pela fé, Sara, embora já tivesse passado da idade, recebeu poder para conceber um descendente, visto que considerava fiel Aquele que havia feito a promessa. 12 Por isso, de um só homem que já estava como que morto, nasceram filhos tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como os grãos de areia à beira do mar. 13 Todos esses morreram com fé, embora não recebessem as coisas prometidas; mas as viram de longe e as aceitaram com alegria, e declararam publicamente que eram estrangeiros e residentes temporários naquela terra. 14 Os que falam assim demonstram que buscam seriamente um lugar para si mesmos. 15 Contudo, se eles continuassem se lembrando do lugar de onde tinham saído, teriam tido a oportunidade de voltar. 16 Mas o fato é que tais pessoas procuram alcançar um lugar melhor, isto é, um lugar que pertence ao céu. Portanto, Deus não se envergonha delas, de ser chamado seu Deus, pois preparou para elas uma cidade. 17 Pela fé Abraão, quando provado, praticamente ofereceu Isaque — o homem que havia recebido alegremente as promessas tentou oferecer seu único filho —, 18 embora se tivesse dito a ele: “O que será chamado sua descendência virá por meio de Isaque.” 19 Mas ele concluiu que Deus era capaz de levantar Isaque até mesmo dentre os mortos; e da morte o recebeu em sentido ilustrativo. 20 Também pela fé, Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito a coisas futuras. 21 Pela fé Jacó, quando estava para morrer, abençoou a cada um dos filhos de José e adorou a Deus, apoiando-se na extremidade do seu bastão. 22 Pela fé José, próximo do seu fim, falou do êxodo dos filhos de Israel, e ele deu instruções a respeito dos seus ossos. 23 Pela fé Moisés foi escondido pelos seus pais por três meses depois de ter nascido, porque eles viram que a criancinha era bela e não temeram a ordem do rei. 24 Pela fé Moisés, quando adulto, se recusou a ser chamado filho da filha de Faraó, 25 escolhendo ser maltratado com o povo de Deus em vez de desfrutar os prazeres temporários do pecado, 26 porque considerava a desonra do Cristo como uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, pois olhava atentamente para o pagamento da recompensa. 27 Pela fé deixou o Egito, mas sem temer a ira do rei, porque permanecia firme como que vendo Aquele que é invisível. 28 Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos primogênitos deles. 29 Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazer o mesmo, foram engolidos pelo mar. 30 Pela fé caíram os muros de Jericó, depois que o povo marchou em volta deles por sete dias. 31 Pela fé Raabe, a prostituta, não morreu com os que foram desobedientes, porque ela recebeu os espiões de modo pacífico. 32 E o que mais direi? Pois me faltaria tempo se eu falasse também sobre Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, bem como Samuel e os outros profetas. 33 Pela fé, eles derrotaram reinos, estabeleceram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, 34 apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, de um estado fraco foram feitos fortes, tornaram-se poderosos na guerra, derrotaram exércitos invasores. 35 Mulheres receberam seus mortos pela ressurreição, mas outros foram torturados porque não aceitaram um livramento, para poderem alcançar uma ressurreição melhor. 36 Sim, outros receberam a sua provação por zombarias e açoites; de fato, mais do que isso, por correntes e prisões. 37 Foram apedrejados, provados, serrados ao meio, mortos à espada, andavam vestidos de peles de ovelhas e de peles de cabras, passando necessidade, sofrendo aflições, sendo maltratados; 38 e o mundo não era digno deles. Vagueavam pelos desertos, pelas montanhas, pelas cavernas e pelas grutas da terra. 39 Contudo, embora todos esses tenham recebido testemunho favorável por causa da sua fé, não alcançaram o cumprimento da promessa, 40 porque Deus havia previsto algo melhor para nós, a fim de que eles não se tornassem perfeitos à parte de nós.

Como podemos imitar a fé de outros?


10. Como nosso estudo pessoal pode nos ajudar a imitar os homens e mulheres de fé mencionados na Bíblia?


10 Você só pode imitar alguém se antes observá-lo atentamente. Ao ler este livro, você notará que foi feita muita pesquisa para ajudá-lo a “observar” esses homens e mulheres de fé. Por que você não faz o mesmo e pesquisa mais sobre eles? Use as ferramentas de pesquisa à sua disposição para se aprofundar no seu estudo pessoal da Bíblia. Ao meditar no que estuda, tente visualizar os cenários e as circunstâncias. Tente ver os lugares, ouvir os sons e sentir os cheiros. Mais importante, tente discernir os sentimentos das pessoas. À medida que você se identificar com esses homens e mulheres de fé, eles se tornarão mais reais, mais achegados a você — alguns talvez até se tornem como bons e velhos amigos.

11, 12. (a) Como você pode se sentir mais achegado a Abraão e Sara? (b) Como você pode se beneficiar do exemplo de Ana, Elias e Samuel?


11 Quando você realmente conhecer essas pessoas de fé, vai querer imitá-las. Por exemplo, imagine que tenha recebido uma nova designação. Por meio da organização de Jeová, você é convidado a expandir o seu ministério de alguma forma. Talvez receba um convite para se mudar para um território onde há necessidade de mais pregadores, ou talvez seja convidado a experimentar alguma modalidade com a qual você não está acostumado ou não se sente à vontade. À medida que pensa na designação e ora sobre o assunto, meditar no exemplo de Abraão pode ser de ajuda. Ele e Sara estavam dispostos a abrir mão dos confortos de Ur e foram muito abençoados. Ao imitar o exemplo deles, você com certeza sentirá que agora os conhece melhor do que antes.
12 E se alguém achegado o tratar mal e você ficar desanimado — até mesmo querendo ficar em casa em vez de ir às reuniões? Meditar no exemplo de Ana e em como ela foi bem-sucedida em lidar com a maldade de Penina o ajudará a tomar a decisão certa e também fará com que Ana pareça ser sua boa amiga. Da mesma maneira, se você ficar desanimado por causa de sentimentos de inutilidade, talvez se achegue mais a Elias ao estudar sobre sua situação aflitiva e o modo como Jeová o consolou. E os jovens que sofrem muitas pressões de colegas de escola imorais talvez se sintam achegados a Samuel depois de estudar como ele lidou com o mau exemplo dos filhos de Eli no tabernáculo.

13. Será que imitar a fé de personagens bíblicos diminui o seu valor como pessoa? Explique.


13 Será que imitar a fé desses personagens bíblicos faz com que você seja uma simples imitação ou diminui o seu valor como pessoa? De modo algum! Lembre-se que a Palavra de Jeová nos incentiva a imitar pessoas de fé. (1 Cor. 4:16; 11:1; 2 Tes. 3:7, 9) Além disso, alguns dos personagens que estudaremos neste livro também imitaram pessoas de fé que viveram antes deles. Por exemplo, no Capítulo 17 vemos que Maria provavelmente citou as palavras de Ana, deixando claro que ela a considerava um exemplo. Será que isso significa que a fé de Maria não era tão forte? Não! O exemplo de Ana ajudou Maria a desenvolver fé, de modo que ela pôde fazer um bom nome perante Jeová Deus.
1 Coríntios 4:16 Assim, eu os exorto: tornem-se meus imitadores.
1 Coríntios 11:1 Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo.
2 Tessalonicenses 3:7 Pois vocês mesmos sabem como devem nos imitar, porque não nos comportamos de modo indisciplinado entre vocês,
2 Tessalonicenses 3:9 Não é que não tenhamos o direito de receber algo, mas queríamos nos apresentar a vocês como um exemplo para imitarem.

14, 15. Quais são alguns recursos deste livro, e como podemos fazer bom uso dele?


14 O objetivo deste livro é ajudá-lo a fortalecer sua fé. Os capítulos a seguir são uma compilação de artigos da série “Imite a Sua Fé”, publicados em A Sentinela entre 2008 e 2013. Mas há alguns acréscimos. Foram incluídas perguntas para consideração e aplicação. Muitas gravuras coloridas e cheias de detalhes foram criadas especialmente para este livro, e as que já existiam foram ampliadas e aprimoradas. Foram incluídos outros recursos úteis, como uma linha do tempo e mapas. Imite a Sua Fé é uma ferramenta preparada para estudo pessoal, familiar e congregacional. Além disso, muitas famílias talvez gostem de simplesmente ler as histórias em voz alta.
15 Que este livro o ajude a imitar a fé de servos leais de Jeová do passado. E que o ajude a aumentar a sua fé e a se achegar mais ao seu Pai celestial, Jeová!

Clique na imagem para Baixar informações completas em arquivos digitais para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone