Achegue-se a Jeová: Estudo com textos bíblicos | semana de 12 de outubro

Estudo Bíblico de Congregação | Informações de estudo para o livro: Achegue-se a Jeová


cl cap. 31 §§ 21-23, quadro na p. 319 (30 min)


“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós”


Achegue-se cada vez mais a Jeová


21, 22. Que jornada infindável se encontra diante de todos os que amam a Jeová?


21 O incentivo simples registrado em Tiago 4:8 não coloca diante de nós apenas um objetivo. Trata-se de uma jornada. Desde que permaneçamos fiéis, essa jornada nunca terminará. Nunca deixaremos de nos achegar cada vez mais a Jeová. Afinal, sempre haverá coisas a aprender sobre ele. Não pense que este livro ensinou tudo o que se pode saber sobre Jeová. Nós mal começamos a analisar tudo o que a Bíblia diz sobre o nosso Deus! E nem a Bíblia inteira contém todas as informações sobre ele. O apóstolo João acreditava que, se tudo o que Jesus fez durante seu ministério terrestre tivesse sido escrito, “o próprio mundo não poderia conter os rolos escritos”. (João 21:25) Se isso se dá no caso do Filho, quanto mais com o Pai!
Tiago 4:8 Acheguem-se a Deus, e ele se achegará a vocês. Limpem as mãos, ó pecadores, e purifiquem o coração, ó indecisos.
João 21:25 De fato, há também muitas outras coisas que Jesus fez. Se fossem escritas em todos os detalhes, suponho que o próprio mundo não poderia conter os rolos escritos.

22 Nem mesmo a vida eterna será suficiente para aprender tudo sobre Jeová. (Eclesiastes 3:11) Pense, então, no que nos aguarda. Depois de viver por centenas, milhares, milhões ou até bilhões de anos, saberemos muito mais sobre Jeová Deus do que sabemos hoje. Mas ainda haverá incontáveis outras coisas maravilhosas para aprendermos. Ficaremos ansiosos de aprender mais, pois sempre teremos razões para nos sentir como o salmista, que cantou: “Chegar-me a Deus é bom para mim.” (Salmo 73:28) A vida eterna será inimaginavelmente significativa e variada — e a parte mais recompensadora dela sempre será achegar-nos mais a Jeová.
Eclesiastes 3:11 Ele fez tudo belo a seu tempo. Pôs até mesmo eternidade no coração deles; no entanto, a humanidade nunca compreenderá plenamente o trabalho do verdadeiro Deus.
Salmo 73:28 Mas, para mim, é bom me achegar a Deus. Fiz do Soberano Senhor Jeová o meu refúgio,Para declarar todos os teus feitos.

23. Você é incentivado a fazer o quê?


23 Corresponda agora ao amor de Jeová, amando-o de todo o coração, alma, mente e força. (Marcos 12:29, 30) Desenvolva amor leal e inabalável. Que todas as decisões — pequenas ou grandes — que você toma dia após dia reflitam o mesmo princípio orientador: fazer todo o possível para fortalecer cada vez mais o relacionamento com seu Pai celestial! Acima de tudo, achegue-se cada vez mais a Jeová e ele se achegará cada vez mais a você — por toda a eternidade!
Marcos 12:29, 30 Jesus respondeu: “O primeiro é: ‘Ouve, ó Israel: Jeová, nosso Deus, é um só Jeová. 30 Ame a Jeová, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua mente e de toda a sua força.’


Perguntas para Meditação


Salmo 25:1-22 Como podemos nos achegar mais a Jeová? Que confiança podemos ter em resultado disso?


Salmo 25:1-22 A ti, ó Jeová, eu recorro. ב [bete] 2 Meu Deus, em ti confio;Não deixes que eu seja envergonhado. Não deixes que os meus inimigos se alegrem às minhas custas. ג [guímel] 3 Certamente, ninguém que espera em ti será envergonhado;Envergonhados serão aqueles que, sem motivo, agem traiçoeiramente. ד [dálete] 4 Faz-me saber os teus caminhos, ó Jeová;Ensina-me as tuas veredas. ה [hê] 5 Faz-me andar na tua verdade e ensina-me,Pois tu és o Deus da minha salvação. ו [vau] Em ti espero o dia inteiro. ז [zaine] 6 Lembra-te da tua misericórdia, ó Jeová, e do teu amor leal,Os quais sempre tens demonstrado. ח [hete] 7 Não te lembres dos pecados da minha juventude e das minhas transgressões. Lembra-te de mim de acordo com o teu amor leal,Por causa da tua bondade, ó Jeová. ט [tete] 8 Bom e reto é Jeová. Por isso ele instrui os pecadores no caminho a seguir. י [iode] 9 Guiará os mansos no que é certo,E ensinará aos mansos o Seu caminho. כ [cafe] 10 Todas as veredas de Jeová são amor leal e fidelidadePara os que guardam o seu pacto e as suas advertências. ל [lâmede] 11 Por causa do teu nome, ó Jeová,Perdoa o meu erro, embora ele seja grande. מ [meme] 12 Quem é o homem que teme a Jeová? Ele o instruirá sobre o caminho que deve escolher. נ [nune] 13 Ele experimentará coisas boas,E seus descendentes tomarão posse da terra. ס [sâmeque] 14 A amizade íntima com Jeová pertence aos que o temem,E ele lhes dá a conhecer o seu pacto. ע [aine] 15 Meus olhos estão sempre voltados para Jeová,Pois ele livrará meus pés da rede. פ [pê] 16 Volta a tua face para mim e mostra-me favor,Pois estou sozinho e desamparado. צ [tsadê] 17 As aflições do meu coração se multiplicaram;Liberta-me da minha angústia. ר [rexe] 18 Vê a minha aflição e o meu sofrimento,E perdoa todos os meus pecados. 19 Vê como são numerosos os meus inimigosE como é grande o ódio deles por mim. ש [chim] 20 Guarda a minha vida e salva-me. Não deixes que eu seja envergonhado, pois tenho me refugiado em ti. ת [tau] 21 Que a integridade e a retidão me protejam,Pois a minha esperança está em ti. 22 Ó Deus, livra Israel de todas as suas aflições.

Oseias 6:3 Como esse versículo mostra que conhecer a Jeová exige esforço e traz bênçãos?


Oseias 6:3 3 Conheceremos a Jeová, buscaremos seriamente conhecê-lo. Sua chegada é tão certa como o raiar do dia.Ele chegará a nós como um aguaceiro,Como uma chuva de primavera que satura a terra.”

Mateus 16:21-27 Se havemos de imitar a Jeová, o exemplo de quem devemos seguir e que espírito devemos demonstrar?


Mateus 16:21-27 Daquele tempo em diante, Jesus começou a explicar aos seus discípulos que ele tinha de ir a Jerusalém e sofrer muitas coisas da parte dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, e que tinha de ser morto e no terceiro dia ser levantado. 22 Em vista disso, Pedro o levou à parte e começou a censurá-lo, dizendo: “Tenha compaixão de si mesmo, Senhor! Isso de modo algum lhe acontecerá.” 23 Mas ele virou as costas para Pedro e lhe disse: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, porque não tem os pensamentos de Deus, mas os de homens.” 24 Jesus disse então aos seus discípulos: “Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, apanhe sua estaca de tortura e siga-me sempre. 25 Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa a achará. 26 Realmente, de que adianta o homem ganhar o mundo inteiro, se ele perder a sua vida? Ou o que o homem dará em troca da sua vida? 27 Porque o Filho do Homem há de vir na glória do seu Pai, com seus anjos, e então retribuirá a cada um segundo o seu comportamento.

Revelação 21:3, 4 Ao meditar nas bênçãos futuras que Jeová dará, o que você se sente motivado a fazer?


Apocalipse 21:3, 4 Então ouvi uma voz alta do trono dizer: “Veja! A tenda de Deus está com a humanidade; ele residirá com eles, e eles serão o seu povo. O próprio Deus estará com eles. 4 Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor. As coisas anteriores já passaram.”


Clique na imagem para Baixar informações completas em arquivos digitais para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone