PESQUISAR CONTEÚDO

Custom Search

Achegue-se a Jeová: Estudo com textos bíblicos | semana de 5 de outubro

ADS

Estudo Bíblico de Congregação | Informações de estudo para o livro: Achegue-se a Jeová


cl cap. 31 §§ 13-20 (30 min)


Adoração a Jeová


13, 14. O que significa adorar a Jeová e por que é apropriado fazermos isso?


13 A comunicação com Jeová Deus é diferente de uma conversa com um amigo ou parente, em que simplesmente escutamos e falamos. Quando nos comunicamos com ele, estamos na verdade adorando-o, dando-lhe a honra reverente que lhe é bem merecida. A adoração verdadeira é a nossa vida. É o modo de demonstrarmos a Jeová nosso amor e devoção de toda a alma. Ela une todas as criaturas fiéis de Jeová, no céu e na Terra. Em visão, o apóstolo João ouviu um anjo dar esta ordem: “Adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” — Revelação 14:7.
Apocalipse 14:7 Ele dizia em alta voz: “Temam a Deus e deem-lhe glória, porque chegou a hora do Seu julgamento. Assim, adorem Aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes de água.”

14 Por que devemos adorar a Jeová? Pense nas qualidades que analisamos: santidade, poder, autodomínio, justiça, coragem, misericórdia, sabedoria, humildade, amor, compaixão, lealdade e bondade. Vimos que Jeová é o próprio ápice, o padrão mais elevado possível, de cada um desses atributos valiosos. Quando procuramos entender plenamente essas qualidades como um todo, notamos que o Criador é muito mais do que um Personagem grandioso e notável. Ele é glorioso ao extremo e incomparavelmente mais elevado do que nós. (Isaías 55:9) Sem sombra de dúvida, Jeová tem o direito de ser nosso Soberano e, por certo, merece nossa adoração. Mas como devemos adorá-lo?
Isaías 55:9 9 “Pois, assim como os céus são mais altos do que a terra,Assim os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos,E os meus pensamentos, do que os seus pensamentos.

15. Como podemos adorar a Jeová “com espírito e verdade”? As reuniões cristãs nos dão que oportunidade?


15 Jesus disse: “Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade.” (João 4:24) Isso significa adorar a Jeová com o coração cheio de fé e amor, sendo guiados por Seu espírito. Significa também adorá-lo em harmonia com a verdade, o conhecimento exato encontrado na Palavra de Deus. Temos uma ótima oportunidade para adorar a Jeová “com espírito e verdade” sempre que nos reunimos com companheiros de adoração. (Hebreus 10:24, 25) Quando entoamos cânticos a Jeová, nos unimos em oração a Ele, prestamos atenção ao estudo da sua Palavra e participamos dele, expressamos nosso amor a Ele em adoração pura.
João 4:24 Deus é espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade.”
Hebreus 10:24, 25 E pensemos uns nos outros para nos estimular ao amor e às boas obras, 25 não deixando de nos reunir, como é costume de alguns, mas nos encorajando uns aos outros, e ainda mais ao passo que vocês veem chegar o dia.

As reuniões cristãs são ocasiões agradáveis para adorar a Jeová


16. Qual é um dos maiores mandamentos de que os cristãos verdadeiros foram incumbidos, e por que nos sentimos impelidos a obedecer?


16 Também adoramos a Jeová quando falamos dele a outros, dando-lhe louvor em público. (Hebreus 13:15) De fato, pregar as boas novas do Reino de Deus é um dos maiores mandamentos de que os cristãos verdadeiros foram incumbidos. (Mateus 24:14) Obedecemos entusiasticamente porque amamos ao Criador. “O deus deste sistema de coisas”, Satanás, o Diabo, “tem cegado as mentes dos incrédulos”, espalhando mentiras cruéis sobre Jeová. Por isso, ansiamos servir como Testemunhas a favor do nosso Deus, combatendo essas calúnias. (2 Coríntios 4:4; Isaías 43:10-12) E, quando meditamos nas maravilhosas qualidades de Jeová, não sentimos um desejo cada vez mais forte de falar dele a outros? De fato, não há privilégio maior do que ajudar outras pessoas a conhecer e a amar nosso Pai celestial assim como nós.
Hebreus 13:15 Por meio dele, ofereçamos sempre a Deus um sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos nossos lábios, que fazem declaração pública do seu nome.
Mateus 24:14 E estas boas novas do Reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
2 Coríntios 4:4 entre os quais o deus deste mundo cegou a mente dos descrentes, para que não brilhe sobre eles a luz das gloriosas boas novas a respeito do Cristo, que é a imagem de Deus.
Isaías 43:10-12 “Vocês são as minhas testemunhas”, diz Jeová,“Sim, meu servo a quem escolhi,Para que vocês me conheçam e tenham fé em mim,E entendam que eu sou o mesmo. Antes de mim não foi formado nenhum DeusE depois de mim continuou a não haver nenhum. 11 Eu sou Jeová, e além de mim não há salvador.” 12 “Eu anunciei, salvei e divulguei issoQuando não havia nenhum deus estrangeiro entre vocês. Portanto, vocês são as minhas testemunhas”, diz Jeová, “e eu sou Deus.

17. O que a nossa adoração a Jeová abrange, e por que devemos adorar em integridade?


17 Mas não é só isso. A adoração a Jeová abrange cada aspecto de nossa vida. (Colossenses 3:23) Se realmente aceitarmos a Jeová como nosso Senhor Soberano, procuraremos fazer sua vontade em tudo: na vida familiar, no serviço secular, nos tratos com outros, no tempo de folga. Faremos empenho para servir a Jeová “de pleno coração”, com integridade. (1 Crônicas 28:9) Nesse tipo de adoração, não há lugar para um coração dividido nem para vida dupla (a atitude hipócrita de aparentemente servir a Jeová enquanto se praticam pecados graves em segredo). Para quem realmente demonstra integridade, é impossível ser hipócrita; quem é amoroso acha a hipocrisia repugnante. O temor de Deus também ajuda. A Bíblia afirma que essa reverência contribui para um relacionamento íntimo com Jeová. — Salmo 25:14.
Colossenses 3:23 O que for que fizerem, trabalhem nisso de toda a alma, como para Jeová, e não para homens,
1 Crônicas 28:9 “E você, Salomão, meu filho, conheça o Deus do seu pai e sirva-o de coração pleno e de alma bem disposta, pois Jeová examina todos os corações e discerne toda inclinação dos pensamentos. Se você o buscar, ele deixará que você o encontre; mas, se o abandonar, ele rejeitará você para sempre.
Salmo 25:14 A amizade íntima com Jeová pertence aos que o temem,E ele lhes dá a conhecer o seu pacto.

Imitar a Jeová


18, 19. Por que não é irrealista pensar que meros humanos imperfeitos sejam capazes de imitar a Jeová Deus?


18 Cada seção deste livro termina com um capítulo que explica como podemos nos ‘tornar imitadores de Deus, como filhos amados’. (Efésios 5:1) É vital lembrarmos que, apesar da nossa imperfeição, podemos realmente imitar o modo perfeito de Jeová usar o poder, exercer a justiça, empregar a sabedoria e demonstrar amor. Como sabemos que é realmente possível imitar o Todo-Poderoso? Lembre-se de que o significado do nome de Jeová nos ensina que ele se torna tudo o que decide ser para cumprir seus propósitos. É natural ficarmos espantados com essa habilidade, mas será que ela está completamente fora do nosso alcance? Não.
Efésios 5:1 Portanto, tornem-se imitadores de Deus, como filhos amados,

19 Fomos criados à imagem de Deus. (Gênesis 1:26) Assim, o homem é diferente de todas as outras criaturas da Terra. Não somos guiados por mero instinto, pela genética ou por fatores ambientais. Jeová nos deu uma dádiva preciosa: o livre-arbítrio. Apesar de nossas limitações e imperfeições, somos livres para escolher o que nos tornaremos. Deseja ser uma pessoa amorosa, sábia e justa que usa corretamente o poder? Graças à ajuda do espírito de Jeová, você pode ser exatamente assim! Pense em todo o bem que você poderá realizar.
Gênesis 1:26 Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança, e que eles tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as criaturas voadoras dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todo animal rasteiro que se move sobre a terra.”

20. Que bem realizamos quando imitamos a Jeová?


20 Você agradará seu Pai celestial, alegrando Seu coração. (Provérbios 27:11) Poderá até ‘agradar plenamente’ a Jeová, pois ele entende suas limitações. (Colossenses 1:9, 10) E, à medida que continuar desenvolvendo boas qualidades ao imitar seu Pai amoroso, será abençoado com um grande privilégio: num mundo em escuridão, alienado de Deus, você será um portador de luz. (Mateus 5:1, 2, 14) Ajudará a espalhar pela Terra alguns reflexos da gloriosa personalidade de Jeová. Que honra!
Provérbios 27:11 Seja sábio, meu filho, e alegre meu coração,Para que eu possa dar uma resposta àquele que me desafia.
Colossenses 1:9, 10 É também por essa razão que, desde o dia em que ouvimos isso, não paramos de orar por vocês e de pedir que fiquem cheios do conhecimento exato da vontade dele, com toda a sabedoria e compreensão espiritual, 10 para andarem de um modo digno de Jeová, a fim de lhe agradarem plenamente, ao passo que continuam a dar fruto em toda boa obra e a aumentar no conhecimento exato de Deus.
Mateus 5:1, 2 Quando ele viu as multidões, subiu ao monte e, depois de se sentar, chegaram-se a ele os seus discípulos. 2 Então ele abriu a boca e começou a ensiná-los, dizendo:
Mateus 5:14 “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte.


Clique na imagem para Baixar informações completas em arquivos digitais para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

PESQUISAR CONTEÚDO

Custom Search

ADD THIS