Pesquisar conteúdo aqui

Custom Search

Estudo de "A Sentinela": Textos bíblicos | Semana del 28 de setembro de 2015–4 de outubro de 2015

Continue na expectativa!: Textos bíblicos para o estudo pessoal

TEXTOS BÍBLICOS PARA O ESTUDO

28/09/2015 (w 15/08/2015)

[ 1 ]

(1 Coríntios 10:13) 13 Não sobreveio a vocês nenhuma tentação a não ser as que são comuns aos homens. Mas Deus é fiel, e ele não deixará que vocês sejam tentados além do que podem suportar; mas, quando vier a tentação, ele também providenciará a saída, para que a possam suportar.
(Isaías 41:13) 13 Pois eu, Jeová, seu Deus, seguro a sua mão direita; Sou aquele que lhe diz: ‘Não tenha medo. Eu o ajudarei.’
(Isaías 49:15) 15 Será que uma mulher pode se esquecer do seu bebê, E não sentir compaixão pelo filho do seu ventre? Mesmo que essas mulheres se esquecessem, eu nunca me esqueceria de você.

[ 3 ]

(Salmos 118:6-7) 6 Jeová está do meu lado; não terei medo. O que me pode fazer o homem? 7 Jeová está do meu lado, como meu ajudador; Olharei triunfante para os que me odeiam.
(Salmos 77:11-12) 11 Eu me lembrarei das obras de Jah; Eu me lembrarei dos teus feitos maravilhosos de muito tempo atrás. 12 Meditarei em todos os teus atos E refletirei nas tuas ações.

[ 4 ]

(Romanos 1:20) 20 Pois as suas qualidades invisíveis — isto é, seu poder eterno e Divindade — são claramente vistas desde a criação do mundo, porque são percebidas por meio das coisas feitas, de modo que eles não têm desculpa.
(Eclesiastes 9:7) 7 Vá, coma o seu alimento com alegria e beba o seu vinho com coração alegre, pois o verdadeiro Deus já se agradou das suas obras.
(Atos 14:16-17) 16 Em gerações passadas, ele permitiu que todas as nações andassem nos seus próprios caminhos, 17 embora não tenha deixado de dar testemunho de si mesmo, pois demonstrou sua bondade dando-lhes chuvas do céu e épocas de colheita abundante, satisfazendo-os com alimentos e enchendo seu coração de alegria.”

[ 5 ]

(Eclesiastes 2:24) 24 Não há nada melhor para o homem do que comer, beber e desfrutar do seu trabalho árduo. Compreendi que isso também vem da mão do verdadeiro Deus,
(Gênesis 1:26-28) 26 Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança, e que eles tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as criaturas voadoras dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todo animal rasteiro que se move sobre a terra.” 27 E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 Além disso, Deus os abençoou e Deus lhes disse: “Tenham filhos e tornem-se muitos; encham e dominem a terra; tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as criaturas voadoras dos céus e sobre toda criatura vivente que se move sobre a terra.”
(Efésios 5:1) 5 Portanto, tornem-se imitadores de Deus, como filhos amados,

[ 6 ]

(Salmos 78:38) 38 Mas ele era misericordioso; Perdoava seu erro e não os destruía. Muitas vezes conteve a sua ira, Em vez de dar vazão a todo o seu furor.
(1 Pedro 5:6-7) 6 Portanto, humilhem-se sob a mão poderosa de Deus, para que ele os enalteça no tempo devido, 7 ao passo que lançam sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele cuida de vocês.

[ 7 ]

(Isaías 30:20-21) 20 Embora Jeová lhes dê o pão da aflição e a água da opressão, seu Grandioso Instrutor não se esconderá mais. Você verá seu Grandioso Instrutor com os seus próprios olhos. 21 E, caso vocês se desviem para a direita ou para a esquerda, seus ouvidos ouvirão atrás de vocês uma palavra, dizendo: “Este é o caminho. Andem nele.”
(Salmos 19:7-11) 7 A lei de Jeová é perfeita, renova as forças. As advertências de Jeová são confiáveis, tornam sábio o inexperiente. 8 As ordens de Jeová são justas, fazem o coração se alegrar. Os mandamentos de Jeová são limpos, iluminam os olhos. 9 O temor de Jeová é puro, dura para sempre. Os julgamentos de Jeová são verdadeiros, justos em todos os sentidos. 10 São mais preciosos do que o ouro, Do que muito ouro fino; E são mais doces do que o mel, o mel que goteja dos favos. 11 Por meio deles, o teu servo é alertado; Há grande recompensa em guardá-los.
(Provérbios 1:33) 33 Mas quem me escuta residirá em segurança E ficará tranquilo, sem temer nenhuma calamidade.”

[ 8 ]

(2 Crônicas 16:9) 9 Pois os olhos de Jeová percorrem toda a terra, para mostrar a sua força a favor daqueles que têm o coração pleno para com ele. Mas o senhor agiu de modo tolo nesse caso; de agora em diante haverá guerras contra o senhor.”
(2 Crônicas 18:4-5) 4 Mas Jeosafá disse ao rei de Israel: “Por favor, primeiro procure saber qual é a palavra de Jeová.” 5 Então o rei de Israel reuniu os profetas, 400 homens, e lhes perguntou: “Devemos ir à guerra contra Ramote-Gileade, ou não?” Eles responderam: “Vá, e o verdadeiro Deus a entregará nas mãos do rei.”
(2 Crônicas 18:18-22) 18 Micaías continuou: “Portanto, ouçam a palavra de Jeová! Vi Jeová sentado no seu trono e todo o exército dos céus em pé à sua direita e à sua esquerda. 19 E Jeová disse: ‘Quem enganará Acabe, rei de Israel, para que ele suba a Ramote-Gileade e morra lá?’ E um dizia uma coisa, ao passo que outro dizia outra coisa. 20 Então um espírito veio, ficou de pé perante Jeová e disse: ‘Eu o enganarei.’ Jeová lhe perguntou: ‘Como você fará isso?’ 21 Ele respondeu: ‘Eu irei e me tornarei um espírito enganoso na boca de todos os profetas dele.’ Então ele disse: ‘Você o enganará e, ainda mais, será bem-sucedido. Vá e faça isso.’ 22 E agora Jeová pôs um espírito enganoso na boca destes seus profetas, mas Jeová declarou que o senhor sofrerá uma calamidade.”
(2 Crônicas 18:33-34) 33 Mas certo homem atirou ao acaso com o seu arco e atingiu o rei de Israel entre as juntas da sua cota de malha. Então o rei disse ao condutor do seu carro de guerra: “Dê a volta e leve-me para fora da batalha, pois fui gravemente ferido.” 34 A batalha continuou intensa durante aquele dia, e tiveram de manter o rei de Israel em pé no seu carro de guerra, de frente para os sírios, até o entardecer; e ele morreu ao pôr do sol.
(2 Crônicas 19:1-3) 19 E Jeosafá, rei de Judá, voltou são e salvo para a sua casa em Jerusalém. 2 Jeú, filho de Hanani, o vidente, saiu ao encontro do rei Jeosafá e lhe disse: “É aos maus que o senhor deve ajudar, e é aos que odeiam a Jeová que deve amar? Por causa disso, Jeová está indignado com o senhor. 3 No entanto, há coisas boas no senhor, porque o senhor eliminou do país os postes sagrados e preparou seu coração para buscar o verdadeiro Deus.”

[ 9 ]

(2 Crônicas 17:3-10) 3 Jeová estava com Jeosafá porque ele andava nos caminhos em que Davi, seu antepassado, tinha andado nos tempos antigos, e não buscava os baalins. 4 Ele buscava o Deus do seu pai e seguia Seu mandamento, não as práticas de Israel. 5 Jeová manteve o reino firmemente estabelecido nas mãos de Jeosafá; e todo o Judá lhe dava presentes, de modo que ele teve muitas riquezas e muita glória. 6 Ele foi corajoso em seguir os caminhos de Jeová e até mesmo removeu de Judá os altos sagrados e os postes sagrados. 7 No terceiro ano do seu reinado mandou chamar seus príncipes, Ben-Hail, Obadias, Zacarias, Netanel e Micaías, para que ensinassem nas cidades de Judá. 8 Os seguintes levitas foram com eles: Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jeonatã, Adonias, Tobias e Tobe-Adonias. Os sacerdotes Elisama e Jeorão também foram. 9 Eles começaram a ensinar em Judá, levando consigo o livro da Lei de Jeová; percorreram todas as cidades de Judá, ensinando o povo. 10 E todos os reinos das terras ao redor de Judá ficaram com medo de Jeová e não lutaram contra Jeosafá.

[ 12 ]

(1 Reis 8:22-53) 22 Então Salomão ficou de pé diante do altar de Jeová, perante toda a congregação de Israel, estendeu as mãos para os céus 23 e disse: “Ó Jeová, Deus de Israel, não há Deus igual a ti nos céus, em cima, nem na terra, embaixo; tu guardas o pacto e demonstras amor leal aos teus servos que andam diante de ti de todo o coração. 24 Tu cumpriste a promessa que fizeste ao teu servo Davi, meu pai. Fizeste a promessa com a tua própria boca, e hoje a cumpriste com a tua própria mão. 25 E agora, ó Jeová, Deus de Israel, cumpre a promessa que fizeste ao teu servo Davi, meu pai, quando disseste: ‘Sempre haverá um descendente seu diante de mim para sentar no trono de Israel, desde que os seus filhos prestem atenção ao caminho deles, andando diante de mim assim como você andou diante de mim.’ 26 E agora, por favor, ó Deus de Israel, que se cumpra a promessa que fizeste ao teu servo Davi, meu pai. 27 “Mas será que Deus realmente morará na terra? Os céus, sim, o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos, então, esta casa que construí! 28 Agora, presta atenção à oração e ao pedido de favor do teu servo, ó Jeová, meu Deus, e escuta o clamor por ajuda e a oração que o teu servo faz hoje diante de ti. 29 Que os teus olhos vigiem dia e noite esta casa, o lugar sobre o qual disseste: ‘Ali estará o meu nome’, e que escutes a oração que o teu servo faz em direção a este lugar. 30 Escuta o pedido de favor do teu servo e o pedido do teu povo Israel quando orarem em direção a este lugar. Que tu ouças do lugar da tua morada, os céus; sim, que tu ouças e perdoes. 31 “Se um homem pecar contra o seu próximo e for obrigado a fazer um juramento, ficando assim sujeito aos termos desse juramento, e ele for até o teu altar nesta casa enquanto estiver sob esse juramento, 32 que tu ouças desde os céus, e que ajas e julgues os teus servos: que declares culpado àquele que fez o mal, fazendo os seus atos recair sobre a sua própria cabeça, e que declares inocente àquele que é justo, recompensando-o conforme a sua própria justiça. 33 “Se o teu povo Israel for derrotado por um inimigo, por terem persistido em pecar contra ti, e eles voltarem para ti e glorificarem o teu nome, e orarem e implorarem o teu favor nesta casa, 34 então que tu ouças desde os céus, e que perdoes o pecado do teu povo Israel e os tragas de volta à terra que deste aos seus antepassados. 35 “Se os céus se fecharem e não chover, por teu povo ter persistido em pecar contra ti, e eles orarem em direção a este lugar e glorificarem o teu nome, e recuarem do seu pecado, por tu lhes teres ensinado a ser humildes, 36 então que tu ouças desde os céus e perdoes o pecado dos teus servos, do teu povo Israel, e os instruas sobre o bom caminho em que devem andar; e que tu tragas chuva sobre a terra que deste ao teu povo como herança. 37 “Se houver uma fome no país, ou uma peste, calor abrasador, bolor, nuvens de gafanhotos, ou gafanhotos devastadores; ou se o inimigo os cercar em alguma das cidades do país, ou se qualquer outro tipo de praga ou doença ocorrer, 38 e um homem ou todo o teu povo Israel fizer uma oração ou apresentar um pedido de favor, qualquer que seja (pois cada um conhece bem a aflição do seu coração), quando eles estenderem as mãos em direção a esta casa, 39 então que tu ouças desde os céus, teu lugar de morada, que perdoes e ajas, e que recompenses a cada um conforme todos os seus caminhos, pois conheces o seu coração (só tu realmente conheces o coração de todos os homens), 40 para que te temam todos os dias em que viverem na terra que deste aos nossos antepassados. 41 “Quanto ao estrangeiro que não faz parte do teu povo Israel e que vier de uma terra distante por causa do teu nome 42 (pois ouvirão falar do teu grande nome, da tua mão poderosa e do teu braço estendido), e que vier e orar em direção a esta casa, 43 que tu também o ouças desde os céus, teu lugar de morada, e que faças tudo que o estrangeiro te pedir, para que todos os povos da terra conheçam o teu nome e te temam assim como o teu povo Israel faz, e para que saibam que o teu nome é invocado sobre esta casa que construí. 44 “Se o teu povo for à guerra contra o inimigo, seguindo o caminho pelo qual os enviares, e eles orarem a Jeová em direção à cidade que escolheste e em direção à casa que construí para o teu nome, 45 então que tu ouças desde os céus a sua oração e o seu pedido de favor, e lhes faças justiça. 46 “Se eles pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e ficares furioso com eles e os entregares a um inimigo que os leve cativos para a terra do inimigo, distante ou próxima, 47 e eles caírem em si na terra para onde forem levados cativos, e voltarem para ti, e implorarem o teu favor na terra dos seus captores, dizendo: ‘Pecamos, fizemos o que é errado e o que é mau’, 48 e eles voltarem para ti de todo o coração e de toda a alma na terra dos inimigos que os levarem cativos, e orarem a ti em direção à terra que deste aos seus antepassados, à cidade que escolheste e à casa que construí para o teu nome, 49 então que tu ouças a sua oração e o seu pedido de favor desde os céus, teu lugar de morada, e lhes faças justiça, 50 e perdoes o teu povo que pecou contra ti; que tu perdoes todas as transgressões que eles cometeram contra ti. Tu farás com que seus captores os tratem com misericórdia e sintam compaixão deles 51 (pois são o teu povo e a tua herança, que tiraste do Egito, do forno de fundição de ferro). 52 Que os teus olhos estejam abertos ao pedido de favor do teu servo e ao pedido de favor do teu povo Israel, escutando-os sempre que clamarem a ti. 53 Pois tu os separaste como tua herança dentre todos os povos da terra, assim como disseste por meio de Moisés, teu servo, quando tiraste os nossos antepassados do Egito, ó Soberano Senhor Jeová.”
(Mateus 6:9-13) 9 “Portanto, orem do seguinte modo: “‘Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. 10 Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. 11 Dá-nos hoje o nosso pão para este dia; 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos os nossos devedores. 13 E não nos leves à tentação, mas livra-nos do Maligno.’
(Filipenses 4:6-7) 6 Não fiquem ansiosos por causa de coisa alguma, mas em tudo, por orações e súplicas, junto com agradecimentos, tornem os seus pedidos conhecidos a Deus; 7 e a paz de Deus, que está além de toda compreensão, guardará o seu coração e a sua mente por meio de Cristo Jesus.

[ 13 ]

(1 João 4:9) 9 Por meio disto se revelou o amor de Deus em nosso caso: Deus enviou o seu Filho unigênito ao mundo para que ganhássemos a vida por meio dele.
(Romanos 5:6-8) 6 Pois, realmente, enquanto ainda éramos fracos, Cristo morreu por homens ímpios no tempo determinado. 7 Dificilmente alguém morreria por um justo; embora, por um homem bom, alguém talvez se atreva a morrer. 8 Mas Deus recomenda a nós o seu próprio amor, por Cristo ter morrido por nós enquanto ainda éramos pecadores.

[ 14 ]

(João 1:12-13) 12 No entanto, a todos os que o receberam, ele deu autoridade para se tornarem filhos de Deus, porque exerciam fé no seu nome. 13 E eles nasceram, não do sangue, nem da vontade carnal, nem da vontade do homem, mas de Deus.
(João 3:5-7) 5 Jesus respondeu: “Digo-lhe com toda a certeza: A menos que alguém nasça da água e do espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6 O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do espírito é espírito. 7 Não se espante porque eu lhe disse: Vocês têm de nascer de novo.
(Romanos 8:15-16) 15 Pois vocês não receberam um espírito de escravidão, que causasse novamente temor, mas receberam um espírito de adoção como filhos, e é por meio desse espírito que clamamos: “Aba, Pai!” 16 O próprio espírito dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus.
(Efésios 2:6) 6 Além disso, Deus nos levantou junto com ele e nos fez sentar junto com ele nos lugares celestiais em união com Cristo Jesus,
(Efésios 1:13-14) 13 Mas vocês também passaram a esperar nele depois de terem ouvido a palavra da verdade, as boas novas a respeito da salvação de vocês. Depois de terem crido, Deus os selou por meio dele com o prometido espírito santo, 14 que é uma garantia da nossa herança, com o objetivo de livrar por um resgate a propriedade dele mesmo, para o Seu glorioso louvor.
(Colossenses 1:5) 5 por causa da esperança que está reservada para vocês nos céus. Vocês já ouviram falar dessa esperança por meio da mensagem da verdade, as boas novas

[ 15 ]

(João 3:16) 16 “Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna.

[ 16 ]

(Salmos 139:17-18) 17 Por isso, como os teus pensamentos são preciosos para mim! Ó Deus, como é grande a soma deles! 18 Se eu tentasse contá-los, seriam mais numerosos do que os grãos de areia. Quando acordo, ainda estou contigo.

[ 17 ]

(Mateus 24:14) 14 E estas boas novas do Reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
(Mateus 28:19-20) 19 Portanto, vão e façam discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo, 20 ensinando-as a obedecer a todas as coisas que lhes ordenei. E saibam que eu estou com vocês todos os dias, até o final do sistema de coisas.”
(Salmos 84:11) 11 Pois Jeová Deus é sol e escudo, Ele dá favor e glória. Jeová não negará nada de bom Aos que andam em integridade.
(Tiago 1:2-5) 2 Meus irmãos, considerem como motivo de verdadeira alegria o fato de enfrentarem diversas provações, 3 visto que vocês sabem que a qualidade provada da sua fé produz perseverança. 4 Mas deixem que a perseverança complete a sua obra, para que vocês sejam completos e sãos em todos os sentidos, sem lhes faltar nada. 5 Portanto, se falta sabedoria a algum de vocês, que ele persista em pedi-la a Deus — pois ele dá a todos generosamente, sem censurar —, e ela lhe será dada.
(Salmos 56:8) 8 Tu acompanhas as minhas andanças. Por favor, recolhe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão registradas no teu livro?

[ 18 ]

(1 João 2:1-2) 2 Meus filhinhos, eu lhes escrevo estas coisas para que vocês não cometam pecado. Contudo, se alguém cometer um pecado, temos um ajudador junto ao Pai: Jesus Cristo, um justo. 2 E ele é um sacrifício propiciatório pelos nossos pecados; contudo, não apenas pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro.

Clique na imagem para Baixar informações completas em arquivos digitais para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone