PESQUISAR CONTEÚDO

Custom Search

Achegue-se a Jeová: Estudo com textos bíblicos | semana de 28 de setembro

ADS

Estudo Bíblico de Congregação | Informações de estudo para o livro: Achegue-se a Jeová


cl cap. 31 §§ 1-12 (30 min)


Capítulo 31


“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós”


1-3. (a) O que podemos aprender sobre a natureza humana observando a interação entre um bebê e seus pais? (b) Que processo ocorre naturalmente quando alguém nos demonstra amor e que pergunta importante podemos nos fazer?


UM SORRISO do filhinho recém-nascido enche os pais de alegria. Às vezes, eles chegam bem pertinho dele, falando com ternura e sorrindo entusiasmados. Esperam uma reação. E ela logo vem: formam-se covinhas nas bochechas do bebê, seus lábios se curvam e surge um lindo sorriso. Aquele sorriso expressa afeição de um jeito todo especial. O bebê está começando a aprender com os pais a expressar amor.
2 O sorriso do bebê nos faz lembrar de algo importante a respeito da natureza humana: quando recebemos amor, nossa reação natural é amar. Foi assim que fomos criados. (Salmo 22:9) À medida que crescemos, vamos desenvolvendo nossa capacidade de reagir ao amor. Você talvez se lembre de quando era criança e de como seus pais, parentes e amigos expressavam amor por você. A afeição se arraigou no seu coração, cresceu e deu frutos: você passou a demonstrar amor também. Será que acontece algo similar no seu relacionamento com Jeová Deus?
Salmo 22:9 9 Foste tu que me tiraste do ventre,Que me fizeste sentir seguro aos seios da minha mãe.

3 A Bíblia diz: “Quanto a nós, amamos porque ele nos amou primeiro.” (1 João 4:19) A matéria das Seções 1 a 3 deste livro lembrou você que Jeová Deus, de forma amorosa, exerceu poder, justiça e sabedoria em seu benefício. E, na Seção 4, viu que ele expressou Seu amor diretamente à humanidade — e a você pessoalmente — de modos notáveis. Mas surge uma questão. De certa forma, esta é a pergunta mais importante que você pode fazer a si mesmo: ‘Como posso corresponder ao amor de Jeová?’
1 João 4:19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

O que significa amar a Deus


4. Por que as pessoas estão confusas sobre o que significa amar a Deus?


4 Jeová, o Originador do amor, sabe muito bem que essa qualidade tem o dom de revelar o que há de melhor nas pessoas. Assim, apesar da constante rebeldia da humanidade infiel, ele sempre teve confiança de que alguns humanos corresponderiam ao seu amor. E, de fato, milhões corresponderam. Infelizmente, porém, as religiões deste mundo corrupto deixaram as pessoas confusas sobre o que significa amar a Deus. Muitas pessoas dizem que o amam, mas parecem achar que se trata apenas de um sentimento que se expressa em palavras. O amor a Deus talvez comece dessa forma, assim como o amor do bebê pelos pais se manifesta inicialmente por meio de um sorriso. Mas, no caso dos adultos, o amor envolve mais coisas.

5. Como a Bíblia define o amor de Deus? Por que não deveríamos achar essa definição desagradável?


5 Jeová explica o que significa amá-lo. Sua Palavra diz: “O amor de Deus significa o seguinte: que observemos os seus mandamentos.” Assim, o amor a Deus precisa ser expresso em ações. É verdade que muitas pessoas não acham agradável a ideia de ter de obedecer. Mas o mesmo versículo bondosamente esclarece: “Contudo, os . . . mandamentos [de Deus] não são pesados.” (1 João 5:3) O objetivo das leis e dos princípios de Jeová não é nos oprimir, mas nos beneficiar. (Isaías 48:17, 18) A Palavra de Deus está cheia de princípios que ajudam a nos achegarmos mais a ele. Como? Examinemos três aspectos de nosso relacionamento com Deus: comunicação, adoração e imitação.
1 João 5:3 Pois o amor de Deus significa o seguinte: que obedeçamos aos seus mandamentos; contudo, os seus mandamentos não são pesados,
Isaías 48:17, 18 Assim diz Jeová, seu Resgatador, o Santo de Israel: “Eu, Jeová, sou o seu Deus,Aquele que ensina o que é melhor para você,Aquele que o guia no caminho em que deve andar. 18 Como seria bom se você prestasse atenção aos meus mandamentos! Então a sua paz se tornaria como um rio,E a sua justiça como as ondas do mar.

Comunicação com Jeová


6-8. (a) De que maneiras podemos escutar a Jeová? (b) Como podemos dar vida ao que lemos nas Escrituras?


6 O Capítulo 1 começa com a pergunta: “Consegue se imaginar conversando com Deus?” Vimos que essa não é uma ideia sem cabimento. De fato, Moisés conversou com Jeová. E nós? Atualmente, Ele não envia anjos para conversar com humanos. Mas ainda tem meios excelentes de se comunicar conosco. Como podemos escutar a Jeová?
7 Visto que “toda a Escritura é inspirada por Deus”, escutamos a Jeová quando lemos sua Palavra, a Bíblia. (2 Timóteo 3:16) O salmista incentivou os servos de Deus a fazer essa leitura “dia e noite”. (Salmo 1:1, 2) Isso exige esforço considerável da nossa parte. Mas vale a pena! Como vimos no Capítulo 18, a Bíblia é como uma carta valiosa de nosso Pai celestial. Assim, não devemos encarar a leitura dela como uma obrigação. Devemos dar vida ao que lemos nas Escrituras. Como se faz isso?
2 Timóteo 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça,
Salmo 1:1, 2 Feliz é o homem que não anda segundo o conselho dos maus,Não pisa no caminho dos pecadores,Nem se senta com o grupo dos zombadores. 2 Mas seu prazer está na lei de Jeová,E ele lê a Sua lei em voz baixa dia e noite.

8 Visualize o relato bíblico à medida que lê. Procure encarar os personagens bíblicos como pessoas reais. Tente entender a formação, as circunstâncias e as motivações deles. Daí, analise bem o que lê, fazendo perguntas como: ‘O que esse relato me ensina sobre Jeová? Que qualidades dele ficam evidentes? Que princípio Jeová deseja que eu aprenda e como posso aplicá-lo na vida?’ Leia, medite e aplique. À medida que fizer isso, a Palavra de Deus ganhará vida. — Salmo 77:12; Tiago 1:23-25.
Salmo 77:12 Meditarei em todos os teus atosE refletirei nas tuas ações.
Tiago 1:23-25 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que olha seu próprio rosto num espelho. 24 Pois ele olha para si mesmo, vai embora e logo esquece como ele é. 25 Mas aquele que examina com cuidado a lei perfeita que pertence à liberdade, e continua nela, tornou-se não um ouvinte que facilmente se esquece, mas um cumpridor da obra; e ele será feliz no que faz.

9. Quem faz parte do “escravo fiel e discreto”? Por que é importante prestar atenção a esse “escravo”?


9 Jeová também fala conosco por meio do “escravo fiel e discreto”. Como Jesus predisse, um pequeno grupo de homens cristãos ungidos foi designado para fornecer “alimento no tempo apropriado” durante estes turbulentos últimos dias. (Mateus 24:45-47) Quando lemos publicações preparadas para nos ajudar a obter conhecimento exato da Bíblia e quando assistimos a reuniões e congressos cristãos, estamos recebendo alimento espiritual desse escravo. Visto que se trata do escravo de Cristo, convém pôr em prática as palavras de Jesus: “Prestai atenção a como escutais.” (Lucas 8:18) Escutamos com atenção porque reconhecemos que o escravo fiel é um dos meios que Jeová usa para se comunicar conosco.
Mateus 24:45-47 “Quem é realmente o escravo fiel e prudente, a quem o seu senhor encarregou dos seus domésticos, para lhes dar o alimento no tempo apropriado? 46 Feliz aquele escravo se o seu senhor, quando vier, o encontrar fazendo isso! 47 Digo a verdade a vocês: Ele o encarregará de todos os seus bens.
Lucas 8:18 Portanto, prestem atenção a como escutam; pois àquele que tem, mais será dado, mas daquele que não tem, até mesmo o que imagina ter será tirado.”

10-12. (a) Por que a oração é uma dádiva maravilhosa de Jeová? (b) Como podemos orar de um modo que agrade a Jeová e por que podemos ter certeza de que ele aprecia nossas orações?


10 Mas como nos comunicamos com Deus? Podemos falar com ele? Essa é uma ideia espantosa! Se tentasse obter uma audiência com o governante mais poderoso de seu país a fim de tratar de alguns assuntos pessoais, quais seriam suas chances de sucesso? Em alguns casos, a mera tentativa já seria perigosa. Nos dias de Ester e Mordecai, a pessoa podia ser morta se tentasse aproximar-se do monarca persa sem um convite real. (Ester 4:10, 11) Imagine então nos aproximarmos do Soberano Senhor do Universo, em comparação com quem os mais poderosos humanos “são como gafanhotos”! (Isaías 40:22) Deveríamos nos sentir intimidados? De jeito nenhum!
Ester 4:10, 11 Ester mandou Hataque dar a seguinte resposta a Mordecai: 11 “Todos os servos do rei e o povo das províncias do rei sabem que, se algum homem ou mulher se apresentar ao rei no pátio interno sem ter sido convocado, há uma só lei que se aplica: a pessoa deve ser morta. Ela só continuará viva se o rei lhe estender o cetro de ouro. E já faz 30 dias que não sou convocada à presença do rei.”
Isaías 40:22 Há Alguém que mora acima do círculo da terra,E seus habitantes são como gafanhotos. Ele estende os céus como um véu finoE os estica como uma tenda para morar.

11 Jeová nos deu um meio direto e simples de chegarmos a ele: a oração. Até uma criança pode orar a Jeová com fé, em nome de Jesus. (João 14:6; Hebreus 11:6) Mas a oração nos permite transmitir nossos pensamentos e sentimentos mais complexos e íntimos, até mesmo aqueles que são tão dolorosos que nem sabemos expressar em palavras. (Romanos 8:26) Não adianta nada tentar impressionar Jeová com um vocabulário vasto e sofisticado ou com orações longas e verbosas. (Mateus 6:7, 8) Por outro lado, ele não especifica a duração máxima de nossas orações nem com que frequência podemos fazê-las. Sua Palavra até nos convida a ‘orar incessantemente’. — 1 Tessalonicenses 5:17.
João 14:6 Jesus lhe respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
Hebreus 11:6 Além disso, sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem se aproxima de Deus tem de crer que ele existe e que se torna o recompensador dos que o buscam seriamente.
Romanos 8:26 Do mesmo modo, o espírito também nos ajuda na nossa fraqueza; pois o problema é que às vezes não sabemos o que precisamos pedir em oração, mas o próprio espírito intercede por nós com gemidos não pronunciados.
Mateus 6:7, 8 Quando orar, não diga as mesmas coisas vez após vez, como fazem as pessoas das nações, pois imaginam que serão ouvidas por usarem muitas palavras. 8 Não sejam como elas, porque o seu Pai sabe do que vocês necessitam, antes mesmo de lhe pedirem.
1 Tessalonicenses 5:17 Orem constantemente.

12 Lembre-se de que só Jeová é chamado de “Ouvinte de oração”, e ele escuta com verdadeira empatia. (Salmo 65:2) Será que ele apenas tolera as orações de seus servos fiéis? Não, ele realmente deriva prazer delas. Sua Palavra as compara a incenso que, quando queimado, libera uma nuvem de fumaça de cheiro doce e repousante. (Salmo 141:2; Revelação [Apocalipse] 5:8; 8:4) Não é consolador saber que nossas orações sinceras, de modo similar, ascendem até o Soberano Senhor e lhe agradam? Assim, se quiser se achegar a Jeová, ore a ele humilde e frequentemente, todo dia. Abra seu coração para ele, sem receio. (Salmo 62:8) Fale ao seu Pai celestial sobre suas preocupações e alegrias; expresse seus agradecimentos e louvores. Em resultado disso, o vínculo entre você e ele ficará cada vez mais forte.
Salmo 65:2 2 Ó Ouvinte de oração, a ti virão pessoas de todo tipo.
Salmo 141:2 2 Que a minha oração seja como o incenso preparado diante de ti,Que as minhas mãos erguidas sejam como a oferta de cereais do anoitecer.
Apocalipse 5:8 Quando ele pegou o rolo, as quatro criaturas viventes e os 24 anciãos se prostraram diante do Cordeiro; cada um deles tinha uma harpa e tigelas de ouro cheias de incenso. (O incenso representa as orações dos santos.)
Apocalipse 8:4 Da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso, junto com as orações dos santos.
Salmo 62:8 8 Confie sempre nele, ó povo. Derramem o coração diante dele. Deus é um refúgio para nós. (Selá)


Clique na imagem para Baixar informações completas em arquivos digitais para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

PESQUISAR CONTEÚDO

Custom Search

ADD THIS