Estudo de "A Sentinela" com textos bíblicos | Semana de 10-16 de agosto de 2015

Você pode se manter casto: informações para o estudo pessoal

TEXTOS BÍBLICOS PARA O ESTUDO


(Salmo 12:8) Os maus andam livremente por toda a parte, Porque os filhos dos homens promovem a depravação.
(1 Tessalonicenses 4:3-5) Pois esta é a vontade de Deus: que vocês sejam santos e se abstenham de imoralidade sexual. 4 Cada um de vocês deve saber controlar o seu próprio corpo em santidade e honra, 5 não com paixão desenfreada, ávida, como as nações que não conhecem a Deus.

[ 2 ]

(Tiago 1:14, 15) Mas cada um é provado ao ser atraído e seduzido pelo seu próprio desejo. 15 Então o desejo, quando se torna fértil, dá à luz o pecado; e o pecado, quando consumado, produz a morte.

[ 3 ]

(Gálatas 5:16) Mas eu digo: Continuem andando por espírito, e não executarão nenhum desejo carnal.

[ 4 ]

(Tiago 4:8) Acheguem-se a Deus, e ele se achegará a vocês. Limpem as mãos, ó pecadores, e purifiquem o coração, ó indecisos.
(Salmos 24:3, 4) Quem pode subir ao monte de Jeová, E quem pode ficar de pé no seu lugar santo? 4 Aquele que tem mãos inocentes e coração puro, Que não jurou por Minha vida falsamente, Nem fez um juramento para enganar.
(Salmo 51:6) Sei que sentes prazer quando há verdade no coração da pessoa; Ensina ao meu íntimo a verdadeira sabedoria.
(Filipenses 4:8) Por fim, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é de séria preocupação, tudo que é justo, tudo que é casto, tudo que é amável, tudo de que se fala bem, tudo que é virtuoso e tudo que é digno de louvor, continuem a considerar essas coisas.
(Gênesis 6:5, 6) Assim, Jeová viu que a maldade do homem era grande na terra e viu que toda inclinação dos pensamentos do seu coração era só má, todo o tempo. 6 Jeová lamentou ter feito os homens na terra, e seu coração se entristeceu.

[ 5 ]

(Salmo 19:14) Que as palavras da minha boca e as reflexões do meu coração Sejam agradáveis a ti, ó Jeová, minha Rocha e meu Redentor.
(Salmos 139:23, 24) Examina-me, ó Deus, e conhece o meu coração. Sonda-me e conhece as minhas ansiedades. 24 Vê se há em mim alguma tendência prejudicial, E guia-me no caminho da eternidade.
(Mateus 6:13) E não nos leves à tentação, mas livra-nos do Maligno.’

[ 6 ]

(Salmo 51:10) Cria em mim um coração puro, ó Deus, E põe dentro de mim um espírito novo, firme.
(Salmo 51:12) Devolve-me a alegria da tua salvação; Desperta dentro de mim a disposição de te obedecer.
(Salmo 119:133) Guia os meus passos em segurança com a tua declaração; Que nenhum mal me domine.

[ 7 ]

(Tiago 3:17) Mas a sabedoria de cima é primeiramente pura, depois pacífica, razoável, pronta para obedecer, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem hipocrisia.
(Salmo 19:7) A lei de Jeová é perfeita, renova as forças. As advertências de Jeová são confiáveis, tornam sábio o inexperiente.
(Salmo 19:11) Por meio deles, o teu servo é alertado; Há grande recompensa em guardá-los.
(Salmo 119:9) 9 Como um jovem pode manter puro o seu caminho? Por estar vigilante e agir de acordo com a tua palavra.
(Salmo 119:11) Guardo no coração as tuas declarações, A fim de não pecar contra ti.

[ 8 ]

(Provérbios 5:8) Fique longe dela; Não se aproxime da entrada da sua casa,
(Provérbios 7:1-27) 7 Meu filho, obedeça às minhas declarações E guarde no coração os meus mandamentos. Obedeça aos meus mandamentos e você viverá; Guarde a minha instrução como a menina dos seus olhos. 3 Amarre-os nos seus dedos; Escreva-os na tábua do seu coração. 4 Diga à sabedoria: “Você é minha irmã”, E chame o entendimento de “meu parente”, 5 Para que o protejam da mulher devassa, Da mulher imoral e de suas palavras macias. 6 Da janela da minha casa, Olhei para baixo através da treliça 7 E, ao observar os ingênuos, Vi entre os jovens um rapaz que não tinha bom senso. 8 Ele passou pela rua perto da esquina dela E foi em direção à casa dela 9 No cair da tarde, quando estava anoitecendo, Ao se aproximar a noite e a escuridão. 10 Então vi uma mulher se encontrar com ele, Vestida como prostituta, com astúcia no coração. 11 Ela é escandalosa e insolente. Ela nunca fica em casa. 12 Ora está na rua, ora está nas praças; Fica de emboscada perto de cada esquina. 13 Ela o agarra e lhe dá um beijo; Com um olhar atrevido, diz a ele: 14 “Eu tinha de oferecer sacrifícios de participação em comum; Hoje cumpri os meus votos. 15 Por isso saí para encontrá-lo, Para procurar por você, e o achei! 16 Arrumei a minha cama com colchas finas, De linho colorido do Egito. 17 Borrifei a minha cama com mirra, aloés e canela. 18 Venha, vamos nos embriagar de amor até o amanhecer; Vamos desfrutar juntos das delícias do amor, 19 Pois o meu marido não está em casa; Ele viajou para um lugar distante. 20 Levou uma bolsa de dinheiro E não voltará antes do dia da lua cheia.” 21 Ela o engana com grande persuasão. Ela o seduz com sua conversa suave. 22 Num instante ele vai atrás dela, como um touro levado ao abate, Como um tolo que vai ser punido no tronco, 23 Até que uma flecha lhe atravessa o fígado. Assim como um pássaro que voa para a armadilha, ele não sabe que isso lhe custará a vida. 24 Agora, meus filhos, escutem-me; Prestem atenção ao que eu digo. 25 Não deixe o seu coração se desviar para os caminhos dela. Não se afaste para as suas veredas, 26 Pois ela já tirou a vida de muitos, E os que ela matou são numerosos. 27 Sua casa leva à Sepultura, Desce aos aposentos da morte.
(Provérbios 7:6-27) Da janela da minha casa, Olhei para baixo através da treliça 7 E, ao observar os ingênuos, Vi entre os jovens um rapaz que não tinha bom senso. 8 Ele passou pela rua perto da esquina dela E foi em direção à casa dela 9 No cair da tarde, quando estava anoitecendo, Ao se aproximar a noite e a escuridão. 10 Então vi uma mulher se encontrar com ele, Vestida como prostituta, com astúcia no coração. 11 Ela é escandalosa e insolente. Ela nunca fica em casa. 12 Ora está na rua, ora está nas praças; Fica de emboscada perto de cada esquina. 13 Ela o agarra e lhe dá um beijo; Com um olhar atrevido, diz a ele: 14 “Eu tinha de oferecer sacrifícios de participação em comum; Hoje cumpri os meus votos. 15 Por isso saí para encontrá-lo, Para procurar por você, e o achei! 16 Arrumei a minha cama com colchas finas, De linho colorido do Egito. 17 Borrifei a minha cama com mirra, aloés e canela. 18 Venha, vamos nos embriagar de amor até o amanhecer; Vamos desfrutar juntos das delícias do amor, 19 Pois o meu marido não está em casa; Ele viajou para um lugar distante. 20 Levou uma bolsa de dinheiro E não voltará antes do dia da lua cheia.” 21 Ela o engana com grande persuasão. Ela o seduz com sua conversa suave. 22 Num instante ele vai atrás dela, como um touro levado ao abate, Como um tolo que vai ser punido no tronco, 23 Até que uma flecha lhe atravessa o fígado. Assim como um pássaro que voa para a armadilha, ele não sabe que isso lhe custará a vida. 24 Agora, meus filhos, escutem-me; Prestem atenção ao que eu digo. 25 Não deixe o seu coração se desviar para os caminhos dela. Não se afaste para as suas veredas, 26 Pois ela já tirou a vida de muitos, E os que ela matou são numerosos. 27 Sua casa leva à Sepultura, Desce aos aposentos da morte.

[ 10 ]

(1 Timóteo 5:2) às mulheres idosas, como a mães; às jovens, como a irmãs, com toda a castidade.

[ 11 ]

(Gênesis 39:7, 8) Algum tempo depois, a esposa de seu senhor começou a reparar em José e a dizer: “Deite-se comigo.” 8 Mas ele se recusava e dizia à esposa de seu senhor: “Meu senhor não sabe nem o que há comigo na casa, e tudo o que ele tem entregou aos meus cuidados.
(Gênesis 39:10) Assim, dia após dia ela falava com José, mas ele nunca concordou em se deitar com ela nem em estar com ela.
(Gênesis 39:12) Então ela o agarrou pela roupa e disse: “Deite-se comigo!” Mas ele deixou a roupa nas mãos dela e fugiu para fora.

[ 12 ]

(Mateus 5:28) Mas eu lhes digo que todo aquele que persiste em olhar para uma mulher, a ponto de sentir paixão por ela, já cometeu no coração adultério com ela.
(2 Samuel 11:2) Certo dia, ao anoitecer, Davi se levantou da cama e foi passear pelo terraço da casa do rei. Do terraço ele viu uma mulher tomando banho, e a mulher era muito bonita.

[ 13 ]

(Jó 31:1) 31 “Fiz um pacto com os meus olhos. Portanto, como eu poderia dar atenção imprópria a uma virgem?
(Jó 31:7) Se meus passos se desviaram do caminho, Se meu coração seguiu os meus olhos, Ou se minhas mãos ficaram impuras,
(Jó 31:9) Se meu coração foi seduzido por uma mulher, E fiquei vigiando a porta do meu próximo,
(Tiago 1:21-25) Portanto, abandonem toda imundície e todo vestígio de maldade, e aceitem com brandura a implantação da palavra que é capaz de salvar vocês. 22 Contudo, tornem-se cumpridores da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se com raciocínios falsos. 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que olha seu próprio rosto num espelho. 24 Pois ele olha para si mesmo, vai embora e logo esquece como ele é. 25 Mas aquele que examina com cuidado a lei perfeita que pertence à liberdade, e continua nela, tornou-se não um ouvinte que facilmente se esquece, mas um cumpridor da obra; e ele será feliz no que faz.

[ 15 ]

(Provérbios 18:1) 18 Quem se isola busca seus desejos egoístas; Rejeita toda a sabedoria prática.
(Hebreus 3:12, 13) Cuidado, irmãos, para que nunca se desenvolva em nenhum de vocês um coração mau e sem fé, por se afastarem do Deus vivente; 13 mas continuem a encorajar uns aos outros cada dia, enquanto durar o tempo chamado de “hoje”, para que nenhum de vocês fique endurecido pelo poder enganoso do pecado.

[ 16 ]

(Tiago 5:13-15) Há alguém sofrendo entre vocês? Que ele persista em orar. Há alguém animado? Que ele cante salmos. 14 Há alguém doente entre vocês? Que ele chame os anciãos da congregação, e que eles orem por ele, colocando óleo nele em nome de Jeová. 15 E a oração de fé fará que o doente fique bom, e Jeová o levantará. Também, se ele tiver cometido pecados, será perdoado.

[ 17 ]

(Tiago 1:15) Então o desejo, quando se torna fértil, dá à luz o pecado; e o pecado, quando consumado, produz a morte.
(Salmo 141:5) Se o justo me surrasse, seria um ato de amor leal; Se me repreendesse, seria como óleo sobre a minha cabeça, Que a minha cabeça nunca recusaria. Continuarei orando, mesmo nas suas calamidades.
(Hebreus 12:5, 6) E esqueceram-se totalmente da exortação dirigida a vocês como a filhos: “Meu filho, não menospreze a disciplina da parte de Jeová nem desanime quando é corrigido por ele. 6 Pois Jeová disciplina aqueles a quem ama; de fato, açoita a cada um a quem recebe como filho.”

[ 18 ]

(Salmos 119:5, 6) Como eu desejo me manter firme Para cumprir os teus decretos! 6 Então eu não me envergonharia Ao considerar todos os teus mandamentos.

Clique na imagem para Baixar informações completas em arquivos digitais para Computador, Tablet computer, Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador, Tablet computer, Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador, Tablet computer, Smartphone