domingo, novembro 29, 2015

Estudo de "A Sentinela": Textos bíblicos | 30 de novembro de 2015–6 de dezembro de 2015

ADS

Consegue ver a mão de Deus em sua vida?: Textos bíblicos para o estudo pessoal


30/11/2015 (w 15/10/2015)

[ 2 ]

(Isaías 26:10-11) 10 Mesmo que se mostre favor a quem é mau, Ele não aprenderá a justiça. Mesmo na terra da retidão ele fará o que é mau, E não verá a glória de Jeová. 11 Ó Jeová, tua mão está levantada, mas eles não a veem. Eles verão o teu zelo pelo teu povo, e serão envergonhados. Sim, o fogo reservado para os teus adversários os consumirá.
(3 João 11) 11 Amado, não imite o que é mau, mas imite o que é bom. Quem faz o bem se origina de Deus. Quem faz o mal não viu a Deus.
(Romanos 1:28-29) 28 Como não quiseram reconhecer a Deus, Deus os entregou a um estado mental reprovado, para fazerem coisas que não deviam fazer. 29 E eles estavam cheios de todo tipo de injustiça, impiedade, ganância e maldade, cheios de inveja, assassinato, briga, engano e malícia, eram cochichadores,

[ 3 ]

(Deuteronômio 26:8) 8 Por fim, Jeová nos tirou do Egito com mão poderosa e braço estendido, com atos atemorizantes, e com sinais e milagres.
(Mateus 5:8) 8 “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.

[ 4 ]

(Josué 9:3) 3 Os habitantes de Gibeão também ouviram falar sobre o que Josué havia feito a Jericó e a Ai.
(Josué 9:9-10) 9 Eles responderam: “Seus servos vieram de uma terra bem distante por causa do nome de Jeová, seu Deus, pois ouvimos falar da sua fama e de tudo o que ele fez no Egito, 10 e de tudo o que fez aos dois reis dos amorreus do outro lado do Jordão, a Siom, rei de Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que morava em Astarote.
(Josué 9:1-2) 9 Quando a notícia chegou a todos os reis que ficavam do lado oeste do Jordão, os que estavam na região montanhosa, na Sefelá, ao longo de toda a costa do Grande Mar e em frente ao Líbano — os hititas, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus e os jebuseus —, 2 eles formaram uma aliança para lutar contra Josué e Israel.
(Josué 10:13) 13 Assim, o sol ficou parado e a lua não se moveu até que a nação pôde se vingar dos seus inimigos. Isso não está escrito no livro de Jasar? O sol ficou parado no meio do céu e não teve pressa em se pôr durante cerca de um dia inteiro.
(Josué 11:20) 20 Foi Jeová quem permitiu que seus corações ficassem obstinados para guerrearem contra Israel, a fim de que ele os entregasse à destruição sem ter compaixão. Eles deveriam ser exterminados, assim como Jeová havia ordenado a Moisés.

[ 5 ]

(1 Reis 17:1) 17 E Elias, o tisbita, habitante de Gileade, disse a Acabe: “Tão certo como vive Jeová, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá nem orvalho nem chuva durante estes anos, a não ser que eu ordene!”
(1 Reis 18:22-45) 22 Elias disse então ao povo: “Eu sou o único profeta de Jeová que restou, mas há 450 profetas de Baal. 23 Que eles tragam dois novilhos. Que escolham um novilho, o cortem em pedaços e o coloquem sobre a lenha. Mas eles não devem pôr fogo nele. Eu prepararei o outro novilho e o colocarei sobre a lenha, mas não porei fogo nele. 24 Então invoquem o nome do seu deus, e eu invocarei o nome de Jeová. O Deus que responder enviando fogo mostrará que é o verdadeiro Deus.” E todo o povo respondeu: “O que o senhor disse é bom.” 25 Elias disse então aos profetas de Baal: “Escolham um novilho e preparem-no primeiro, visto que vocês são a maioria. Depois invoquem o nome do seu deus, mas não ponham fogo no novilho.” 26 Assim, pegaram o novilho que tinha sido trazido, prepararam-no e invocaram o nome de Baal desde a manhã até o meio-dia, dizendo: “Ó Baal, responde-nos!” Mas não se ouvia nenhuma voz; ninguém respondia. Eles continuaram a dançar mancando em volta do altar que tinham feito. 27 Por volta do meio-dia, Elias começou a zombar deles e a dizer: “Gritem o mais que puderem! Afinal, ele é um deus! Talvez ele esteja entretido em seus pensamentos ou tenha ido fazer necessidades. Ou talvez esteja dormindo e alguém precisa acordá-lo!” 28 Eles gritavam ao máximo da sua voz e faziam cortes em si mesmos com punhais e com lanças, segundo o seu costume, até ficarem cobertos de sangue. 29 Passou do meio-dia, e eles continuaram em delírio até a hora de se apresentar a oferta de cereais do anoitecer, mas não se ouvia nenhuma voz, ninguém respondia; ninguém prestava atenção. 30 Por fim, Elias disse a todo o povo: “Aproximem-se de mim.” Assim, todo o povo se aproximou dele, e ele restaurou o altar de Jeová que havia sido derrubado. 31 Elias pegou então 12 pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, o qual tinha recebido a seguinte palavra de Jeová: “Israel será o seu nome.” 32 Com essas pedras, Elias construiu um altar em nome de Jeová. Depois fez em volta do altar uma vala, grande o suficiente para se semear dois seás de semente. 33 Em seguida arrumou a lenha, cortou o novilho em pedaços e o pôs sobre a lenha, e disse: “Encham quatro jarros grandes com água e despejem-na sobre a oferta queimada e sobre a lenha.” 34 Então ele disse: “Façam isso outra vez.” E eles o fizeram outra vez. Depois ele disse: “Façam isso pela terceira vez.” E eles o fizeram pela terceira vez. 35 A água correu por todo o altar, e ele encheu também a vala com água. 36 Por volta da hora de se apresentar a oferta de cereais do anoitecer, Elias, o profeta, aproximou-se do altar e disse: “Ó Jeová, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, saiba-se hoje que tu és Deus em Israel, que eu sou o teu servo e que foi segundo a tua ordem que fiz todas essas coisas. 37 Responde-me, ó Jeová! Responde-me, para que este povo saiba que tu, Jeová, és o verdadeiro Deus e que tu estás fazendo o coração deles voltar para ti.” 38 Então desceu fogo da parte de Jeová e consumiu a oferta queimada, a lenha, as pedras e o pó, e secou a água que havia na vala. 39 Quando o povo viu isso, todos se prostraram imediatamente com o rosto por terra e disseram: “Jeová é o verdadeiro Deus! Jeová é o verdadeiro Deus!” 40 Elias disse-lhes então: “Peguem os profetas de Baal! Não deixem escapar nenhum deles!” Eles os pegaram imediatamente, e Elias os fez descer ao rio Quisom e os matou ali. 41 Elias disse a Acabe: “Vá, coma e beba, pois já se ouve o barulho de uma chuva forte.” 42 Então Acabe foi comer e beber, mas Elias subiu ao cume do Carmelo, ajoelhou-se no chão e ficou com o rosto entre os joelhos. 43 Ele disse então ao seu ajudante: “Por favor, vá e olhe na direção do mar.” Portanto ele foi, olhou e disse: “Não há absolutamente nada.” E Elias disse sete vezes: “Volte e olhe de novo.” 44 Na sétima vez o ajudante disse: “Veja! Uma nuvem pequena do tamanho da mão de um homem está subindo do mar.” Elias disse então: “Vá, diga a Acabe: ‘Prepare o seu carro de guerra! Desça para que a chuva não o detenha!’” 45 Nesse meio-tempo, o céu ficou cheio de nuvens escuras, começou a ventar e caiu uma chuva forte. Acabe seguiu no seu carro de guerra para Jezreel.

[ 6 ]

(Josué 9:3) 3 Os habitantes de Gibeão também ouviram falar sobre o que Josué havia feito a Jericó e a Ai.
(Josué 9:9-10) 9 Eles responderam: “Seus servos vieram de uma terra bem distante por causa do nome de Jeová, seu Deus, pois ouvimos falar da sua fama e de tudo o que ele fez no Egito, 10 e de tudo o que fez aos dois reis dos amorreus do outro lado do Jordão, a Siom, rei de Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que morava em Astarote.

[ 7 ]

(Josué 2:9-13) 9 Ela lhes disse: “Sei que Jeová lhes dará esta terra e que estamos com medo de vocês. Todos os habitantes desta terra estão desanimados por sua causa. 10 Pois soubemos como Jeová secou as águas do mar Vermelho diante de vocês quando saíram do Egito, e o que fizeram aos dois reis dos amorreus, Siom e Ogue, que vocês entregaram à destruição do outro lado do Jordão. 11 Quando soubemos disso, ficamos desanimados; perdemos a coragem por causa de vocês, pois Jeová, seu Deus, é Deus nos céus, em cima, e na terra, embaixo. 12 Agora, por favor, jurem-me por Jeová que, por eu ter demonstrado bondade para com vocês, vocês também demonstrarão bondade para com os da casa do meu pai. Deem-me um sinal de que agirão com boa-fé. 13 Poupem a vida do meu pai, da minha mãe, dos meus irmãos, das minhas irmãs e de todos os que lhes pertencem; e livrem-nos da morte.”
(Josué 4:23-24) 23 quando Jeová, seu Deus, secou as águas do Jordão diante deles até que o tivessem atravessado, assim como Jeová, seu Deus, havia feito com o mar Vermelho quando o secou diante de nós até que o tivéssemos atravessado. 24 Ele fez isso para que todos os povos da terra saibam como a mão de Jeová é poderosa, e para que vocês sempre temam a Jeová, seu Deus.’”

[ 8 ]

(1 Reis 18:39) 39 Quando o povo viu isso, todos se prostraram imediatamente com o rosto por terra e disseram: “Jeová é o verdadeiro Deus! Jeová é o verdadeiro Deus!”

[ 9 ]

(Efésios 1:18) 18 Ele iluminou os olhos do coração de vocês, para que saibam a que esperança ele os chamou, quais são as gloriosas riquezas que ele reserva como herança para os santos

[ 10 ]

(Salmos 53:2) 2 Mas Deus olha para baixo, desde o céu, para os filhos dos homens, Para ver se alguém tem entendimento, se alguém está buscando a Jeová.

[ 11 ]

(2 Coríntios 4:7) 7 No entanto, temos esse tesouro em vasos de barro, para que o poder além do normal seja o de Deus, e não o de nós mesmos.
(Salmos 37:23-24) 23 Jeová guia os passos do homem Quando tem prazer no seu caminho. 24 Mesmo que ele caia, não ficará prostrado, Pois Jeová o segura pela mão.

[ 12 ]

(Salmos 44:25-26) 25 Pois fomos rebaixados até o pó; Nosso corpo está colado no chão. 26 Levanta-te em nosso auxílio! Livra-nos por causa do teu amor leal.
(Isaías 41:10) 10 Não tenha medo, pois estou com você. Não fique ansioso, pois eu sou o seu Deus. Vou fortalecê-lo, sim, vou ajudá-lo. Vou segurá-lo firmemente com a minha mão direita de justiça.’
(Isaías 41:13) 13 Pois eu, Jeová, seu Deus, seguro a sua mão direita; Sou aquele que lhe diz: ‘Não tenha medo. Eu o ajudarei.’

[ 13 ]

(Filipenses 1:7) 7 É justo que eu pense assim a respeito de todos vocês, pois os tenho no meu coração, sim, vocês que participam comigo na bondade imerecida, tanto nas correntes que me prendem como em defender e estabelecer legalmente as boas novas.
(Isaías 54:17) 17 Nenhuma arma fabricada contra você será bem-sucedida, E você condenará toda língua que acusar você num julgamento. Essa é a herança dos servos de Jeová, E a justiça deles procede de mim”, diz Jeová.
(Isaías 59:1) 59 Vejam! A mão de Jeová não é curta demais para salvar, E o seu ouvido não é tão surdo que não possa ouvir.

[ 14 ]

(Mateus 24:14) 14 E estas boas novas do Reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
(Atos 1:8) 8 Mas, quando o espírito santo vier sobre vocês, receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até a parte mais distante da terra.”
(1 Coríntios 14:25) 25 Os segredos do seu coração serão então revelados, de modo que ele se prostrará com o rosto por terra e adorará a Deus, declarando: “Deus está realmente entre vocês.”
(Isaías 66:14) 14 Vocês verão isso, e seu coração se alegrará, Seus ossos se encherão de vigor como a relva verde. E a mão de Jeová será revelada aos seus servos, Mas ele ficará indignado com os seus inimigos.”

[ 15 ]

(1 Reis 19:1-4) 19 Acabe contou então a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como ele tinha matado todos os profetas à espada. 2 Em vista disso, Jezabel enviou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: “Que os deuses me castiguem, e que o façam severamente, se amanhã, até esta hora, eu não fizer com você o mesmo que você fez com cada um daqueles profetas!” 3 Então ele ficou com medo. Por isso, fugiu imediatamente para salvar a sua vida. Ele chegou a Berseba, que fica em Judá, e deixou o seu ajudante ali. 4 Em seguida, entrou no deserto e caminhou durante um dia. Ao encontrar uma giesta-das-vassouras, sentou-se debaixo dela e pediu para morrer. Ele disse: “Já chega! Agora, ó Jeová, tira a minha vida, pois não sou melhor do que os meus antepassados.”
(1 Reis 19:14-18) 14 Ele respondeu: “Tive um zelo muito grande por Jeová, o Deus dos exércitos, pois o povo de Israel abandonou o teu pacto, derrubou os teus altares e matou os teus profetas à espada, e eu fui o único que sobrou. Agora eles estão querendo tirar a minha vida.” 15 Jeová disse-lhe: “Volte, e vá ao deserto de Damasco. Ao chegar, você deve ungir Hazael para ser rei da Síria. 16 E você deve ungir Jeú, neto de Ninsi, para ser rei de Israel, e deve ungir Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para ser profeta no seu lugar. 17 Quem escapar da espada de Hazael, Jeú matará; e quem escapar da espada de Jeú, Eliseu matará. 18 E ainda tenho 7.000 em Israel, todos os que não se ajoelharam diante de Baal e que não o beijaram.”

[ 16 ]

(Jó 42:3-6) 3 Tu disseste: ‘Quem é este que está obscurecendo os meus propósitos sem ter conhecimento?’ É verdade, eu falei sem entendimento Sobre coisas maravilhosas demais para mim, que eu não conheço. 4 Tu disseste: ‘Ouça, por favor, e eu falarei. Eu lhe farei perguntas, e você me informará.’ 5 Ouvi falar a teu respeito, Mas agora te vejo com os meus próprios olhos. 6 É por isso que retiro o que eu disse, E me arrependo em pó e cinzas.”

[ 17 ]

(Hebreus 13:5) 5 Que o seu modo de vida seja livre do amor ao dinheiro; fiquem satisfeitos com as coisas que têm. Pois ele disse: “Eu nunca deixarei você e nunca o abandonarei.”

[ 19 ]

(Mateus 5:8) 8 “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
(2 Coríntios 4:2) 2 Pelo contrário, renunciamos às coisas vergonhosas, feitas em segredo, e não andamos com astúcia nem adulteramos a palavra de Deus; mas, tornando conhecida a verdade, nós nos recomendamos a toda consciência humana diante de Deus.

Clique na imagem para Baixar informações completas em arquivos digitais para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Conteúdo recomendado