Bramanismo › Origens


Definição e Origens

por Nikul Joshi
publicado em 02 de setembro de 2016

Om (Duncan Creamer)
O brahmanismo é uma ideologia e um modo de vida, originários da história dos Vedas, muitas vezes chamados de filosofia, praticados com base em crenças inferidas específicas. A crença fundamental e fundamental do brahmanismo define Brahman e seu elemento impessoal que foi capturado pela primeira vez pelos Rishis que compilaram os Vedas. "O que existia antes da criação, o que constitui o todo existente, e aquele em que toda a criação se dissolve é o Brahman todo-penetrante, e o ciclo de criação, sustento e destruição do universo é infinito". (Kena Upanishad)

BRAHMAN, O INTELECTO UNIVERSAL

A era védica prosperou de 1500 aC até 500 aC no norte da Índia, em ambos os lados do rio Indus. O vale do Indus foi civilizado pelos arianos - os "nobres" - que adoravam a natureza. Os Vedas originalmente acreditavam no conceito de Sanatana Dharma (ordem eterna de vida), onde a natureza era adorada com rituais e louvores, que supostamente faz parte significativa dos Vedas. Os Vedas originaram a ideologia de Brahman, que se tornou o tema central daqueles que seguem os Vedas e seus princípios.
O que não pode ser expresso pela fala, mas pelo qual o discurso é expresso - Isso é conhecido como Brahman e não o que as pessoas aqui adoram.
O que não pode ser apreendido pela mente, mas pelo qual, eles dizem, a mente é apreendida. Isso é conhecido como Brahman e não o que as pessoas aqui adoram.
O que não pode ser percebido pelo olho, mas pelo qual o olho é percebido - Isso é conhecido como Brahman e não o que as pessoas aqui adoram.
O que não pode ser ouvido pelo ouvido, mas pelo qual a audição é percebida - Isso é conhecido como Brahman e não o que as pessoas aqui adoram. (Kena Upanishad)
Brahman como a Realidade Suprema, o Intelecto Universal que é infinito, sem começo, meio e final é um conceito metafísico que constitui a base do brahmanismo. O brahmanismo é considerado o antecessor do hinduísmo. O brahmanismo é o tema central e a crença de seguidores védicos, seus pensamentos e conceito filosófico que originam a crença e a conduta primária e sócio-religiosa no hinduísmo.
Uma vez que a inferência e a percepção de Brahman foram apresentadas pelos Rishis, aqueles que mais tarde se tornaram fiéis seguidores do brahmanismo, foram considerados, segundo alguns, como castrados e castigos sacerdotais e chamados Brahmanes. Duplicaram a ideologia através dos ensinamentos e da realização dos rituais, e assim o brahmanismo passou a ser praticado com vigor e determinação inabalável. O brahmanismo, como alguns pesquisadores afirmam, também disse ter obtido o nome dos Brahmanes, que realizaram os rituais védicos. Além disso, um sacerdote Brahman é aquele que está sempre absorvido nos pensamentos do Brahman eterno. O brahmanismo, no entanto, continua a ser a ideologia mais procurada que desconhece as habilidades de interpretação dos preceptores mais sábios e dos estudiosos superiores e, até hoje, continua sendo um mistério inesperado.

CONCEITOS BÁSICOS DO BRAHMANISMO

Os conceitos fundamentais do brahmanismo estão significativamente alinhados com a metafísica, questionando o que é realmente real, a validade do tempo, do ser, da consciência e a origem e base de toda existência. Muitos estudiosos, como arqueólogos, geólogos, indólogos e filólogos, se refugiaram nos escritos dos Vedas, especialmente no conceito de Brahman, uma vez que está diretamente relacionado aos seres humanos e sua origem.
Brahman como o todo-penetrante, todo-eterno, e a principal causa de "tudo o que se move e não se move", constitui uma grande aceitação no brahmanismo. Reside na crença de que tudo o que já existiu, que existe agora, e que vai existir é um evento minúsculo na realidade eterna universal, chamada Brahman. O Atman - a alma - é o segundo conceito mais importante no brahmanismo. O Atman é considerado a fonte de toda a vitalidade entre os seres humanos. A alma de um ser vivo é considerada própria como o próprio Brahman, levando à crença de que um humano que encarna a alma não é outro senão Brahman e tem todos os atributos de Brahman. A alma, assim identificada como idêntica à Alma Suprema que permeia tudo, forma uma crença significativa no brahmanismo. A Alma Suprema, que nunca nasceu ainda é o motivo do nascimento de todos, constitui o princípio subjacente no brahmanismo, que se expandiu após a inferência de Brahman.

Uma gota de água (Atman)

Uma gota de água (Atman)

Uma alma é considerada como a mesma coisa com a Alma Suprema, que é nada além de Brahman. Essa crença mostra a influência do brahmanismo no budismo, no jainismo e no hinduísmo. O hinduísmo hoje é considerado nada menos que a progênie ou uma ramificação do brahmanismo, uma vez que os hindus receberam o nome do rio Indus, nas margens dos quais, os arianos praticavam os Vedas. Por isso, os hindus seguindo os Vedas e sua crença Brahman foram vistos como as primeiras hélices do hinduísmo.

INFLUÊNCIA E INTERPRETAÇÕES

A influência famosa mas mais enraizada do brahmanismo é vista no hinduísmo, no sentido e na medida em que os hindus não distinguem entre o brahmanismo eo hinduísmo. Os brâmanes, uma casta sacerdotal privilegiada para praticar os rituais védicos são os portadores da implementação baseada na performance da ideologia. Eles realizam rituais e sacrifícios descritos nos Vedas, incluindo adoração e louvor das forças da natureza. O brahmanismo hoje é um sistema de crenças bem pesquisado entre os cosmólogos que tentam decifrar a complexidade do universo e sua provável origem.

O BRAHMANISMO ESTÁ CONECTADO E PREOCUPADO COM AS FORÇAS DA NATUREZA, A ORIGEM DO HUMANKIND E O MISTERIO INHERENTE ASSOCIADO A CADA CRIATURA.
O budismo e o jainismo foram considerados como ramificações do brahmanismo em termos de sua ideologia e crenças de princípios, mas eles o ajustaram às suas próprias interpretações. Um dos seguintes brahmanismos é mais provável de acreditar inquestionavelmente no conceito de renascimento dos seres humanos porque a alma encarnada pela carne humana logo se refugiaria em um novo corpo, um novo avatar, para realizar seus desejos insatisfeitos. O budismo não acredita no conceito de renascimento, mas interpretou o brahmanismo para o conforto de que tudo o resto é a nulidade no universo, exceto o Brahman que existe e é eterno. Os budistas também desafiam e rejeitam a crença de uma alma humana, afirmando que há uma alma viva inegável, e os humanos não encarnam uma alma, mas estão cheios de sofrimento, constituindo sua impermanência. Da mesma forma, o Jainismo adota outra interpretação do brahmanismo e coloca sua confiança na existência da alma, da matéria, do tempo, do espaço, do dharma e do Adharma. Em contraste, o brahmanismo acredita na unicidade de todos os seres e de todos os elementos, formando a entidade do Brahman, sem qualquer propriedade ou atributos. Assim, o budismo e o jainismo, embora considerados como ramos, se desviaram da crença principal do brahmanismo e formularam seu próprio entendimento.
O brahmanismo tem um apelo muito mais intelectual do que outras ideologias / religiões, pois está ligado e relacionado com as forças da natureza, a origem da humanidade e o mistério inerente associado a toda criatura. Vedanta é uma das tradições mais influenciadas ou forças ideológicas que emergiram do brahmanismo. Ele coloca sua crença na não dualidade e evita tudo o que propõe a dualidade da existência, assim chamada como Advaita (não-dualismo). Dvaita (dualismo) no Vedanta, também foi influenciada pelo brahmanismo e tem uma seita de seguidores. Além disso, o Yoga, uma grande e crescente prática e disciplina espiritual, também tem sido influenciada pela filosofia do brahmanismo. A filosofia de Samkhya, confiando nos três elementos de percepção, inferência e testemunho de escrituras confiáveis para obter conhecimento, ganhou influência significativa do brahmanismo sobre o conhecimento do conhecimento e a conduta está regulamentada.

Artigo baseado em informações obtidas dessas fontes:

Conteúdos Recomendados