Bhagavad Gita › Origens


Definição e Origens

por Cristian Violatti
publicado em 05 de setembro de 2013

Arjuna durante a batalha de Kurukshetra (Desconhecido)
O Bhagavad Gita é um antigo texto indiano que se tornou um importante trabalho de tradição hindu em termos de literaturae filosofia. As primeiras traduções deste trabalho do sânscrito para o inglês foram feitas em 1795 CE por Sir Charles Wilkins. O nome Bhagavad Gita significa "a música do Senhor". É composto como um poema e contém muitos tópicos importantes relacionados à tradição intelectual e espiritual indiana. Embora seja normalmente editado como um texto independente, o Bhagavad Gita tornou-se uma seção de um enorme epico indiano chamado "O Mahabharata ", o maior épico indiano. Há uma parte no meio deste longo texto, consistindo em 18 capítulos breves e cerca de 700 versos: esta é a seção conhecida como o Bhagavad Gita. Também é referido como o Gita, para abreviar.

AUTORIZAÇÃO E ORIGEM

O Bhagavad Gita foi escrito em algum ponto entre 400 aC e 200 CE. Como os Vedas e os Upanishads, a autoria do Bhagavad Gita não está clara. No entanto, o crédito para este texto é tradicionalmente dado a um homem chamado Vyasa, que é mais uma lenda do que uma figura histórica real; Por isso, Vyasa foi comparado a Homero, a grande figura da poesia épica do antigo grego.
Sugeriu-se que o Bhagavad Gita era originalmente um texto independente, exceto pelo primeiro capítulo, o Bhagavad Gitanão desenvolve a ação do Mahabharata. Além disso, o Bhagavad Gita está em desacordo com o estilo geral e conteúdo do Mahabharata. Uma vez que o Gita acabou, a narração do Mahabharata retoma.
O Gita foi escrito durante uma época de mudanças sociais importantes na Índia, com os reinos crescendo, aumentando a urbanização, mais atividade comercial e conflito social semelhante ao que aconteceu quando o Jainismo e o Budismo sedesenvolveram. Este antigo texto indiano trata da busca de serenidade, calma e permanência em um mundo de mudanças rápidas e como integrar os valores espirituais na vida comum.

TEMA, PARCELA E CONFIGURAÇÃO

Em torno do tempo em que o Gita foi escrito, o ascetismo foi visto na Índia como a vida espiritual ideal. Ascéticos de diferentes seitas junto com Jains e Budistas concordaram que deixar tudo para trás (família, posses, ocupações, etc.) foi a melhor forma de viver de forma significativa.

VOCÊ NUNCA NASCIDO; VOCÊ NUNCA MORRERÁ. VOCÊ NUNCA MUDOU; VOCÊ PODE NUNCA MUDAR. BHAGAVAD GITA
O Bhagavad Gita gira em torno das seguintes questões: como alguém pode viver uma vida espiritualmente significativa sem se retirar da sociedade? O que alguém que não quer abandonar as obrigações familiares e sociais faz para viver do jeito certo? O Gita desafia o consenso geral de que apenas os ascetas e os monges podem viver uma vida espiritual perfeita através da renúncia e enfatiza o valor de uma vida espiritual ativa.
A trama do Gita baseia-se em dois conjuntos de primos que competem pelo trono: os Pandavas e os Kauravas. A diplomacia falhou, então os dois exércitos de clãs se encontram em um campo de batalha para resolver o conflito e decidir qual lado vai ganhar o trono. Esta é uma batalha importante e ocorre em Kurukshetra, "o campo dos Kurus", no estado moderno de Haryana na Índia.
Arjuna, o grande arqueiro e líder dos Pandavas, é membro da casta Kshatriyas (a casta dos governantes dos guerreiros).Ele olha para seus oponentes e reconhece amigos, parentes, ex-professores e, finalmente, razões para que controlar o reino não vale o sangue de todos os seus entes queridos. Emocionalmente oprimido, Arjuna cai, afastando seu arco e flechas e decide sair. Ele prefere se retirar da batalha; ele prefere a inação em vez de ser responsável pela morte das pessoas que ele ama.

Pandavas

Pandavas

Seu motorista de carruagem é o deus Vishnu, que assumiu a forma de Krishna. Krishna vê Arjuna parando e começa a persuadir Arjuna de que deve cumprir seu dever como guerreiro e engajar o inimigo. O Bhagavad Gita é apresentado como uma conversa entre Arjuna e Krishna, um homem e um deus, um buscador e um conhecedor.

A MENSAGEM DO BHAGAVAD GITA

Arjuna está preocupado em entrar na batalha e destruir sua própria família, então Krishna começa por explicar cinco razões pelas quais Arjuna não deve ser incomodado por isso. Essencialmente Krishna mostra a Arjuna por que ele não receberá karma ruim de participar da guerra.
A primeira razão que Krishna menciona é que, porque Atman (o self) é eterno, é um erro pensar que alguém pode realmente matar alguém. O que realmente acontece é que as pessoas são enviadas para o próximo estágio de reencarnação.
[Krishna falando] Um acredita que ele é o matador, outro acredita que ele é o matado. Ambos são ignorantes;Não há assassino nem morto. Você nunca nasceu; você nunca morrerá. Você nunca mudou; você nunca pode mudar. Por nascer, eterno, imutável, imemorial, você não morre quando o corpo morre. ( Bhagavad Gita 2: 19-20)
Outra razão pela qual Arjuna deve lutar é por causa da honra e do dever, também referido como dharma ou dever de molde.Arjuna é membro da classe guerreira; A batalha é a própria razão de sua existência. Não é pecaminoso cumprir seu dever na vida.
A terceira razão que Krishna dá é que a inação é impossível. Retirar-se da batalha é em si uma decisão consciente; não escolher ainda é uma escolha. Isso é, de certa forma, uma crítica de algumas visões do mundo, como o ascetismo, que afirmam que deixar tudo para trás é a inação: retirar-se da sociedade é sempre um ato deliberado.
Outra razão dada por Krishna é que a fonte do mal não está em ações, mas em paixão e desejos, as intenções por trás das ações. Isso traz o diálogo para o último motivo.

Krishna manifestando toda a sua glória a Arjuna

Krishna manifestando toda a sua glória a Arjuna

O quinto e último motivo é que existem maneiras de agir onde podemos fazer o que temos que fazer sem ter um karma ruim.No Bhagavad Gita, Krishna explica três maneiras.
O primeiro caminho é Jnana yoga (o caminho do conhecimento). Essa idéia é baseada nos Upanishads e sustenta que a vida e a morte não são reais. A personalidade não é senão uma ilusão. Tudo o que vemos são manifestações da unicidade. Uma vez que percebemos que a unidade está por trás de todas as coisas, podemos escapar do mau carma da atuação.
[Krishna falando] Estou sempre presente para aqueles que me conheceram em cada criatura. Vendo toda a vida como minha manifestação, nunca estão separados de mim. ( Bhagavad Gita 6:30)
O segundo caminho é Bhakti yoga (o caminho da devoção). Isto em uma idéia desenvolvida em grande detalhe no hinduísmo e sustenta que nossas ações podem ser dedicadas a Krishna ao entregar nossa vontade a ele, e ele assumirá qualquer karma ruim.
O terceiro caminho é Karma yoga ("o caminho da ação" ou "o caminho das obras"). A idéia por trás do Karma Yoga é agir sem apego; em outras palavras, agir sem estar tão preocupado com o resultado de nossas ações. De acordo com este ponto de vista, se agimos de forma a não se apegar aos frutos de nossas ações, podemos ser mais eficazes. Às vezes, emoções como medo, constrangimento ou ansiedade podem interferir no resultado do que fazemos.
[Krishna falando] Não agitado pelo sofrimento nem ansia pelo prazer, eles vivem livres de luxúria, medo e raiva.Estabelecidos na meditação, são verdadeiramente sábios. Encadernado não mais por apegos egoístas, eles não são exaltados pela boa sorte nem deprimidos pelo mal. Tais são os videntes. "( Bhagavad Gita 2: 56-57)
[Krishna falando] Pensando em objetos, o apego a eles é formado em um homem. Do desejo de anseio, e da crescente raiva cresce. Da raiva vem a ilusão, e da perda de ilusão da memória. Da perda da memória vem a ruína do entendimento, e da ruína do entendimento ele perece. ( Bhagavad Gita 2: 62-63)
Cada uma dessas três formas de atuar sem obter maus karma é adequada para pessoas ou castas diferentes. Os sacerdotes seguiriam o caminho do conhecimento; camponeses, comerciantes e plebeus podem estar inclinados ao caminho da devoção; Os guerreiros se identificariam com o modo de ação. Finalmente, Arjuna decide obedecer a Krishna se envolvendo na batalha e, no final, os Pandavas recuperam o controle do reino.

Krishna

Krishna

A INFLUÊNCIA DO BHAGAVAD GITA

Nenhum outro texto indiano atraiu mais atenção de estrangeiros do que o Bhagavad Gita. Figuras importantes, como Mahatma Gandhi, mantinham o Gita como seu principal livro de referência.
O físico Robert Oppenheimer observou a explosão maciça e o flash ofuscante da nuvem de cogumelos do primeiro teste de bomba atômica no Novo México. Oppenheimer então afirmou que, quando viu isso, dois versículos do Gita vieram à sua mente:
Se uns mil sóis elevassem no céu ao mesmo tempo, o incêndio de sua luz se assemelharia ao esplendor desse espírito supremo. ( Bhagavad Gita 11:12)
Eu sou o tempo, o destruidor de todos; Eu vim consumir o mundo [...]. ( Bhagavad Gita 11:32)
Este livro antigo que contém uma mensagem que pode ser considerada angustiante ou inspiradora ainda aborda algumas das preocupações que temos hoje, e sua mensagem se espalhou por toda a Ásia e em todo o mundo.

Artigo baseado em informações obtidas dessas fontes:
https://www.ancient.eu/Bhagavad_Gita/

Conteúdos Recomendados