Biografia de Amado Nervo

(27/08/1870 - 1919/05/24)

Amado Nervo
Poeta e escritor mexicano

Ele nasceu em 27 de agosto de 1870 em Tepic (Nayarit). Descendente de uma família espanhola que se estabeleceram em San Blas.

Sua instrução primária torna às escolas modestas de sua cidade natal. Seu pai morreu quando ele tinha nove anos, e sua mãe o mandou para um pai escola romanos, minhas, Michoacan, que então gozava de certa fama. Nesta escola e em seguida no seminário de Zamora, Michoacán, ele fez seus estudos preparatórios.

Ele queria seguir a carreira de advogado e estudou dois anos herança paterna rápido quebrantamento obrigou-o a retornar ao Tepic e colocados para trabalhar ajudar sua família e que pouco permaneceu que era grande. Mais tarde, à procura de melhor destino, ele foi para Mazatlan, onde ele escreveu seus primeiros artigosno correio da tarde . Mais tarde, ele viaja para a Capital (1894) e lá os esforços e conseqüentes penalidades, gerenciado de forma.

Ele entrou para o corpo diplomático; Ele era embaixador de seu país em Madrid (Espanha) e Montevidéu (Uruguai). Em 1894, transferiu-se para a cidade do México, onde conheceu Manuel Gutiérrez Nájera e com ele fundou a revista azul.

Sua primeira obra, o romance o bacharel (1895) apresenta características naturalistas, e em seus primeiros livros de poemas, pérolas negras e místicas (1898), já aparecem características modernistas. É neste momento quando ele também fundou a revista moderna. Ele é enviado para a Exposição Universal de Paris em 1900. Lá ele conhece pessoalmente a Verlaine, Wilde e Rubén Darío. Escreve contos, livros, ensaios, principalmente poemas coletados no livro de Êxodo e as flores do caminho (1902) de viagens.

Em 1901, ele conheceu o grande amor da sua vida, Ana Cecilia Luisa Dailliez, que perdeu a vida em 7 de janeiro de 1912. Sua religiosidade é manifestada em obras como os jardins interiores (1905), em voz baixa (1909), serenidade (1914), elevação (1917) e plenitude (1918). Sua obra-prima é ainda amado (1922), publicado postumamente, inspirado pela morte de Ana Daillez.

Amado Nervo morreu na cidade de Montevidéu, Uruguai, em 24 de maio de 1919, no Park Hotel, onde ele vivia, sendo o chefe da missão diplomática do México, no Uruguai.

Obras

A despedida de solteiro, romance (1895)
Pérola negra, poesia (1896)
Mística, poesia (1898)
Poemas, (1901)
O êxodo e as flores da estrada, poesia (1902)
Heróica Lira, poesia (1902)
Os jardins interiores, poesia (1905)
Almas que passam, (1906)
Em voz baixa, poesia (1909)
Juana de Asbaje, Sor Juana Inés de la Cruz (1910)
Serenidade, poesia (1912)
Minhas filosofias, ensaio (1912)
Elevação, poesia (1916)
O diabo altruísta, romance (1916)
Plenitude, (1918)
O lago de lótus, poesia (1919)
O Arqueiro divino, poesia (1919)
As varandas, romance (1922)
Ainda amada, poesia, (1922)

OH CRISTO!
Amado Nervo

Não existe dor humana que não é
minha dor;
Já nenhum olhos chorar, agora não
aflição de alma, sem o qual eu eu
traste e chorar;
meu coração já é fiel lâmpada de
todas as vigílias,
Oh Christ!
Em vão procuro a profunda
recantos do meu ser
para encontrar algum ódio: ninguém
Você já pode me machucar, mas de piedade e
amor. Todas são-me, eu sou tudo
Oh Christ!

Que as mercadorias importadas ou males! Para mim
todos são reais.

A rosa tem espinhos: para mim só
Dá rosas.
Rosas da paixão? -O que importa! Rosas
Essência celestial, roxa como
sangue que derramou por nós,
Oh Christ!

Conteúdos Recomendados