Definição de Formato | Conceito e Significado de Formato

Significados, definições, conceitos de uso diário

Francês (format) ou formato italiano, o formato do termo refere-se ao tamanho e medições de uma folha de papel, uma fotografia, uma mesa, etc. Exemplos: "você vai imprimir esses documentos em formato A4. Eu tenho que apresentá-las ao prefeito,"«manual é em formato de livro, portanto precisamos de uma pasta maior para armazenamento", "Fabien deu-me um quadro para formatar 13 × 18.
Os tamanhos de papel mais populares são aqueles padronizados em 1922 pelo padrão DIN 476 de uma instituição alemã. Esta norma tem servido de base para um equivalente internacional (ISO 216), apesar de muitos outros países ainda usam sistemas tradicionais.
Os formatos reconhecidos pela norma ISO 216 são divididos em três grupos (A, B e C), com tamanhos variando de 0 a 10. O jornal mais popular do tamanho do mundo é tamanho A4 (i.e., série tamanho 4, equivalente a 210 x 297 mm).
Nos Estados Unidos e alguns países da América Latina, os formatos incluindo aquela carta (carta), Legal (Legal) e contabilidade são os mais utilizados.
Todas as características técnicas e formais de uma televisão ou rádio e um programa de artigo de jornal é também conhecido sob a designação de formato: "atriz anunciou que vai frequentar uma série mexicana em formato de história em quadrinhos", "Eu amo os programas de rádio de formato de revista", "Eu acho que terá que mudar o formato da revista, se você quer atrair mais patrocinadores".
Em matéria de tecnologia da informação, um formato é uma estrutura particular que permite que o computador converter a informação em código binário e vice versa. Os formatos JPEG (imagem), vídeo (AVI) e DOC (arquivo de texto) são os mais famosos.
Publicado para fins educacionais

Conteúdos Recomendados