Definição de Dívida | Conceito e Significado de Dívida

Significados, definições, conceitos de uso diário

Dívida é um conceito originário do latim (debĭta). Seu significado refere-se à exigência de que um tem que pagar, reembolsar ou algo (normalmente dinheiro) encontrar alguém. Exemplos: "Estou muito preocupado porque não sei como vou pagar minhas dívidas," "Eu tenho uma dívida de 2.000 euros que devo a Jean Marc", "a coisa mais importante para evitar problemas financeiros, o que é para não incorrer em dívidas.
Existem diferentes tipos de dívidas, de acordo com suas características. Dívida pública é o estado e que é reconhecida por títulos com juros. Dívida pública pode ser externa (quando é pago no exterior com moeda estrangeira), doméstico/interno (que é paga em seu próprio país com moeda nacional), consolidado (em perpetuidade, com títulos que geram uma renda fixa) ou variável (termo fixo ou objecto de acordo), entre outras classificações.
Para os cidadãos, as dívidas são contas a pagar. Deve partir do momento em fez um empréstimo ou adquiridos bens em prestações ou mora. Se uma pessoa adquire uma televisão e pagar apenas 50%, a outra metade para ser resolvido até o próximo mês, ela vai ter grande uma dívida.
O conceito de dívida também está vinculado a uma obrigação moral que é devida a alguém: "você salvou minha vida: Estou em dívida com você", "para ser franco, sinto que estou em dívida com a Daniela, porque eu não podia evitar," "você ajudou a mim e a meu filho, eu tenho trabalhado com sua: há sem dívidas entre nós.
Publicado para fins educacionais

Conteúdos Recomendados