Definição de Deslizamento | Conceito de Deslizamento


Significado de Deslizamento

Lapsus é uma palavra latina que pode ser traduzida por "maluco". O conceito é usado para descrever o erro ou a falha produzido por um descuido. Exemplos: "Desculpe-me, mas não me lembro seu nome, tive um deslize da língua", "o lapsus do Ministro rir os presentes", "minha avó tinha um deslize e manteve o sabão no congelador.
Muitas vezes ouvimos o deslizamento do termo por uma escritura perdida (ou mesmo uma falha ou falha), significa um ato que expressa algo diferente ou, ao contrário do que queria expressar a pessoa. O deslizamento, a este respeito, pode ser uma expressão verbal, um gesto ou ação.
Para Sigmund Freud, o deslizamento ocorre quando o que está dizendo que a pessoa está em conflito com um pensamento ou um desejo inconsciente de si mesmo. Embora o ato não atendido é exposto em seu próprio evento, entenda que a razão para o deslizamento pode ser complicada, porque a explicação geralmente não é acessível ao nível de consciência.
Tomemos o exemplo de um congressista do candidato que fez um discurso para tentar seduzir eleitores. Ele quer se mostrar como alguém honesto como parte de um novo partido político. O requerente é buscando destacar a honestidade dele e disse: "Eu garanto que se eu for eleito, haverá aumento de corrupção. Claro, sua intenção era enfatizar: "Eu garanto que se eu for eleito, não coloque a corrupção. Um deslizamento levou a cometer esse erro que poderia ser interpretado como uma manifestação do inconsciente do que ele acha que vai acontecer se ele ganhar as eleições.
Publicado para fins educacionais
Significados, definições, conceitos de uso diário

Conteúdos Recomendados