Destaques da Bíblia: 1 Samuel 16-18 > Escola do Ministério Teocrático

Escola do Ministério Teocrático - Informações para o estudo pessoal

Leitura da Bíblia: 1 Samuel 16-18 (8 min)


1 SAMUEL 16:1


“Por fim, Jeová disse a Samuel: “Até quando prantearás a Saul, enquanto eu, por outro lado, rejeitei que reinasse sobre Israel? Enche teu chifre de óleo e vai. Enviar-te-ei a Jessé, o belemita, porque providenciei para mim um rei dentre os seus filhos.””

*** w10 1/3 p. 23 “Ele vê o que o coração é” ***
Imagine a cena. Jeová estava prestes a ungir um novo rei sobre a nação de Israel. Deus havia dito ao profeta Samuel: “Enviar-te-ei a Jessé, o belemita, porque providenciei para mim um rei dentre os seus filhos.” (Versículo 1) Jeová não deu o nome, disse apenas que o escolhido seria um dos filhos de Jessé. Enquanto ia para Belém, talvez Samuel se perguntasse: ‘Como é que eu vou saber qual dos filhos de Jessé é o escolhido de Jeová?’

1 SAMUEL 16:6


“E sucedeu que, ao entrarem e ele avistar Eliabe, disse imediatamente: “Seguramente está perante Jeová o seu ungido.””

*** w10 1/3 p. 23 “Ele vê o que o coração é” ***
Quando Eliabe, o filho mais velho, entrou, Samuel ficou logo impressionado com a sua aparência. Para Samuel, Eliabe sem dúvida tinha um porte de rei, de modo que disse a si mesmo: “Seguramente está perante Jeová o seu ungido.” — Versículo 6.

1 SAMUEL 16:7


“Mas Jeová disse a Samuel: “Não olhes para a sua aparência e para a altura da sua estatura, pois o rejeitei. Porque não como o homem vê [é o modo de Deus ver], pois o mero homem vê o que aparece aos olhos, mas quanto a Jeová, ele vê o que o coração é.””

*** w10 1/3 p. 23 “Ele vê o que o coração é” ***
No entanto, Jeová via as coisas de modo diferente. Ele disse a Samuel: “Não olhes para a sua aparência e para a altura da sua estatura, pois o rejeitei.” (Versículo 7) Jeová não ficou impressionado com a altura e a beleza de Eliabe. Os olhos de Jeová, que observam tudo, vão além da aparência, olhando para onde a verdadeira beleza pode ser encontrada.
Jeová disse a Samuel: “Porque não como o homem vê é o modo de Deus ver, pois o mero homem vê o que aparece aos olhos, mas quanto a Jeová, ele vê o que o coração é.” (Versículo 7) De fato, o que importa para Jeová é o coração da pessoa — o que ela é no íntimo, a fonte de seus pensamentos, atitudes e sentimentos.

*** w04 15/11 p. 20 pars. 1-2 Busque a Jeová, o examinador dos corações ***
JEOVÁ DEUS disse ao profeta Samuel: “O mero homem vê o que aparece aos olhos, mas quanto a Jeová, ele vê o que o coração é.” (1 Samuel 16:7) Em que sentido Jeová “vê o que o coração é”?
2 Nas Escrituras, o coração é muitas vezes usado como símbolo do que a pessoa é no íntimo — seus desejos, pensamentos, emoções e sentimentos. Assim, quando a Bíblia diz que Deus vê o coração, isso significa que ele olha além das aparências e se concentra no que a pessoa realmente é.

*** w03 15/3 p. 15 Procure ver os outros assim como Jeová os vê ***
Procure ver os outros assim como Jeová os vê
“Não como o homem vê é o modo de Deus ver.” — 1 SAMUEL 16:7.
NO SÉCULO 11 AEC, Jeová enviou o profeta Samuel numa missão secreta. Ele mandou o profeta ir à casa de um homem chamado Jessé e ungir um dos filhos deste para ser o futuro rei de Israel. Quando Samuel viu o primogênito de Jessé, Eliabe, tinha certeza de que havia encontrado o escolhido por Deus. Mas Jeová disse: “Não olhes para a sua aparência e para a altura da sua estatura, pois o rejeitei. Porque não como o homem vê é o modo de Deus ver, pois o mero homem vê o que aparece aos olhos, mas quanto a Jeová, ele vê o que o coração é.” (1 Samuel 16:6, 7) Samuel não via Eliabe assim como Jeová o via.

*** w03 15/3 p. 15 Procure ver os outros assim como Jeová os vê ***
Mais tarde tornou-se evidente que Eliabe, embora de boa aparência, não tinha as qualidades necessárias para ser rei de Israel. Quando o gigante filisteu Golias desafiou os israelitas para se travar um combate, Eliabe, junto com os outros homens de Israel, ficou aterrorizado. — 1 Samuel 17:11, 28-30.

*** w99 15/6 p. 22 par. 13 Fique conhecendo seu Criador ***
Quando Davi foi escolhido para ser rei de Israel, Deus disse a Samuel: “O mero homem vê o que aparece aos olhos, mas quanto a Jeová, ele vê o que o coração é.” (1 Samuel 16:7) Deveras, o Criador examina o que somos por dentro, não a mera aparência externa. Como isso é satisfatório!

1 SAMUEL 16:10


“Assim, Jessé fez passar sete dos seus filhos diante de Samuel; todavia, Samuel disse a Jessé: “Jeová não escolheu a estes.””

*** w05 1/10 p. 9 Destaques do livro de Primeiro das Crônicas ***
2:15 — Davi era o sétimo filho de Jessé? Não. Jessé tinha oito filhos, sendo Davi o mais jovem. (1 Samuel 16:10, 11; 17:12) Um dos filhos de Jessé provavelmente morreu sem ter filhos. Visto que ele não teria relevância nos registros genealógicos, Esdras omitiu o nome desse filho.

*** w02 15/9 p. 31 Perguntas dos Leitores ***
• Por que 1 Crônicas 2:13-15 chama Davi de sétimo filho de Jessé, ao passo que 1 Samuel 16:10, 11, indica que ele era o oitavo?
Depois de o Rei Saul, do antigo Israel, ter-se desviado da adoração verdadeira, Jeová Deus enviou o profeta Samuel para ungir um dos filhos de Jessé como rei. O registro divino desse acontecimento histórico, escrito pelo próprio Samuel no século 11 AEC, apresenta Davi como oitavo filho de Jessé. (1 Samuel 16:10-13) No entanto, o relato escrito por Esdras, o sacerdote, uns 600 anos mais tarde, diz: “Jessé, por sua vez, tornou-se pai do seu primogênito, Eliabe, e de Abinadabe, o segundo, e de Siméia, o terceiro, de Netanel, o quarto, de Radai, o quinto, de Ozem, o sexto, de Davi, o sétimo.” (1 Crônicas 2:13-15) O que aconteceu com um dos irmãos de Davi, e por que Esdras omite o nome dele?
As Escrituras dizem que Jessé “tinha oito filhos”. (1 Samuel 17:12) Pelo visto, um dos seus filhos não viveu o bastante para se casar e ter filhos. Não tendo descendentes, não podia reivindicar uma herança tribal nem seria relevante aos registros genealógicos da linhagem de Jessé.
Consideremos então os dias de Esdras. Vejamos as circunstâncias em que compilou Crônicas. O exílio em Babilônia terminou cerca de 77 anos antes, e os judeus se encontravam restabelecidos na sua terra. O rei da Pérsia havia autorizado Esdras a nomear juízes e instrutores da Lei de Deus e a embelezar a casa de Jeová. Havia necessidade de listas genealógicas precisas para confirmar as heranças tribais e garantir que apenas os autorizados servissem no sacerdócio. De modo que Esdras preparou um relato abrangente da história da nação, incluindo um registro claro e confiável da linhagem de Judá e de Davi. O nome do filho de Jessé que faleceu sem ter filhos não era relevante. Por isso, Esdras omitiu o nome.

1 SAMUEL 16:11


“Por fim, Samuel disse a Jessé: “São estes todos os rapazes?” A isto ele disse: “O mais moço foi deixado fora até agora, e eis que está pastoreando as ovelhas.” Então disse Samuel a Jessé: “Manda deveras trazê-lo, porque não nos assentaremos para a refeição até ele chegar.””

*** w11 1/9 p. 29 Um homem agradável ao coração de Jeová ***
“Por fim”, continua o relato, “Samuel disse a Jessé: ‘São estes todos os rapazes?’ A isto ele disse: ‘O mais moço foi deixado fora até agora, e eis que está pastoreando as ovelhas.’” — 1 Samuel 16:7, 11.
É como se Jessé tivesse dito: ‘Não é possível que você esteja procurando Davi.’ Sendo o mais novo e o menos destacado da família, Davi tinha recebido a tarefa de cuidar das ovelhas. Mas era ele que Jeová havia escolhido.

*** w05 1/10 p. 9 Destaques do livro de Primeiro das Crônicas ***
2:15 — Davi era o sétimo filho de Jessé? Não. Jessé tinha oito filhos, sendo Davi o mais jovem. (1 Samuel 16:10, 11; 17:12) Um dos filhos de Jessé provavelmente morreu sem ter filhos. Visto que ele não teria relevância nos registros genealógicos, Esdras omitiu o nome desse filho.

Clique na imagem para Baixar informações completas em arquivos digitais para Computador, Tablet computer, Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador, Tablet computer, Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador, Tablet computer, Smartphone

Conteúdos Recomendados