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Benefícios de saúde de soja

Soja: o presente dos deuses

A soja é um vegetal rico em ácidos graxos essenciais, que é baixa em gorduras saturadas e é uma fonte de proteína de alta qualidade. Além disso, inclui vitaminas do grupo B, vitamina E, minerais (ferro, cálcio, fósforo, potássio e zinco) e isoflavonas (que actuam como antioxidantes, entre muitas outras propriedades benéficas de saúde).
Esta planta da família das leguminosas tem sido utilizada tradicionalmente para produzir óleo ou alimentos tais como leite, tofu ou brotos de feijão de soja, e consumo também tem sido popularizado nos países ocidentais nos últimos 20 anos, onde os especialistas têm vindo a definir a soja como um dos alimentos mais completos que existem.
Soja contém, em peso igual, duas vezes a proteína do que a carne
A soja é uma leguminosa com maior número de proteínas que, além disso, são de alta qualidade, ao contrário do que acontece com as proteínas derivadas de outros alimentos vegetais, que têm um baixo teor em aminoácidos, enquanto a soja, por outro lado, contém uma quantidade suficiente destes aminoácidos (com exceção da metionina, que podem incluir outros alimentos na dieta(, tais como os cereais). E é que a soja contribui quase 37 gramas de proteína por 100 gramas , que implica que o peso igual, ele contém duas vezes a proteína do que a carne.
É um alimento rico em gorduras, mais poliinsaturadas, como os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, necessárias para o bom funcionamento do metabolismo, circulação, sistema imunológico, o cérebro de sangue... Ele também contém lecitina, que certamente você encontrará como um emulsificante (E-322), uma vez que ele aparece nos rótulos de muitos produtos que você pode comprar no supermercado, tais como margarinas, pastelaria industrial, chocolate, etc.
Outra das suas propriedades está relacionada ao seu teor de fibra, 15,7 gramas de fibra para cada 100 gramas de soja, torná-lo um grande aliado para combater ou aliviar a constipação, melhorar o trânsito intestinal.
Como para os hidratos de carbono, também estão presentes na composição da soja (15,8 gramas por cada 100) e, eventualmente, é carboidratos com baixo índice glicêmico.
Nos países do Extremo Oriente, soja formou parte da dieta da população há milênios, desde que ela era considerada um alimento com um alto valor nutritivo e propriedades para evitar doenças. Na China, onde ele foi descoberto, ele fazia parte das cinco sementes sagradas criado pelos deuses (juntamente com o arroz, trigo, cevada e milho).

Benefícios de saúde de soja

Estes são os benefícios mais marcantes que a soja pode trazer à sua saúde:
  • É uma importante fonte de proteína de alta qualidade (equivalente ao animal) e, portanto, um alimento com um alto valor nutricional, que pode preencher a lacuna da dieta dos vegetarianos, ou aqueles que, por várias razões, consomem pouca carne, ou suas necessidades de proteína não são cobertas.
  • Proteína de soja, ligeiramente, reduz os níveis de colesterol e triglicérides no sangue e reduz a pressão arterial em pacientes com hipertensão. Devido a essas propriedades, os especialistas atribuem a soja a capacidade de reduce o risco de desenvolver doença coronariana.
  • Em estudos epidemiológicos tem sido observada uma redução na incidência de certos tipos de câncer na população consumindo regularmente este óleo, em particular, existe uma menor incidência de mama câncer (bem como a taxa de mortalidade associada a esta patologia) e câncer de próstata. Considera também que a soja tem um papel preventivo contra o câncer de cólon, devido à sua riqueza em fibra e sua ingestão de baixo teor de gordura saturada.
  • Investigações a este respeito, também, tem visto uma melhoria da saúde da SBI, mostrando uma diminuição da perda óssea na coluna vertebral em mulheres na pós-menopausa. Além disso, a incorporação da soja na dieta destas mulheres contribuído para reduzir os sintomas da menopausa, especialmente afrontamentos, graças a isoflavonas, fitoestrogênios derivados de soja com efeitos estrogénicos favorável sobre os ossos, sistema nervoso central e parede vascular livre de efeitos colaterais (tais como riscos cardiovasculares e cancerígenos), que têm sido observados após o uso do estrogênio sintético (terapia de reposição hormonal) para o tratamento dos sintomas menopausa.
  • Diferentes estudos têm revelado que existe uma associação entre o consumo elevado de alimentos vegetais e uma baixa incidência de doenças crônicas. Presente nas isoflavonas de soja, reduzir o risco de doenças cardiovasculares, osteoporose e certos tipos de câncer.
  • Nos Estados Unidos, o FDA (Food and Drug Administration), agência responsável por garantir a saúde dos consumidores, que regulamenta a comercialização de alimentos, medicamentos, cosméticos, suplementos alimentares, dispositivos médicos, etc., admitiu-se que o consumo de 25 gramas de proteína de soja por dia fornece benefícios cardiovasculares.

A soja em sua cozinha

Produtos à base de soja estão cada vez mais numerosos. A primeira coisa que você deve saber é que a soja selecionada para consumo humano deve ser preservado sob determinadas condições que não alteram sua qualidade, desde uma temperatura excessiva, por exemplo, reduz a quantidade de proteína. A qualidade da proteína também é afetada com o envelhecimento do grão, por isso deve ser descartar sementes envelhecidas e sempre escolher a variedade de soja adequada para cada produto.
Você atualmente pode encontrar nos supermercados muitos produtos feitos com soja e seus derivados: óleo, farinha, soja bebidas, lecitina, tofu, brotos de feijão, então não há nenhuma desculpa para não colocar um pouco de soja em sua cozinha:
  • Óleo de soja: é extraído de sementes selecionadas e é um alimento rico em ácidos poli-insaturados, bem como uma fonte de vitaminas A, D, E e K.
  • Leite de soja: ao contrário do leite animal, não contém nenhuma proteína lactose ou leite ou gordura saturada, então é recomendado para pessoas com intolerância à lactose ou alergia a vaca é a proteína do leite. Mais do que são comercializados são muitas vezes aromatizado com baunilha, chocolate, amêndoa, bem como enriquecido com cálcio e vitaminas.
  • Iogurtes de soja: você pode comprar diversos sabores preparados com iogurte de soja. Eles não têm nenhum colesterol, trazer proteína vegetal, e na ausência de lactose, as pessoas podem levá-los também com intolerância a esta substância.
  • Outras bebidas com soja: no mercado também estão disponíveis com sucos de frutas de soja e bebida de soja natural, que consiste apenas de soja e água e sua baixa quantidade de açúcar, pode ser adequado para diabéticos. Freqüentemente, a bebida de soja é enriquecida com cálcio, vitaminas e minerais, fibras e antioxidantes.
  • Farinha de soja: usado em massas de padaria e pastelaria. Ele também pode ser usado para preparar molhos e massa. É muito rico em proteínas.
  • Lecitina: suas numerosas propriedades incluem sua habilidade de regular os níveis de colesterol no sangue e seu papel no metabolismo de gorduras, por isso é um suplemento alimentar ideal para aqueles que sofrem de colesterol alto e também ajuda a prevenir o acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática).
  • Tamari: é obtido a partir da fermentação de grãos de soja. É um molho feito com feijões de soja, água e sal. Isso realça o sabor dos alimentos e acompanha muito bem com legumes, saladas, carnes, peixe... O molho de soja é semelhante do tamari, mas também contém trigo, portanto, não é adequado para celíacos.
  • Brotos de feijão: são as sementes germinadas de soja que podem ser consumidos crus, em saladas, tortilhas, empanadas e fornecem uma grande quantidade de vitamina c.
  • Tofu: parece com queijo, mas é pobre em gordura e fácil de digerir. É de mau gosto, então você pode querer misturar com outros alimentos; Você pode adicionar a saladas, legumes e macarrão, cozinhar a massa e frito, adicionar a molhos batidos uma vez...

As isoflavonas de soja

Isoflavonas são o componente que dá poder de soja fitoestrogênios. Eles pertencem ao grupo dos polifenóis (substâncias que também estão presentes no vinho tinto) e demonstrado sua capacidade antioxidante e cardioprotetores. As isoflavonas de soja (os mais benéficos são daidzeína e genisteína), agindo da mesma forma ao estrogênio feminino, mas sem a ação nociva dos altos níveis de estrogênio, por exemplo, para o desenvolvimento de câncer de mama.
Vários estudos têm provado que a incidência de câncer de mama é muito menor em mulheres japonesas, que tem sido associado com consumo significativo de soja na dieta da população. Além disso, os japoneses têm melhor saúde cardiovascular, a taxa mais baixa de osteoporose e distúrbios relacionados com a menopausa as mulheres menos de ocidentais.
Na dieta ocidental isoflavone consumo dificilmente atinge 5 mg, enquanto o Oriental Daily ingerir cerca de 40 mg. E é que, embora as isoflavonas encontram-se também em outros vegetais e leguminosas (grão de bico, chá verde, amendoim, feijão, feijão...), somente em soja estão presentes em quantidade suficiente para desfrutar de suas excelentes propriedades. Nos últimos anos e graças a numerosos estudos que revelaram seus grandes benefícios de saúde, o consumo de soja tornou-se popular entre a população ocidental, soja adicionada a muitos produtos alimentares e também é comercializado sob a forma de suplementos.

Propriedades das isoflavonas

  • Elas exercem ação estrogênica suave, complementando as funções do estrogênio, quando necessário, especialmente durante a perimenopausa e menopausa, contribuindo para prevenir ou reduzir os distúrbios desta fase da vida da mulher.
  • Graças também ao seu efeito estrogênico prevenção osso descalcificação e evitar a perda da absorção de cálcio que ocorre quando os níveis de estrogênio descem.
  • Isso incentiva a perfusão sanguínea e melhorar a função endotelial, diminuindo o risco de desenvolver doenças cardiovasculares como a aterosclerose.
  • Eles reduzem o mau colesterol (LDL) e tem capacidade antioxidante, então prevenir a hipercolesterolemia
  • Eles protegem contra certos tipos de câncer (como o de mama, endométrio e próstata). Isoflavonas impedem a ativação do receptor de estrógeno, reduzindo assim as chances de desenvolver câncer e, além disso, para impedir o crescimento de tumores, impedindo a formação de vasos sanguíneos que alimentam tumores.
Artigo contribuído para fins educacionais
Saúde e Bem-Estar