quinta-feira, janeiro 29, 2015

Recuperação pós-parto: exercitar após a gravidez

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Recuperação pós-parto

Quanto tempo levará para recuperar meu físico após a gravidez? Como devo cuidar para pós-parto? Eu desporto se eu sou uma mãe que amamenta? Aqui você irá encontrar dicas e respostas a estas perguntas sobre o exercício após a recuperação de gravidez e pós-parto.
Após o parto é a fase de transição em que a mãe e a criança movem desta relação estreita que existe durante a gravidez para um período de maior autonomia para os dois. Nesta situação, cada mulher sofre profundas alterações a nível físico e psicológico, novas emoções, sentimentos e responsabilidades, bem como as alterações importantes na fisiologia da mãe, até que ele retorne a uma condição semelhante ao que era antes da gravidez. Exercício pode ajudá-lo a recuperar a figura.
Fazê-lo, quanto tempo demora a desaparecer a frouxidão ligamentar?
Gravidez aumenta a frouxidão das articulações (maior elasticidade dos ligamentos e articulações) que permite um movimento mais amplo do efeito dos hormônios liberados durante a gravidez, o que pode facilitar o surgimento de tornozelo entorse, joelho, ombro e os dedos.
Frouxidão ligamentar pode permanecer até aproximadamente 12 semanas após o parto. Por esta razão, dentro de nosso objetivo de recuperação pós-parto é recomendado para esportes que não requerem saltar ou alongamento excessivo e usar um calçado adequado. Também é aconselhável para exercícios de aquecimento das articulações dos ombros, tornozelos e joelhos.
Que cuidados tenho pós-parto?
Dentro do período de recuperação após o parto, devemos seguir as seguintes dicas:
· Beba muitos líquidos.
· Use um sutiã adequado quando você se exercita.
· Manter hábitos de nutrição adequados.

Pode exercer uma mãe que amamenta?

Aleitamento materno e a prática do esporte não apenas são compatíveis, se não que também oferece vários benefícios dentro de nosso objetivo de recuperação pós-parto. Diferentes estudos sugerem que uma mulher dando o peito ao seu filho e o exercício físico recupera seu peso antigo (o que era antes da gravidez) mais rápido do que uma mãe de enfermagem sedentária. Além disso, elimina antes a gordura acumulada durante a gravidez.
Não só isso, esporte contribui para a recente mãe outros efeitos positivos, tais como uma melhoria em sua função cardiovascular, aumentaram da flexibilidade muscular, uma melhor calcificação dos ossos, um sistema imunitário mais forte e uma redução de estresse e ansiedade, favorecendo a auto-estima da mãe desportiva a sensação melhor com ela mesma.
Que efeitos pode ter o esporte na composição e volume de leite?
Não existem estudos claros sugerindo que o exercício influencia o volume ou a composição do leite materno. De acordo com a Associação Espanhola de Pediatria, em seios que foram já antes de atletas, exercício não afeta negativamente para o volume de leite ou de sua composição.
Mas, naquelas mães que não são assíduo esporte, fazer exercício intenso durante o período de recuperação pós-parto pode causar diminuição volume de leite e mudanças na sua composição, como uma diminuição de lactose ou alguns fatores de defesa e um aumento de ácido láctico que, por ser amargo, poderia fazer alguns bebês para rejeitam o peito (embora geralmente tendem a tolerar bem esta "mudança de gosto"). Portanto, o exercício de como intensa e regular após a gravidez terá para deixá-lo apenas para as mães que são atletas profissionais.

Quais esportes são os recomendados para pós-parto?

A mulher de enfermagem pode exercer tipo aeróbico, como natação ou caminhada, todos ou quase todos os dias da semana, durante cerca de 30 minutos por sessão. Isso sim, a natação não é recomendado para pós-parto, deve ser um tempo razoável.
Os esportes onde pode haver risco de trauma na mama também são contra-indicados durante o puerpério e lactação.
A Associação Espanhola de Pediatria dá algumas dicas para o esporte após a gravidez sem riscos para a mãe:
· Se você é uma mãe que amamenta e a prática esportiva, fazê-lo depois de enfermagem.
· Use um sutiã de desporto, de preferência de algodão.
· Aquecido bem antes e regula a intensidade do exercício, indo de menos para mais progressivamente e sabendo que você tem que parar quando você começar a ficar cansado
· Aumenta a sua hidratação.
· A dieta deve ser rica em carboidratos complexos e baixo teor de gordura.

Dicas para o pós-parto em relação ao exercício físico

Aqui estão algumas dicas para manter em mente se você quiser exercitar-se após o parto:
· Quando está sangrando: é conveniente esperar alguns dias para começar o exercício.
· No caso em que você fez umepisiotomia: seria aconselhável esperar o tempo suficiente até que cessou a dor antes de retornar à prática esportiva.
· Isso deve ser especialmente cuidadoso com a hipermobilidade ligamentar durante as primeiras semanas após o parto, uma vez que pode causar acidentes.
· Cansaço ou fadiga é um problema muito comum. Se isso ocorrer, é conveniente mudar o exercício por um período de descanso (por exemplo, um cochilo).
· Incontinência urinária é um problema comum em mulheres após o parto, que pode ser estendido por alguns meses. Seria conveniente realizar exercícios que irão ajudar a acelerar a recuperação, como por exemplo os exercícios de Kegel.
· É muito importante fazer exercícios para aquecer e alongar antes de iniciar a atividade física e relaxar depois.
· A prática de abdominais exercícios de fortalecimento pode ajuda, juntamente com cuidado para a postura, aliviar a dor nas costas, tão prevalente no período pós-parto.
Artigo fornecido para fins educacionais
Saúde e Bem-Estar


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