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Nutrientes: vitaminas

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Vitaminas

  1. O que são vitaminas
  2. Classificação das vitaminas
  3. Vitamina A ou retinol
  4. Vitamina B1 ou tiamina
  5. Vitamina B2 ou riboflavina
  6. Vitamina B3 ou niacina
  7. Vitamina B5 ou ácido pantotênico
  8. Vitamina B6 ou piridoxina
  9. Vitamina B8 ou biotina
  10. Vitamina B9 ou ácido fólico
  11. Vitamina B12, ou cianocobalamina
  12. A vitamina C ou ácido ascórbico
  13. Vitamina D ou calciferol
  14. Vitamina E ou tocoferol
  15. Vitamina K

As vitaminas são substâncias inorgânicas que estão presentes nos alimentos e são absolutamente essenciais para a vida. Com vitaminas pode e deve usar a termo 'essenciais', que significa que eles são necessários para nosso organismo, é que cada um dos 13 vitaminas têm uma função específica no bom funcionamento do organismo, tornando-se indispensável o alcance de qualquer indivíduo.
Sua deficiência no organismo de qualquer pessoa pode desencadear problemas de saúde. Por este motivo, devemos levá-los obrigatoriamente do fora, desde que nós mesmos não somos capazes de sintetizá-los de reações químicas. Esta regra tem exceções, como veremos mais tarde, uma vez que o corpo é capaz de sintetizar certa quantidade de algumas vitaminas.
Atualmente são descobertos e descritos 13 vitaminas. Isto é, não quer dizer que eles são o final. É possível que, em algum momento, um grupo de cientistas descobrir outro, enquanto desde 1948 não descrita qualquer. Todos têm, como mínimo, as duas denominações, por um lado tem um nome com dígitos (letras e números) e no outro também conhecido com uma designação estendido, que pode se referir a qualquer uma das suas funções ou a sua forma química. Por exemplo: o ácido ascórbico é a vitamina c.
Nenhum alimento tem todas as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo e também não há qualquer alimento que não tem nenhum. Existem vitaminas que são mais generalizadas do que outros na natureza e estão presentes em muitos alimentos e outros que se concentram em um grupo menor de alimentos.

O que são vitaminas?

Cada um desses componentes tem funções concretas e específicas, que são insubstituíveis. Por esta razão, se houver uma incompatibilidade de níveis (soluço ou Hipervitaminose) ou o corpo de lá é uma ausência da mesma (avitaminose) não funciona bem e alterações ocorrem. A maioria das vitaminas funciona, entre outras coisas, como cofatores ou enzimas co de reações químicas. Ou seja, eles são elementos essenciais para esta transformação, pequeno, mas constante, realiza-se em nossos corpos. Por exemplo, sem vitaminas não podem obter energia de comida ou não funciona bem o sistema de defesa contra infecções ou do nosso sistema nervoso neuronal conexões são alteradas.
Vitaminas não fornecem energia ao corpo, ou seja, são nutrientes ao longo. Por esta razão, em uma dieta de baixa caloria ou emagrecimento, não reduzem a ingestão de vitamina.

Quanto vitaminas devem tomar?

Cada um deles tem uma recomendação específica de consumo que normalmente é muito pequena e é ajustado às características e situações tais como sexo, idade, gravidez ou lactação. No entanto e apesar da necessidade de pequenas quantidades de vitamina, se não mantivermos uma dieta variada e completa de todos os grupos de alimentos, desenvolvimento de deficiências com algumas vitaminas não é tão incomum.
Além disso, algumas vitaminas são muito sensíveis às condições ambientais e pode inativar está deixando de ser útil. A incidência direta da luz solar, calor ou até mesmo a própria solubilidade de alguns, faz com que eles podem degradar antes ou durante a sua ingestão.

Exigência especial de vitaminas

Existem diferentes fases na vida de crianças, a gravidez ou a amamentação, onde nosso corpo requer um aumento destas vitaminas, este suplemento devem ser prescritas por um médico, desde que, como mencionado, sua ingestão abusiva (Hipervitaminose) pode ser prejudicial à saúde.
O consumo de álcool, tabaco ou drogas pode gerar uma despesa de alto teor de vitamina, que deve ser tidos em conta ao preparar a dieta diária.

Classificação das vitaminas

As vitaminas são classificadas em dois grandes grupos de acordo com sua solubilidade (sua capacidade de dissolver): solúvel em água e solúveis em gordura.

Água vitaminas solúveis

Dentro deste grupo encontramos nove vitaminas. Como o nome sugere, estas são solúveis em elementos aquosos, por isso é relativamente fácil de eliminar seu excesso na urina. Mas esta mesma razão, torna importante manter sua ingestão de forma estável, desde que eles não são armazenados no corpo.
Vitaminas hidrossolúveis são:
  • A vitamina C ou ácido ascórbico
  • Vitaminas do grupo B: são oito vitaminas pertencentes a este grupo e têm como denominador comum, bem como participar em reações de obtenção de energia, um nome que consiste a letra B, seguido de um número como um subscrito:
    • Vitamina B1 ou tiamina
    • Vitamina B2 ou riboflavina
    • Vitamina B3 ou niacina
    • Vitamina B5 ou ácido pantotênico
    • Vitamina B6 ou piridoxina
    • Vitamina B8 ou biotina
    • Vitamina B9 ou ácido fólico
    • Vitamina B12 ou cianocobalamina

Vitaminas lipossolúveis

Vitaminas lipossolúveis são quatro e têm em comum a característica que não é solubilizar em água, mas em gordura. Estas vitaminas, ao contrário do Water-soluble, sim são armazenadas nos tecidos adiposos do corpo (fígado, tecido adiposo), então ele pode dar, se for caso disso, problemas de toxicidade. Além disso, a sua remoção é mais difícil, então você tem que colocar um cuidado especial na capa as recomendações, mas não para superá-las. Eles são como segue:
  • Vitamina A ou retinol
  • Vitamina D ou calciferol
  • Vitamina E ou tocoferol
  • Vitamina K

Vitamina A

Recomendações diárias de vitamina r:
800-100 µ g retinol/dia equivalente em adultos.
Vitamina A, também conhecido como antixerophthalmic, ou retinol é solúvel em gordura.
Vitamina A em si é retinol, mas existem também outros carotenóides chamado de moléculas, que funcionam como Pro-vitamina A, uma vez que eles se tornam isto no intestino e no fígado. O mais abundante é o β-caroteno , com a particularidade de ser solúvel em água.
Como uma vitamina solúvel em gordura, pode acumular-se nos tecidos causando toxicidade e resultando em pele, osso, visual distúrbios e transtornos teratogênicos (malformações do feto).

Funções da vitamina A

  • Participa no desenvolvimento e queratinização epitelial e colabora no crescimento ósseo e célula: manutenção dos dentes e ossos e tecidos moles, bem como a pele.
  • Produz um tipo de pigmentos necessários para o bom funcionamento da retina e uma visão correta.
  • Está envolvido em processos de reprodução e imunidade. Também recomendado em lactação e gravidez, uma vez que favorece a reprodução e que o embrião se desenvolve normalmente.
  • É considerado elemento protetor contra processos oncológicos.

Alimentos fontes de vitamina A

  • Como retinol: carnes (especialmente fígado e rins), manteiga, leite, queijo, creme ovos.
  • Em β-caroteno: vegetais verdes e coloridas: cenouras, brócolis, espinafre, repolho, batata doce e alface.
É também em:
· Pêssego, melão, manga, Damasco, abóbora.
· Ervilhas.
· Bacalhau (óleo de fígado).

Consequências da situação de défice de vitamina A

Quando uma pessoa tem seu corpo de deficiências de vitamina A, você pode notar uma perda da visão, especialmente em situações de noite ou de pouca luz.
Você também pode sofrer um enfraquecimento do sistema imunológico, que o torna mais propenso a infecções e até mesmo problemas no revestimento do trato respiratório.

Vitamina B1

Recomendações diárias de vitamina B1:
1, 1-1, 5mg/dia em adultos.
Vitamina B1, também conhecida como tiamina, é uma vitamina solúvel em água do grupo B, também chamado fator de antiberibéri.
Sendo uma vitamina solúvel em água é passada para a água de cozimento durante o tratamento de culinário e enriquece o caldo. Então, para ter maior teor em tiamina, é aconselhável não escorra pratos.
Em alguns países onde a base de poder são grãos refinados, deficiência desta vitamina pode estar presente, é o caso de certas zonas do Oriente.
Certos alimentos ou componentes da dieta como peixes, café ou chá podem causar a destruição de tiamina a nível intestinal.

Funções da vitamina B1

  • Participa em reações químicas de respiração celular e é responsável por ajudar as células a converter carboidratos em energia.
  • Ele colabora na síntese de ácidos graxos.
  • Intervém no metabolismo dos hidratos de carbono.
  • Está envolvido no transporte de sódio.

Principais alimentos fontes de vitamina B1

· Carne de porco e fígado em geral e porco em particular.
· Cereais, pão, legumes, massa, nozes, ovos.
· Germe de trigo, levedura de cerveja, farelo de arroz.
· Peixe.
· Carnes magras.
· Soja.
· Produtos lácteos.
· Frutas e legumes.

Vitamina B2

Recomendações diárias de vitamina B2:
1, 2-1, 6 mg/dia em adultos.
Vitamina B2 ou riboflavina é uma vitamina solúvel em água do grupo B, também chamado o mononucleótido de flavina.
Riboflavina também é sensível às condições ambientais. Duas horas expostas à luz solar causam perdas de cerca de 85%.
Esta vitamina é um corante natural que é usado como um aditivo alimentar.

Funções da vitamina B-2

  • Participar em reações químicas de obtenção de energia.
  • Provoca a ativação de outro tipo, tais como a vitamina B6 e ácido fólico vitaminas do complexo B.
  • É essencial para o crescimento do corpo.
  • Colabora na hematopoiese ou formação de elementos do sangue: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
  • Produz formação de glicogênio, que é o armazenamento de glicose.

Fontes de vitamina B2

Muito difundido na natureza:
· Cerveja de leveduras e fungos.
· Fígado e vísceras.
· Carnes como carne bovina, carne de porco, cordeiro e peixe.
· Leite e produtos lácteos.
· Ovos.
· Espinafre.
· Aspargos.
· Abacates.
· Germe de trigo e grãos integrais.

Vitamina B3

Recomendações diárias de vitamina B3:
15 - 19 mg/dia em adultos.
A vitamina B3, também chamada de niacina, é uma vitamina solúvel em água do grupo B, também chamado fator PP e ácido nicotínico (pelagra preventiva).
Deficiência de niacina causa pelagra, caracterizada por digestivo, problemas de pele e demência.
Suas recomendações de consumo dependem a contribuição de triptofano, um componente da proteína, uma vez que parte disso é transformado em niacina.

Funções da vitamina B3

  • Alivia os nervos juntamente com a manutenção da pele saudável.
  • Você tem um efeito de redução de colesterol.
  • Fazem parte das moléculas de cadeia respiratória celular.
  • Participa em reações de energia.
  • Ele colabora na síntese de glicogênio.

Alimentos fontes de vitamina B3

· Alimentos de proteína: carnes magras, peixe, árvore de nozes (nozes).
· Frutas e legumes.
· Frango.
· Produtos lácteos.
· Ovos.
· Cereais, levedura de cerveja, germe de trigo
· Pão.

Ácido pantotênico ou vitamina B5

Recomendações diárias de vitamina B5:
4 - 7 mg/dia em adultos.
O ácido pantotênico ou vitamina B5 é solúvel em água. Seu nome provém do grego panthos , significando "everywhere", porque é muito distribuído.
Consumo de álcool prejudica a absorção de ácido pantotênico.
Um certo grau de síntese de vitamina B, que são5 no organismo a nível intestinal, mas não é suficiente atender às necessidades diárias.

Funções do ácido pantotênico

  • É essencial no metabolismo dos alimentos (hidrocarbonetos, proteína e gordura).
  • Participar em reações químicas a nível da produção de energia celular.
  • Ele colabora na síntese de colesterol e hormônios.

Fontes de ácido pantotênico

Generalizada na comida. Quase todos os produtos têm ácido pantotênico. No entanto, as fontes animais são melhores que os legumes.
· Ovos.
· Peixe.
· Produtos lácteos.
· Vegetais.
· Grãos integrais.
· Fermento.
· Repolho.
· Brócolis.
· Batata, batata-doce.

Vitamina B6

Recomendações diárias de vitamina B6:
1, 6-2, 2 mg/dia em adultos.
A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, é solúvel em água.
Piridoxina é bastante resistente ao oxigênio do ar e calor, então ele resiste melhor discriminadas e inativada.
Vitamina B6 interfere com suficiente drogas como penicilina, drogas para a doença de Parkinson e alguns contraceptivos orais.

Funções da vitamina B6

  • Uma de suas principais funções é a participação que tem na formação de glóbulos vermelhos e manutenção da função cerebral.
  • Participa na síntese de transmissores de nervo.
  • Colaborou na formação de glicogênio.
  • Participa na formação de heme grupos e anticorpos.
  • Intervém no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras.
  • Ele colabora em reações de obtenção de energia.

Alimentos fontes de vitamina B6

· Carne, fígado, carne de porco, aves, cordeiro.
· Frutos do mar.
· Fígado de peixe.
· Gema de ovo.
· Laticínios.
· Todo grão de cereais e seus derivados, leguminosas, gérmen de trigo, levedura de cerveja.

Biotina ou vitamina B8

Recomendações diárias de vitamina B8:
30-100 µ g / dia em adultos.
Biotina é solúvel em água.
A biotina ou vitamina B8 é uma vitamina solúvel em água do grupo B, também conhecida como vitamina H.
Há uma pequena quantidade de síntese endógena de biotina de organismos intestinais.
Clara de ovo crua contém uma substância chamada avidina, que vincula a biotina e impede sua absorção.

Função de biotina

  • Biotina está envolvida em reações enzimáticas, tais como o metabolismo de carboidratos e proteínas. Ela também é essencial na produção de hormônios e colesterol.
  • Participa na síntese e oxidação de gorduras.
  • Participa na formação da pele.

Alimentos fontes de biotina

Vitamina B8 é muito distribuída na natureza:
· Fígado.
· Produtos lácteos.
· Cogumelos e legumes.
· Ovos.
· Peixe.
· Vegetais.
· Grãos integrais.
· Fermento.
· Repolho.
· Brócolis.
· Batata, batata-doce.

Vitamina B9 ou ácido fólico

Recomendações diárias de vitamina B9:
100-300 mg/dia em adultos.
O ácido fólico, também chamado de folato ou vitamina B9, é uma vitamina solúvel em água (ou seja, se dissolve na água). A denominação de ácido fólico vem do latin palavra folium que significa 'folha', porque a principal fonte desta vitamina.
O ácido fólico é usado, como um protocolo, suplementação durante a gravidez para prevenir defeitos do tubo neural do feto.
Sua deficiência está relacionada com o aparecimento de anemia megaloblástica.
Álcool, barbitúricos e os antiácidos são alguns dos elementos que fazem o pior uso de ácido fólico. Enquanto a vitamina C trabalha na manutenção de ácido fólico.

Funções de vitamina B ou ácido fólico9

  • Sua presença é necessária na formação de ácidos nucleicos (DNA, RNA), transportadores de informação genética de células. No evento que a mulher está grávida é o quantidades de consumo essenciais necessárias desta vitamina, como seu defeito pode causar defeitos de nascimento.
  • Ele joga um conjunto com vitamina B12 para a formação de glóbulos vermelhos (hemácias).
  • Participa na transferência de moléculas de carbono, essenciais para sintetizar todos os tipos de compostos.
  • Está envolvido no desenvolvimento do sistema nervoso.

Alimentos fontes de ácido fólico ou vitamina B9

· Verdes folhosos: gosta de espinafres, nabiças, couve, alface.
· Algumas frutas, tais como citrinos, melão e banana.
· Leguminosas (feijão, feijão, feijão).
· Carne (especialmente fígado e rins).
· Grãos integrais.
· Leite e ovos.
· Alguns frutos secos.

Vitamina B12

Recomendações diárias de vitamina B12:
2-2, 6 µ g/dia em adultos.
A vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água do grupo B, também conhecida como cobalamina. Vitamina B12 é, na verdade, um conjunto de moléculas com características, estruturas e funções semelhantes.
Dietas vegan ou vegetariano estrito, não ter qualquer alimento de origem animal, mal criado ou projetado, pode levar a deficiências de vitamina B12.
Fator intrínseco, uma proteína que produz a mucosa gástrica, necessário para a absorção intestinal de vitamina B12. No caso de ressecção ou atrofia gástrica, parasitas intestinais e alcoolismo, a secreção de fator intrínseco é diminuída e, portanto, também a absorção de cianocobalamina.
O cianobalamina localiza-se em baixas quantidades de comida, mas é bastante estável durante a cozedura, degradando o máximo de 25%.

Funções da vitamina B12

  • Facilita a síntese das células vermelhas do sangue e a manutenção do sistema nervoso central.
  • Envolvidos na maturação e desenvolvimento das células em geral e o sangue em particular. É parte da hematopoiese.
  • Ele colabora com a integridade celular.
  • Participa na criação do tecido nervoso.
  • É necessário para o crescimento.

Alimentos fontes de vitamina B12

Fundamentalmente encontre vitamina B12 é alimento de origem animal:
· Ovos.
· Carne.
· Frango.
· Frutos do mar.
· Leite e derivados do leite.

Vitamina C

Recomendações diárias de vitamina c:
Em torno de 50-60 mg/dia em adultos.
A vitamina C ou ácido ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel também conhecido como antiescorbútico. É a mais conhecida de todas as vitaminas.
Esta vitamina é destruída facilmente pela luz, calor e oxigênio até valores entre 90-100% do conteúdo total. Por esta razão, a quantidade de vitamina C é especialmente rica em consumo de vegetal cru e imediato: frutas e saladas. Um suco de laranja fresco exposto à luz e ao oxigênio do ar, se não consumidos imediatamente, perdeu quase toda a vitamina c.
Seus resultados de deficiência em uma doença chamada escorbuto, que era endêmico durante a idade média nos países nórdicos.
Pessoas que fumam têm maior necessidades de vitamina C.

Funções da vitamina C

  • Participar em reações de oxidação celular, portanto, é um componente antioxidante do poder.
  • Colaborou na formação de colágeno.
  • É necessário para a integridade celular e cicatrização.
  • Ele colabora na conversão de ácido fólico e a absorção de ferro no intestino.
  • Participar em reações neurológicas.
  • Participa no sistema de leucócitos e evitar infecções respiratórias.
  • Ele colabora na manutenção adequada das membranas mucosas.

Alimentos fontes de vitamina C

· Frutas cítricas e seus sucos, laranja, limão, toranja...
· Morango, morangos, kiwi, Damasco, pêssego, pêra, maçã, melão, tomate.
· Decíduo (verde folha) legumes, brócolis, aspargos, repolho, pimento.
· Batata.

Vitamina D

Recomendações diárias de vitamina d:
5-10 µ g / dia em adultos.
Vitamina D ou calciferol , é uma vitamina lipossolúvel também conhecido como antirachitic.
Mais conhecido como "a vitamina do sol", porque nosso corpo é capaz de produzi-lo quando expostos à radiação solar e pode assumir a mais de 50% de toda a vitamina disponível. Para ser capaz de sintetizar a quantidade suficiente para aproximadamente 10-15 minutos de exposição solar, três vezes por semana.
Ajuda a absorção de cálcio no organismo, mantendo seu nível em dentes e ossos. Portanto, os níveis adequados de vitamina D no sangue impedem o desenvolvimento de doenças como a osteoporose e proteger contra fraturas ósseas.
Deficiência de vitamina D provoca o raquitismo nas crianças - que leva a deformações esqueléticas-e osteomalácia nos adultos, causando fraqueza muscular e óssea.
Idosos, obesos, aqueles que têm pele escura e aqueles que usado proteção solar alta, correm um grande risco de ser deficiente em vitamina d.
Sua toxicidade é efeito teratogênico e pode desencadear calcificações relacionadas.
Vitamina D também é obtido através da dieta, a ingestão de determinados alimentos. Existem também no mercado muitos produtos ricos em vitamina d.

Funções da vitamina D

  • Colaborou na formação e manutenção dentária e óssea.
  • Está envolvido no crescimento celular e a transmissão de impulsos nervosos para o músculo.
  • Está envolvido na coagulação do sangue.
  • Ele colabora na manutenção do nível de cálcio no sangue.
  • Aumenta a absorção intestinal de cálcio e fósforo.

Fontes de vitamina D

  • Conservas de peixe e bacalhau fígado óleo.
  • Manteiga, margarina.
  • Fígado.
  • Ovos.
  • Queijo.
  • Leite creme, enriquecido.
  • Peixe.
  • Ostras.
  • Cereais.

Vitamina E

Recomendações diárias de vitamina e:
α-tocoferol de 8-10 mg por dia em adultos.
A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel, também conhecido como antiesterilidad ou vitamina de fertilização.
Como vitamina D são agrupados uma série de compostos chamados tocoferóis e que tem aumento de atividade é o α-tocoferol.
Toda a vitamina E é tomada por dia, só é absorvido e atravessa a barreira intestinal, de 20 a 40%.
Sua toxicidade pode interferir com a vitamina K e causar sangramento.

Funções da vitamina E

  • Ela ajuda o organismo a usar a vitamina K e participa da formação das células vermelhas do sangue.
  • Proteção antioxidante e celular.
  • Protetora vitamina a.
  • Previne a degeneração muscular.
  • Participa no processo de reprodução.
  • Melhora o sistema imunológico.

Alimentos fontes de vitamina E

· Germe de trigo, milho, óleos vegetais, azeitonas e nozes (nozes).
· Manteiga, margarina e ovo.
· Vegetais de folhas verdes; como espinafres, nabiças, couve, alface.
· Aspargos.

Vitamina K

Recomendações diárias de vitamina k:
45-80 µ g/dia.
A vitamina K é uma vitamina lipossolúvel. Anti-hemorrágica também é chamada.
Como vitamina K, existem várias moléculas que têm em comum a sua participação em processos de coagulação. Daí seu nome, do alemão palavra Koagulation. Antibióticos e anticoagulantes interferem com a vitamina k.
Uma proporção significativa de vitamina K é sintetizada a nível endógeno no intestino humano.
A toxicidade deste componente é bastante rara.

Funções da vitamina K

  • Não está presente na lista de vitaminas essenciais. Embora seja importante notar que sua ausência levaria ao sangue não coagulase.
  • Ele colabora na síntese óssea.

Alimentos fontes de vitamina K

· Vegetais de folhas verdes, couve, repolho, couve-flor, espinafre, chá e soja.
· Fígado de porco.
· Cereais, batata e tomate.
· Manteiga, queijo.
Artigo fornecido para fins educacionais
Saúde e Bem-Estar


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