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Macronutrientes: proteínas

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Proteínas

As proteínas são grandes moléculas orgânicas consistem de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e alguns também pelo enxofre. Eles constituem 20% do corpo humano, sendo sua presença essencial para o crescimento em crianças e em adultos, mulheres grávidas e manutenção de velhice.
A proteína da palavra vem do grego protos significado primeiro, já que é um componente básico na nossa agência, sendo responsável pela formação do músculo.

Necessidade de proteína na dieta

As pessoas que vão através de vários estágios em sua vida: infância, adolescência, idade adulta e velhice. Além disso, no caso das mulheres, você também pode passar por um ou mais gravidezes. Isso é porque, de acordo com o tempo de nossas vidas, vamos precisar uma ingestão de proteínas diferentes.
A contribuição necessária de proteína por dia para seguir uma dieta equilibrada é entre 12-15% da energia total.
Crianças e adolescentes precisam de mais proteína do que os adultos porque eles estão em pleno desenvolvimento.
Grávidas ou amamentando, as mulheres também precisam uma maior ingestão de proteína, comparada com a mulher que não está em fazer, desde que eles devem atender às necessidades do bebê em desenvolvimento e fazer o leite secretando mãe de proteínas.

Função das proteínas

A principal função da proteína é estrutural ou plástica, ou seja, podemos ajudar a produzir e regenerar os tecidos. Ou seja, se compararmos o nosso corpo com uma casa, proteínas seria tijolos, juntamente com as fundações e as telhas.
No entanto, além desta função, eles jogam outros tais como:
  • Energia: quando a ingestão de carboidratos e gordura da dieta é insuficiente para satisfazer a energia precisa no caso de um jejum prolongado, a degradação das proteínas (aminoácidos) vai cobrir estas deficiências.
  • Regulador: existem proteínas, por exemplo, a insulina (hormônio do crescimento), envolveram na regulação de muitos processos.
  • Transportes: por exemplo, a hemoglobina, é responsável pelo transporte de oxigênio; ou albumina transporta ácidos graxos livre.
  • Defesa: este tipo de proteína ajuda as defesas do organismo protegendo o corpo de certos agentes estrangeiros ou exterminá-los. Um exemplo seria um imunoglobulinas.

Fontes de proteína

Então dizemos-te quais são os alimentos que são as melhores fontes de proteína:

Alimentos de origem animal

  • Ovo: É uma boa fonte de proteína, uma vez que contém a albumina, de excelente qualidade, uma vez que inclui uma grande quantidade de aminoácidos essenciais.
  • Peixe (salmão, arenque, truta...).
  • Leite.
  • Produtos lácteos, queijo ou iogurte.
  • Carne magra, Peru e galinha.
Estes alimentos contêm proteínas com um número elevado de aminoácidos essenciais (aqueles que não podem ser sintetizados pelo organismo, então ele deve ser fornecido através da dieta).

Alimentos de origem vegetal

  • Leguminosas (feijões, lentilhas, grão de bico, feijão...), deve preenchê-los com outros alimentos como batatas ou arroz.
  • Vegetais de folhas verdes (couve, espinafre...).
  • Nozes e frutos secos (desde que eles não são fritos e têm pouco ou nenhum sal).
  • Seitan, tempeh, quinoa, algas.
As proteínas que contribuem para a comida do organismo de origem vegetal, como leguminosas, são inferiores às de origem animal, porque eles apresentam menos essenciais aminoácidos, algo que é compensado com uma mistura adequada de ambos.
Adulto deve comer uma contribuição de proteína adequada ao seu modo de vida, ou seja, se você tem uma maior atividade, será necessário uma contribuição maior do que um adulto sedentário.
Na terceira idade, ainda parecendo contraditório, não precisa de uma baixa ingestão de proteínas, mas é aconselhável aumentar a quantidade deles, porque nesta fase é muito importante regenerar os tecidos. Além disso, deve levar em conta o possível surgimento de doenças crônicas que podem degradar as proteínas.
Artigo fornecido para fins educacionais
Saúde e Bem-Estar


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