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Macronutrientes: carboidratos

Hidratos de carbono

Carboidratos, também chamados de açúcares ou hidratos de carbono têm a função principal para fornecer energia ao organismo imediatamente.
Eles são a primeira fonte de energia na dieta, sendo a base da pirâmide guia alimentar.

Necessidade de carboidratos da dieta

Quando comemos algum alimento rico em carboidratos, os níveis de açúcar no sangue aumentam quase que imediatamente, retornando aos seus níveis normais, enquanto você está gastando o tempo, em qualquer situação daquela reserva de energia.
Recomendamos uma contribuição de carboidratos da dieta entre 55-60% da energia total consumida.
A elevada percentagem de ingestão (mais de metade) na dieta destes macronutrientes é devida principalmente fornecer energia imediata, evitando puxar outras reservas como gorduras e aminoácidos.
No caso da ingestão de fibra (celulose), é aconselhável ingerir mais de 25 gramas de fibra por dia, devido aos efeitos tão saudáveis que possui.

Função de hidratos de carbono

As duas principais funções dos hidratos de carbono são:
Energia: carboidratos funcionam como reserva de energia e pode ser usados imediatamente, porque despensas de energia têm a capacidade de mover-se rapidamente produzir glicose quando necessário. Essa função faz com que a contribuição dos carboidratos tem que ser diária.
Regulador: celulose (fibra dietética) é responsável pela regulação intestinal, tendo além ao trânsito, outros efeitos benéficos para a saúde como:
  • Diminui a constipação fezes amolecimento e aumentar seu volume.
  • Aumenta a sensação de saciedade.
  • Isso desacelera esvaziamento do estômago.
  • Ela diminui a absorção de substâncias, tais como o colesterol.
  • No caso de diabéticos, reduz o aumento de açúcar no sangue.
  • Possível efeito protetor contra câncer de cólon e doenças cardiovasculares.

Tipos de carboidratos

Do ponto de vista nutricional, existem dois grandes grupos ou tipos de carboidratos:
  • Açúcares ou hidratos de carbono de assimilação rápida.
  • Amido

Açúcares carboidratos de rápida assimilação

Dentro deste grupo pode ser dividido de acordo com sua estrutura química em:
Monossacarídeos
Eles são os carboidratos mais simples, caracterizados pelo seu sabor doce e seu pequeno tamanho. Entre eles, incluem-se:
  • Glicose: pode encontrá-lo em uma pequena quantidade de frutas, como uvas e vegetais. É crucial para monossacarídeo do metabolismo, porque nosso corpo utiliza para obter energia imediatamente, sendo o principal combustível das nossas células, músculos e cérebro. Isto é capaz de aumentar a energia volume de géneros alimentícios sem, portanto, melhorar o seu sabor doce, ao contrário do que acontece com a frutose e a sacarose.
  • Frutose: podem ser encontrados em algumas frutas e mel. É o carboidrato mais doce.
  • Galactose: formulários quando as enzimas digestivas quebram o leite.
Dissacarídeos
Eles são compostos de dois monossacarídeos juntos. Eles precisam de nosso corpo para transformá-los em monossacarídeos por enzimas específicas, então elas podem ser absorvidas pelo trato digestivo.
Os mais comumente utilizados são geralmente:
  • Sacarose: é o açúcar comum usado em casa para adoçar o café, sobremesas, etc.; e como adoçante em bebidas. Ele é obtido a partir da cana-de-açúcar e beterraba. É também na cenoura e abacaxi.
  • Lactose: situa-se em leite e produtos lácteos tais como manteiga, iogurte, queijo É menos doce do que a sacarose.
  • Maltose, também chamado de açúcar de malte, está presente nas sementes.

Assimilação lenta de carboidratos

Amido
Eles são formados pela União de várias moléculas de monossacarídeos, tornando-se assim que podem produzir energia, nosso corpo precisa degradá-los para a unidade mais simples (monossacarídeos). Por este motivo, eles precisam de mais enzima responsável por degradá-los e mais uma vez, sendo lenta assimilação.
Dentro deste grupo, os mais proeminentes são:
  • Amido: vulgarmente conhecido como "amido", é de origem vegetal. Encontramos em leguminosas, batatas, cereais de pequeno-almoço...
  • Glicogênio: que tem a função de reserva em pessoas e animais, situa-se no fígado e músculo. É muito importante para os atletas que têm depósitos de glicogênio cheio de músculo, assim quando um gasto de energia devido ao exercício físico pode liberam energia e produzindo ao máximo.

Fontes de hidratos de carbono

Em geral, encontramos carboidratos em vários alimentos, entre os quais predominam:
  • Cereais (arroz, trigo, milho, aveia, painço...).
  • Pão.
  • Massas (macarrão, esparguete, macarrão...).
  • Frutas (a partir de onde temos o frutose) e legumes (ricos em amido).
  • Produtos de pastelaria.
  • Leite e produtos lácteos (manteiga, queijo, etc.).
  • Leguminosas (feijão, grão de bico,...).
  • Tubérculos e raízes (batata e afins).
  • Açúcar (cana, beterraba, mel, melaço...)
Artigo fornecido para fins educacionais
Saúde e Bem-Estar