Destaques de Josué 1-5 - Escola do Ministério Teocrático

Escola do Ministério Teocrático - Informações para o estudo pessoal

Leitura da Bíblia: Josué 1-5 (10 min)

(Josué 1:4)

Vosso território virá a ser desde o ermo e este Líbano até o grande rio, o rio Eufrates, isto é, toda a terra dos hititas, e até o Grande Mar, na direção do pôr do sol.

*** it-1 p. 167 Arã ***
Através da conquista dos reinos arameus por parte de Davi, ele estendeu os limites do seu reino bem para o N, de modo que atingia o rio Eufrates, não muito longe de Harã, de Padã-Arã. Ele cumpriu assim a promessa de Jeová com respeito à extensão da herança de Israel na Terra da Promessa. — De 1:7; 11:24; Jos 1:4.

(Josué 1:7)

“Somente sê corajoso e muito forte para cuidar em fazer segundo toda a lei que Moisés, meu servo, te ordenou. Não te desvies dela nem para a direita nem para a esquerda, a fim de agires sabiamente onde quer que andares.

*** w95 1/5 p. 12 Aceite a Bíblia pelo que realmente é ***
Responsabilidade dos em cargos de supervisão
16 Referente à leitura das Escrituras, dava-se atenção especial aos que eram superintendentes da nação. Jeová disse a Josué: “[Cuida] em fazer segundo toda a lei.” Para que cumprisse com esta responsabilidade, mandou-se-lhe: “Tens de ler [o livro da lei] em voz baixa dia e noite, . . . pois então farás bem sucedido o teu caminho e então agirás sabiamente.” (Josué 1:7, 8) Assim como se dá com todos os superintendentes cristãos hoje em dia, ler Josué regularmente as Escrituras o ajudava a manter bem em mente os mandamentos específicos que Jeová dera ao Seu povo. Josué também tinha de entender como Jeová havia lidado com os Seus servos em diversas circunstâncias. Ao passo que lia declarações sobre o propósito de Deus, era importante que pensasse na sua própria responsabilidade relacionada com este propósito.

(Josué 1:8)
Este livro da lei não se deve afastar da tua boca e tu o tens de ler em voz baixa dia e noite, para cuidar em fazer segundo tudo o que está escrito nele; pois então farás bem sucedido o teu caminho e então agirás sabiamente.

*** w12 15/12 p. 4 par. 3 Encontre verdadeiro sucesso na vida ***
3 O mais importante é se Jeová nos considera bem-sucedidos, pois a nossa vida depende de sua aprovação. Ao dar a Josué a importante missão de liderar a entrada dos israelitas na Terra Prometida, Jeová disse a ele que lesse a Lei mosaica “dia e noite” e que não deixasse de obedecer o que estava escrito nela. Deus lhe garantiu: “Então farás bem-sucedido o teu caminho e então agirás sabiamente.” (Jos. 1:7, 8) E, como sabemos, Josué foi realmente bem-sucedido.

*** w09 1/12 p. 17 Ele quer que sejamos bem-sucedidos ***
Primeiro, Josué precisava encher regularmente seu coração com a palavra de Deus. Jeová declara: ‘Tens de lê-la em voz baixa dia e noite.’ (Versículo 8) Uma obra de referência diz: “Deus estava ordenando que Josué se lembrasse de Sua Lei por ‘sussurrá-la’ para si mesmo, ‘ponderar’ sobre ela, ou ‘meditar’ nela.” Por ler a Palavra de Deus e meditar nela todos os dias Josué seria ajudado a lidar com os desafios que viriam.
Segundo, Josué precisava aplicar o que aprendia da Palavra de Deus. Jeová lhe disse: ‘Cuide em fazer segundo tudo o que está escrito nele; pois então farás bem-sucedido o seu caminho.’ (Versículo 8) Para Josué ser bem-sucedido, ele tinha de fazer a vontade de Jeová. Como poderia ser diferente? A vontade de Deus sempre dá certo. — Isaías 55:10, 11.

*** w04 15/12 p. 15 par. 16 Jeová é nosso ajudador ***
Quando Josué recebeu a responsabilidade de liderar Israel, foi-lhe dito: “Este livro da lei [que havia sido escrito por Moisés] não se deve afastar da tua boca e tu o tens de ler em voz baixa dia e noite, para cuidar em fazer segundo tudo o que está escrito nele; pois então farás bem sucedido o teu caminho e então agirás sabiamente.” Note que Deus não prometeu a Josué que ele se tornaria sábio de forma milagrosa. Josué precisava ler o “livro da lei” e meditar nele para então agir sabiamente. — Josué 1:8; Salmo 1:1-3.

*** w96 15/5 p. 11 par. 6 Dedique-se à leitura ***
6 Como poderá tirar o máximo proveito da sua leitura da Palavra de Deus e das publicações cristãs? É provável que ache proveitoso fazer como Josué, um líder temente a Deus, do antigo Israel. Ordenou-se-lhe: “Este livro da lei não se deve afastar da tua boca e tu o tens de ler em voz baixa dia e noite, para cuidar em fazer segundo tudo o que está escrito nele; pois então farás bem sucedido o teu caminho e então agirás sabiamente.”

VER TODAS AS INFORMAÇÕES NO ARQUIVO PDF


Baixar arquivo PDF com informações para o estudo pessoal

Baixar arquivo no PDF para Laptops, Tablets e Mobile

Conteúdos Recomendados