Destaques de Deuteronômio 32-34 - Escola do Ministério Teocrático

Escola do Ministério Teocrático - Informações para o estudo pessoal

Leitura da Bíblia: Deuteronômio 32-34 (10 min)

(Deuteronômio 32:2)

Meu ensinamento gotejará como a chuva, Minha declaração pingará como o orvalho, Como chuvas suaves sobre a relva, E como chuvas copiosas sobre a vegetação.

*** g95 22/5 p. 31 As lágrimas da natureza ***
O orvalho também pode ter um significado mais pessoal. Em seu cântico de despedida ao povo de Deus, Moisés escreveu: “Meu ensinamento gotejará como a chuva, minha declaração pingará como o orvalho, como chuvas suaves sobre a relva, e como chuvas copiosas sobre a vegetação.”
(Deuteronômio 32:2)
Moisés falou palavras vitalizadoras como o orvalho. Por ser o mais manso dos homens, com certeza ele também era habitualmente gentil e cortês ao falar. (Números 12:3) Como o orvalho ou uma chuva suave, suas palavras nutriam sem magoar os outros.

*** it-1 p. 501 Chuva ***
As instruções de Deus haviam de ‘gotejar como a chuva’ e suas declarações “como chuvas suaves sobre a relva, e como chuvas copiosas sobre a vegetação”. (De 32:2) Elas poderiam ser assimiladas aos poucos, mas o suficiente para prover pleno revigoramento, assim como as chuvadas sobre a vegetação.

*** it-2 p. 404 Instrução ***
Embora a instrução requeira aceitação e não vise meramente divertir, ela pode ser ministrada de maneira reanimadora. Jeová ordenou a Moisés que ensinasse a Israel um cântico em que Ele disse: “Meu ensinamento gotejará como a chuva, minha declaração pingará como o orvalho, como chuvas suaves sobre a relva.” (De 32:2)

*** it-3 p. 142 Orvalho ***
O orvalho é também suave e refrescante. É aplicado apropriadamente ao cântico profético de despedida de Moisés. (De 32:2)

(Deuteronômio 32:3)

Pois declararei o nome de Jeová. Atribuí deveras grandeza ao nosso Deus!

*** it-1 p. 228 O nome divino ***
[Foto na página 228]
Alterações Feitas na Bíblia.
Conforme mostrado aqui, o manuscrito hebraico (Códice de Alepo; abaixo, à esquerda) de De 32:3, 6, contém o nome divino. A tradução Septuaginta grega (P. Fouad Inv. 266, no centro) da mesma passagem também contém o nome divino em caracteres hebraicos.
Mas queira notar que o nome não aparece nestes versículos no Códice Alexandrino (acima, à direita), do quinto século EC. O nome divino foi retirado. Não foi traduzido num equivalente grego, mas foi substituído por uma forma abreviada da palavra grega Ký•ri•os (Senhor).

*** it-3 p. 101 Nome ***
Conhecer alguém o nome de Deus significa mais do que apenas estar familiarizado com a palavra. (2Cr 6:33) Significa realmente conhecer a Pessoa — seus propósitos, suas atividades e suas qualidades conforme reveladas na Sua Palavra. (Veja 1Rs 8:41-43; 9:3, 7; Ne 9:10.) Isto é ilustrado no caso de Moisés, homem a quem Jeová ‘conhecia por nome’, isto é, intimamente. (Êx 33:12) Moisés teve o privilégio de ver uma manifestação da glória de Jeová e também de ouvir ‘declarado o nome de Jeová’. (Êx 34:5) Esta declaração não era uma simples repetição do nome Jeová, mas era uma declaração sobre os atributos e as atividades de Deus. “Jeová, Jeová, Deus misericordioso e clemente, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência e em verdade, preservando a benevolência para com milhares, perdoando o erro, e a transgressão, e o pecado, mas de modo algum isentará da punição, trazendo punição pelo erro dos pais sobre os filhos e sobre os netos, sobre a terceira geração e sobre a quarta geração.” (Êx 34:6, 7) De modo similar, o cântico de Moisés, que contém as palavras “pois declararei o nome Jeová”, relata os tratos de Deus com Israel e descreve a Sua personalidade. — De 32:3-44.

VER TODAS AS INFORMAÇÕES NO ARQUIVO PDF


Baixar arquivo PDF com informações para o estudo pessoal

Baixar arquivo no PDF para Laptops, Tablets e Mobile

Conteúdos Recomendados