Não faça aos outros o que você não quer fazer com você - Parábolas e Histórias para Educar em Valores

Parábolas e histórias para educar em valores

Indice de Parábolas e histórias para educar em valores

Um homem entrou num restaurante e, como ele se dirigiu uma tabela vazia, pediu uma jovem que ele estava almoçando na mesa do lado:
-Poderia por favor me diga o tempo?
A jovem respondeu com voz zangada e muito forte para que todo mundo pudesse ouvi-lo:
-Como se atreve, velha canalha verde, miserável!
O homem ficou vermelho e sentiu o peso de centenas de olhos que olharam para ele com raiva disso. Ele só conseguiu dizer com tremor voz:
-Desculpe, senhorita, mas parece ter entendido mal, perguntei-lhe o tempo.
Em seguida, a jovem ficou muito ofendida e começou a gritar histericamente:
-Se você ainda com isso, canalha, eu vou chamar a polícia.
Terrivelmente envergonhado, o homem foi para o canto mais distante do local e se sentou em uma mesa parcialmente escondida atrás de um pilar.
Alguns minutos depois, o jovem se aproximou dele e disse sorrindo:
-Com licença, desculpe-me o que aconteceu, mas você vê, eu sou um estudante de psicologia e estou fazendo uma pesquisa em como as pessoas reagem a situações imprevistas.
O homem olhou para ela por alguns segundos e exclamou com espanto e voz forte, para que toda a gente podia ouvi-lo:
-Verdade que você está disposto a fazer tudo o que para mim e toda a noite por apenas dez euros...
A senhora caiu inconsciente no chão.
"É para os outros como você gostaria de ser tratado para ti e nunca fazer a alguém que não gosta que faça." Estes dois princípios resume toda a ética e as normas de convivência humana. Se todo mundo gosta de ser tratada com amor e respeito, por que não tratamos assim os outros? É sempre os outros, para que eles se sentem importantes e amados. Ele atua de forma a que os outros sentem que tem sido um verdadeiro presente conheço. Freqüentemente, nós amamos estragar outros piada, rir à custa dos outros, mas como chegamos se apanham-nos... Pedimos que todos os
respeito e a compreensão de que não estamos dispostos a dar-lhes. Se magoamos os outros, dizemos que foi apenas uma brincadeira, reclamar de sua falta de senso de humor... mas como isso dói quando somos o objeto do riso. Por esta razão, antes de agir, ele acha que se você gostaria de fazer de ti o que você pretende fazer, ou ser tratada da maneira em que se propõe a fazê-lo. Nós somos tão subjetiva e paternalista sobre nós mesmos que o que nós consideramos virtude em nosso comportamento, parece um erro ou erro na conduta dos outros.
Se alguém leva muito tempo para fazer alguma coisa, é que é lento. Mas quando eu tomo meu tempo é que eu gosto de fazê-lo bem, porque eu sou consciente e reflexivo.
Quando o vizinho não faz as coisas, é um frouxo, um irresponsável e preguiçoso. Quando faço-as, porque eu não podia, eu tinha muitos problemas, estava muito ocupado.
Quando o vizinho toma a iniciativa e faz as coisas sem que dirá, é um intrometido, que visa chamar a atenção. Quando eu fazê-las sem que me dizer, é que eu tenho iniciativa.
Quando o vizinho não gosta dos meus amigos, é que é cheio de preconceitos. Quando o seu povo não gosta de mim, é que eu sei as pessoas de bem e ter bom senso.
Quando o vizinho mantido firmemente sua opinião, é um teimoso e uma dogmática. Quando eu apoio fortemente a mina, é que eu ter firmeza.
Quando o vizinho estiver definido como pequenos detalhes, é um maníaco. Quando eu
Notei pequenos detalhes, é que eu sou cuidadoso

* * *

O diretor diz para o Secretário de escola:
-Alguém só entrar para a quinta aula de grau. Quem vai chegar tão tarde?
-Seguro que é o professor.
-Como pode ser tão certa disso?
-Porque se tivesse sido um estudante, já o professor tinha mandado para o endereço.

* * *

Uma vez uma cidade Baker e um agricultor da aldeia vizinha, feita um acordo. Eles é que trocavam, todos os dias, meio quilo de pão por meio quilo de manteiga. Coisas marcharam bem por algum tempo, até que, um dia, Baker começou a suspeitar que a manteiga não era o peso acordado. Por vários dias, pesava a manteiga e você demonstrar que, como ele suspeitou, todos os dias pesavam menos. Finalmente, ele que prenderam o agricultor por fraude.
No julgamento, o fazendeiro confessou que embora ele tinha saldo, ele não estava usando pesos.
-Então como peso de manteiga que deveria mandá-lo para o padeiro?
-Muito simples: usar como pesa o pedaço de pão que Baker envia-me. Se minha manteiga não tem o peso correto, é só um pão Baker...

Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados