O segredo da felicidade - Parábolas e Histórias para Educar em Valores

Parábolas e histórias para educar em valores

Indice de Parábolas e histórias para educar em valores


Há muitos anos, viveu um homem sábio que disse que ele manteve o segredo da felicidade em uma caixa. Reis e senhores mais poderosos da terra desde o sábio suas fortunas e poderes para lhes mostrar o conteúdo do porta-malas. Alguns até tentaram roubar o cofre pela força, mas todos os seus esforços foram inúteis porque como o homem sempre foi muito sábio você conseguiu os é para que ninguém vai encontrar seu peito.
Bom homem viveu feliz todos os dias, enquanto maior infelicidade de ninguém, comido por inveja e impotência, procurou em vão tomar conta do peito.
Um dia, foi arquivado com o Sage, uma criança implorando-lhe que ele tinha descoberto o segredo da felicidade. Vendo sua pureza e simplicidade, o sábio disse-lhe:
-Para você se eu vou te mostrar os meus segredos. Venha comigo e preste atenção. Na verdade, existem dois baús onde guardo os segredos para ser feliz. E essas caixas são minha mente e meu coração. Por não terem encontrado ainda tanto como vieram procurá-los e ter sido removido por força que todos os meus pertences e meus móveis. O grande segredo que mantêm esses baús é uma série de etapas que você deve tomar na vida, se você realmente quer ser feliz. O primeiro passo é reconhecer a existência de Deus em todas as coisas e, portanto, você deve amar ele e obrigado por tudo o que você tem e tudo o que acontece com você. O segundo passo é amar a mesmo: te amo muito e todos os dias, acordar e deitar-se, deve repetir-se vezes sem conta: "Eu sou importante, vale muito, eu sou capaz de, sou inteligente, eu estou amando, eu espero muito de mim, não há nenhum obstáculo que eu não poderia superar". O terceiro passo é pôr em prática tudo o que dizem. Ou seja, se você acha que é esperto, agir com inteligência; Se você acha que você pode, fazer o que você propõe; Se você acha que está amando, expressa seu afeto para as pessoas que você ama; Se você acha que não existem obstáculos que você não pode vencer, você propor objetivos em sua vida e luta por eles para alcançá-los. O quarto passo é que você não deve inveja de ninguém, por isso tem ou o que é, porque inveja preenche o coração de dor e raiva. Conheceram-se seus objetivos, esforce-se para você conseguir a sua. O quinto passo requer que você que você não hostels rancores para alguém em seu coração; Se alguém te machuca, perdoá-lo e esquecer. O sexto passo é que você não deve tomar coisas que não lhe pertence; Recorda que, de acordo com as leis da natureza, se hoje você toma algo, amanhã será removido para que algo de mais valor. A sétima etapa, você não deve maltratar ninguém, todos os seres do mundo têm o direito de ser respeitado e que queremos. E finalmente, levanto sempre com um sorriso aos lábios de flor, olhe para seu próximo e ver no lado de boa e bela vida todas as coisas, pensar em tudo o que lhe foi dada, em que tudo o que tens, tem privilegiado a ajuda os outros sem esperar nada em troca, olhe com carinho para as pessoas e dar-lhescomo eu fiz com você, o segredo da felicidade.
Diz um famoso provérbio Português: "o objetivo da vida é ser feliz. O lugar para ser feliz é onde você está localizado, e agora é o momento de ser feliz."
Se Deus criou-nos todos e cada um de nós por amor, nos criou para ser feliz. Todos têm o direito de procurar a felicidade e encontrá-lo. O que acontece é que a maioria das pessoas ativamente busca a felicidade não onde. Eles procuram no dinheiro, no prazer, no poder, sem suspeitar que está dentro de cada um deles. A chave para a felicidade é em si mesmo e fazer o que se deve fazer da forma mais perfeita. É, em suma, procurar a excelência no cotidiano do que um atrás. Fazer as coisas todos os dias da melhor forma possíveis. Onde a palavra melhor recupera a sua dimensão técnica, estética e moral.
A criança a quem o sábio abriu os tesouros dos seus peitos, me contou o segredo para ser feliz. Eu queria que ele lhe dirá que eles comunicarão-la aos outros e, acima de tudo, então praticam os passos da felicidade em sua vida. Nos esforçamos para ser bom e vamos ser felizes. Vamos fazer com
perfeição o que temos a fazer e a felicidade vai chegar nos sozinho:

* * *

Um cachorro estava ocupado tentando pegar o próprio rabo. Passou por lá um cão velho e sábio e vê-lo tão desesperada, perguntou:
-O que é que você vê tão ocupado neste tipo de ginástica tão impossível?
-Eles disseram que a felicidade está na minha fila. Se eu pegá-lo, eu vou ser
feliz.
O cão sábio olhou para ele com compreensão suave e disse:
-É verdade que a felicidade está na cauda. Porque faço o que tenho que fazer e ir onde eu tenho que ir, e ela sempre me segue.
Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados