A árvore de problemas - Parábolas e Histórias para Educar em Valores

Parábolas e histórias para educar em valores

Indice de Parábolas e histórias para educar em valores


Naquele dia tinha sido particularmente infeliz carpinteiro essa boa senhora tinha contratado para ajudá-lo a reparar uma antiga fazenda. O cortador elétrico tinha cometido para não trabalhar e agora, quando já estava caindo a noite, o caminhão velho não iria começar.
-Carrego no meu caminhão para o seu lar - senhora gentilmente oferecido.
Quase não cruzou uma única palavra durante todo o caminho. O rosto do homem era um retrato de desespero e de cansaço. No entanto, quando eles chegaram, ela sorriu dolorosamente e convidou a que um momento de entrar em casa para que ele conhecia a família.
No caminho até a porta, Carpenter foi parado um tempo contra uma árvore pequena e foi-lhe acariciando seus ramos. Quando entrou, teve lugar em uma transformação surpreendente: seu rosto iluminado com um sorriso largo, abraçou com alegria para os seus filhos e beijou com entusiasmo e carinho à sua esposa. Tomou um café, felizmente conversamos um pouco e depois para rejeitá-lo, acompanhou a moça ao seu carrinho. Passando pela árvore, Senhora sentiu curiosa para descobrir o que tinham feito na árvore de alguns minutos antes tinha transformado dessa forma.
-Oh, isso é a minha árvore de problemas! -respondeu sorridente carpinteiro-. Eu sei que não posso ter problemas no trabalho, mas uma coisa é segura: não levo-os para casa, não quero que os atormentassem a minha esposa ou os meus filhos. Então eu desligo-los todas as noites na árvore antes de entrar em minha casa. Na manhã seguinte eu buscá-los, mas a verdade é que, durante a noite eles diminuem e enfraquecem muito.
Isso seria legal, na entrada de cada escola, são colocados a uma árvore onde os professores foram deixando seus problemas, coisas que lhes dizem respeito ou angustiado-los. É tudo demasiado frequentemente, alunos que pagam aos processos familiares de seus professores, suas necessidades econômicas, suas inseguranças e carências emocionais. Os alunos não são culpados, que você lutou com o marido ou filhos, que você ter repreendido o diretor, que não te chega o dinheiro, ou que você não conseguia carrinho. Eles também devem pagar sua frustração existencial que você queria estudar outra carreira e entrou em educação, porque só havia contingentes. Os estudantes precisam te alegre, positivo e entusiástico. Portanto, deixe os problemas antes de entrar na escola e propor que sempre ser a pessoa mais feliz do salão. Vive cada classe como uma aventura, transformar sua sala em uma festa. Lembre-se sempre o grande poema de Celaya:
A vida é uma festa.
Eu tenho as mãos cheias de alegria explosiva
e varredura cerebral de memórias.
Cada dia que eu sinto é mais um.
Não me canso de agradecer-lhe.
E dizer que eu não entendo.
Viver dia a dia, surpresa
em mistério (...)
Dando graças a tudo o que existe
Porque ele existe.
"Eu vivo de dia para dia, mistério de surpresa". Tudo é um presente, tudo pode ser uma fonte de alegria. Vive na disponível para tirar proveito de tudo que você
acontece, mesmo com os problemas que Deus envia a você e ao seu lado:

* * *

Ele relata a história do místico sufi que, após um dia de fome, fadiga e frio começou a agradecer a Deus por dar-lhes "um dia maravilhoso". Ouvindo isto, companheiro áspero eram murmúrios entre eles e reclamar irritado sobre o cinismo de seu mestre. Depois de um tempo, um deles, não sendo capaz de conter sua raiva, disse-lhe:
-Não acredito que sua oração é sincera. Como você pode chamar maravilhoso um dia horrível e up para dar graças a Deus por ele? Onde é maravilhoso? Não comemos, estamos exaustos, nós desprezado onde procuramos alojamento e vamos passar o frio da noite morta.
-Você vê, - respondeu o místico com paciência-, precisamos desta noite está fria, a pobreza e a fome. Se não precisamos disso, Deus não é nos deram. Como não vai então ser grato? Ele sempre cuida de nossas necessidades. Grande é o seu nome!
Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados