O vaso rachado - Parábolas e histórias para educar em valores

Parábolas e histórias para educar em valores

Indice de Parábolas e histórias para educar em valores

Um carregador de água na Índia tinha dois grandes vasos, carregando em seus ombros pendurados para as extremidades de uma vara. Um dos potenciômetros foi perfeito e deu água completa ao final da longa estrada de Brook para a casa do padrão.
O outro pote tinha uma fenda onde ele estava derramando água ao longo do caminho. Quando eles chegaram, ele só poderia entregar metade do seu fluxo.
Dois anos foi repetida dia após dia nesta situação. O receptáculo perfeito, me senti orgulhoso de si mesma, enquanto o vaso rachado viveu a vergonha de sua própria imperfeição e feltro miserável sobre não conhecer plenamente a missão para o qual ele tinha sido criado.
Um dia, ele decidiu expor sua dor e sua vergonha para o rei da água e disse:
-Estou muito envergonhado de mim mesmo e quero me desculpar com você.
-Por que? -perguntou o rei da água.
-Sabes bem porquê. Devido a minhas rachaduras, você pode apenas entregar metade da água e, portanto, receber apenas metade do dinheiro que você deve receber.
O waterseller sorriu humildemente e disse para o pote rachado:
-Quando vamos amanhã um novo para a casa do padrão, quero que observe as belas flores que crescem ao longo do caminho.
Assim fez e, na verdade, vi que as bordas da estrada estavam adornadas de belas flores. Essa visão, no entanto, não apagou a tristeza que você cresceu em sua alma de navio por não ser capaz de sua missão ao máximo. Em casa, disse o água-portador:
-Você percebe que as flores crescem apenas em seu lado da estrada? Eu sempre sabia que o crack e queria aproveitá-los. Plantei flores, onde você vai passar e todos os dias, sem ter que trabalhar duro para isso, você já foi regando-as. Durante estes dois anos, eu ter sido capaz de escolher as flores para decorar o altar do meu professor. Se não, como você está, ele não teria sido capaz de desfrutar de sua beleza.
Todos têm rachaduras e limitações, e ainda tudo vale a pena. Com freqüência, nossas fraquezas são nossos pontos fortes. Estando ciente nos torna humilde, compreensão. Não há nada mais insuportável do que uma pessoa que se sente perfeita ou santa. Verdadeiros santos reconhecem os pecadores e os sábios autênticos são aqueles que vocean mais sua ignorância.
Precisamos de uma educação que não castiga o erro, eles transformá-lo em uma oportunidade de aprendizado maravilhosa. Uma educação que irá transformar as restrições em desafios e propostas para superar esse perigos tornam-se oportunidades. Lembre-se daqueles sapos que viviam no fundo de um poço. Lá, no mundo sombrio, eles sentiram calmos. Neles abriu uma pinhole de luz e, às vezes, o belo rosto de um amarelo tranças garota que jogou um balde de cair duro na água. Para que os sapos no poço, o rosto lindo devia ameaça e perigo: sempre atrás dele caiu o balde temido que, se eles foram negligenciados, poderia esmagá-los. Mas havia uma rã sonhadora que queria saber o que estava do outro lado daquele buraco de luz. E um dia, arrisquei: esperada a cair o balde e, em vez de partida, pulei nele. Tranças de menina bonita amarelo puxou o balde com o sapo dentro. Lá, do outro lado do poço, brilhando um mundo insuspeitado prodigioso e verde, cheio de encantos, com lagoas, flores, estrelas e um monte de insetos que foram suculentas iguarias.
Sal seu poço escuro. Salta para o balde, o desconhecido. Além de seus medos, a luz brilha. Apesar de suas rachaduras e fraquezas, você é uma pessoa valiosa. Nem tudo vale o mesmo, mas todos valem a pena. O desafio é descobrir nossos talentos para aprimorá-las e bem resolvido sobre eles, para tornar a vida plenamente.
Você não se considera nunca superior aos outros ou desprezá-los, porque você acha que eles são piores ou menos inteligentes do que você. Ponte sempre do lado dos mais fracos:

* * *

O famoso ator e dramaturgo Peter Ustinov foi escolhido como padrinho da formatura em uma escola de inglês. Na cerimônia de abertura, o diretor parabenizou os alunos animado e anunciou com orgulho que uma promoção de 50, apenas dois alunos conseguiram passar os testes e que, portanto, eles não me forme.
Quando ele tinha que dizer o dramaturgo, ele dedicou seu discurso de dois estudantes que não iriam se formar:
-Eu não tenho qualquer título ou preparação e acho que o mundo precisa pelos mesmos médicos e trabalhadores, médicos e camponeses. Tudo de valor igual e acho que a coisa realmente importante é que cada um encontra sua missão na vida e fazê-lo com dignidade e honestidade. Sinto-me inclinado para os dois que falharam nos exames, como estou sempre inclinado a qualquer minoria. Por este motivo, peço que baixe, não me sinto como se eu pedir para não estar aqui, são superior ou melhor do que eles. Se eu tivesse sido um aluno desta escola, tenho quase certeza que seriam três a suspensão que hoje nós não poderia se formar.
Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados