Fábulas de Esopo: O leão, a raposa e o veado

Fábulas de Esopo
e fábulas clássicas

As Fábulas de Esopo com lições e moral

Tendo sido leão doente, é você colocar em uma caverna, dizendo a raposa, que estima muito e que tinha muito bons amigos:
-Se você quer me ajudar a me curar e assim ainda vivo, seduz com sua astúcia para cervos e trazê-lo aqui, porque eu estou cheio de sua carne.
A raposa saiu para desempenhar o papel e encontrei o veado pulando feliz na selva. Aproximei-me dele cumprimentando-lhe gentilmente e disse:
-Vim te dar boas notícias. Como você sabe, o leão, nosso rei, é o meu vizinho; Mas acontece que ele caiu doente e é muito sério. Perguntava-me qual animal poderia substituí-lo como rei, após a sua morte.
E disse-me: "javali, então não é muito inteligente; o urso é muito estranho; Pantera muito temperamental; o tigre é um fanfarrão; "Acho que o veado é o mais digno de reinado, é esbelta, longa vida e temido pelas cobras pelos cornos." "Mas o que te digo, ele é determinado que você será o rei."
E que eu vou por você tê-lo anunciado primeiro? Responda-me, que eu tenho pressa e medo de chamar-me, porque sou seu conselheiro. Mas se você quer ouvir um experiente, aconselho que siga e Junte-se a leão fielmente até à sua morte.
Ele tinha acabado de falar a raposa, e o cervo, cheio de vaidade com essas palavras, andou decidida caverna sem suspeitar o que iria acontecer.
Para vê-lo, o leão apressou, mas só conseguiu arranhar as orelhas dela. O veado, assustado, rapidamente fugido para a floresta.
O sucesso da Fox é pernas para ver perdeu seu jogo. E o leão jogou grandes clamores, estimulados por sua fome e dor. Ele implorou a raposa para tentar de novo. E ele disse a raposa:
-É doloroso e difícil, mas vou tentar.
Ele saiu da caverna e seguiu os passos do cervo até substituindo suas forças.
Ver veados, irritados e prontos para atacá-lo, ele disse:
Puta miserável, não venha me enganar! Se você der um passo adiante, você ter morto! Procurando por outras pessoas que não conheço você, falar bonito para eles e enviá-los a fumaça, prometendo-lhes o trono, mas já não mais me.
Mas a raposa astuta respondeu:
- Mas senhor Hart, não seja tão solto e funky. Não desconfíes nós somos seus amigos. O leão, levar sua orelha, só queria te dizer secretas dicas e instruções sobre como governar, e você não tem paciência para um simples arranhão de um velho doente. Agora é furioso contra você e você está pensando em fazer o destemido lobo o rei. ! Pobre!, tudo o que sofre por ser o mestre! Venha comigo, você não tem nada a temer, mas sim, ser humilde como um cordeiro. Eu juro por toda esta selva que você não deve temer nada leão. E quanto a mim, apenas pretendo atendê-lo.
E enganados novamente, ele deixou o veado em direção da caverna. Havia mais que entrou, quando já o leão vi totalmente saciado seu capricho, não deixando ou memória do veado. No entanto o coração caiu no chão, e a raposa levou-o às escondidas, como pagamento por seus esforços. E o leão procura o coração faltando perguntou a raposa por ele. A raposa respondeu:
-O veado ingênua tinha sem coração, nem procurá-lo. Que tipo de coração poderia ter um veado que veio duas vezes para a casa e a pata do leão?

Nunca deixe o desejo de honras de perturbar o seu bom senso, para que você não pegou pelo perigo.

Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados