Escola do Ministério Teocrático Semana de 1 de setembro ‒ Destaques de Números 17-21

Referências para a Escola do Ministério Teocrático

Baixar arquivo editável no Word para Laptops, Tablets e Mobile

Baixar arquivo editável no Word para Laptops, Tablets e Mobile

Programa para a Escola do Ministério Teocrático: Semana de 1 de setembro


ss14 pp. 1-4 Programa da Escola do Ministério Teocrático para 2014
1.° de set. Leitura da Bíblia: Números 17-21
N.° 1: Números 17:1-13
N.° 2: Como sabemos que o Diabo realmente existe (rs p. 353 §2–p. 354 §2)
N.° 3: Atos dos Apóstolos — A exatidão do livro de Atos (it-1 p. 274 §§1-3)

w14 15/7 pp. 1-2 Sumário
1-7 DE SETEMBRO DE 2014
“Jeová conhece os que lhe pertencem”
PÁGINA 7 • CÂNTICOS: 63, 66

ws14 15/7 pp. 1-2 Sumário
1-7 DE SETEMBRO DE 2014
“Jeová conhece os que lhe pertencem”
PÁGINA 3 • CÂNTICOS: 63, 66


Destaques do livro de Números 17-21

1.° de set. Leitura da Bíblia: Números 17-21

Destaques do livro de Números

21:14, 15 — Qual era o livro mencionado aqui? As Escrituras mencionam diversos livros que os escritores da Bíblia usaram como fonte de matéria. (Josué 10:12, 13; 1 Reis 11:41; 14:19, 29) ‘O livro das Guerras de Jeová’ era um desses. Continha relatos históricos das guerras do povo de Jeová.

*** w11 15/9 pp. 7-8 par. 4 Jeová é minha herança ***
4 O que essa designação significou para os levitas? Jeová disse que ele era o quinhão deles no sentido de que, em vez de receberem uma herança de terra, foi-lhes confiado um inestimável privilégio de serviço. A herança deles consistia em serem “o sacerdócio de Jeová”. (Jos. 18:7) O contexto de Números 18:20 mostra que isso não os deixou pobres em sentido material. (Leia Números 18:19, 21, 24.) Aos levitas cabia “por herança cada décima parte em Israel, em troca do seu serviço”. Eles receberiam 10% da produção de Israel e do aumento no número de animais domésticos. Os levitas, por sua vez, contribuiriam uma décima parte do que recebessem, o “melhor dela”, em apoio ao sacerdócio. (Núm. 18:25-29) Aos sacerdotes também se entregava “toda a contribuição sagrada” que os filhos de Israel levavam a Deus no Seu local de adoração. Portanto, os membros do sacerdócio tinham bons motivos para crer que Jeová lhes proveria o necessário.

*** w11 15/9 pp. 11-13 pars. 3-9 Está fazendo de Jeová a sua herança? ***
3 Assim como os sacerdotes e levitas do passado, os ungidos hoje encaram seu serviço como privilégio. (Núm. 18:20) Os ungidos não esperam receber a posse de algum território ou localidade na Terra. Em vez disso, aguardam ser reis e sacerdotes no céu com Jesus Cristo. Eles continuarão a servir a Jeová nessa designação, como indica o que lemos em Revelação 4:10, 11 a respeito dos ungidos na sua posição celestial. — Eze. 44:28.
8 Alguns que já passaram pelo risco de perder o emprego talvez se tenham perguntado: ‘Como cumprirei a responsabilidade de sustentar a família?’ (1 Tim. 5:8) Quer você já tenha enfrentado um desafio assim, quer não, é provável que saiba, por experiência própria, que jamais ficará desapontado se Deus for a sua herança e se você tiver em alta estima o privilégio de servi-lo. Ao dizer aos seus discípulos que persistissem em buscar primeiro o Reino, Jesus lhes garantiu: “Todas [as] outras coisas” — como comida, bebida ou roupa — “vos serão acrescentadas”. — Mat. 6:33.
9 Lembre-se dos levitas, que não receberam uma herança de terra. Por darem primazia à adoração pura, eles tinham de confiar em Jeová para ter o sustento. Ele lhes disse: “Eu sou teu quinhão.” (Núm. 18:20) Embora não sirvamos num templo literal, como os sacerdotes e levitas, podemos imitar sua disposição, confiar que Jeová proverá para nós. A confiança na capacidade de Deus cuidar de nós é cada vez mais necessária ao avançarmos nos últimos dias. — Rev. 13:17.

*** w89 1/6 p. 19 par. 14 Seja limpo na mente e no corpo ***
Que dizer dos israelitas em geral? Se eles se tornassem cerimonialmente impuros por qualquer razão que fosse, seriam impedidos de participar na adoração até que cumprissem os requisitos da purificação. (Números 19:11-22) Tudo isso frisa que se exige limpeza física dos que adoram o santo Deus Jeová.

*** w11 15/9 p. 28 par. 14 Jeová conhece você? ***
14 A humildade de Moisés também ficou evidente quando enfrentou adversidades que o afetaram pessoalmente. Certa ocasião, ele perdeu o autocontrole e deixou de santificar a Deus ao lidar com o povo queixoso. Por isso, Jeová disse a Moisés que não lhe permitiria conduzir o povo para dentro da Terra Prometida. (Núm. 20:2-12) Moisés e seu irmão, Arão, já haviam suportado por anos os resmungos dos israelitas. Daí, por ter errado naquela única ocasião, Moisés não viveria a experiência que tanto aguardava! Como ele reagiu? Embora compreensivelmente desapontado, Moisés aceitou com humildade a decisão de Jeová. Ele sabia que Jeová é um Deus justo, que não pratica nenhuma injustiça. (Deut. 3:25-27; 32:4) Quando você pensa em Moisés, não o vê como alguém a quem Jeová conhecia? — Leia Êxodo 33:12, 13.

*** w09 1/9 p. 19 Um Juiz que é firme a favor do que é certo ***
Primeiro, Deus não tinha mandado Moisés falar com o povo, muito menos acusá-los de rebeldia. Segundo, Moisés e Arão não deram glória a Deus. Ele disse: ‘Não me santificaste.’ (Versículo 12) Ao dizer: “Faremos sair água”, Moisés falou como se ele e Arão fossem os provisores daquela água milagrosa, e não Deus. Terceiro, a sentença estava em harmonia com outros julgamentos de Deus. Ele não tinha permitido que a geração anterior de rebeldes entrasse em Canaã, por isso fez a mesma coisa com Moisés e Arão. (Números 14:22, 23) Quarto, Moisés e Arão eram líderes de Israel. Quanto mais responsabilidade alguém tem, mais Deus exige dele. — Lucas 12:48.
Jeová é firme a favor do que é certo. Visto que ele ama a justiça, é incapaz de fazer julgamentos injustos. Com certeza, um Juiz assim merece nosso respeito e confiança.

*** w06 1/3 p. 26 ‘Mantenha inteiramente seus sentidos’ ***
Sob circunstâncias estressantes
15 Circunstâncias estressantes podem fazer com que os servos leais de Jeová falem ou ajam de maneira insensata. (Eclesiastes 7:7) Quando estava sob dura provação, Jó ficou um pouco desequilibrado e foi preciso que Jeová corrigisse seu modo de pensar. (Jó 35:2, 3; 40:6-8) Embora ‘Moisés fosse em muito o mais manso de todos os homens na superfície do solo’, certa vez ele ficou irritado e falou irrefletidamente. (Números 12:3; 20:7-12; Salmo 106:32, 33) Davi havia demonstrado um notável autodomínio por não golpear o Rei Saul, mas quando Nabal o insultou e ofendeu seus homens, Davi ficou furioso e perdeu o discernimento. Ele só recobrou o bom senso quando Abigail interveio e impediu, por pouco, que ele cometesse um erro calamitoso. — 1 Samuel 24:2-7; 25:9-13, 32, 33.
16 Nós também poderemos enfrentar situações estressantes que talvez nos façam agir com falta de bom senso. Avaliar opiniões diferentes, assim como fez Davi, nos ajuda a evitar agir de modo impetuoso e apressar-nos para o pecado. (Provérbios 19:2) Além disso, a Palavra de Deus nos adverte: “Ficai agitados, mas não pequeis. Falai no vosso coração, na vossa cama, e ficai quietos.” (Salmo 4:4) Sempre que possível, é sensato esperar até ficarmos calmos antes de agir ou tomar decisões. (Provérbios 14:17, 29) Podemos orar fervorosamente, “e a paz de Deus, que excede todo pensamento, guardará os vossos corações e as vossas faculdades mentais por meio de Cristo Jesus”. (Filipenses 4:6, 7) Essa paz divina vai nos acalmar e nos ajudar a manter inteiramente os nossos sentidos.

*** w99 15/8 pp. 26-27 Beneficiados pelo “cereal do céu” ***
Humanos imperfeitos podem perder o apreço pelas coisas que se tornam rotineiras na vida — mesmo quando elas refletem a preocupação amorosa de Jeová. Por exemplo, a provisão sobrenatural do maná tanto assombrou como contentou os israelitas no começo, mas, com o tempo, muitos deles se queixaram. “Nossa alma chegou a abominar o pão desprezível”, queixavam-se desrespeitosamente, o que indicava que estavam começando a “se separar do Deus vivente”. (Números 11:6; 21:5; Hebreus 3:12) Portanto, o exemplo deles serve de “aviso para nós, para quem já chegaram os fins dos sistemas de coisas”. — 1 Coríntios 10:11.
Como podemos tomar a peito este exemplo de advertência? Um modo é por nunca permitir que passemos a encarar como corriqueiros ou banais os ensinos bíblicos ou as provisões que recebemos por meio da classe do escravo fiel e discreto. (Mateus 24:45) Uma vez que começamos a encarar as dádivas de Jeová com indiferença ou ficamos entediados, nossa relação com ele começa a esfriar.

*** it-3 p. 580 Serpente de cobre ***
Os israelitas guardaram a serpente de cobre e mais tarde começaram impropriamente a adorá-la, fazendo fumaça sacrificial a ela. Por isso, como parte das suas reformas religiosas, o Rei Ezequias, de Judá (745-717 AEC), mandou esmiuçar a serpente de cobre de mais de 700 anos, porque o povo fizera dela um ídolo.

*** w09 15/4 p. 14 Lembra-se? ***
• São o “livro de Jasar” e o “livro das Guerras de Jeová” livros bíblicos que se perderam? (Jos. 10:13; Núm. 21:14)
Não. Pelo visto eram documentos não-inspirados que existiam nos tempos bíblicos e serviram de referência para escritores bíblicos. — 15/3, página 32.

*** it-1 pp. 174-175 Arão ***
Deus ordenou então que 12 bastões, cada um representando uma das 12 tribos, fossem colocados no tabernáculo, e o bastão para a tribo de Levi recebeu a inscrição do nome de Arão. (Núm 17:1-4) No dia seguinte, Moisés entrou na tenda do Testemunho e verificou que o bastão de Arão produzira botões, brotara flores e dera amêndoas maduras. (Núm 17:8) Isto estabeleceu, além de dúvida, a escolha dos filhos levitas de Arão, por parte de Jeová, para o serviço sacerdotal, e Sua autorização para Arão ser sumo sacerdote. Depois disso, o direito da casa de Arão ao sacerdócio jamais foi seriamente questionado. O bastão com botões, de Arão, foi colocado na arca do pacto, como “sinal para os filhos da rebeldia”, embora pareça que, depois da morte destes rebeldes e da entrada da nação na Terra da Promessa, o bastão foi removido, tendo cumprido sua finalidade. — Núm 17:10; He 9:4; 2Cr 5:10; 1Rs 8:9.

*** g02 8/6 p. 14 Sal — substância preciosa ***
O sal também se tornou símbolo de estabilidade e de durabilidade. É por isso que na Bíblia um pacto de longa duração era chamado de “um pacto de sal”, em que as duas partes geralmente tomavam uma refeição, com sal, para selar um pacto. (Números 18:19) A Lei mosaica exigia que o sal fosse acrescentado aos sacrifícios oferecidos no altar, sem dúvida para mostrar que estavam livres de corrupção ou de decomposição.

*** w11 15/9 p. 7 Jeová é minha herança ***
Jeová é minha herança
“Eu sou teu quinhão e tua herança no meio dos filhos de Israel.” — NÚM. 18:20.
DEPOIS de os israelitas terem conquistado grande parte da Terra Prometida, Josué providenciou a repartição das terras por meio de sortes. Fez isso junto com o Sumo Sacerdote Eleazar e chefes das tribos. (Núm. 34:13-29) Os levitas não receberiam uma herança de terra como as outras tribos. (Jos. 14:1-5) Por que os levitas não tinham território tribal, ou quinhão, na Terra Prometida? Foram excluídos?
2 A resposta está nas palavras de Jeová aos levitas. Destacando o fato de que não estavam sendo abandonados, ele lhes disse: “Eu sou teu quinhão e tua herança no meio dos filhos de Israel.” (Núm. 18:20)

*** w09 1/9 p. 19 Um Juiz que é firme a favor do que é certo ***
Um Juiz que é firme a favor do que é certo
Números 20:2-13
JUÍZES humanos talvez dêem sentenças injustas ou severas demais, mas isso não acontece com Jeová Deus, que “ama a justiça”. (Salmo 37:28) Embora seja paciente, ele não é permissivo. É firme a favor do que é certo. Veja como Jeová agiu ao lidar com um caso de discórdia e rebeldia, registrado no capítulo 20 de Números.
Quando estavam quase no fim de sua jornada pelo deserto, os israelitas começaram a ficar sem água. O povo começou a discutir com Moisés e Arão: “Por que trouxestes a congregação de Jeová a este ermo, para nós e os nossos animais de carga morrermos aqui?” (Versículo 4) O povo se queixava do deserto, dizendo que era um “lugar mau” e que não tinha ‘figos, nem videiras, nem romãs’ — as mesmas frutas que os espiões israelitas haviam trazido da Terra Prometida anos antes —, e que ‘não havia água para beber’. (Versículo 5; Números 13:23) De fato, era como se eles culpassem Moisés e Arão por aquele deserto não ser como a terra frutífera que havia sido rejeitada pela geração anterior de resmungadores.
Jeová não rejeitou os resmungadores. Em vez disso, ordenou que Moisés fizesse três coisas: pegasse o seu bastão, reunisse o povo e ‘falasse ao rochedo diante dos seus olhos para que desse água’. (Versículo 8) Moisés obedeceu às duas primeiras ordens. Mas não cumpriu a terceira. Em vez de falar ao rochedo com fé, ele se dirigiu amargamente ao povo: “Ouvi, agora, rebeldes! É deste rochedo que faremos sair água para vós?” (Versículo 10; Salmo 106:32, 33) Depois Moisés bateu duas vezes no rochedo e “começou a sair muita água”. — Versículo 11.
Assim, Moisés e Arão cometeram um pecado grave. Deus disse: “Vós vos rebelastes contra a minha ordem.” (Números 20:24) Por agir contra a ordem de Deus nessa ocasião, Moisés e Arão acabaram se tornando aquilo que tinham acusado o povo de ser: rebeldes. A sentença de Deus foi clara: Moisés e Arão não levariam Israel à Terra Prometida. Será que foi uma sentença muito severa? Não, por uma série de razões.
Primeiro, Deus não tinha mandado Moisés falar com o povo, muito menos acusá-los de rebeldia. Segundo, Moisés e Arão não deram glória a Deus. Ele disse: ‘Não me santificaste.’ (Versículo 12) Ao dizer: “Faremos sair água”, Moisés falou como se ele e Arão fossem os provisores daquela água milagrosa, e não Deus. Terceiro, a sentença estava em harmonia com outros julgamentos de Deus. Ele não tinha permitido que a geração anterior de rebeldes entrasse em Canaã, por isso fez a mesma coisa com Moisés e Arão. (Números 14:22, 23) Quarto, Moisés e Arão eram líderes de Israel. Quanto mais responsabilidade alguém tem, mais Deus exige dele. — Lucas 12:48.
Jeová é firme a favor do que é certo. Visto que ele ama a justiça, é incapaz de fazer julgamentos injustos. Com certeza, um Juiz assim merece nosso respeito e confiança.

*** w87 15/10 p. 30 Perguntas dos Leitores ***
▪ Qual foi o erro de Moisés que lhe custou o privilégio de entrar na Terra da Promessa? Foi golpear a rocha, em vez de simplesmente falar a ela, ou foi ter ele deixado de glorificar a Jeová Deus?
Parece que o erro de Moisés envolvia mais do que simplesmente golpear a rocha em vez de falar a ela, conforme Deus ordenara.
Perto do fim de 40 anos de peregrinação, os israelitas acamparam em Cades-Barnéia, no ermo de Zim (ou Parã). Eles haviam acampado ali décadas antes, provavelmente porque três nascentes na região produzem um oásis verdejante, conforme visto na foto acompanhante. Nessa ocasião, contudo, a água era escassa, o que talvez significasse que o povo não podia encontrar muito alimento. Assim, eles altercaram com Moisés, o representante de Jeová, dizendo: “Por que nos conduzistes para fora do Egito, introduzindo-nos neste lugar mau? Não é lugar de semente, nem de figos, nem de videiras, nem de romãs, e não há água para se beber.” — Números 20:5.
Daí Deus disse a Moisés e a Arão: “Toma o bastão e congrega a assembléia, . . . e tendes de falar ao rochedo diante dos seus olhos para que deveras dê a sua água; e tens de fazer-lhes sair água do rochedo e dar de beber à assembléia e aos seus animais de carga.” (Números 20:8) O que aconteceu em seguida?
“Moisés e Arão convocaram a congregação diante do rochedo, e ele passou a dizer-lhes: ‘Ouvi, agora, rebeldes! É deste rochedo que faremos sair água para vós?’ Nisso Moisés ergueu sua mão e golpeou o rochedo duas vezes com o seu bastão; e começou a sair muita água.” — Números 20:10, 11.

*** w95 1/3 p. 17 par. 14 Vivamos à altura da nossa dedicação “dia após dia” ***
14 Paulo mencionou outro exemplo que serve de aviso: “Nem ponhamos Jeová à prova, assim como alguns deles o puseram à prova, só para perecerem pelas serpentes.” (1 Coríntios 10:9) Paulo falou ali sobre a ocasião em que os israelitas se queixaram de Deus a Moisés, quando o povo “começou a cansar-se por causa do caminho”. (Números 21:4) Comete você às vezes este engano? Quando se dedicou a Jeová, achava que o Armagedom vinha logo? Tem sido a paciência de Jeová maior do que você esperava? Lembre-se de que não nos dedicamos a Jeová só por certo período ou apenas até o Armagedom. Nossa dedicação continua para sempre. Assim, “não desistamos de fazer aquilo que é excelente, pois ceifaremos na época devida, se não desfalecermos.” — Gálatas 6:9.

*** w99 15/8 pp. 26-27 Beneficiados pelo “cereal do céu” ***
Humanos imperfeitos podem perder o apreço pelas coisas que se tornam rotineiras na vida — mesmo quando elas refletem a preocupação amorosa de Jeová. Por exemplo, a provisão sobrenatural do maná tanto assombrou como contentou os israelitas no começo, mas, com o tempo, muitos deles se queixaram. “Nossa alma chegou a abominar o pão desprezível”, queixavam-se desrespeitosamente, o que indicava que estavam começando a “se separar do Deus vivente”. (Números 11:6; 21:5; Hebreus 3:12) Portanto, o exemplo deles serve de “aviso para nós, para quem já chegaram os fins dos sistemas de coisas”. — 1 Coríntios 10:11.
Como podemos tomar a peito este exemplo de advertência? Um modo é por nunca permitir que passemos a encarar como corriqueiros ou banais os ensinos bíblicos ou as provisões que recebemos por meio da classe do escravo fiel e discreto. (Mateus 24:45) Uma vez que começamos a encarar as dádivas de Jeová com indiferença ou ficamos entediados, nossa relação com ele começa a esfriar.
É com bons motivos que Jeová não nos enche constantemente com um montão de emocionantes coisas novas. Antes, ele lança aos poucos e progressivamente mais luz sobre a sua Palavra. (Provérbios 4:18) Isto permite que seu povo assimile e pratique as coisas que aprende. Jesus seguiu o exemplo de seu Pai quando instruiu seus primeiros discípulos. Explicou-lhes a Palavra de Deus “até onde eram capazes de escutar”, ou “compreender”, conforme algumas traduções o expressam. — Marcos 4:33; note João 16:12.
Aumente seu apreço pelas provisões de Deus
Jesus usava também a repetição. A mente, é claro, pode compreender prontamente certo ponto — por exemplo, um princípio bíblico — mas tomá-lo a peito e fazê-lo parte da “nova personalidade” cristã talvez leve um pouco mais tempo, especialmente quando os modos e as atitudes do velho mundo estão profundamente arraigados. (Efésios 4:22-24) Isto certamente foi o caso dos discípulos de Jesus quando se tratava de vencer o orgulho e de desenvolver humildade. Jesus precisou ensinar-lhes humildade em várias ocasiões, cada vez apresentando o mesmo ponto básico dum ângulo diferente, para que pudessem assimilá-lo, o que por fim fizeram. — Mateus 18:1-4; 23:11, 12; Lucas 14:7-11; João 13:5, 12-17.
Nos tempos modernos, as reuniões cristãs e as publicações da Torre de Vigia seguem o exemplo de Jesus no uso de repetições bem planejadas. Portanto, reconheçamos isso como uma expressão da amorosa preocupação que Deus tem para conosco e nunca fiquemos entediados com o que recebemos, assim como os israelitas ficaram com o maná. Realmente, se nos esforçarmos com paciência a assimilar os regulares lembretes de Jeová, notaremos os bons frutos que isso produz na nossa vida. (2 Pedro 3:1) Tal atitude apreciativa mostra que ‘entendemos’ a Palavra de Deus de coração e que a temos na mente. (Mateus 13:15, 19, 23) Neste respeito, temos um excelente exemplo no salmista Davi que, embora não tivesse a variedade de alimento espiritual que nós recebemos hoje, descreveu as leis de Jeová como “mais doces do que o mel e o mel escorrendo dos favos”! — Salmo 19:10.

*** w09 15/3 p. 32 Perguntas dos Leitores ***
As Escrituras mencionam o “livro de Jasar” e o “livro das Guerras de Jeová”. (Jos. 10:13; Núm. 21:14) Esses dois livros não constam do cânon da Bíblia. Será que são escritos inspirados que se perderam?
Não há motivo para concluir que esses dois livros foram produzidos sob inspiração e mais tarde perdidos. Escritores bíblicos inspirados se referiram a vários outros escritos. Mas alguns desses podem muito bem ser partes da Bíblia que simplesmente foram descritas em termos não familiares para os leitores atuais. Por exemplo, 1 Crônicas 29:29 menciona “as palavras de Samuel, o vidente”, “as palavras de Natã, o profeta” e “as palavras de Gade, o visionário”. Esses três casos talvez sejam uma referência coletiva a livros conhecidos como 1 e 2 Samuel, ou ao livro de Juízes.
Por outro lado, certas referências podem ser a livros que têm nomes similares aos livros da Bíblia, mas que na realidade não fazem parte dela. Podemos exemplificar isso com quatro livros antigos: o “livro dos assuntos dos tempos dos reis de Judá”, o “Livro dos Reis de Judá e de Israel”, o “Livro dos Reis de Israel” e o “Livro dos Reis de Israel e de Judá”. Embora os nomes desses livros soem parecido com os nomes dos livros bíblicos conhecidos como 1 Reis e 2 Reis, esses quatro livros não foram inspirados e não fazem parte do cânon bíblico. (1 Reis 14:29; 2 Crô. 16:11; 20:34; 27:7) Provavelmente eram apenas escritos históricos disponíveis quando o profeta Jeremias e Esdras escreveram os relatos que lemos na Bíblia.
Alguns escritores da Bíblia realmente fizeram referências ou consultas a relatos ou documentos existentes, porém não-inspirados. Ester 10:2 menciona o “Livro dos assuntos dos tempos dos reis da Média e da Pérsia”. De modo similar, na preparação de seu Evangelho, Lucas ‘pesquisou todas as coisas com exatidão, desde o início’. Ele com certeza quis dizer que consultou fontes escritas disponíveis ao compilar a genealogia de Jesus, que podemos ler no seu Evangelho. (Luc. 1:3; 3:23-38) Embora os registros que Lucas consultou não fossem inspirados, seu resultante Evangelho com certeza foi. E esse Evangelho ainda é valioso para nós.
Quanto aos dois livros mencionados na pergunta — o “livro de Jasar” e o “livro das Guerras de Jeová” —, pelo visto eram documentos não-inspirados. Por isso, Jeová não os preservou. Por causa das referências bíblicas a esses dois livros, eruditos concluíram que se tratavam de coleções de poesias ou de cânticos a respeito dos conflitos entre Israel e seus inimigos. (2 Sam. 1:17-27) Segundo certa enciclopédia bíblica, o conteúdo desses livros talvez fosse “o conhecido repertório oral de cantores profissionais no Israel antigo, que preservavam as tradições épicas e líricas de Israel”. Mesmo alguns homens, que em certas épocas foram usados por Deus como profetas ou visionários, fizeram registros que Jeová não inspirou ou preferiu não incorporar nas Escrituras, que são ‘proveitosas para ensinar, repreender e endireitar as coisas’. — 2 Tim. 3:16; 2 Crô. 9:29; 12:15; 13:22.
Que certos livros foram mencionados na Bíblia e serviram como fontes de informações não deve nos levar a concluir que eram inspirados. No entanto, Jeová Deus preservou todos os escritos que contêm a “palavra de nosso Deus” e esses ‘durarão por tempo indefinido’. (Isa. 40:8) O que Jeová escolheu incluir nos 66 livros bíblicos que temos é exatamente o que precisamos para ser ‘plenamente competentes, completamente equipados para toda boa obra’. — 2 Tim. 3:16, 17.

N.° 1: Números 17:1-13


N.° 2: Como sabemos que o Diabo realmente existe (rs p. 353 §2–p. 354 §2)

rs p. 353 §2–p. 354 §2 Satanás, o Diabo
A Bíblia é a principal fonte de evidência. Ele é mencionado ali repetidas vezes por nome (Satanás, 52 vezes e Diabo, 33 vezes). O testemunho de uma testemunha ocular quanto à existência de Satanás está também registrado ali. Quem foi essa testemunha ocular? Jesus Cristo, que vivia no céu antes de vir à terra, repetidas vezes se referiu a esse iníquo por nome. — Luc. 22:31; 10:18; Mat. 25:41.
O que a Bíblia diz sobre Satanás, o Diabo, tem sentido. O mal que a humanidade sofre está muito desproporcional à maldade dos humanos envolvidos. A explicação que a Bíblia dá sobre a origem de Satanás e de suas atividades esclarece a razão por que, não obstante o desejo da maioria de viver em paz, a humanidade tem sido flagelada pelo ódio, pela violência e pela guerra por milhares de anos, e por que isto chegou a tal ponto que existe hoje a ameaça da destruição de toda a humanidade.
Se o Diabo realmente não existisse, aceitar o que a Bíblia diz sobre ele não traria benefícios duradouros à pessoa. Em muitos casos, porém, pessoas que antes mexiam com o ocultismo ou que pertenciam a grupos que praticavam o espiritismo contam que se sentiam nessa época muitíssimo angustiadas por ouvirem “vozes” do além, estando “possessas” de seres sobre-humanos, etc. Obtiveram verdadeiro alívio quando ficaram sabendo o que a Bíblia diz sobre Satanás e seus demônios, puseram em prática os conselhos bíblicos de evitar práticas espíritas, e buscaram a ajuda de Jeová em oração. — Veja as páginas 137-142, sob o tópico “Espiritismo”.
Crer que Satanás existe não significa aceitar a idéia de que tem chifres, um rabo comprido e um forcado, e que assa as pessoas num inferno de fogo. A Bíblia não faz essa descrição de Satanás. Isso é produto da imaginação de artistas medievais que eram influenciados por representações do deus mitológico grego Pã e pela obra Inferno, escrita pelo poeta italiano Dante Alighieri. Ao contrário de ensinar um inferno de fogo, a Bíblia diz claramente que “os mortos . . . não estão cônscios de absolutamente nada”. — Ecl. 9:5.

N.° 3: Atos dos Apóstolos — A exatidão do livro de Atos (it-1 p. 274 §§1-3)

it-1 p. 274 §§1-3 Atos dos Apóstolos
Autenticidade. A exatidão do livro de Atos tem sido comprovada, no decorrer dos anos, por várias descobertas arqueológicas. Por exemplo, Atos 13:7 diz que Sérgio Paulo era o procônsul de Chipre. Ora, sabe-se que, pouco antes de Paulo visitar Chipre, esta era governada por meio dum propretor ou legado, mas uma inscrição encontrada em Chipre prova que a ilha passou a estar sob o governo direto do Senado romano, na pessoa de um governador provincial chamado procônsul. Similarmente, na Grécia, durante o governo de Augusto César, a Acaia era uma província sob o governo direto do Senado romano, mas, quando Tibério era imperador, ela foi governada diretamente por ele. Mais tarde, sob o imperador Cláudio, tornou-se novamente uma província senatorial, segundo Tácito. Descobriu-se um fragmento dum rescrito de Cláudio aos délficos da Grécia, que se refere ao proconsulado de Gálio. Por conseguinte, Atos 18:12 está correto ao falar de Gálio como “procônsul” quando Paulo estava ali em Corinto, capital da Acaia. (Veja GÁLIO.) Também, uma inscrição num arco em Tessalônica (inscrição de que se preservaram fragmentos no Museu Britânico) mostra que Atos 17:8 está correto ao falar dos “governantes da cidade” (“poliarcas”, governadores dos cidadãos), embora este título não seja encontrado na literatura clássica.
Até o dia de hoje, em Atenas, o Areópago, ou colina de Marte, onde Paulo pregou, ergue-se como testemunha silenciosa da veracidade de Atos. (At 17:19) Termos e expressões médicas encontradas em Atos estão de acordo com os escritores médicos gregos daquele tempo. Os meios de viagem empregados no Oriente Médio, no primeiro século, eram essencialmente conforme descritos em Atos: via terrestre, caminhadas, andar a cavalo ou em carros puxados a cavalo (23:24, 31, 32; 8:27-38); via marítima, por navios de carga. (21:1-3; 27:1-5) Aquelas embarcações antigas não possuíam um leme único, mas eram controladas por dois grandes remos, daí estes serem mencionados com exatidão no plural. (27:40) A descrição da viagem de Paulo, de navio, a Roma (27:1-44), no tocante ao tempo que durou, à distância percorrida e aos lugares visitados, é reconhecida por marujos modernos, familiarizados com a região, como inteiramente fidedigna e confiável.
Atos dos Apóstolos foi aceito sem reservas como Escritura inspirada e canônica pelos catalogadores das Escrituras do segundo até o quarto século EC. Trechos do livro, junto com fragmentos dos quatro Evangelhos, encontram-se no manuscrito de papiro Chester Beatty N.° 1 (P45), do terceiro século EC. O manuscrito Michigan N.° 1571 (P38), do terceiro ou do quarto século, contém trechos dos capítulos 18 e 19, e um manuscrito do quarto século, Aegyptus N.° 8683 (P8), contém partes dos capítulos 4 a 6. O livro de Atos foi citado por Policarpo de Esmirna, por volta de 115 EC, por Inácio de Antioquia, por volta de 110 EC, e por Clemente de Roma, talvez já em 95 EC. Atanásio, Jerônimo e Agostinho, do quarto século, confirmam todos as listas anteriores que incluíam Atos.

Referências consultadas em: Watchtower Library 2013 CD‒ROM

Baixar arquivo editável no Word para Laptops, Tablets e Mobile

Baixar arquivo editável no Word para Laptops, Tablets e Mobile

Conteúdos Recomendados