A gaivota e o pescador - Parábolas e histórias para educar em valores

Parábolas e histórias para educar em valores

Indice de Parábolas e histórias para educar em valores

Uma gaivota voava alto sobre o mar. Além do baixo ele vislumbrou, fazendo espumas entre ambos azul, o barco de um pescador.
-Ah, se eu tivesse uma rede como o do homem - é disse a gaivota - não teria por que resignar-me para pegar um único peixe depois de várias tentativas para mergulhar na água!
Ao mesmo tempo, é o pescador, encantado com o vôo da gaivota, disse:
-Se eu tive o privilégio de assistir no topo o que eu pegar, não arriscaria tanto em águas profundas e até mesmo me longe da costa no início da manhã, quando cada pescador é cego e a orelha é perdida na imensidão.
Muitas pessoas passam suas vidas não se atrevem a ser eles mesmos, sem considerar como eles na verdade querem ser ou o que é a sua missão na vida. Rasgada pelo desejo de imitar os outros, pelo desejo de olhar como ou ser como alguém que eles invejam ou admiram ao vivo.
Educar é ajudar cada aluno a se tornar o que é chamado para ser. Amar, aceitar e promover todos os seus talentos e possibilidades, sabendo que ele é único e irrepetível. Viver é construído. Vida requer uma luta tenaz para tornar-se um do auto. Só ajudar os outros a ser, se você você se esforça para se, você vive em seu crescimento interno permanente. Para ajudar os outros a ser autêntica e boa, você tem que se esforçar, dia após dia, tornar-se cada vez melhor.
É apenas possível respeitar e amar os outros se começa-se com respeito e querer a mesmo, implicando aceites e valorizados pelo que se é e não é o que parece ser, ou o que tem ou alega ter.
Lembre-se, e o poema viver intensamente 'Eu sou' de Virginia Satir:

Ao redor do mundo, não há ninguém igual a mim.
Há pessoas que tem algumas partes que parecem-me,
Mas ninguém é idêntico a mim.
Portanto, tudo o que sai de mim
Autenticamente é meu porque eu só escolhê-lo.
Todos os meus pertence a mim - corpo,
incluindo tudo o que ele faz;
minha mente, incluindo todos os seus pensamentos e idéias;
meus olhos, incluindo as imagens percebidas;
meus sentimentos, sejam elas quais forem-
coragem, alegria, frustração, amor, decepção, excitação;
minha boca e todas as palavras que saem
Bem-vindo, doce ou pontiagudos, justo ou injusto;
minha voz, forte ou suave;
e todas as minhas ações, seja para os outros ou a mesmo.
Minhas fantasias, meus sonhos, me pertencem.
minhas esperanças, meus medos.
Todos os meus triunfos e sucessos, pertence a mim
todas as minhas falhas e erros.
Porque tudo o que é meu é meu,
Eu conseguir se intimamente familiarizado comigo mesmo.
E fazendo isso eu posso me amar e me aceitar,
e aceitar todas as partes do meu corpo.
Em seguida, pode tornar possível tudo o que me pertence
trabalho para conseguir o melhor para mim.
Eu sei que existem aspectos de mim mesmo
que confuso me e outros que eu não sei.
Mas enquanto eu conheço e amo-me,
Acho que corajosamente e com esperança
a solução para minha confusão
e a maneira de conhecer mais de mim.
O que parece, como parece aos outros,
o que você diga ou faça, o que você pensa
e sinta-se em um determinado momento que eu sou.
Isto é autêntico e é onde estou neste momento.
Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados