Pegadas na areia

Parábolas e Ilustrações para Valores na Educação

Índice Ilustrações e parábolas

Ontem à noite sonhei que estava andando com Jesus na margem da praia sob uma lua de prata. Eles apareceram nas cenas de céu do meu passado que eu parecia atordoado. Em todas as cenas, eu vi duas filas de degraus fortes que foram tributados na arena. Eram minhas pegadas e impressões digitais do senhor. Mas eu notei que em algumas partes do caminho da minha vida, especialmente no mais problemáticas e difíceis momentos, quando meu coração está cheia de angústia e tristeza, aparecem apenas uma linha de pegadas.
Em seguida, voltei meus olhos para o senhor e disse-lhe para reclamar:
-Eu não entendo, senhor. Você me disse que se eu que decidi segui-lo, você sempre andar perto de mim, e agora vejo que há apenas uma linha de pegadas durante as partes mais difíceis da minha vida, o que indica-me que você me deixou quando mais precisavam de sua ajuda.
Então o senhor traçado com o mais doce dos seus olhares e me disse:
-Eu entendo sua confusão e mal-estar. Mas você nunca deixa só. Se você olhar atentamente, você verá que nesses momentos difíceis de sua vida, quando apenas uma linha de pegadas, impressões digitais afundam na areia. É que, nessas ocasiões, eu que tinha carregado em meus braços.
Se acreditamos verdadeiramente que somos filhos de Deus, que nos criou por amor e solicitude nos acompanha em todas as etapas de nossas vidas, nós nunca deve temer nada e, apesar das dificuldades e problemas, nós teríamos que viver em felicidade. «Se Deus está comigo, quem pode ser contra mim?», deve ser temperado e convincente grito em nossas aflições.
Lembro-me que, em uma ocasião, eu ouvi-lo dizer Pedro Trigo que no caso de uma senhora exemplar, catequista, entregue, sempre pronto para o serviço, uma profunda espiritualidade. Essa senhora foi por mais sinistros becos do bairro habitado por bandidos, onde eram contínuos confrontos e os tiroteios entre bandas diferentes. Nas horas que todos guardei está bloqueado acima em sua casa, a senhora andou tranquila pelas ruas, visitar uma pessoa doente, Maurício, jogando uma mão à família que precisava de sua ajuda.
- E que não medo que um dia lhe passe algo ruim, que o seqüestro, que você recebe uma bala perdida? -perguntou Pedro Trigo.
-Veja, pai, eu sei que Deus está sempre comigo. Então, se um dia eu ataquei ou uma bala me atinge, eu sei que naquela época também Deus vão estar ao meu lado e então agora não importa o que pode acontecer comigo.
Martin descalço estabelecidos para inventar o nosso pai do céu, ou seja, a resposta de Deus às nossas orações, quando rezamos a oração do Senhor:
Meu filho que estás na terra, preocupada, solitária, tentada, eu perfeitamente saber o seu nome e torná-lo como santificação, porque eu te amo.
Você não, é não só, mas habitado por mim, e juntos vamos construir este reino que você vai ser o herdeiro.
Eu gosto de fazer minha vontade, porque minha vontade é que você está feliz, uma vez que a glória de Deus é o homem vivo.
Sempre contar com você e pode ter o pão para hoje; Não se preocupe, só peço que você sabe você compartilhá-lo com teus irmãos.
Você sabe que eu perdôo todas as vossas ofensas que papagaios, por isso peço que você faça o mesmo com aqueles que você tem ofendido.
Então você nunca cair em tentação para segurar forte na minha mão e eu vou entregar você do mal, o pobre e o meu filho amado.
Genuíno educador orienta seus alunos para a maturação de uma fé que vê em Deus para um pai carinhoso e bom, que nos criou para a felicidade e nos convida a viver nas relações de verdadeira irmandade. Se você realmente acredita que somos filhos de Deus e que somos todos irmãos, nossa fé deve assumir o compromisso de trabalhar para relacionamentos verdadeiramente fraternos, descartando toda atitude egoísta, arrogante, hipócrita e ofensivo.
O educador cristão deve refletir sua fé em sua vida. Por esta razão, dentro de suas limitações, será sempre caminha ao lado de seus alunos, dispostos a ajudá-lo com amor e dedicação, especialmente quando eles estão em sérios problemas e dificuldades. Que os alunos sentem que, qualquer que seja eles fazer, eles irão nunca sozinho, porque você sempre pode contar com seu apoio e compreensão
Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados