Nós somos todos divinos

Parábolas e Ilustrações para Valores na Educação

Índice Ilustrações e parábolas

Há uma lenda hindu que nos diz que, em tempos muito antigos, todos os homens eram deuses. Mas eles abusaram tanto e tanto do seu poder de Brahma, o Deus grande, reuniram-se em Conselho para os deuses menores para dizer o que tinha que ser feito nessa situação. O Conselho decidiu remover os homens divinos e escondê-lo em um lugar onde nunca poderia encontrá-lo.
Um Deus menor proposto para enterrá-la nas profundezas da terra. A proposta foi descartada porque eles acreditavam que meu excavaría na terra e iria encontrá-lo facilmente. Outra proposta mergulhá-lo no fundo do oceano. Ele não é aceito desde que um dia o homem conseguisse ao fundo e volta para abusar da divindade.
O Conselho dos deuses foi pensando por um longo tempo sem encontrar a resposta que os convenceu. Então, o grande Brahma propõe-se:
-Eu encontrei o lugar perfeito para esconder a divindade, para que o homem nunca encontra-lo e pode abusar dela. Nós esconderemos que na parte inferior do mesmo homem. Na profundidade do seu ser vai ser o único lugar onde nunca vai acontecer de que você Pesquisar.
Desde então, todos os homens carregam a divindade escondida nas profundezas do seu próprio.
Outra história semelhante diz que quando Deus criou o cão, mão lambeu-lhe grato e pendurou seus olhos amorosos do rosto do bom Deus.
-Que cachorro?
-Senhor, meu Deus, eu gostaria de ficar em sua casa, no céu, fora da sua porta.
- Mas eu não preciso de cão, desde que ainda não criou os ladrões.
-Quando você irá criar-lhes, senhor?
-Nunca. Já estou cansada, há cinco dias que trabalham sem descanso, e eu fiz o meu melhor trabalho, cão você. O melhor é que você me deixou aqui. Não é bom para um artista esforçar-se para além da sua inspiração e suas possibilidades. Se persistir na criação, eu seria capaz de falhar. Veja, cão para povoar a terra e viver feliz!
O cão deu um suspiro profundo:
-O que vou fazer sobre a terra, senhor?
-Comer, beber, dormir, te multiplicarás e aproveite a vida com sua família.
O cão mais profundamente suspirou.
-O que mais eles seria? -Você disse que o bom Deus.
-Para você, meu senhor. Você não vem para você poderia também ao vivo na terra?
-Não, não, isso é completamente impossível. Eu tenho que assistir para os anjos, as estrelas, todo o universo...
Cão baixou a cabeça e fez um gesto para ir embora, mas voltou a insistir:
-Se você não pode baixar, cria alguém como você para que possamos atendê-lo.
-Não, não, isso é impossível. Não faço as coisas que estão além da minha capacidade.
O cão tornou-se um pequeno, humilde e começou a implorar a Deus com sua voz mais melosa e amar:
-Vá, experimente, eu sei que você pode fazer, embora não seja só em tudo o que você, mas que eu possa segui-lo onde vamos e mentir a seus pés quando pára.
O senhor estava espantado com a bondade do seu próprio trabalho e disse que o cão:
-Vá para a terra e que é feito de acordo com seu desejo. Desde que eu não posso ser eu lá, eu vou enviar alguém que gosta de mim.
E entrar em seu laboratório, ele criou o homem. Mas o homem não sabe isso.
Agostinho costumava dizer: «que estava procurando. «Senhor, fora de mim, mas você estava dentro de mim, mais íntimo do que o meu próprio eu». É o custo nos para aceitar que realmente fomos criados à imagem e semelhança de Deus, estamos na verdade divina, e que Jesus se torna presente em cada um desses, sobre os mais fracos e necessitados. Como mudaria a nossa relação com os alunos se nós realmente convenciéramos nos que cada um deles é o próprio Jesus. Isto é o que um professor que tinha um grupo de estudantes impossíveis, teimoso, desarrumado fez. Fiquei tão desapontado que ele decidiu demitir-se e dedicar-se à outra profissão menos exigente e mais satisfatória. Quando ele estava fazendo sua renúncia, o diretor, uma mulher sábia e rendida, ele disse-lhe:
- Mas como vai fazer isso se o próprio Jesus está estudando na sua sala?
-Como? -intrigado perguntou o professor.
-Sim, Jesus, Deus se fez homem. Veio a registar-se incógnito. Eu não posso dizer mais nada. Você não saberá se é um menino ou uma menina, mas garanto-vos, e isto não é uma piada, que está estudando em sua sala de estar.
Desde aquela época, o professor começou a tratar cada um de seus alunos com especial amor e carinho, porque eu pensei que isso poderia ser Jesus. De repente, a atmosfera mudou completamente. Alunos, me sinto tão respeitado v caro, eles começaram também amor e respeito.
Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados