Criança e a árvore

Parábolas e Ilustrações para Valores na Educação

Índice Ilustrações e parábolas

Quando eu era criança, seu avô levou-o a andar num parque solitário. No meio do parque tinha uma jovem e bela árvore que cresceu com o impulso das árvores que estão ao lado dos rios.
A criança olhou com espanto, o verde de suas folhas, e como foi a trança cunhas para pássaros em seus ramos. A criança ficada quieta, o paraulata veio acariciar seus filhotes e os trouxe a comida no ninho. Mais tarde, a criança foi colocada para cantar com o paraulata e jogar com a árvore.
Eles estavam felizes. Eles jogaram juntos sob o olhar do avô. E quando o paraulata decidiu dizer adeus ao parque e voar para sempre, o menino e a árvore foram tristes.
Mas a árvore e a criança tinham um segredo. Eles eram grandes amigos. Quando o frio e as folhas da árvore estavam com o vento, a criança tinha de ir à escola. Os dois grandes amigos, o menino e a árvore, disse adeus e citados para o dia que começaram de novo, aí, o milagre da vida.
E eles voltaram juntos e tocar e ouvir os pássaros cantando e sendo feliz. A árvore deu seus filhos verdes, frutas doces e o assobio do vento entre seus ramos. A criança deu o eixo carícias e sorrisos.
Um dia, a criança não frequentou a nomeação. A árvore, esperei e esperei. Naquele ano, seus frutos não eram tão doces, nem suas folhas tão verdes. Quem não jogar.
Muitos anos se passaram. A árvore estava cheia de memórias. Por isso espero que tornou-se muito grande. Mas um dia vi a árvore, com uma imensa alegria, vá em direção a ele, um homem que estava a criança. Ele balançou seus ramos e assobiou novamente o vento. E este homem, que era o filho, disse:
-Olha, árvore, não tenho tempo para jogar e ser feliz. Eu só quero dinheiro.
-Se você quer isso - disse a árvore, pegue minhas frutas, vendê-los. Ficar rico e retornos para brincar comigo.
O homem levou todos os frutos da árvore e era para ser rico e não voltou. Levou tempo para retornar, muitos anos. E quando ele voltou, era Inverno e a árvore era feliz, muito obrigado, muito obrigado. E a criança, que era um homem, era muito frio e gritou:
-Eu tenho muito frio, preciso aquecer-me.
-Cortar meus galhos e fazer fogo com eles. Aquecer e então vamos jogar juntos.
O homem cortou os ramos e fez fogo. Ele entrou e\ calor do corpo humano e saiu do parque, deixando apenas a árvore.
Eles voltaram para outro passar muitos anos. A árvore cresceu ainda maior e olhou para fora para seu copo mais alto ver se a criança estava se aproximando no horizonte. Um dia, veio um homem pensativo, com a tristeza de uma criança abandonada e sozinha. Ele se aproximou da árvore e tocou-lhe. A árvore acordou, e reconhecendo os mãos, novamente a alegria sacudiu o coração da árvore solitária.
-Você acha?, ele disse que a árvore-, volta à sua infância.
-Estou cansado desta terra. Eu quero ir longe, muito além do horizonte. Eu quero ficar perdido no mar, cruzando os oceanos, outros lugares.
-Vamos, cortar meu porta-malas, um barco com ele. Ir para o mar. Eu sei livre como você gosta.
E a criança, que era o homem, corta o tronco, pegou um barco e foi perdida pelos mares.
Quando toda a esperança parecia perdida, um velho enrugado e triste apareceu no mesmo horizonte dos mares. Seus passos, virou-se para o parque, para o tronco da árvore. O velho, que era a criança, já não tinha voz, tinha medo e vergonha.
Quando as raízes da árvore se sentiu se aproximando esses passos famosos, compreenderam sua língua de memórias. O velho já disse sem forças:
-Agora, não quero viver. Estou cansado de tudo. Quero descansar em paz.
E o toco, que era a árvore, disse sua última palavra:
-Vem, senta aqui na minhas feridas, descanso e nós estamos novamente felizes juntos.
O velho sentou-se no tronco da árvore e descansou, fechando os olhos, vivendo a vida de memórias. E quando as mãos dele queriam acariciar o tronco da árvore, me senti uma criança de árvore, um galho verde que era nova e cresceu para cima, em direção ao céu.
O velho olhou para suas mãos e eles estavam as mãos de criança e veio um paraulata e começaram a cantar, e o vento assobiava novamente.
Sim, quem ama de verdade não só está disposto a dar tudo, mas quem está disposto a dar-lhe. Ser professor, educador, é algo mais complexo, sublime e importante para ensinar matemática, biologia, inglês ou alfabetização. Educar é para iluminar a solidariedade de pessoas, apertar as mãos, oferecem seus próprios olhos para que estudantes podem olhar para a realidade sem medo, livre e autónoma. A tarefa do educador é missão e profissão não apenas. Envolve não apenas dedicar horas, mas escreve a alma; Não apenas ensine, mas para dar isso. Requer não apenas a ocupação, mas a dedicação ao serviço.
Educador genuíno se esforça para ser um verdadeiro amigo de cada um dos seus alunos. Na amizade cada ser humano procura apreciação sede satisfação, confiança e agradável convívio que freqüentemente hoje os estudantes não encontra em casa ou na rua. Amizade pode ir para curar as feridas da solidão e desilusão. Amigo espera, compreende, ele está disposto a chegar, quando ele for mais necessário. Olha não críticos, mas simpática, carinhosa. Está lá, esperando em silêncio, sempre disposto a ajudar, mesmo à custa de sua própria vida.
Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados