A lenda do el Ombú

Parábolas e Ilustrações para Valores na Educação

Índice Ilustrações e parábolas

Deus distribuiu seus dons para as árvores e escolheram os atributos de beleza que desejavam.
-Eu quero ser forte - disse o pintarroxo. E Deus fez o mais duro do que pedra.
-O meu ideal é ser saudável - ele disse que a Acerola e Dios o prazer dele.
Trigo premiado Dios a flexibilidade do versículo. Laurel alegou folhas escuras e brilhantes. Melissa estava cheio de folhas perfumadas. Naranjo chamado frutas doces. A ceiba é decorado com belas flores vermelhas. O cacto chamado knots e espinhos e coloridas flores. Para o salgueiro-chorão, Deus deu-lhe a poesia. O Palm era a elegância da altura. O limoeiro chamado unhas e frutos de ouro. O pringamosa tem que punir quem se atreveu a tocar. A canabrava pedida para ser útil para ajudar o homem a construir casas e fazer sorrir para as crianças como sua moldura de balões. Foi a vez do ombu e Dios perguntou:
-O que seria de você?
E ele respondeu:
-Máscara para o resto dos homens.
-Todos têm sombra - disse-lhe Deus - o que mais eles seria?
-Girth ser índice na vastidão da planície, para que quando olho para eles sentir a emoção do repouso. Eu quero minha lena ser fraco, esponjosa e frágil; que ele não resiste um prego ou um Assembly, que quebrar sob pressão. Isso tornar-se poeira para o contato do sol e da lua.
Deus foi surpreendido com a vontade do ombu e perguntou:
-Por que não pedir flores coloridas e frutos saborosos? Não quero que uma madeira é tornar o berço da criança, o barco para a viagem, o caixão para a última pausa?
-Pai, eu sei que uma vez veio ao mundo um homem bom, que pregava o amor, justiça e bom. Os outros homens perseguiram, condenado e sacrificado em uma cruz, feita com a dor de alguma árvore de irmão. Ainda existem sonhadores na terra. Deixe-me feliz por dar-me o que eu peço: terá a oportunidade de ter consciência, pensando que nunca contribuirá para o crime de homicídio de uma feira.
(Adaptação livre de um texto de Besteiro Montiel)
Por trás da aparente fraqueza, forte, sensível, generosos espíritos são freqüentemente escondidos. Em meio a diversidade, nós escolhemos o que queremos ser. Ajuda a cada aluno a ser, a escolher uma vida com sentido e significado. Não tente padronizar os estudantes. Cada um é diferente e igualmente maravilhoso. Diversidade é riqueza. Viver e ensinar-lhes a respeitar ao vivo e abraçando as diferenças (raça, gênero, social, física...) sem nunca tornar-se-lhes as desigualdades.
Ele descobre e ajuda a descobrir o valor da fragilidade da delicadeza, simplicidade.
O importante é que todos vivem de serem totalmente:
Se você não puder ser pinho no cume de uma colina, sei que Bush no vale, mas eu sei o melhor arbusto além da acequia. Eu sei o buquê se você não pode ser uma árvore, e se não pode ser o bouquet, sei um pouco de grama e litro de beleza e alegria a algum caminho. Se você não pode ser o caminho, eu sei o caminho. Se você puder ser sol, se uma estrela. O importante não é o tamanho, força, brilho, mas como viver o que é.
Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados