Destaques do Êxodo 27-29

Destaques da Leitura da Bíblia ‒ Êxodo 27-29

Destaques de Êxodo 27-29


Êxodo 27:20
Por que as oliveiras eram tão valorizadas nos tempos bíblicos?
▪ As oliveiras e os vinhedos estavam entre as bênçãos que Deus prometeu a seu povo por serem leais a ele. (Deuteronômio 6:10, 11) Até hoje, a oliveira é muito valorizada nas regiões onde cresce. Ela pode produzir em grande quantidade por centenas de anos sem precisar de muitos cuidados. Uma árvore cultivada pode florescer até mesmo em solo rochoso e aguentar secas frequentes. Se ela for derrubada, sua raiz dá vários brotos que podem se desenvolver em novas árvores.
Nos tempos bíblicos, a casca e as folhas da oliveira eram valorizadas porque podiam ser usadas para baixar a febre. Além disso, a resina que sai dos ramos velhos tem cheiro de baunilha e era usada para fazer perfumes. Mas essa árvore era valorizada principalmente como fonte de alimento — suas azeitonas e em especial seu azeite. Metade da polpa de uma azeitona madura é puro azeite.
Uma boa árvore podia produzir cerca de 60 litros de azeite por ano. O azeite também era usado como cosmético para o corpo e o cabelo, como bálsamo para feridas e contusões, para iluminação e em cerimônias e eventos religiosos. — Êxodo 27:20; Levítico 2:1-7; 8:1-12; Rute 3:3; Lucas 10:33, 34.

Êxodo 28:1
5 Jeová tomou outras providências para cuidar das necessidades espirituais de seu povo. Mesmo antes de chegarem à Terra Prometida, Ele ordenou que construíssem o tabernáculo, o centro da adoração verdadeira. Providenciou também um sacerdócio para ensinar a Lei, para oferecer sacrifícios de animais e para queimar incenso de manhã e à noite. Deus empossou o irmão mais velho de Moisés, Arão, como o primeiro sumo sacerdote de Israel, e designou os filhos de Arão para ajudá-lo a cumprir seus deveres. — Êxodo 28:1; Números 3:10; 2 Crônicas 13:10, 11.

Êxodo 28:36
6 Nosso coração não está naturalmente inclinado para a castidade. Temos de direcioná-lo nesse sentido. Um modo de fazer isso é meditar sobre o verdadeiro valor da castidade. Essa qualidade está intimamente relacionada com a santidade, que significa limpeza, pureza, ausência da pecaminosidade. A santidade é uma qualidade preciosa, sendo parte da própria natureza de Jeová Deus. Centenas de versículos bíblicos associam essa qualidade com Jeová. Realmente, a Bíblia diz que “a santidade pertence a Jeová”. (Êxodo 28:36) No entanto, o que essa elevada qualidade tem a ver conosco, humanos imperfeitos?
7 Jeová nos diz na sua Palavra: “Tendes de ser santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:16) Podemos sim imitar a santidade de Jeová; podemos ser limpos diante dele por mantermos a nossa castidade. Portanto, quando nos refreamos de atos impuros, aviltantes, procuramos alcançar um privilégio elevado e emocionante — o de refletir uma característica bela do Deus Altíssimo! (Efésios 5:1) Não devemos presumir que isso esteja além do nosso alcance, porque Jeová é um Amo sábio e razoável, que nunca exige de nós mais do que podemos fazer. (Salmo 103:13, 14; Tiago 3:17) É verdade que continuar espiritual e moralmente casto exige esforço. No entanto, o apóstolo Paulo observou que ‘a sinceridade e a castidade se devem ao Cristo’. (2 Coríntios 11:3) Não devemos a Cristo e a seu Pai a obrigação de fazer todo esforço possível para nos manter moralmente castos? Afinal, seria impossível retribuir-lhes plenamente todo o amor que demonstraram por nós. (João 3:16; 15:13) Temos o privilégio de expressar nossa gratidão por levarmos uma vida moralmente limpa. Ao meditarmos assim sobre a castidade, passaremos a dar valor a ela, protegendo o nosso coração.

Êxodo 28:36, 37
2 No hebraico bíblico, a palavra “santo” transmite a idéia de separado. Na adoração, “santo” se aplica ao que é separado do uso comum, ou ao que é tido como sagrado. Jeová é santo em sentido absoluto. Ele é chamado de “Santíssimo”. (Provérbios 9:10; 30:3) No Israel antigo, o sumo sacerdote usava uma lâmina de ouro presa no turbante, com as palavras “a santidade pertence a Jeová” gravadas nela. (Êxodo 28:36, 37) Querubins e serafins celestiais, postados ao redor do trono de Jeová, são retratados nas Escrituras proclamando: “Santo, santo, santo é Jeová.” (Isaías 6:2, 3; Revelação [Apocalipse 4:6-8]) Essa repetição enfatiza que Jeová é santo, limpo e puro no grau superlativo. De fato, ele é a Fonte de tudo o que é sagrado.
3 O nome de Jeová é sagrado, ou santo. O salmista exclamou: “Elogiem eles o teu nome. Grande e atemorizante, santo ele é.” (Salmo 99:3) Jesus nos ensinou a orar: “Nosso Pai nos céus, santificado seja o teu nome [ou: “seja tido por sagrado; seja tratado como santo”, nota].” (Mateus 6:9) Maria, mãe de Jesus, declarou: “Minha alma magnifica a Jeová . . . o Poderoso tem feito grandes ações para comigo, e santo é o seu nome.” (Lucas 1:46, 49) Como servos de Jeová, consideramos sagrado o nome dele e evitamos fazer qualquer coisa que possa desonrar esse nome santo. Além disso, temos o mesmo conceito de Jeová sobre santidade, ou seja, consideramos sagradas as coisas que são sagradas para ele. — Amós 5:14, 15.

Êxodo 28:36
11 Será que Jeová não poderia simplesmente ter perdoado Adão e Eva? O perdão nunca foi uma opção nesse caso. Como humanos perfeitos, Adão e Eva decidiram de modo proposital rejeitar a soberania de Jeová em favor da liderança de Satanás. Não é de admirar que não tenha havido nenhum sinal de arrependimento da parte desses rebeldes. Contudo, quando uma pessoa pergunta por que Jeová não os perdoou, o que ela na realidade quer saber é por que Ele simplesmente não foi menos exigente e tolerou a existência do pecado e da rebelião. A resposta envolve uma qualidade essencial à própria natureza de Jeová: a sua santidade. — Êxodo 28:36; 39:30.
12 A Bíblia enfatiza a santidade de Jeová centenas de vezes. Mas, infelizmente, poucas pessoas neste mundo corrupto entendem essa qualidade. Jeová é limpo, puro e alheio a toda pecaminosidade. (Isaías 6:3; 59:2) Ele providenciou um meio de remir o pecado, eliminá-lo, mas não o tolerará para sempre. Se fosse da vontade de Jeová tolerar eternamente o pecado, não teríamos esperança para o futuro. (Provérbios 14:12) No seu devido tempo, Jeová restaurará toda a criação a um estado de santidade. Isso é certo, pois é a vontade do Deus Santo.

Êx 28:39
As Vestes do Cargo. Além de usar vestes de linho similares às dos subsacerdotes nas suas atividades usuais (Le 16:4), o sumo sacerdote usava em certas ocasiões vestes especiais de glória e de beleza. Os capítulos 28 e 39 de Êxodo descrevem tanto o feitio como a confecção destas vestes sob a direção de Moisés, conforme ordenado por Deus. A veste mais íntima (exceto os calções de linho que iam “desde os quadris até às coxas”, usados por todos os sacerdotes “para cobrir a carne nua”; Êx 28:42) era a veste comprida (hebr.: kut•tó•neh) feita de linho fino (provavelmente branco) em tecido enxadrezado. Esta veste comprida parece ter tido mangas compridas e ter chegado até os tornozelos. Era provavelmente inteiriça. Uma faixa de linho fino retorcido, tecida com fios azuis, roxos e carmíneos, cingia o corpo, provavelmente à altura da cintura. — Êx 28:39; 39:29.
O turbante, evidentemente diferente da cobertura para a cabeça dos subsacerdotes, também era de linho fino. (Êx 28:39) Na dianteira do turbante estava presa uma lâmina lustrosa de ouro, tendo gravadas nela as palavras: “A santidade pertence a Jeová.” (Êx 28:36) Esta lâmina era chamada de “sinal sagrado de dedicação”. — Êx 29:6; 39:30.

Êxo. 28:42, 43
Mostrar dignidade na adoração
17 Devemos mostrar dignidade em especial na adoração a Jeová. “Guarda os teus pés, sempre que fores à casa do verdadeiro Deus”, diz Eclesiastes 5:1. Foi dito tanto a Moisés como a Josué que tirassem as sandálias quando pisassem num lugar sagrado. (Êxo. 3:5; Jos. 5:15) Fazer isso era uma demonstração de respeito e reverência. Sacerdotes israelitas eram obrigados a usar calções de linho para “cobrir a carne nua”. (Êxo. 28:42, 43) Isso evitava qualquer exposição indecente quando servissem junto ao altar. Todos os membros de uma família sacerdotal deviam se apegar ao padrão divino de dignidade.

Êxo. 29:5-7
2 Naturalmente, os pastores judeus sabiam que a palavra “Messias”, ou “Cristo”, se referia ao “Ungido” de Deus. (Êxo. 29:5-7) Mas como poderiam aprender mais e convencer outros de que o bebê mencionado pelo anjo seria o Messias designado por Jeová? Por examinar profecias das Escrituras Hebraicas e compará-las com as atividades e a vida dessa criança.

Êxodo 29:6
2 No entanto, o que significa “dedicação” em sentido bíblico? “Dedicar” traduz um verbo hebraico que tem o sentido de “manter apartado (separado); estar apartado; recolher-se”. No Israel antigo, o Sumo Sacerdote Arão usava no seu turbante “o sinal sagrado de dedicação”, que era uma brilhante lâmina de ouro puro, com as palavras “Santidade pertence a Jeová”, em hebraico, gravadas nela. Isto servia de lembrete para o sumo sacerdote, de que tinha de evitar fazer algo que profanasse o santuário, “porque [havia] sobre ele o sinal de dedicação, o óleo de unção de seu Deus”. — Êxodo 29:6; 39:30; Levítico 21:12.

Êxo. 29:38-42
14 Jesus é “o Cordeiro de Deus”. (João 1:29, 36) Na Bíblia, as ovelhas desempenharam um papel importante no perdão de pecados e na aproximação a Deus. Por exemplo, depois que Abraão mostrou que estava determinado a oferecer seu filho, foi-lhe dito que não causasse dano ao rapaz e, em lugar de Isaque, foi-lhe provido um carneiro. (Gên. 22:12, 13) Quando os israelitas foram libertados do Egito, as ovelhas de novo desempenharam um papel importante, dessa vez como parte da “páscoa de Jeová”. (Êxo. 12:1-13) Além disso, a Lei mosaica previa o sacrifício de vários animais, incluindo ovelhas e cabritos. — Êxo. 29:38-42; Lev. 5:6, 7.
15 Nenhum desses sacrifícios — de fato, nenhum sacrifício oferecido por humanos — poderia trazer alívio permanente do pecado e da morte. (Heb. 10:1-4) Jesus, por outro lado, é “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Só isso já faz de Jesus um tesouro que suplanta qualquer tesouro material já encontrado. Portanto, é bom tirar tempo para estudar cabalmente o tema do resgate e exercer fé nessa provisão maravilhosa. Por fazermos isso, podemos esperar receber uma grande bênção e recompensa — glória e honra com Cristo no céu para o “pequeno rebanho” e vida eterna no Paraíso na Terra para as “outras ovelhas”. — Luc. 12:32; João 6:40, 47; 10:16.

Referências consultadas em: Watchtower Library 2013

Baixar o arquivo com todas as referências

Baixar o arquivo com todas as referências

Conteúdos Recomendados