Escola do Ministério Teocrático Semana de 7 de abril ‒ Destaques de Êxodo 7-10

Referências para a Escola do Ministério Teocrático

Programa para a Escola do Ministério Teocrático: Semana de 7 de abril


7 de abr. Leitura da Bíblia: Êxodo 7-10
N.° 1: Êxodo 9:20-35
N.° 2: De que maneira Jesus vai voltar, e como ‘todo olho o verá’? (rs p. 435 §4–p. 436 §4)
N.° 3: Abisai — Seja leal e esteja disposto a perdoar seus irmãos (it-1 pp. 22-23)



Baixar o arquivo com todas as referências

Baixar o arquivo com todas as referências

Destaques de Êxodo 7-10


7:1 — Em que sentido Moisés foi feito “Deus para Faraó”? Moisés recebeu autoridade e poder divinos sobre Faraó. Assim, não havia motivo para ter medo daquele rei.

7:22 — Onde os sacerdotes egípcios obtiveram água que ainda não havia se transformado em sangue? Talvez tenham usado água tirada do rio Nilo antes dessa praga. Aparentemente, podia-se obter água potável escavando-se poços no solo úmido às margens do rio Nilo. — Êxodo 7:24.

8:26, 27 — Por que Moisés disse que os sacrifícios dos israelitas seriam ‘detestáveis para os egípcios’? No Egito, veneravam-se muitas espécies de animais. Assim, a menção de sacrifícios dava mais peso e tornava mais convincente o argumento de Moisés de que Israel deveria receber permissão de sair para oferecer sacrifícios a Jeová.

7:14-12:30. As Dez Pragas não foram meras coincidências. Foram preditas e ocorreram exatamente como indicado. Elas demonstraram, sem sombra de dúvida, o controle do Criador sobre a água, o sol, os insetos, os animais e os humanos. As pragas mostraram também que Deus pode trazer calamidade seletivamente sobre seus inimigos e, ao mesmo tempo, proteger seus adoradores.

Êxodo 7:7
7 A experiência de vida vem com o passar do tempo. (Jó 12:12) O progresso espiritual, por outro lado, não vem automaticamente com a idade. Portanto, em vez de simplesmente confiarem no conhecimento que acumularam no passado, os servos leais de Deus se esforçam para ‘aumentar em erudição’ com o passar dos anos. (Provérbios 9:9) Moisés tinha 80 anos quando recebeu sua designação de Jeová. (Êxodo 7:7) Já naquela época, parece que era incomum alguém chegar a essa idade, pois ele escreveu: “Os dias dos nossos anos são em si mesmos setenta anos; e . . . por motivo de potência especial são oitenta anos.” (Salmo 90:10) Mesmo assim, Moisés nunca achou que era velho demais para aprender. Depois de servir a Deus por décadas, tendo muitos privilégios e arcando com pesadas responsabilidades, ele implorou a Jeová: “Por favor, faze-me saber os teus caminhos, para que eu te conheça.” (Êxodo 33:13) Moisés sempre manteve o desejo de fortalecer sua relação com Jeová.

Êxodo 7:22
Onde é que obtiveram os sacerdotes egípcios água que ainda não se transformara em sangue?
Eles podem ter usado alguma água tirada do rio Nilo antes deste golpe ou praga. Todavia, águas não afetadas, pelo visto, podiam ser obtidas pela escavação de poços no solo úmido ao longo do Nilo. (Êxodo 7:24) Os sacerdotes talvez usassem água assim para realizar seus truques.

Êxo. 8:1, 20
18 Nós também temos o privilégio de anunciar o nome e o propósito de Jeová. Pense nisso: em resultado direto de nossa pregação, os inimigos de Deus não poderão alegar ignorância quando tiverem de prestar contas diretamente a ele no Seu grande dia. De fato, como Faraó do passado, eles saberão que é Jeová que está agindo contra eles. (Êxo. 8:1, 20; 14:25) Ao mesmo tempo, Jeová honrará seus servos fiéis por deixar rigorosamente claro que estes eram, sem dúvida, seus representantes. — Leia Ezequiel 2:5; 33:33.

Êxodo 8:23, 24
QUANDO os israelitas saíram livres, depois de passarem 215 anos no Egito, grande parte desse tempo em escravidão, “com eles subiu também uma vasta mistura de gente”. (Êxodo 12:38) Esses não-israelitas haviam sofrido dez pragas assombrosas que devastaram o Egito e tornaram ridículos seus deuses falsos. Ao mesmo tempo, eles haviam notado — especialmente a partir da quarta praga — a capacidade de Jeová de proteger seu povo. (Êxodo 8:23, 24) Embora tivessem conhecimento limitado dos propósitos de Jeová, tinham certeza de uma coisa: Os deuses do Egito fracassaram em proteger os egípcios, ao passo que Jeová mostrou-se forte a favor dos israelitas.

Êxodo 9:13-16
8 Moisés transmitiu ainda outra mensagem, dizendo: “Assim disse Jeová, o Deus dos hebreus: ‘Manda embora meu povo, para que me sirvam.’ ” Deus disse também: “Eu já poderia ter estendido minha mão para golpear a ti e a teu povo com pestilência, e para eliminar-te de cima da terra. Mas, de fato, por esta razão te deixei em existência: para mostrar-te meu poder e para que meu nome seja declarado em toda a terra.” (Êxodo 9:13-16) Com a execução da sentença contra o cruel Faraó, Jeová pretendia demonstrar seu poder duma maneira que servisse de aviso para todos os que o desafiassem, incluindo Satanás, o Diabo, a quem Jesus Cristo mais tarde chamou de “governante do mundo”. ( João 14:30; Romanos 9:17-24) Conforme predito, o nome de Jeová foi divulgado em toda a Terra. Sua longanimidade levou à preservação dos israelitas e duma vasta multidão que se juntou a eles para adorá-lo. (Êxodo 9:20, 21; 12:37, 38) Desde então, a proclamação do nome de Jeová vem beneficiando outros milhões de pessoas que abraçaram a adoração verdadeira.

Êxodo 9:16
Longanimidade pela causa do seu nome
15 Por que Jeová usa de longanimidade? Primariamente, para magnificar o seu santo nome e vindicar a sua soberania. (1 Samuel 12:20-22) A questão de moral suscitada por Satanás sobre o modo de Jeová usar a Sua soberania exigiu tempo para ser resolvida de maneira satisfatória perante toda a criação. (Jó 1:9-11; 42:2, 5, 6) Por isso, quando o Seu povo estava sendo oprimido no Egito, Jeová disse a Faraó: “Por esta razão te deixei em existência: para mostrar-te meu poder e para que meu nome seja declarado em toda a terra.” — Êxodo 9:16.

Êxodo 9:17
Como Deus lida com os soberbos
5 O conceito de Jeová sobre a soberba pode-se ver também pelo modo como ele lidou com governantes tão poderosos como Faraó. Não há dúvida de que Faraó era soberbo. Considerando-se um deus a ser adorado, ele menosprezava seus escravos, os israelitas. Veja como ele reagiu ao pedido para que permitisse a Israel ir ao ermo ‘celebrar uma festividade’ a Jeová. “Quem é Jeová, que eu deva obedecer à sua voz para mandar Israel embora?”, foi a sua soberba resposta. — Êxodo 5:1, 2.
6 Depois que Faraó sofreu seis pragas, Jeová disse a Moisés que perguntasse a esse governante do Egito: “Ainda te comportas com soberba contra o meu povo, não os mandando embora?” (Êxodo 9:17) Daí Moisés anunciou a sétima praga — uma saraiva que arruinou o país. Assim que os israelitas puderam partir, depois da décima praga, Faraó mudou de idéia e foi ao encalço deles. Por fim, ele e seu exército ficaram encurralados no mar Vermelho. Imagine o que devem ter pensado quando as águas desabavam sobre eles! Em que resultou a soberba de Faraó? Seus soldados de elite disseram: “Fujamos de qualquer contato com Israel, porque Jeová certamente está lutando por eles contra os egípcios.” — Êxodo 14:25.

Êxodo 9:27
Como encontrar a norma justa
3 Para encontrarmos uma norma aceitável e benéfica para todos, temos de recorrer a alguém que está acima das diferenças raciais, culturais e políticas, e que não é tolhido pela miopia e fragilidade humanas. Sem dúvida, ninguém preenche esses requisitos melhor do que o todo-poderoso Criador, Jeová Deus, que declara: “Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:9) Além disso, a Bíblia descreve Jeová como “Deus de fidelidade e sem injustiça; justo e reto é ele”. (Deuteronômio 32:4) Em toda a Bíblia encontramos a expressão “Jeová é justo”. (Êxodo 9:27; 2 Crônicas 12:6; Salmo 11:7; 129:4; Lamentações 1:18; Revelação [Apocalipse] 19:2, nota, NM com Referências) Não há dúvida de que podemos recorrer a Jeová em busca da norma superlativa, porque ele é fiel e justo.

Êxodo 10:28, 29
Jeová resgatou seu povo
7 O ano era 1513 AEC. Jeová já havia golpeado os egípcios com nove pragas. Após a última delas, Faraó rispidamente expulsou Moisés, dizendo: “Sai da minha frente! Guarda-te! Não tentes ver novamente a minha face, porque no dia em que vires a minha face morrerás.” Moisés respondeu: “É assim [como] falaste. Não tentarei mais ver a tua face.” — Êxodo 10:28, 29.


N.° 1: Êxodo 9:20-35


N.° 2: De que maneira Jesus vai voltar, e como ‘todo olho o verá’? (rs p. 435 §4–p. 436 §4)

rs p. 435 §4–p. 436 §4 Volta de Cristo
Rev. 1:7: “Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá, e aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra baterão em si mesmas de pesar por causa dele.” (Também Mateus 24:30; Marcos 13:26; Lucas 21:27.)
O que é indicado por “nuvens”? Invisibilidade. Quando um avião está numa densa nuvem ou acima das nuvens, as pessoas na terra geralmente não o vêem, embora possam ouvir o barulho dos motores. Jeová disse a Moisés: “Chego a ti numa nuvem escura.” Moisés não viu Deus, mas aquela nuvem indicava a presença invisível de Jeová. (Êxo. 19:9; veja também Levítico 16:2; Números 11:25.) Se Cristo fosse aparecer visivelmente nos céus, é óbvio que nem “todo olho” o veria. Se ele aparecesse sobre a Austrália, por exemplo, não seria visível na Europa, nem na África e nem nas Américas, não é mesmo?
Em que sentido ‘todo olho o verá’? No sentido de que as pessoas discernirão à base dos eventos na terra que ele está presente invisivelmente. Também, com referência à vista que não é física, João 9:41 diz: “Jesus disse [aos fariseus]: ‘Se fôsseis cegos, não teríeis pecado. Mas agora dizeis: “Nós vemos.” Vosso pecado permanece.’” (Compare com Romanos 1:20.) Após a volta de Cristo, algumas pessoas mostram fé; reconhecem o sinal de sua presença. Outras rejeitam a evidência, mas, quando Cristo entrar em ação, qual executor nomeado por Deus, para exterminar os iníquos, mesmo estes discernirão pela manifestação de seu poder que a destruição não procede dos homens, mas de Deus. Saberão o que está acontecendo, porque foram avisados com antecedência. Por causa do que lhes sobrevém, ‘baterão em si mesmos de pesar’.
Quem são os “que o traspassaram”? Literalmente, os soldados romanos fizeram isso por ocasião da execução de Jesus. Mas já há muito estão mortos. Portanto, isto se refere forçosamente a pessoas que similarmente maltratam, ou ‘traspassam’, os verdadeiros seguidores de Cristo durante os “últimos dias”. — Mat. 25:40, 45.
Pode-se realmente dizer que uma pessoa ‘veio’ ou que está ‘presente’ se ela não for visível?
O apóstolo Paulo falou sobre ele estar “ausente em corpo, mas presente em espírito” com a congregação em Corinto. — 1 Cor. 5:3.
Jeová falou sobre ele ‘descer’ e confundir a língua dos construtores da torre de Babel. (Gên. 11:7) Ele disse também que iria “descer” a fim de livrar Israel da escravidão do Egito. E Deus assegurou a Moisés: “Minha própria pessoa irá junto” para conduzir Israel para a Terra Prometida. (Êxo. 3:8; 33:14) Mas nenhum humano jamais viu a Deus. — Êxo. 33:20; João 1:18.

N.° 3: Abisai — Seja leal e esteja disposto a perdoar seus irmãos (it-1 pp. 22-23)

it-1 pp. 22-23 Abisai
Abisai
[possivelmente: Pai É (Existe)].
O filho de Zeruia, irmã ou meia-irmã de Davi, e irmão de Joabe e Asael. — 2Sa 2:18; 1Cr 2:15, 16.
Abisai veio a distinguir-se por sua bravura mais do que os 30 poderosos guerreiros sobre os quais servia de chefe, sua reputação até mesmo rivalizando com a dos três homens mais poderosos de Davi, pois certa vez abateu sozinho 300 inimigos, mas “não chegou à categoria dos primeiros três”. — 2Sa 23:18, 19.
Abisai apoiava lealmente seu tio Davi em todas as suas campanhas militares, mas tendia a ser impulsivo e implacável, e, em algumas ocasiões, teve de ser restringido. Por exemplo, quando ele e Davi penetraram furtivamente à noite no acampamento militar de Saul, ele teria cravado na terra o adormecido Saul, “o ungido de Jeová”, com a própria lança de Saul, se Davi não o tivesse restringido. (1Sa 26:6-9) Quando Absalão se rebelou, Abisai teve de ser duas vezes impedido de executar Simei, que amaldiçoava o rei. No entanto, Davi não conseguiu impedir que Abisai colaborasse na morte de Abner. — 2Sa 3:30; 16:9-11; 19:21-23.
Abisai ficou famoso por tomar a dianteira em abater 18.000 edomitas e, de novo, por liderar o desbaratamento dos amonitas. Ele também cooperou para acabar com a rebelião de Seba, um benjaminita imprestável. Na última batalha registrada de Davi, se não fosse por Abisai, Davi teria perdido a vida às mãos de um filisteu de avantajada estatura. — 1Cr 18:12; 19:11-15; 2Sa 20:1, 6; 21:15-17.

Referências consultadas no site: "Biblioteca On-Line da Torre de Vigia"

Referências ao Biblioteca On-Line da Torre de Vigia

Conteúdos Recomendados