Corrupção — a dimensão do problema



“Nossa empresa presta serviços a uma autoridade local do governo. Em geral, temos de esperar dois ou três meses para receber por esses serviços. Mas recentemente um funcionário do governo me ligou se oferecendo para acelerar os pagamentos — se lhe déssemos uma ‘gorjeta’ em dinheiro.” — JOÃO. *

VOCÊ já foi afetado pela corrupção? Talvez não pelo tipo mencionado acima, mas com certeza já sofreu os efeitos de alguma forma de corrupção.

Segundo o Índice de Percepção da Corrupção de 2011, * elaborado pela organização Transparência Internacional, “a grande maioria dos 183 países e territórios avaliados teve uma nota abaixo de 5 numa escala de 0 (muito corrupto) a 10 (muito confiável)”. Essa organização declarou que seu relatório de 2009 já expunha o enorme alcance da corrupção: “Fica claro que nenhuma região do mundo está imune aos perigos da corrupção.”

“Corrupção é o abuso do poder para obter ganhos pessoais. Prejudica a todos cuja vida, sustento ou felicidade dependem da integridade de pessoas em posição de autoridade.” — TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL

Em alguns casos, as consequências da corrupção são desastrosas. Por exemplo, a revista Time disse que a “corrupção e a negligência” foram, pelo menos em parte, responsáveis pela enorme quantidade de mortes no grande terremoto que assolou o Haiti em 2010. E acrescentou: “Prédios são construídos com pouco ou nenhum parecer técnico de engenheiros, e sim com muito suborno dado aos chamados inspetores do governo.”

Há alguma solução definitiva para a praga da corrupção? Para responder a essa pergunta, precisamos entender suas causas básicas. Vamos analisá-las no próximo artigo.

Por que a corrupção continua a existir?


“Homem tem dominado homem para seu prejuízo.” — ECLESIASTES 8:9.
Um homem de negócios ganancioso

ESSA declaração descreve muito bem a história do domínio humano, que tem sido responsável por indescritível sofrimento. Em todas as épocas, pessoas bem-intencionadas que tentaram criar uma sociedade mais justa acabaram fracassando por causa da ganância e da corrupção. Por que isso acontece? E por que a corrupção continua a existir? Basicamente, por causa de três influências prejudiciais.
 1. A influência do pecado.

A Bíblia diz claramente que ‘estamos todos debaixo do pecado’. (Romanos 3:9) Como uma doença hereditária incurável, o pecado “reside”, ou “mora”, dentro de nós. Por milhares de anos, ele ‘tem reinado’ sobre a humanidade. Sua “lei” atua em nós continuamente. As inclinações pecaminosas levam muitos a colocar seus interesses em primeiro lugar ou a centralizar sua vida em obter bens materiais ou poder à custa dos outros. — Romanos 5:21; 7:17, 20, 23, 25.
 2. A influência do mundo perverso em que vivemos.

O mundo está cheio de ganância e egoísmo. Nesse tipo de ambiente, alguns acham difícil ser diferente. Levados pela ambição egoísta, ficam sedentos de poder. Também desenvolvem um forte desejo por mais dinheiro e bens — na verdade, mais do que precisam. Infelizmente, não se importam de agir de forma desonesta para alcançar esses objetivos. Não resistem às influências prejudiciais e acabam ‘acompanhando a multidão para maus objetivos’. — Êxodo 23:2.
 3. A influência de Satanás, o Diabo.

Satanás, uma criatura espiritual rebelde, está “desencaminhando toda a terra habitada”. (Revelação [Apocalipse] 12:9) Ele tem prazer em manipular os humanos. Pode astutamente explorar nosso desejo natural de ter conforto e estabilidade financeira a ponto de agirmos de modo desonesto.

Significa isso que somos meros fantoches nas mãos de Satanás, obrigados a obedecê-lo a seu bel prazer? Veremos a resposta no próximo artigo.

É possível ser honesto num mundo corrupto?


“Queremos comportar-nos honestamente em todas as coisas.” — HEBREUS 13:18.

APESAR da grande pressão de nossa natureza pecaminosa, do mundo em que vivemos e do Diabo, nós podemos resistir a essas influências! Como? Por nos achegar a Deus e aplicar os princípios de sua Palavra, a Bíblia. Veja dois exemplos desses princípios consagrados pelo tempo.

PRINCÍPIO BÍBLICO: “Não se amoldem ao padrão deste mundo.” — Romanos 12:2, Nova Versão Internacional.
Guilherme realizando um negócio honesto


“A Bíblia me ajudou a ver os benefícios da honestidade.” — GUILHERME

Caso real: Guilherme é um empresário brasileiro bem-sucedido. Ele admite que não é fácil ser honesto. “Qualquer homem de negócios pode facilmente começar a adotar práticas desonestas, talvez por causa da pressão para atingir as metas da empresa ou para sobreviver num mundo competitivo”, diz ele. “Muitas pessoas acham normal dar e receber suborno. Quando você é um empreendedor com pesadas responsabilidades financeiras, ser honesto é um desafio.”

Ainda assim, Guilherme tem conseguido resistir à pressão de ser desonesto. Ele diz: “Mesmo num ambiente de negócios permissivo, é possível ser honesto. Você precisa ter fortes valores morais. A Bíblia me ajudou a ver os benefícios da honestidade. Uma pessoa honesta tem consciência limpa, paz interior e autoestima, e pode ser uma boa influência para outros.”

PRINCÍPIO BÍBLICO: “Aqueles que querem ficar ricos caem em tentação e na cilada de desejos tolos e prejudiciais que os arrastam para a ruína e para a destruição. O amor ao dinheiro é a causa de todo tipo de mal.” — 1 Timóteo 6:9, 10, Bíblia Fácil de Ler.
André


“Fico feliz de ter conquistado uma boa reputação por ter aplicado os elevados princípios da Bíblia.” — ANDRÉ

Caso real: André é dono de uma empresa que instala sistemas de segurança. Um de seus clientes é um grande clube de futebol. Certa vez, depois de um jogo importante, André foi à administração e apresentou uma fatura pelos serviços prestados. O departamento financeiro ainda estava ocupado contando o dinheiro das bilheterias. Como já era tarde, o supervisor apressadamente pagou a todos os fornecedores, incluindo André.

“Na volta para casa, percebi que o supervisor tinha me dado dinheiro a mais”, diz André. “Eu sabia que ele provavelmente nunca saberia quem havia recebido o dinheiro extra. Mas eu também sabia que o coitado teria de pagar a diferença de seu bolso. Por isso, decidi voltar. Consegui passar pela multidão e devolvi o dinheiro. O supervisor ficou muito surpreso. Ninguém tinha feito isso antes.”

“Com esse ato de honestidade, ganhei seu respeito”, acrescenta André. “Já se passaram vários anos, mas de todos aqueles fornecedores eu sou o único que ainda tem contrato com o clube. Fico feliz de ter conquistado uma boa reputação por ter aplicado os elevados princípios da Bíblia.”

É consolador saber que, com a ajuda de Deus, podemos resistir a influências corrompedoras. Mas esforços individuais nunca poderão acabar com a corrupção. Suas raízes são profundas — profundas demais para homens imperfeitos conseguirem arrancá-las. Será que isso significa que a corrupção nunca acabará? O último artigo desta série mostrará a resposta animadora da Bíblia.

A corrupção acabará!


“Espera em Jeová e guarda seu caminho . . . Quando os iníquos forem decepados, tu o verás.” — SALMO 37:34.

SERÁ que você, como tantos outros, acredita que a corrupção é inevitável e que ela nunca será eliminada? Esse pessimismo é natural. Ao longo da História, os humanos tentaram todo tipo imaginável de governo, mas nunca conseguiram acabar com a corrupção. Há alguma esperança de que um dia todas as pessoas serão honestas?

Felizmente, a resposta da Bíblia é sim! Ela nos diz que Deus em breve tomará medidas para eliminar toda a corrupção. Como ele fará isso? Por meio de seu Reino, um governo celestial que transformará a Terra por completo. Esse é o mesmo Reino pelo qual Jesus ensinou seus seguidores a orar. Na famosa oração do Pai-Nosso, ele disse: “Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade . . . na terra.” — Mateus 6:10, Almeida, revista e corrigida.

A Bíblia predisse o seguinte sobre o Governante desse Reino, Jesus Cristo: “Livrará ao pobre que clama por ajuda, também ao atribulado e a todo aquele que não tiver ajudador. Terá dó daquele de condição humilde e do pobre, e salvará as almas dos pobres. Resgatará sua alma da opressão e da violência.” (Salmo 72:12-14) Note que Jesus tem empatia pelas vítimas da corrupção, e ele vai agir contra a opressão! Não acha isso animador?

Sob o domínio desse Governante misericordioso e poderoso, o Reino de Deus vai erradicar a corrupção da Terra. Como? Por eliminar as três causas da corrupção.


Trabalhadores felizes num canteiro de obras

A influência do pecado


Todos nós precisamos lutar contra tendências pecaminosas, que nos levam a agir de forma egoísta. (Romanos 7:21-23) Ainda assim, existem pessoas boas que desejam fazer o que é certo. Elas têm fé no valor resgatador do sangue derramado de Jesus e podem obter o perdão de seus pecados. * (1 João 1:7, 9) Essas pessoas terão a oportunidade de se beneficiar do maior ato de amor de Deus, como diz João 3:16: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna.”

Deus fará algo realmente maravilhoso a favor dos fiéis. No novo mundo, ele removerá todos os traços do pecado, levando a humanidade progressivamente à perfeição e a uma condição justa. (Isaías 26:9; 2 Pedro 3:13) Nunca mais a influência do pecado fará alguém agir de maneira corrupta. Sob o domínio do Reino de Deus, os humanos fiéis ficarão completamente livres de toda a corrupção.

A influência do mundo perverso em que vivemos


Infelizmente, muitos hoje prejudicam as pessoas de propósito. Eles se aproveitam dos humildes e dos pobres, e influenciam outros a também agir de maneira corrupta. A Bíblia os aconselha: “Deixe o iníquo o seu caminho e o homem prejudicial os seus pensamentos.” A Bíblia promete que, se essas pessoas corruptas se arrependerem, Deus as “perdoará amplamente”. — Isaías 55:7.

No entanto, Deus não terá outra opção a não ser remover os que obstinadamente se recusam a mudar. Por meio de Seu Reino, a seguinte promessa da Bíblia se cumprirá: “Espera em Jeová e guarda seu caminho . . . Quando os iníquos forem decepados, tu o verás.” * (Salmo 37:34) Depois que os perversos incorrigíveis tiverem sido eliminados, os fiéis adoradores de Deus nunca mais serão vítimas da corrupção.

A influência de Satanás, o Diabo


O mais obstinado dos pecadores é Satanás, o Diabo. Podemos ser muito gratos de que Jeová em breve vai prender Satanás, impedindo que ele influencie os humanos. Por fim, Deus destruirá Satanás. Nunca mais esse monstro sem escrúpulos poderá influenciar as pessoas a agir de forma corrupta.

É verdade que a ideia de Deus acabar com todas as causas da corrupção pode parecer apenas um sonho. Você talvez se pergunte: ‘Será que Deus tem mesmo condições de trazer essas mudanças? Se tiver, por que ainda não fez isso?’ Essas são boas perguntas, e a Bíblia tem boas respostas para elas. * O que acha de examinar por si mesmo o que a Bíblia ensina sobre o futuro próximo, em que nunca mais haverá corrupção?



Fonte de Informação e Imagem: A Sentinela de 01 de outubro de 2012

Conteúdos Recomendados