PESQUISAR CONTEÚDO

Custom Search

Eshmunazor II » Origens e história

ADS

Eshmunazor II Sarcophagus (Eric Chan)

Eshmunazor II foi um rei da cidade fenícia de Sidon, durante o período Persa. Ele foi o terceiro rei da sua família, depois do seu pai e seu avô. Ele era o filho de Tabnit e Amashtart e o neto de Eshmunazor eu, o fundador da dinastia. Ele viveu só 14 anos e durante o seu reinado, ele governou o Reino com sua mãe. Porque ele não tinha filhos, foi sucedido pelo seu primo Bodashtart. Não há nenhuma confirmação sobre as datas exatas de seu reinado, mas a data mais possível é por volta de 525 A.C.. Desta vez, o rei persa era Cambises, que travaram uma guerra contra o Egito, com a ajuda de navios fenícias.
Após a vitória de Cambyses, Egito tornou-se parte do Império Persa e as relações entre o rei persa e o rei de Sidon eram bons. O arqueólogo Frensh Ernest Renan encontrou o caixão do Eshmunazor II na necrópole do sudeste de Sidon (necrópole de Maghart Tabloun) em 1855. O caixão foi feito de basalto que tinha sido importado do Egito (na verdade foi tirado de um túmulo na capital egípcia, Memphis, durante a ocupação persa e enviado para Sidon). O texto egípcio foi apagado e foi escrito um texto fenício, que lê:
Somos nós que construímos o templo dos deuses e o templo de ASTAROTH, à beira-mar Sidon
No mês de Bul, no décimo quarto ano da realeza de ESHMUNAZAR rei, rei dos sidônios, filho do rei TABNIT, rei dos sidônios, ESHMUNAZAR rei, rei dos sidônios, disse o seguinte: Eu me empolguei, chegou a hora de minha inexistência, desapareceu o meu espírito, como o dia, de onde eu sou silencioso, desde que tornei-me mudo.
E eu estou mentindo neste caixão e neste túmulo, no lugar que eu construí. Ó tu (leitor) Lembre-se disso: "podem nenhuma corrida real e nenhum homem abrir meu sofá de funeral, e podem eles não buscam tesouros, pois ninguém tem escondido tesouros aqui, nem mover o caixão do meu sofá de funeral, nem ataca-me nesta cama de funeral, por puttiiig outro túmulo sobre ele. Tudo o que um homem pode dizer de ti, não dê ouvidos a ele: para o castigo (de violadores) será: cada corrida real e todos os homens, que devem abrir a cobertura ou este sofá, ou quem deve levar o caixão onde eu repose, ou quem deve molestar-me no sofá: eles não devem ter nenhum funeral sofá com o Rephaïm, nem deve ser enterrados em sepulturas , nem deve haver qualquer filho ou descendentes para suceder a eles, e os deuses sagrados devem infligir extirpação neles.
Tu quem (sois quem murcha) ser rei (daqui em diante), inspirar aqueles sobre quem tu queres o reinado, que eles podem exterminar os membros da raça real (como os homens) que abrirá a coberta do sofá, ou quem vai tirar deste caixão e (exterminar) também a descendência desta corrida real, ou destes homens da multidão. Não haverá para eles nenhuma raiz abaixo, nem fruta acima, nem vida forma-se sob o sol. Para o agraciado pelos deuses, eu me empolguei, chegou a hora de minha inexistência, desapareceu o meu espírito, como o dia, de onde eu sou silencioso, desde que tornei-me mudo.
Por ESHUNAZAR, rei dos sidônios, filho do rei TABNIT, rei dos sidônios (que era), neto do rei ESMUNAZAR, rei dos sidônios e minha mãe AMASTARTE, a sacerdotisa de ASTARTE, nossa senhora, a rainha, a filha do rei ESMUNAZAR, rei dos sidônios: somos nós que construímos o templo dos deuses e o templo de ASTAROTH , à beira-mar Sidon e tenho colocado lá a imagem do ASTAROTH, como nós somos sanctifiers (dos deuses). E nós é que construíram o templo de ESHMUN e o santuário do Rio purpleshells sobre a montanha e lá colocou sua imagem, como nós somos sanctifiers (dos deuses). E somos nós que construíram os templos dos deuses dos sidônios, no litoral Sidon, telha Templo de BAAL-SIDON e o templo de ASTARTE, que leva o nome deste BAAL. Que no futuro os senhores dos reis nos dê Dora e Jafia, os milho-terras férteis, que são em telha da planície de Saron, e eles podem anexo até os limites da terra, que ele pode pertencer às sidônias para sempre.
Ó tu, lembre-se disso: podem nenhuma corrida real e nenhum homem abrir minha coberta, nem desfigurar (as inscrições de) minha cobertura, ataca-me nesta cama de funeral, nem levar o caixão, onde eu repose. Caso contrário, os deuses sagrados devem infligir extirpação neles e devem exterminar esta raça real e este homem da multidão e dos seus descendentes para sempre.

PESQUISAR CONTEÚDO

Custom Search

ADD THIS