Definição de salvação

A idéia de salvação tem um significado geral, bem como uma série de nuances diferentes consoante os contextos em que ela aparece. Salvação é a libertação de algo, seja um mal, uma situação de cativeiro ou um perigo. Uma pessoa, salvada quando ele sai de um estado de sofrimento ou desconforto.

Circunstâncias em que este conceito é utilizado

Perigo, alguém realiza a salvação para livrar o risco ou a ameaça (nós salvar esse milagre de acidente). A idéia de risco está associada com o risco para a integridade física, mas não é sempre usada neste sentido. Pense em um time de futebol que joga uma partida decisiva para manter sua categoria no último dia (se se pode dizer que alcançou a salvação).
A palavra salvação é usada figurativamente para expressar um sentimento intenso (ela é minha salvação ou o gráfico de "Salvação" de expressão, que indica o apoio psicológico ou emocional de alguém ou algo assim).
Claro, quando uma situação de cativeiro (em um seqüestro ou um período na prisão) é dito de folhas de pessoa alcançou a salvação.

Salvação da alma

Na perspectiva da maioria das religiões, a alma humana é imortal e morte física não impede que podemos alcançar a vida eterna, desde que cumpram o plano de salvação que Deus tem projetado para nós. Esta ideia é particularmente defendida pelo Cristianismo (na versão católica ou protestante). Muito sinteticamente, poderíamos dizer que o plano de salvação de Deus é ter fé em Jesus Cristo e em conformidade com as disposições referidas na Bíblia.
Assim, nosso modo de vida será julgado no juízo final e consequentemente conquistar a salvação da alma. Devemos estar conscientes de que a salvação é possível mas também contrário, condena-lo.

Definição com base no budismo

Budismo é uma religião sem Deus, mas sim, contempla a idéia de salvação. Uma pessoa não é salvo porque você fazer bom ou ter fé, mas porque decorre os desejos egoístas que oprimem-lo, ou seja, os libertou e assim atinge sua salvação, tendo um sentido ligado à vida terrena e não a mais lá.
Algumas abordagens filosóficas concebem a salvação de uma perspectiva terrena e para além da idéia de alma ou o conceito de fé. Marxismo é a doutrina filosófica e política, que aspira a plena libertação e salvação do homem, e para fazer isso é necessário superar tudo o que oprime-lhe (a revolução seria o processo para conquistar a nova ordem de lançamento).

Conteúdos Recomendados