PESQUISAR CONTEÚDO

Custom Search

JÓ 6-10 | Tesouros da Palavra de Deus: semana de 21-27 de março

NOSSA VIDA E MINISTÉRIO CRISTÃO — TEXTOS BÍBLICOS E REFERÊNCIAS

LER E OUVIR A BÍBLIA ON-LINE NO JW.ORG:


TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | JÓ 6-10


“O OBEDIENTE JÓ FALA DE SUA ANGÚSTIA”: (10 MIN)


Jó tinha perdido seus filhos, estava pobre e muito doente, mas continuava obediente. Por isso, Satanás tentou desanimar Jó para fazê-lo desobedecer. Três homens, que se diziam amigos de Jó, quiseram dar a impressão de que sentiam muita pena dele. Os três se sentaram perto de Jó, mas ficaram calados por sete dias, sem dar nenhum consolo. Quando começaram a falar, foram duros e fizeram acusações falsas.
Jó continuou leal mesmo quando foi muito pressionado
Jó 6:3; 7:16; 9:20-22; 10:1, 12
• Por causa de sua profunda tristeza, Jó começou a ver as coisas de um jeito errado. Ele achou que Jeová não se importava se ele era obediente ou não.
• Por causa do desânimo, Jó não conseguiu pensar em outros motivos para seu sofrimento.
• Mesmo deprimido, ele falou a seus falsos amigos sobre seu amor por Jeová.

Jó 6:1-3, 9, 10, 26; 7:11, 16 — Às vezes, pessoas angustiadas falam coisas sem pensar (w13 15/8 19 § 7; w13 15/5 22 § 13)


Jó 6:1-3 Tradução do Novo Mundo
6 Então Jó disse em resposta:
2 “Quem dera que se pudesse pesar toda a minha angústia,
E que ela fosse colocada na balança junto com a minha calamidade!
3 Pois agora ela é mais pesada do que a areia dos mares.
É por isso que as minhas palavras foram impensadas.
Jó 6:9, 10 Tradução do Novo Mundo
9 Que Deus estivesse disposto a me esmagar,
E que estendesse a mão e me eliminasse!
10 Pois até mesmo isso me traria consolo;
Eu pularia de alegria apesar da incessante dor,
Pois não rejeitei as declarações Daquele que é santo.
Jó 6:26 Tradução do Novo Mundo
26 Será que vocês estão tramando para corrigir as minhas palavras,
As declarações de um homem desesperado, que são levadas pelo vento?
Jó 7:11 Tradução do Novo Mundo
11 Portanto, não ficarei calado.
Vou falar na angústia do meu espírito;
Vou me queixar na minha amargura.
Jó 7:16 Tradução do Novo Mundo
16 Detesto a minha vida, não quero mais viver.
Deixa-me em paz, pois os meus dias são como um sopro.
Consideremos e encorajemos uns aos outros
7. Como devemos encarar a “conversa irrefletida” dos que estão desanimados?
7 Ao se dirigir à congregação em Tessalônica, Paulo disse: “Amparai os fracos.” (Leia 1 Tessalonicenses 5:14.) Em certo sentido, as “almas deprimidas” estão fracas, assim como os desanimados. Provérbios 24:10 diz: “Mostraste-te desanimado no dia da aflição? Teu poder será escasso.” As palavras de uma pessoa muito desanimada podem tornar-se “conversa irrefletida”. (Jó 6:2, 3) Ao ‘considerar’ tais pessoas, temos de ter em mente que aquilo que elas dizem talvez não seja um reflexo exato do que realmente são no coração. Rachelle, cuja mãe passou por uma depressão profunda, aprendeu isso por experiência própria. Ela diz: “Minha mãe muitas vezes dizia coisas que me magoavam muito. Na maioria das vezes, eu tentava lembrar a mim mesma que tipo de pessoa minha mãe realmente era — amorosa, bondosa e generosa. Aprendi que pessoas deprimidas dizem muitas coisas que na realidade não querem dizer. A pior coisa que alguém pode fazer é pagar na mesma moeda.” Provérbios 19:11 diz: “A perspicácia do homem certamente torna mais vagarosa a sua ira, e é beleza da sua parte passar por alto a transgressão.”
Pais, filhos — comuniquem-se com amor
13. Por que os pais devem cuidar para não expressar de imediato o que pensam?
13 É sábio os pais não expressarem de imediato o que pensam. É verdade que nem sempre é fácil ficar quieto quando os filhos lhe falam algo aflitivo. Mas é importante ouvir com atenção antes de responder. O sábio Rei Salomão escreveu: “Quando alguém replica a um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte e uma humilhação.” (Pro. 18:13) Se ficar calmo, você ouvirá mais e seus filhos continuarão a falar. Você tem de obter o quadro completo do assunto antes de poder ajudar. Por trás da “conversa irrefletida” pode estar um coração tumultuado. (Jó 6:1-3) Como pais amorosos, usem seus ouvidos para adquirir compreensão e sua língua para curar.

Jó 9:20-22 — Jó chegou à conclusão errada de que Deus não se importava se ele era obediente ou não (w15 1/7 12 § 2)


Jó 9:20-22 Tradução do Novo Mundo
20 Se eu tivesse razão, minha própria boca me condenaria;
Mesmo que eu mantenha a integridade, ele me declarará culpado.
21 Mesmo que eu mantenha a integridade, não sei o que acontecerá comigo;
Eu rejeito esta minha vida.
22 Não há diferença. É por isso que eu digo:
‘Ele destrói tanto os inocentes como os maus.’
Podemos realmente agradar a Deus?
passou por uma série de tragédias pessoais que ele considerou muito injustas. Ele ficou com a impressão errada, concluindo que Deus não se importava se ele continuaria fiel a ele ou não. (Jó 9:20-22) Jó tinha tanta certeza de que era justo que suas palavras deram a entender que ele se achava mais justo do que Deus. — Jó 32:1, 2; 35:1, 2.

Jó 10:12 — Mesmo sofrendo muito, Jó falou coisas boas sobre Jeová (w09 15/4 7 § 18; w09 15/4 10 § 13)


Jó 10:12 Tradução do Novo Mundo
12 Tu me deste vida e me demonstraste amor leal,
E com teu cuidado guardaste o meu espírito.
Jó honrou o nome de Jeová
18. (a) Como Jó demonstrou devoção a Jeová? (b) De que maneiras imitamos o excelente exemplo de Jó?
18 As coisas que Jó aprendeu criaram nele o desejo de agradar a Jeová. Caso seus familiares tivessem feito algo que desagradasse a Deus ou ‘tivessem amaldiçoado a Deus no coração’, ele oferecia sacrifícios com regularidade. (Jó 1:5) Mesmo quando provado de forma severa, Jó dizia coisas positivas sobre Jeová. (Jó 10:12) Que exemplo excelente! Nós também temos de assimilar regularmente conhecimento exato sobre Jeová e seus propósitos. Seguimos uma sadia rotina de atividades espirituais tais como estudo, assistência às reuniões, oração e pregação das boas novas. Além disso, fazemos tudo ao nosso alcance para divulgar o nome de Jeová. E, assim como a integridade de Jó agradou a Jeová, a integridade dos atuais servos de Deus alegra Seu coração. Esse assunto será considerado no próximo artigo.
Sua integridade alegra o coração de Jeová
13. Como Jeová encara o que fazemos por ele?
13 O amor nos motiva a honrar o nome de Jeová não importa o quanto nos sintamos limitados. Ele vê nossa boa motivação e não nos condena caso não possamos fazer tudo o que gostaríamos. O que importa não é só o que fazemos, mas também por que o fazemos. Apesar de sua tristeza e de tudo o que teve de suportar, Jó expressou aos seus acusadores seu amor pelos caminhos de Jeová. (Leia Jó 10:12; 28:28.) No último capítulo do livro de Jó, Deus externou sua ira contra Elifaz, Bildade e Zofar por não terem falado a verdade. Ao mesmo tempo, Jeová indicou que aprovava Jó por chamá-lo quatro vezes de “meu servo” e por instruí-lo a interceder pelos transgressores. (Jó 42:7-9) Vivamos nós também de tal maneira que Jeová nos encare com favor!

ENCONTRE JOIAS ESPIRITUAIS: (8 MIN)


Jó 6:14 — Como Jó destaca que o amor leal é importante? (w10 15/11 32 § 20)


Jó 6:14 Tradução do Novo Mundo
14 Quem recusar o amor leal ao seu próximo
Abandonará o temor do Todo-Poderoso.
‘Andaremos na nossa integridade’
20, 21. (a) Por que Jó pôde ser íntegro a Deus? (b) Como podemos cultivar amor a Deus?
20 Jó pôde ser íntegro porque amava a Deus, e Jeová também amava e ajudava Jó, que disse: “[Tu, Jeová, me deste] vida e benevolência [“amor leal”, nota] e teu próprio cuidado guardou meu espírito.” (Jó 10:12) Além do mais, Jó mostrou amor ao próximo, sabendo que aquele que recusar o amor leal aos seus semelhantes deixará de ter temor reverente do Todo-Poderoso. (Jó 6:14) As pessoas de integridade amam a Deus e ao próximo. — Mat. 22:37-40.

Jó 7:9, 10; 10:21 — Se Jó acreditava numa ressurreição futura, por que ele disse as palavras que encontramos nestes versículos? (w06 15/3 14 § 11)


Jó 7:9, 10 Tradução do Novo Mundo
9 Como a nuvem que se desfaz e desaparece,
Quem desce à Sepultura não voltará.
10 Não retornará mais à sua casa,
E o seu lugar não o conhecerá mais.
Jó 10:21 Tradução do Novo Mundo
21 Antes de ir embora, e não voltar mais,
Para a terra de densas trevas,
Destaques do livro de Jó
7:9, 10; 10:21; 16:22 — Será que essas declarações indicam que Jó não acreditava na ressurreição? Esses comentários se referem ao futuro imediato de Jó. Então, o que ele queria dizer? Uma possibilidade é que, se ele morresse, nenhum de seus contemporâneos o veria mais. Do ponto de vista deles, ele não voltaria para casa nem receberia reconhecimento adicional até o tempo designado de Deus. As palavras de Jó também podem significar que ninguém pode sair do Seol por si mesmo. Uma evidência clara de que Jó tinha esperança numa ressurreição futura encontra-se em Jó 14:13-15.

O que a leitura da semana me ensinou sobre Jeová?


Que pontos da leitura posso usar no ministério?


JÓ 6-10 | SUGESTÕES PARA SEUS COMENTÁRIOS PESSOAIS


“NÃO REMOVEREI DE MIM A MINHA INTEGRIDADE!”
(Jó 4:1-31:40)
Basicamente, a conversa dos três companheiros de Jó deu a entender que ele tinha feito algo muito ruim para receber um castigo tão severo de Deus. Elifaz foi o primeiro a falar. Depois foi a vez de Bildade, que usou uma linguagem mais cortante, seguido por Zofar, que falou de modo ainda mais sarcástico.
Jó não aceitou o falso raciocínio de seus visitantes. Não entendendo por que Deus permitia seu sofrimento, ele se preocupou demasiadamente em justificar-se. Mesmo assim Jó amava a Deus, e exclamou: “Até eu expirar não removerei de mim a minha integridade!” — Jó 27:5.
Perguntas bíblicas respondidas:
7:1; 14:14 — Qual o significado da expressão “trabalho compulsório” ou “serviço compulsório”? A aflição de Jó era tão grande que ele comparou a vida a trabalho compulsório, difícil e árduo. (Jó 10:17, nota) Da mesma forma, visto que o tempo que alguém permanece no Seol — desde a morte até a ressurreição — é um período que tem de ser cumprido, Jó comparou esse tempo a serviço compulsório.
7:9, 10; 10:21; 16:22 — Será que essas declarações indicam que Jó não acreditava na ressurreição? Esses comentários se referem ao futuro imediato de Jó. Então, o que ele queria dizer? Uma possibilidade é que, se ele morresse, nenhum de seus contemporâneos o veria mais. Do ponto de vista deles, ele não voltaria para casa nem receberia reconhecimento adicional até o tempo designado de Deus. As palavras de Jó também podem significar que ninguém pode sair do Seol por si mesmo. Uma evidência clara de que Jó tinha esperança numa ressurreição futura encontra-se em Jó 14:13-15.
10:10 — Como foi que Jeová ‘despejou Jó como leite e o coalhou como queijo’? Essa é uma descrição poética de como Jó foi formado no ventre de sua mãe.
Lições para nós:
4:7, 8; 8:5, 6; 11:13-15. Não devemos imaginar precipitadamente que uma pessoa que sofre esteja colhendo o que semeou e não tenha a aprovação de Deus.
4:18, 19; 22:2, 3. Nossos conselhos devem basear-se na Palavra de Deus e não em opinião pessoal. — 2 Timóteo 3:16.
10:1. A amargura havia cegado Jó a ponto de ele desconsiderar outras possíveis razões de seu sofrimento. Não devemos ficar amargurados ao sofrermos, principalmente porque temos um entendimento claro das questões envolvidas.

LEITURA DA BÍBLIA: JÓ 9:1-21 (4 MIN OU MENOS)


Jó 9:1-21 Tradução do Novo Mundo
9 Jó disse em resposta:
2 “De fato, sei que é assim.
Mas como o homem mortal pode ter razão numa causa contra Deus?
3 Se alguém quisesse argumentar com Ele,
Não conseguiria responder nem sequer uma de mil perguntas que Ele fizesse.
4 Ele tem coração sábio e grande poder.
Quem pode se opor a ele e sair ileso?
5 Ele desloca montanhas sem que ninguém saiba;
Ele as destrói na sua ira.
6 Faz a terra tremer e sair do seu lugar,
De modo que as suas colunas estremecem.
7 Ele ordena ao sol que não brilhe,
E bloqueia a luz das estrelas;
8 Estende sozinho os céus,
E pisa nas ondas altas do mar.
9 Ele fez as constelações de Ás, de Quesil e de Quima,
E as constelações do sul.
10 Faz coisas grandiosas e insondáveis,
Coisas maravilhosas que não podem ser enumeradas.
11 Ele passa por mim, e não consigo vê-lo;
Passa perto de mim, mas eu não percebo.
12 Quando ele se apodera de algo, quem pode impedi-lo?
Quem pode dizer a ele: ‘O que estás fazendo?’
13 Deus não refreia a sua ira;
Até os ajudantes de Raabe se curvam diante dele.
14 Quanto mais se eu lhe respondesse;
Teria de escolher cuidadosamente minhas palavras para argumentar com ele!
15 Mesmo que eu tivesse razão, não lhe responderia,
Eu só poderia implorar misericórdia ao meu juiz.
16 Se eu clamar a ele, será que me responderá?
Não acredito que ele escutará a minha voz,
17 Pois ele me esmaga com uma tempestade
E multiplica os meus ferimentos sem nenhum motivo.
18 Ele não me deixa tomar fôlego,
E me enche de coisas amargas.
19 Se for uma questão de poder, Ele é o poderoso.
Se for uma questão de justiça, ele diz: ‘Quem pode me chamar para prestar contas?’
20 Se eu tivesse razão, minha própria boca me condenaria;
Mesmo que eu mantenha a integridade, ele me declarará culpado.
21 Mesmo que eu mantenha a integridade, não sei o que acontecerá comigo;
Eu rejeito esta minha vida.

FAÇA SEU MELHOR NO MINISTÉRIO


Primeira visita: wp16.2 16— Explique como a pessoa pode fazer um donativo. (2 min ou menos)


O Que a Bíblia Diz?

Quem ou o que é o Diabo?
VOCÊ DIRIA que o Diabo é . . .
o uma pessoa espiritual?
o o mal dentro de uma pessoa?
o algo que as pessoas inventaram?
O QUE A BÍBLIA DIZ
O Diabo conversou com Jesus e o ‘tentou’. (Mateus 4:1-4) Então o Diabo não é algo que as pessoas inventaram, nem é apenas um símbolo do mal. Ele é uma pessoa espiritual má.
O QUE MAIS PODEMOS APRENDER DA BÍBLIA?
o No início, o Diabo era um anjo bom, mas “não permaneceu na verdade”. (João 8:44) Ele se tornou mentiroso e se rebelou contra Deus.
o Outros anjos se juntaram a Satanás e também se rebelaram contra Deus. — Apocalipse 12:9.
o O Diabo faz com que muitas pessoas acreditem que ele não existe. — 2 Coríntios 4:4.
O Diabo consegue controlar as pessoas?
ALGUMAS PESSOAS DIZEM que ser controlado pelo Diabo é uma mentira. Outras têm medo de ser possuídas por espíritos maus. O que você acha?
O QUE A BÍBLIA DIZ
“O mundo inteiro está no poder do Maligno.” (1 João 5:19) O Diabo tem grande influência sobre os humanos, mas não controla cada pessoa.
O QUE MAIS PODEMOS APRENDER DA BÍBLIA?
o O Diabo engana as pessoas para ter mais influência sobre elas. — 2 Coríntios 11:14.
o Em alguns casos, espíritos maus podem controlar pessoas. — Mateus 12:22.
o Com a ajuda de Deus, você pode ‘se opor ao Diabo’. — Tiago 4:7.
Para mais informações, veja o capítulo 10 deste livro, O Que a Bíblia Realmente Ensina?, publicado pelas Testemunhas de Jeová.
Também disponível em www.jw.org

Revisita: wp16.2 16— Deixe um assunto para considerar na próxima visita. (4 min ou menos)


O Que a Bíblia Diz?

Quem ou o que é o Diabo?
VOCÊ DIRIA que o Diabo é . . .
o uma pessoa espiritual?
o o mal dentro de uma pessoa?
o algo que as pessoas inventaram?
O QUE A BÍBLIA DIZ
O Diabo conversou com Jesus e o ‘tentou’. (Mateus 4:1-4) Então o Diabo não é algo que as pessoas inventaram, nem é apenas um símbolo do mal. Ele é uma pessoa espiritual má.
O QUE MAIS PODEMOS APRENDER DA BÍBLIA?
o No início, o Diabo era um anjo bom, mas “não permaneceu na verdade”. (João 8:44) Ele se tornou mentiroso e se rebelou contra Deus.
o Outros anjos se juntaram a Satanás e também se rebelaram contra Deus. — Apocalipse 12:9.
o O Diabo faz com que muitas pessoas acreditem que ele não existe. — 2 Coríntios 4:4.
O Diabo consegue controlar as pessoas?
ALGUMAS PESSOAS DIZEM que ser controlado pelo Diabo é uma mentira. Outras têm medo de ser possuídas por espíritos maus. O que você acha?
O QUE A BÍBLIA DIZ
“O mundo inteiro está no poder do Maligno.” (1 João 5:19) O Diabo tem grande influência sobre os humanos, mas não controla cada pessoa.
O QUE MAIS PODEMOS APRENDER DA BÍBLIA?
o O Diabo engana as pessoas para ter mais influência sobre elas. — 2 Coríntios 11:14.
o Em alguns casos, espíritos maus podem controlar pessoas. — Mateus 12:22.
o Com a ajuda de Deus, você pode ‘se opor ao Diabo’. — Tiago 4:7.
Para mais informações, veja o capítulo 10 deste livro, O Que a Bíblia Realmente Ensina?, publicado pelas Testemunhas de Jeová.
Também disponível em www.jw.org

Estudo bíblico: fg lição 2 §§ 6-8 (6 min ou menos)


Quem é Deus?
Será que todo o sofrimento que existe indica que Jeová é um Deus que não se importa conosco? Alguns dizem que ele nos faz sofrer para nos testar, mas isso não é verdade. — Leia Tiago 1:13.
Deus dignificou o homem com a dádiva do livre-arbítrio. Não acha bom termos a liberdade de escolher servir a Deus? (Josué 24:15) Mas muitos escolhem fazer coisas ruins ao seu próximo, por isso há tanto sofrimento. Jeová fica magoado quando vê essas injustiças. — Leia Gênesis 6:5, 6.
Jeová é um Deus que se importa conosco. Ele quer que tenhamos prazer na vida. Em breve, ele acabará com o sofrimento e com aqueles que o causam. Enquanto isso, ele tem um bom motivo para permitir o sofrimento por um tempo limitado. Na Lição 8, aprenderemos que motivo é esse. — Leia 2 Pedro 2:9; 3:7, 13.

NOSSA VIDA CRISTÃ


Seja compreensivo e saiba o que dizer ao consolar outros: (15 min)
Consideração. Mostre o vídeo apresentado aos anciãos na última Escola do Ministério do Reino. Convide a assistência a comentar como os dois anciãos deram um bom exemplo ao consolar alguém que está sofrendo com a morte de um parente.
ESTUDO BÍBLICO DE CONGREGAÇÃO: IA CAP. 11 §§ 12-20, RECAPITULAÇÃO NA P. 98 (30 MIN)


REFERÊNCIAS E TEXTOS BÍBLICOS PARA O ESTUDO


CAPÍTULO ONZE
Ele observou e esperou

parágrafo 12 1 Reis 18:44 Na sétima vez o ajudante disse: “Veja! Uma nuvem pequena do tamanho da mão de um homem está subindo do mar.” Elias disse então: “Vá, diga a Acabe: ‘Prepare o seu carro de guerra! Desça para que a chuva não o detenha!’”
parágrafo 13 1 João 2:17 Além disso, o mundo está passando, e também o seu desejo, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre.
parágrafo 13 Mat. 24:42 Portanto, mantenham-se vigilantes, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.
parágrafo 13 Mat. 24:3-7 Enquanto ele estava sentado no monte das Oliveiras, os discípulos se aproximaram dele em particular e disseram: “Diga-nos: Quando acontecerão essas coisas e qual será o sinal da sua presença e do final do sistema de coisas?” 4 Jesus, em resposta, lhes disse: “Cuidado para que ninguém os engane,5 pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo’, e enganarão a muitos.6 Vocês ouvirão falar de guerras e notícias de guerras. Cuidado para não ficar apavorados, pois essas coisas têm de acontecer, mas ainda não é o fim. 7 “Porque nação se levantará contra nação e reino contra reino; haverá falta de alimentos e terremotos num lugar após outro.
Veja o Glossário.
Ou: “final da época”. Veja o Glossário, “Sistema de coisas”.
parágrafo 15 1 Reis 18:45 Nesse meio-tempo, o céu ficou cheio de nuvens escuras, começou a ventar e caiu uma chuva forte. Acabe seguiu no seu carro de guerra para Jezreel.
parágrafo 18 1 Reis 18:46 E a mão de Jeová veio sobre Elias; então ele prendeu sua veste na cintura e correu na frente de Acabe até Jezreel.
Ou: “cingiu”.
parágrafo 19 Isa. 35:6 Naquele tempo os mancos saltarão como os cervos, E a língua dos mudos gritará de alegria. Pois águas vão jorrar no deserto, E torrentes na planície desértica.
parágrafo 19 Luc. 23:43 E ele lhe disse: “Em verdade, eu lhe digo hoje: Você estará comigo no Paraíso.”
parágrafo 20 Sal. 31:5 Às tuas mãos confio o meu espírito. Tu me resgataste, ó Jeová, Deus da verdade.
Ou: “o Deus fiel”.
2 Reis 3:11 Então Jeosafá perguntou: “Não há nenhum profeta de Jeová aqui para que consultemos a Jeová por meio dele?” Assim, um dos servos do rei de Israel respondeu: “Há Eliseu, filho de Safate, que derramava água nas mãos de Elias.”
Ou: “que era servo de Elias”.

parágrafo 18 Pouco depois disso, Jeová designaria Elias para treinar Eliseu, que ficaria conhecido como aquele “que despejava água sobre as mãos de Elias”. (2 Reis 3:11) Eliseu serviu como ajudante de Elias, evidentemente dando ajuda prática a esse homem mais velho.

PARA VOCÊ PENSAR . . .
Como Elias mostrou ser um homem de oração?
Como Elias mostrou confiança na promessa de Jeová?
Que exemplo de vigilância Elias deixou?
O que você gostaria de fazer para imitar a fé de Elias?

Recapitulação da reunião e visão geral da próxima semana (3 min)


ESTUDO DE "A SENTINELA" | SEMANA DE 21-27 DE MARÇO DE 2016
Queremos ir com vocês


REFERÊNCIAS E TEXTOS BÍBLICOS PARA O ESTUDO


w16 janeiro pp. 1-2 | A Sentinela (Estudo) (2016)
SEMANA DE 21-27 DE MARÇO DE 2016
22 “Queremos ir com vocês”


Esses dois artigos explicam como uma pessoa sabe que recebeu a chamada celestial e o que significa para ela ser um dos ungidos. Também consideram como os ungidos devem encarar a si mesmos e como devemos reagir caso haja um aumento no número dos que tomam dos emblemas no mundo todo.

“Queremos ir com vocês, pois ouvimos que Deus está com vocês.” — ZAC. 8:23.

CÂNTICOS: 65, 122
SABE EXPLICAR?
Como Zacarias 8:23 está se cumprindo?
Como os cristãos ungidos devem encarar a si mesmos? — 1 Cor. 4:6-8.
Por que não devemos nos preocupar com o número de pessoas que comem do pão e bebem do vinho na Celebração? — Rom. 9:11, 16.

[1] (parágrafo 3) Segundo o Salmo 87:5, 6, é provável que no futuro seja revelado o nome de todos os que tiverem sido levados para o céu para governar com Jesus. — Rom. 8:19.
[2] (parágrafo 15) Embora Atos 2:33 mostre que Jesus faz parte do processo de escolha, Jeová é a Fonte do convite.
[3] (parágrafo 15) Para mais informações, veja “Perguntas dos Leitores” emA Sentinela de 1.° de maio de 2007, pp. 30-31.

O amor “não se comporta indecentemente”
Falando sobre o amor cristão, o apóstolo Paulo escreveu: “O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento. Não se gaba, não é orgulhoso, não se comporta indecentemente, não procura os seus próprios interesses.” (1 Cor. 13:4, 5) No idioma original, o termo traduzido ‘comportar-se indecentemente’ significa agir de modo rude, inapropriado ou com falta de respeito. O amor cristão, por outro lado, leva em conta os sentimentos dos outros.
Podemos mostrar amor cristão no modo como tratamos os que exercem a liderança na organização de Jeová. Às vezes, pode ser que estejamos num congresso ou outro evento teocrático em que um representante bem conhecido da organização também está presente — talvez um superintendente de circuito, um betelita, um membro da Comissão de Filial, um membro do Corpo Governante ou um de seus ajudantes. É claro que queremos mostrar o devido respeito a esses irmãos e suas esposas. Nenhum de nós gostaria de agir como Diótrefes. Ele se recusou a receber com respeito os irmãos que estavam visitando sua congregação. (3 João 9, 10) Mas será que nós, mesmo sem perceber, poderíamos mostrar falta de respeito por ir ao outro extremo? Como isso pode acontecer?
Naturalmente, quando estamos num evento em que um desses representantes e sua esposa estão presentes, gostamos de conhecê-los e de conversar com eles. Mas seria falta de respeito tratar esses irmãos como celebridades. Por exemplo, será que estaríamos mostrando respeito se tirássemos fotos deles — sem sua permissão — enquanto estão comendo ou fazendo outra coisa? Pediríamos que eles autografassem nossos livros ou Bíblias? Será que entraríamos na frente dos outros querendo a todo custo tirar uma foto com esses irmãos? Sem dúvida, essas atitudes não demonstram o verdadeiro amor cristão. Na verdade, isso poderia indicar que não entendemos o objetivo da visita e dos esforços que esses irmãos fazem em nosso benefício. Que efeito esse comportamento poderia ter em alguém que está assistindo aos nossos eventos pela primeira vez?
O que nos ajudará a ter um conceito equilibrado? Primeiro, lembre-se de que o louvor e a honra devem ser dados a Jeová. (Apo. 4:11) Segundo, note que existe uma grande diferença entre mostrar respeito e bajular. Esses irmãos e suas queridas esposas não querem ser tratados como celebridades, mas como nossos irmãos e irmãs. (Mat. 23:8) Terceiro, siga a Regra de Ouro: “Todas as coisas que querem que os homens façam a vocês, façam também a eles.” (Mat. 7:12) Se tivermos esses pontos em mente, conseguiremos mostrar o tipo de amor que “não se comporta indecentemente”.

Zac. 8:23 “Assim diz Jeová dos exércitos: ‘Naqueles dias, dez homens de todas as línguas das nações agarrarão, sim, agarrarão firmemente a túnica de um judeu, dizendo: “Queremos ir com vocês, pois ouvimos que Deus está com vocês.”’”
Ou: “barra da veste”.
Lit.: “um homem judeu”.
Zac. 8:23 “Assim diz Jeová dos exércitos: ‘Naqueles dias, dez homens de todas as línguas das nações agarrarão, sim, agarrarão firmemente a túnica de um judeu, dizendo: “Queremos ir com vocês, pois ouvimos que Deus está com vocês.”’”
Ou: “barra da veste”.
Lit.: “um homem judeu”.
1 Cor. 4:6-8 Irmãos, eu apliquei essas coisas a mim mesmo e a Apolo para o bem de vocês, a fim de que, por meio do nosso exemplo, aprendam a regra: “Não vão além das coisas que estão escritas”, a fim de que não fiquem cheios de orgulho, tomando o partido de um contra o outro. 7 Pois quem torna você diferente dos outros? Realmente, o que você tem que não tenha recebido? Se você, de fato, recebeu tudo que tem, por que se gaba como se não o tivesse recebido? 8 Vocês já estão satisfeitos? Já estão ricos? Já começaram a reinar sem nós? Eu realmente queria que vocês já tivessem começado a reinar, para que nós também reinássemos com vocês.
Ou: “transferi”.
Rom. 9:11 pois, quando os filhos ainda não tinham nascido nem praticado nada de bom ou de ruim — a fim de que o propósito de Deus com respeito à escolha continuasse a depender não de obras, mas Daquele que chama —,
Rom. 9:16 De modo que isso não depende da vontade da pessoa ou do seu esforço, mas de Deus, que tem misericórdia.
Lit.: “nem daquele que deseja, nem daquele que corre”.
parágrafo 1 Zac. 8:23 “Assim diz Jeová dos exércitos: ‘Naqueles dias, dez homens de todas as línguas das nações agarrarão, sim, agarrarão firmemente a túnica de um judeu, dizendo: “Queremos ir com vocês, pois ouvimos que Deus está com vocês.”’”
Ou: “barra da veste”.
Lit.: “um homem judeu”.
parágrafo 1 Gál. 6:16 Que haja paz e misericórdia sobre todos os que vivem de acordo com essa regra, sim, sobre o Israel de Deus.
Ou: “andam ordeiramente”.
parágrafo 2 Luc. 12:32 “Não tema, pequeno rebanho, porque o seu Pai se agradou de dar o Reino a vocês.
parágrafo 2 João 10:16 “E tenho outras ovelhas, que não são desse aprisco; a essas também tenho de trazer, e elas escutarão a minha voz e se tornarão um só rebanho, com um só pastor.
parágrafo 3 Mat. 24:24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e milagres a fim de enganar, se possível, até mesmo os escolhidos.
parágrafo 3 Apocalipse 2:10 Não tenha medo das coisas que você está para sofrer. O Diabo continuará lançando alguns de vocês na prisão, para que sejam plenamente provados, e vocês terão tribulação por dez dias. Mostre-se fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.
parágrafo 3 Apocalipse 7:3 “Não façam dano à terra, nem ao mar, nem às árvores, até termos selado na testa os escravos do nosso Deus.”
parágrafo 3 Apocalipse 7:14 Assim, eu lhe disse imediatamente: “Meu senhor, é o senhor quem sabe.” Ele me disse: “Esses são os que saem da grande tribulação; eles lavaram suas vestes compridas e as embranqueceram no sangue do Cordeiro.
parágrafo 4 Mat. 23:10 Nem sejam chamados de líderes, pois o seu Líder é um só, o Cristo.
parágrafo 5 1 Cor. 11:27-29 Portanto, quem comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado com respeito ao corpo e ao sangue do Senhor. 28 Primeiro, que o homem examine e aprove a si mesmo, e só então coma do pão e beba do cálice.29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe julgamento contra si mesmo.
parágrafo 5 Heb. 6:4-6 Pois, no que se refere àqueles que já foram esclarecidos, provaram a dádiva celestial, tornaram-se participantes do espírito santo 5 e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do futuro sistema de coisas, 6 mas se desviaram, é impossível que sejam levados novamente ao arrependimento; porque eles pregam de novo para si mesmos o Filho de Deus na estaca e o expõem à desonra pública.
Ou: “dádiva gratuita”.
Ou: “da época futura”. Veja o Glossário.
parágrafo 5 Heb. 10:26-29 Pois, se praticarmos o pecado deliberadamente depois de termos recebido o conhecimento exato da verdade, não há mais nenhum sacrifício pelos pecados, 27 mas há uma expectativa terrível de julgamento, e há uma ira ardente que vai consumir os opositores. 28 Qualquer homem que tenha desconsiderado a Lei de Moisés morre sem compaixão, com base no testemunho de dois ou três. 29 O que acham? Não merecerá uma punição muito maior a pessoa que tiver pisado o Filho de Deus e que tiver considerado de pouco valor o sangue do pacto com que foi santificado, e que tiver insultado e desprezado o espírito de bondade imerecida?
parágrafo 5 Fil. 3:13-16 Irmãos, não me considero ainda como o tendo obtido; mas uma coisa é certa: esquecendo-me das coisas atrás e esticando-me para alcançar as coisas à frente, 14 empenho-me para alcançar o alvo, a fim de receber o prêmio da chamada para cima da parte de Deus, por meio de Cristo Jesus. 15 Então, que todos nós que somos maduros tenhamos essa atitude; e, se em algum sentido vocês pensarem de outra maneira, Deus lhes revelará a atitude correta. 16 De qualquer modo, seja qual for o progresso que já fizemos, prossigamos andando nesse mesmo rumo.
Ou: “acima”.
Ou: “andando ordeiramente”.
parágrafo 6 Efé. 4:1-3 Portanto eu, o prisioneiro no Senhor, suplico-lhes que andem de um modo digno da chamada com que foram chamados, 2 com toda a humildade e brandura, com paciência, suportando uns aos outros em amor, 3 esforçando-se diligentemente para manter a unidade do espírito, no vínculo unificador da paz.
Ou: “humildade mental”.
parágrafo 6 Col. 3:12 Portanto, como escolhidos de Deus, santos e amados, revistam-se de terna compaixão, bondade, humildade, brandura e paciência.
Ou: “ternas afeições de compaixão”.
Ou: “humildade mental”.
parágrafo 7 Efé. 1:18, 19 Ele iluminou os olhos do coração de vocês, para que saibam a que esperança ele os chamou, quais são as gloriosas riquezas que ele reserva como herança para os santos 19 e como é extraordinária a grandeza do seu poder em nós, crentes. Essa grandeza é demonstrada na atuação da sua poderosa força,
parágrafo 7 Fil. 2:2, 3 tornem plena a minha alegria por terem o mesmo modo de pensar e o mesmo amor, sendo plenamente unidos, tendo o mesmo pensamento.3 Não façam nada por rivalidade nem por presunção; mas, com humildade, considerem os outros superiores a vocês,
Ou: “sendo ajuntados na alma”.
Ou: “humildade mental”.
parágrafo 7 Apocalipse 2:2 ‘Conheço as suas ações, o seu trabalho árduo e a sua perseverança, e sei que você não tolera homens maus e que pôs à prova os que se dizem apóstolos, mas não são, e constatou que eles são mentirosos.
parágrafo 7 1 Cor. 1:28, 29 e Deus escolheu as coisas insignificantes do mundo e as coisas menosprezadas, as coisas que não são, para reduzir a nada as coisas que são,29 a fim de que ninguém se orgulhe à vista de Deus.
Ou: “nenhuma carne”.
parágrafo 7 1 Cor. 4:6-8 Irmãos, eu apliquei essas coisas a mim mesmo e a Apolo para o bem de vocês, a fim de que, por meio do nosso exemplo, aprendam a regra: “Não vão além das coisas que estão escritas”, a fim de que não fiquem cheios de orgulho, tomando o partido de um contra o outro. 7 Pois quem torna você diferente dos outros? Realmente, o que você tem que não tenha recebido? Se você, de fato, recebeu tudo que tem, por que se gaba como se não o tivesse recebido? 8 Vocês já estão satisfeitos? Já estão ricos? Já começaram a reinar sem nós? Eu realmente queria que vocês já tivessem começado a reinar, para que nós também reinássemos com vocês.
Ou: “transferi”.
parágrafo 8 Gál. 1:15-17 Mas, quando Deus, que causou o meu nascimento e me chamou por meio da Sua bondade imerecida, achou bom 16 revelar o seu Filho por meu intermédio, para que eu declarasse às nações as boas novas a respeito dele, não fui imediatamente consultar homem algum; 17 nem fui a Jerusalém, aos que eram apóstolos antes de mim, mas fui para a Arábia e depois voltei a Damasco.
Ou: “que me pôs à parte desde o nascimento”.
Lit.: “consultar carne e sangue”.
parágrafo 8 Rom. 16:17, 18 Eu os exorto agora, irmãos, a ficar atentos àqueles que causam divisões e dão motivos para tropeço contrariando os ensinamentos que vocês aprenderam; afastem-se deles. 18 Porque homens como esses não são escravos de Cristo, nosso Senhor, mas dos seus próprios desejos, e, com conversa suave e bajulação, seduzem o coração dos ingênuos.
Ou: “do seu próprio ventre”.
parágrafo 9 Mat. 23:8-12 Mas vocês não sejam chamados ‘Rabi’, pois um só é o seu Instrutor, e todos vocês são irmãos. 9 Além disso, não chamem a ninguém na terra de seu pai, pois um só é o seu Pai, o celestial. 10 Nem sejam chamados de líderes, pois o seu Líder é um só, o Cristo. 11 Mas o maior entre vocês tem de ser o seu servo.12 Quem se enaltecer será humilhado, e quem se humilhar será enaltecido.
Ou: “ministro”.
parágrafo 9 Heb. 13:7 Lembrem-se dos que exercem liderança entre vocês, os que lhes falaram a palavra de Deus, e, ao observar os resultados da conduta deles, imitem sua fé.
parágrafo 9 1 Tim. 5:17 Os anciãos, que presidem bem, sejam considerados dignos de dupla honra, especialmente os que trabalham arduamente no falar e no ensinar.
parágrafo 9 Rom. 12:3 Pois, por meio da bondade imerecida que me foi concedida, digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo mais do que é necessário pensar, mas que cada um pense de um modo que revele bom senso, conforme a medida de fé que Deus lhe deu.
Ou: “repartiu; distribuiu”.
parágrafo 9 Luc. 17:2 Seria melhor para ele que pendurassem no seu pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado no mar, do que ele fazer tropeçar um destes pequenos.
parágrafo 10 1 Tes. 4:11 Tenham por objetivo viver em paz, cuidar dos seus próprios assuntos e trabalhar com as suas próprias mãos, assim como os instruímos,
parágrafo 10 2 Tes. 3:11 Pois ouvimos que alguns estão andando de modo indisciplinado entre vocês; não trabalham, e ainda se intrometem no que não lhes diz respeito.
parágrafo 10 1 Tes. 2:12 para que prosseguissem andando de um modo digno de Deus, que os chama ao seu Reino e glória.
parágrafo 10 Sal. 145:16 Tu abres a mão E satisfazes o desejo de todos os seres vivos.
parágrafo 11 Gál. 2:4, 5 Mas essa questão surgiu por causa dos falsos irmãos introduzidos sorrateiramente, que se infiltraram para espionar a liberdade que desfrutamos em união com Cristo Jesus, a fim de nos escravizar completamente; 5 não cedemos a eles, não, nem por um momento, para que a verdade das boas novas continuasse com vocês.
Lit.: “uma hora”.
parágrafo 11 1 João 2:19 Eles saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas saíram para que se mostrasse que nem todos são dos nossos.
Ou: “não pertenciam a nós”.
parágrafo 11 Mat. 25:10-12 Enquanto foram comprar o óleo, veio o noivo. As virgens que estavam prontas entraram com ele para a festa de casamento, e a porta foi fechada. 11 Depois chegaram também as outras virgens, dizendo: ‘Senhor, senhor, abra para nós!’ 12 Ele disse em resposta: ‘Eu lhes digo a verdade: Não conheço vocês.’
parágrafo 11 2 Ped. 2:20, 21 Certamente, se eles, depois de escapar das contaminações do mundo pelo conhecimento exato do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam novamente envolvidos nessas mesmas coisas e são vencidos, seu estado no final é pior do que no início. 21 Teria sido melhor para eles que não tivessem conhecido de modo exato o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, se desviarem do mandamento santo que receberam.
parágrafo 11 Judas 16 Esses homens são queixosos, reclamam de sua sorte na vida, seguem seus próprios desejos; sua boca se gaba de coisas grandiosas, ao passo que bajulam outros para tirar vantagem.
Ou: “admiram personalidades”.
parágrafo 13 2 Tim. 2:19 Apesar disso, o sólido alicerce de Deus permanece, tendo este selo: “Jeová conhece os que lhe pertencem” e “Todo aquele que invoca o nome de Jeová renuncie à injustiça”.
Veja Ap. A5.
Veja Ap. A5.
parágrafo 14 Mar. 13:27 E então ele enviará os anjos e reunirá os seus escolhidos desde os quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu.
parágrafo 14 Apocalipse 12:17 Então o dragão ficou furioso com a mulher e foi travar guerra com o restante da descendência dela, os que obedecem aos mandamentos de Deus e têm a obra de dar testemunho de Jesus.
Lit.: “semente”.
parágrafo 15 Rom. 8:28-30 Nós sabemos que Deus faz com que todas as suas obras cooperem para o bem daqueles que amam a Deus, os que são chamados segundo o Seu propósito; 29 porque aqueles a quem ele primeiro deu consideração, a esses também predeterminou que fossem modelados à imagem do seu Filho, para que este fosse o primogênito entre muitos irmãos. 30 Além disso, aos que ele predeterminou, também chamou; e aos que chamou, também declarou justos. Finalmente, aos que ele declarou justos, também glorificou.
Ou: “reconhecimento”.
parágrafo 15 Mat. 13:24-30 Apresentou-lhes outra ilustração, dizendo: “O Reino dos céus pode ser comparado a um homem que semeou boa semente no seu campo.25 Enquanto os homens dormiam, seu inimigo veio, semeou joio no meio do trigo e foi embora. 26 Quando a haste cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio.27 Então, os escravos do dono da casa vieram e lhe perguntaram: ‘O senhor não semeou boa semente no seu campo? De onde veio então o joio?’ 28 Ele lhes respondeu: ‘Um inimigo, um homem, fez isso.’ Os escravos lhe disseram: ‘O senhor quer então que vamos ajuntar o joio?’ 29 Ele disse: ‘Não, pois, ao ajuntarem o joio, poderiam arrancar também o trigo. 30 Deixem ambos crescer juntos até a colheita, e na época da colheita eu direi aos ceifeiros: Ajuntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois ajuntem o trigo no meu celeiro.’”
parágrafo 15 Isa. 45:9 Ai de quem discute com Aquele que o fez, Quando não passa de um caco Entre outros cacos que estão no chão! Será que o barro pode dizer ao Oleiro: “O que você está fazendo?” Ou será que a sua obra pode dizer: “Você não tem mãos”?
Ou: “luta”.
Ou: “formou”.
Ou: “Àquele que o formou”.
Ou, possivelmente: “Ou será que o barro pode dizer: ‘Sua obra não tem alças’?”
parágrafo 15 Dan. 4:35 Todos os habitantes da terra são como nada diante dele, e ele age segundo a sua própria vontade com relação ao exército dos céus e os habitantes da terra. Não há ninguém que possa detê-lo ou dizer-lhe: ‘O que fizeste?’
Ou: “deter a mão dele”.
parágrafo 15 Rom. 9:11 pois, quando os filhos ainda não tinham nascido nem praticado nada de bom ou de ruim — a fim de que o propósito de Deus com respeito à escolha continuasse a depender não de obras, mas Daquele que chama —,
parágrafo 15 Rom. 9:16 De modo que isso não depende da vontade da pessoa ou do seu esforço, mas de Deus, que tem misericórdia.
Lit.: “nem daquele que deseja, nem daquele que corre”.
parágrafo 15 Mat. 20:8-15 “Quando anoiteceu, o dono do vinhedo disse ao seu administrador: ‘Chame os trabalhadores e pague-lhes seu salário, começando com os últimos e terminando com os primeiros.’ 9 Quando os homens da décima primeira hora chegaram, cada um deles recebeu um denário. 10 Então, quando os primeiros chegaram, concluíram que receberiam mais, mas eles também receberam o pagamento de um denário cada um. 11 Após recebê-lo, começaram a reclamar contra o proprietário 12 e disseram: ‘Esses últimos homens trabalharam só uma hora; ainda assim o senhor os igualou a nós, que suportamos o fardo do dia e o calor intenso!’13 Mas ele disse, em resposta, a um deles: ‘Amigo, não lhe faço nenhuma injustiça. Você não concordou comigo em um denário? 14 Pegue o que é seu e vá. Eu quero dar a esse último o mesmo que a você. 15 Não tenho o direito de fazer o que quero com as minhas próprias coisas? Ou você ficou com inveja porque eu fui bom com eles?’
Veja Ap. B14.
Veja Ap. B14.
Veja Ap. B14.
Lit.: “Ou o seu olho é mau (perverso)”.
Ou: “generoso”.
parágrafo 16 Mat. 24:45-47 “Quem é realmente o escravo fiel e prudente, a quem o seu senhor encarregou dos seus domésticos, para lhes dar o alimento no tempo apropriado? 46 Feliz aquele escravo se o seu senhor, quando vier, o encontrar fazendo isso! 47 Digo a verdade a vocês: Ele o encarregará de todos os seus bens.
Ou: “sábio”.
Sal. 87:5, 6 E, a respeito de Sião, se dirá: “Todos nasceram nela.” E o Altíssimo a estabelecerá firmemente. 6 Ao registrar os povos, Jeová declarará: “Este nasceu lá.” (Selá)
Rom. 8:19 Pois a criação está esperando com viva expectativa a revelação dos filhos de Deus.
Atos 2:33 Portanto, visto que ele foi enaltecido à direita de Deus e recebeu do Pai o prometido espírito santo, derramou o que vocês estão vendo e ouvindo.
1 Cor. 13:4, 5 O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento. Não se gaba, não é orgulhoso, 5 não se comporta indecentemente, não procura os seus próprios interesses, não se irrita com facilidade. Não leva em conta o dano.
Ou: “longânime”.
Ou: “não é grosseiro”.
Ou: “Não contabiliza os erros.”
3 João 9, 10 Escrevi algo à congregação, mas Diótrefes, que gosta de ocupar o primeiro lugar entre eles, não aceita nada de nós com respeito. 10 É por isso que, se eu for aí, trarei à atenção as coisas que ele tem feito, as calúnias que tem espalhado sobre nós. Não satisfeito com isso, ele se recusa a receber os irmãos com respeito e tenta impedir e expulsar da congregação aqueles que querem recebê-los.
Lit.: “tem feito, tagarelando sobre nós com palavras maldosas”.
Apocalipse 4:11 “Digno és, Jeová, nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas vieram à existência e foram criadas.”
Veja Ap. A5.
Mat. 23:8 Mas vocês não sejam chamados ‘Rabi’, pois um só é o seu Instrutor, e todos vocês são irmãos.
Mat. 7:12 “Portanto, todas as coisas que querem que os homens façam a vocês, façam também a eles. De fato, isso é o que a Lei e os Profetas querem dizer.

Clique na imagem para Baixar informações completas em arquivos digitais para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

PESQUISAR CONTEÚDO

Custom Search

LINKS PATROCINADOS

ADDTHIS