2 Crônicas 20-21-22-23-24, Destaques da Bíblia: semana de 21 de dezembro

Destaques da leitura da Bíblia: 2 Crônicas 20-24. Informações para o estudo pessoal

Ler e ouvir a leitura da Bíblia em JW.org:



21 de dez. Leitura da Bíblia: 2 Crônicas 20-24


(2 CRÔNICAS 20:1)

“E depois sucedeu que os filhos de Moabe e os filhos de Amom, e com eles alguns dos amonins vieram contra Jeosafá em guerra.”

*** it-1 p. 111 Amonins ***
Amonins
[Os Povos].
Em 2 Crônicas 20:1, o texto massorético menciona alguns dos “amonins [hebr.: ʽAm•moh•ním]” como juntando-se aos filhos de Moabe e de Amom na guerra contra Jeosafá, rei de Judá. A versão Almeida, revista e corrigida, insere a palavra “outros”, para fazer o texto rezar “os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles alguns outros dos amonitas”; ao passo que outras traduções vertem a frase em questão como rezando “alguns dos amonitas” (ALA, VB), embora isso pareça ilógico, visto que os amonitas já são mencionados no versículo. A Biblia Hebraica Stuttgartensia (n.) e a maioria das traduções modernas (IBB, BJ, BV) acham que este texto se refere aos meunins (ou meunitas) de 2 Crônicas 26:7. Este ponto de vista supõe que um erro de escriba resultou na transposição das primeiras duas consoantes (מע) do meʽu•ním hebraico, resultando assim em ʽam•moh•ním. Esta identificação com os meunins talvez encontre apoio no fato de que o restante do relato da luta contra Jeosafá menciona “os da região montanhosa de Seir” (em lugar de “os amonins”) se juntando às forças amonita-moabitas. (2Cr 20:10, 22, 23) Os tradutores da Septuaginta usaram a mesma palavra grega (mi•naí•on) para traduzir o termo hebraico em 2 Crônicas 20:1, como nos textos que se referem aos meunins, mostrando que eles entendiam tratar-se dos mesmos. — Veja MEUNINS.
Visto que este assunto é incerto, porém, algumas traduções, tais como a de Isaac Leeser (em inglês) e a Tradução do Novo Mundo, preferem simplesmente transliterar o termo, retendo assim a versão encontrada no texto massorético.

*** it-2 p. 231 Nações inimigas que atacavam Israel ***
Amom 2Cr 20:1-3, 10, 11; 2Rs 24:2

(2 CRÔNICAS 20:7)

“Não foste tu, ó Deus nosso, quem desalojaste os habitantes desta terra de diante do teu povo Israel e então a deste à descendência de Abraão, aquele que te amou, por tempo indefinido?”

*** it-1 p. 109 Amigo ***
Amigo de Deus. Entre as bênçãos divinas concedidas a Abraão achava-se o privilégio e a honra de ser chamado de “amigo [ou: amante] de Jeová”. Isto se deu por motivo da fé notável de Abraão, que ele demonstrou no máximo grau possível ao se dispor a oferecer em sacrifício o seu filho Isaque. — Is 41:8 n.; 2Cr 20:7; Tg 2:21-23; veja DECLARAR JUSTO.

(2 CRÔNICAS 20:10)

“E agora, eis os filhos de Amom e de Moabe, e [os] da região montanhosa de Seir, que não deixaste Israel invadir quando saíam da terra do Egito, mas se desviaram deles e não os aniquilaram,”

*** it-2 p. 231 Nações inimigas que atacavam Israel ***
Amom 2Cr 20:1-3, 10, 11; 2Rs 24:2

(2 CRÔNICAS 20:11)

“sim, eis que nos recompensam por chegarem para nos expulsar da nossa posse que nos fizeste possuir.”

*** it-2 p. 231 Nações inimigas que atacavam Israel ***
Amom 2Cr 20:1-3, 10, 11; 2Rs 24:2

(2 CRÔNICAS 20:17)

“Não tereis de lutar neste caso. Tomai a vossa posição, ficai parados e vede a salvação da parte de Jeová a vosso favor. Ó Judá e Jerusalém, não tenhais medo nem fiqueis aterrorizados. Saí amanhã contra eles e Jeová será convosco.’””

*** w05 1/12 p. 21 Destaques do livro de Segundo das Crônicas ***
20:17. Para ‘ver a salvação de Jeová’, precisamos ‘tomar nossa posição’, dando apoio ativo ao Reino de Deus. Em vez de tentar resolver os assuntos da nossa maneira, devemos ‘ficar parados’, tendo total confiança em Jeová.

*** w03 1/6 pp. 21-22 Fique parado e veja a salvação da parte de Jeová! ***
Como os servos de Deus reagirão?
14 O que se espera que os servos de Deus façam quando sofrerem o ataque? Novamente, a reação da nação típica de Deus nos dias de Jeosafá fornece o modelo. Note que os cidadãos dela foram ordenados a fazer três coisas: (1) tomar sua posição, (2) ficar parados e (3) ver a salvação da parte de Jeová. Como o povo de Deus agirá hoje em dia em harmonia com essas palavras? — 2 Crônicas 20:17.
15 Tomar posição: Sem vacilação, o povo de Deus continuará a manter sua posição de apoio ativo ao Reino de Deus. Continuarão a manter a sua posição de neutralidade cristã. Serão “constantes, inabaláveis” no seu serviço leal a Jeová e continuarão a louvar a Jeová publicamente pela sua benevolência. (1 Coríntios 15:58; Salmo 118:28, 29) Nenhuma pressão atual ou futura poderá fazê-los renunciar a essa posição divinamente aprovada.
16 Ficar parados: Os servos de Jeová não procurarão salvar-se, mas depositarão a sua implícita confiança em Jeová. Somente ele é capaz de resgatar seus servos do caos do mundo, e prometeu fazer isso. (Isaías 43:10, 11; 54:15; Lamentações 3:26) Confiar em Jeová incluirá confiar no canal moderno, visível, que ele tem notoriamente usado por décadas para servir os seus propósitos. Os verdadeiros cristãos, como nunca antes, terão de depositar então sua confiança nos companheiros de adoração autorizados por Jeová e seu Rei governante para tomarem a dianteira. Esses homens fiéis dirigirão o povo de Deus. Desconsiderar a orientação deles poderia resultar em desastre. — Mateus 24:45-47; Hebreus 13:7, 17.
17 Ver a salvação da parte de Jeová: A salvação será a recompensa de todos os que mantiverem sua posição de integridade cristã e confiarem na libertação por Jeová. Até a última hora — e conforme puderem — anunciarão a chegada do dia de julgamento por Jeová. Toda a criação tem de saber que Jeová é o verdadeiro Deus e que ele tem servos fiéis na Terra. Nunca mais terá de haver uma prolongada controvérsia referente à legitimidade da soberania de Jeová. — Ezequiel 33:33; 36:23.

(2 CRÔNICAS 20:20)

“E passaram a levantar-se de manhã cedo e a sair ao ermo de Tecoa. E ao saírem, Jeosafá pôs-se de pé e então disse: “Ouvi-me, ó Judá e vós habitantes de Jerusalém! Tende fé em Jeová, vosso Deus, para que mostreis ser de longa duração. Tende fé nos seus profetas e mostrai-vos assim bem sucedidos.””

*** w98 1/5 p. 20 par. 4 Executado o julgamento na baixada da decisão ***
4 Jeová exigiu mais do Rei Jeosafá e do seu povo do que apenas ficar sentados ociosos, aguardando uma libertação milagrosa. Eles deviam tomar a iniciativa de enfrentar o desafio do inimigo. O rei e ‘todos os de Judá, mesmo seus pequeninos, suas esposas e seus filhos’, expressaram uma forte fé por obedientemente se levantarem de manhã cedo e marcharem ao encontro das hostes invasoras. Em caminho, o rei continuou a dar instruções teocráticas e encorajamento, exortando-os: “Tende fé em Jeová, vosso Deus, para que mostreis ser de longa duração. Tende fé nos seus profetas e mostrai-vos assim bem sucedidos.” (2 Crônicas 20:20) Fé em Jeová! Fé nos seus profetas! Esta era a chave do êxito. Do mesmo modo hoje, ao continuarmos ativos no serviço de Jeová, que nunca duvidemos de que ele tornará nossa fé vitoriosa!

(2 CRÔNICAS 20:21)

“Ademais, aconselhou-se com o povo e colocou em posição cantores para Jeová e os que ofereciam louvor em santo adorno, os quais saíam na frente dos homens armados e diziam: “Louvai a Jeová, pois a sua benevolência é por tempo indefinido.””

*** w98 1/5 p. 20 par. 5 Executado o julgamento na baixada da decisão ***
5 Assim como os de Judá, nos dias de Jeosafá, temos de ‘dar louvor a Jeová, pois a sua benevolência é por tempo indefinido’. E como damos este louvor? Pela nossa zelosa pregação do Reino! Assim como aqueles de Judá “principiaram a clamar alegremente e a dar louvor”, assim nós acrescentamos obras à nossa fé. (2 Crônicas 20:21, 22) Portanto, demonstremos ter uma forte fé similar, ao passo que Jeová se prepara para entrar em ação contra os seus inimigos! Embora o caminho possa parecer longo, estejamos decididos a perseverar, ativos na fé, assim como seu povo vitorioso faz hoje em lugares de condições difíceis na Terra.

(2 CRÔNICAS 20:22)

“No tempo em que principiaram a clamar alegremente e a dar louvor, Jeová colocou homens de emboscada contra os filhos de Amom, de Moabe e da região montanhosa de Seir, que estavam entrando em Judá, e eles se feriram mutuamente.”

*** w98 1/5 p. 20 par. 5 Executado o julgamento na baixada da decisão ***
5 Assim como os de Judá, nos dias de Jeosafá, temos de ‘dar louvor a Jeová, pois a sua benevolência é por tempo indefinido’. E como damos este louvor? Pela nossa zelosa pregação do Reino! Assim como aqueles de Judá “principiaram a clamar alegremente e a dar louvor”, assim nós acrescentamos obras à nossa fé. (2 Crônicas 20:21, 22) Portanto, demonstremos ter uma forte fé similar, ao passo que Jeová se prepara para entrar em ação contra os seus inimigos! Embora o caminho possa parecer longo, estejamos decididos a perseverar, ativos na fé, assim como seu povo vitorioso faz hoje em lugares de condições difíceis na Terra.

(2 CRÔNICAS 20:26)

“E no quarto dia congregaram-se na baixada de Beraca, pois ali bendisseram a Jeová. É por isso que chamaram aquele lugar pelo nome de Baixada de Beraca — até o dia de hoje.”

*** it-1 p. 340 Beraca ***
2. Uma baixada em Judá, entre Belém e Hébron. É atualmente identificada com o uádi el-ʽArrub, e a vizinha Khirbet Bereikut (Berakhot) parece preservar evidência do nome original. Este vale corre E-O, ligando a terra colinosa de Judá com a região do ermo ao O do mar Salgado.
Após a vitória milagrosa sobre as forças conjuntas de Amom, Moabe e Edom, Jeosafá congregou o povo nesta baixada para bendizer a Jeová, daí o nome de Baixada de Beraca (significando “Bênção”). — 2Cr 20:26.

(2 CRÔNICAS 20:34)

“Quanto ao resto dos assuntos de Jeosafá, os primeiros e os últimos, eis que estão escritos entre as palavras de Jeú, filho de Hanani, que foram incluídas no Livro dos Reis de Israel.”

*** w09 15/3 p. 32 Perguntas dos Leitores ***
Por outro lado, certas referências podem ser a livros que têm nomes similares aos livros da Bíblia, mas que na realidade não fazem parte dela. Podemos exemplificar isso com quatro livros antigos: o “livro dos assuntos dos tempos dos reis de Judá”, o “Livro dos Reis de Judá e de Israel”, o “Livro dos Reis de Israel” e o “Livro dos Reis de Israel e de Judá”. Embora os nomes desses livros soem parecido com os nomes dos livros bíblicos conhecidos como 1 Reis e 2 Reis, esses quatro livros não foram inspirados e não fazem parte do cânon bíblico. (1 Reis 14:29; 2 Crô. 16:11; 20:34; 27:7) Provavelmente eram apenas escritos históricos disponíveis quando o profeta Jeremias e Esdras escreveram os relatos que lemos na Bíblia.

(2 CRÔNICAS 20:36)

“Assim, fez dele seu sócio para fazerem navios, para que fossem a Társis, e fizeram navios em Eziom-Géber.”

*** it-2 p. 96 Eziom-Géber ***
Pode-se notar que tanto no caso de Salomão como no de Jeosafá alguns dos navios se destinavam a ir não só a Ofir, mas também a Társis. (2Cr 9:21; 20:36, 37) Visto que há forte evidência de que Társis ficava na Espanha, alguns duvidam de que navios saindo de Eziom-Géber pudessem ter feito tal viagem nos tempos antigos. Sobre isso, veja o artigo TÁRSIS N.° 4, onde se apresenta a possibilidade da existência dum canal do Nilo para o mar Vermelho. Tal canal poderia também explicar como o Rei Hirão podia enviar não somente homens, mas “navios” a Eziom-Géber e Elote (Elate) para o uso de Salomão. (2Cr 8:17, 18) Por outro lado, sugeriu-se também que esses navios talvez fossem mandados para um ponto na costa filistéia, desmantelados e transportados por terra até o golfo de ʽAqaba, onde eram reconstruídos. Os que sustentam tal conceito salientam que os cruzados, mais tarde, usaram um método similar. Quer por algum canal entre o Nilo e o mar Vermelho, quer por rota terrestre, parece provável que pelo menos a madeira tenha sido suprida de florestas em outra parte, visto que a região ao redor de Eziom-Géber tem palmeirais, mas não árvores adequadas para a construção de navios.

(2 CRÔNICAS 21:2)

“E ele teve irmãos, filhos de Jeosafá: Azarias, e Jeiel, e Zacarias, e Azarias, e Micael, e Sefatias, todos estes sendo filhos de Jeosafá, rei de Israel.”

*** it-1 p. 282 Azarias ***
7, 8. Dois dos sete filhos de Jeosafá, alistados em segundo e em quinto lugar. Receberam de seu pai muitas dádivas e cidades fortificadas, mas, quando o irmão mais velho deles, Jeorão, tornou-se rei, esses filhos foram mortos. (2Cr 21:1-4) “Parece ilógico supor [como alguns fizeram] que o nome tenha sido usado duas vezes porque os meninos eram apenas meios-irmãos ou porque um já tinha falecido na infância.” (The Interpreter’s Dictionary of the Bible [O Dicionário Bíblico do Intérprete], editado por G. A. Buttrick, 1962, Vol. 1, p. 325) É incomum que dois irmãos tenham aparentemente o mesmo nome, mas, no hebraico, há uma ligeira diferença na grafia e na pronúncia dos dois, ʽAzar•yáh (“Jah Ajudou”) e ʽAzar•yá•hu (“Jeová Ajudou”).

(2 CRÔNICAS 21:12)

“Por fim chegou a ele um escrito da parte de Elias, o profeta, dizendo: “Assim disse Jeová, o Deus de Davi, teu antepassado: ‘Visto que não andaste nos caminhos de Jeosafá, teu pai, nem nos caminhos de Asa, rei de Judá,”

*** it-1 p. 791 Elias ***
Alguns anos depois da sua ascensão no vendaval, Elias ainda está vivo e ativo como profeta, desta feita para o rei de Judá. Por causa do proceder iníquo adotado pelo Rei Jeorão, de Judá, Elias lhe escreve uma carta, expressando a condenação de Jeová, que se cumpre pouco depois. — 2Cr 21:12-15; veja CÉU, I (Ascensão ao Céu).

(2 CRÔNICAS 21:16)

“Por conseguinte, Jeová despertou contra Jeorão o espírito dos filisteus e dos árabes que estavam do lado dos etíopes.”

*** it-1 p. 169 Arábia ***
Visto que o canto SO da Arábia está separado da África por um estreito de apenas uns 32 km de largura, os produtos da Etiópia (2Cr 21:16), tais como o marfim e o ébano, também podiam ter estado incluídos nas mercadorias desses comerciantes viajantes. — Ez 27:15.

*** it-1 p. 628 Cusita ***
A expressão, em 2 Crônicas 21:16, “do lado dos etíopes [cusitas]”, como aplicando-se a certos árabes, pode também significar “sob o controle dos etíopes”, e isto talvez forneça uma base para se aplicar o nome “cusita” a pessoas que não descendiam de Cus. Crê-se que diversos dos filhos de Cus se estabeleceram na península Arábica. — Veja HAVILÁ N.° 3; SABTÁ.

*** it-1 p. 627 Cus ***
Os “árabes que estavam do lado dos etíopes [Ku•shím]” (2Cr 21:16) possivelmente eram aquelas tribos árabes que ocupavam a costa SO da península Arábica e assim se defrontavam com a África através do mar Vermelho.

(2 CRÔNICAS 21:17)

“Eles subiram, pois, a Judá e romperam por ele, e levaram cativos todos os bens que se achavam na casa do rei, bem como seus filhos e suas esposas, e não lhe restou filho, exceto Jeoacaz, seu filho mais moço.”

*** it-1 p. 42 Acazias ***
Acazias é também mencionado como “Azarias”, em 2 Crônicas 22:6 (embora, aqui, 15 manuscritos hebraicos rezem “Acazias”), e como “Jeoacaz”, em 2 Crônicas 21:17; 25:23 (um caso de transposição do nome divino para servir de prefixo, ao invés de sufixo).

(2 CRÔNICAS 21:20)

“Veio a ter trinta e dois anos de idade quando começou a reinar e reinou por oito anos em Jerusalém. Finalmente se foi sem ser desejado. Enterraram-no, pois, na Cidade de Davi, mas não nas sepulturas dos reis.”

*** w98 15/11 p. 32 Que nome tem você? ***
Em contraste, o Rei Jeorão, de Judá, fez um mau nome para si. Ele desviou seus súditos da adoração de Jeová, e até mandou matar seus seis irmãos e alguns dos príncipes de Judá. Por fim, Jeová atingiu Jeorão com uma doença dolorosa que causou a morte dele. A Bíblia diz que Jeorão “se foi sem ser desejado”, ou conforme o expressa A Bíblia na Linguagem de Hoje, “ninguém sentiu falta dele”. — 2 Crônicas 21:20.

(2 CRÔNICAS 22:6)

“Por isso ele voltou para se curar em Jezreel das feridas que lhe infligiram em Ramá, quando lutou contra Hazael, rei da Síria. Quanto a Azarias, filho de Jeorão, rei de Judá, desceu ele para visitar Jeorão, filho de Acabe, em Jezreel, pois estava doente.”

*** it-1 p. 42 Acazias ***
Acazias é também mencionado como “Azarias”, em 2 Crônicas 22:6 (embora, aqui, 15 manuscritos hebraicos rezem “Acazias”), e como “Jeoacaz”, em 2 Crônicas 21:17; 25:23 (um caso de transposição do nome divino para servir de prefixo, ao invés de sufixo).

(2 CRÔNICAS 22:7)

“Mas era da parte de Deus que ocorreu a queda de Acazias, porque fora ter com Jeorão; e quando chegou, saiu com Jeorão a Jeú, neto de Ninsi, a quem Jeová havia ungido para decepar a casa de Acabe.”

*** it-1 p. 42 Acazias ***
Coordenando-se estes dois relatos (2Rs 9:21-28; 2Cr 22:7-9), evidentemente aconteceu o seguinte: Jeú, ao se aproximar de Jezreel, encontrou-se com Jeorão e Acazias. Jeú abateu Jeorão, mas Acazias fugiu. Nesta ocasião, Jeú não perseguiu Acazias, mas continuou até Jezreel, a fim de terminar ali a sua obra executora. No ínterim, o fugitivo Acazias tentou retornar a Jerusalém; no entanto, só conseguiu chegar a Samaria, onde tentou esconder-se. Os homens de Jeú, perseguindo Acazias, descobriram-no em Samaria e capturaram-no, e levaram-no até Jeú, que estava perto da cidade de Ibleão, não muito longe de Jezreel. Quando Jeú viu Acazias, ordenou que seus homens o matassem em seu carro. Eles o golpearam e feriram quando subia para Gur, perto de Ibleão; mas permitiu-se que Acazias escapasse, e ele fugiu para Megido, onde morreu devido a seus ferimentos. Foi então levado para Jerusalém e ali sepultado. Os relatos de sua morte não são contraditórios, mas complementares.
Segundo Crônicas 22:7 indica que a morte de Acazias ocorreu “da parte de Deus”, e, assim, Jeú atuou como executor da parte de Deus ao matar esse homem que tinha companheirismo com a condenada casa de Acabe.

(2 CRÔNICAS 22:9)

“Depois foi procurar Acazias, e por fim o capturaram, enquanto se escondia em Samaria, e o trouxeram a Jeú. Entregaram-no então à morte e enterraram-no, pois disseram: “Ele é neto de Jeosafá que buscou a Jeová de todo o seu coração.” E não havia ninguém da casa de Acazias que retivesse poder para o reino.”

*** it-1 p. 42 Acazias ***
Coordenando-se estes dois relatos (2Rs 9:21-28; 2Cr 22:7-9), evidentemente aconteceu o seguinte: Jeú, ao se aproximar de Jezreel, encontrou-se com Jeorão e Acazias. Jeú abateu Jeorão, mas Acazias fugiu. Nesta ocasião, Jeú não perseguiu Acazias, mas continuou até Jezreel, a fim de terminar ali a sua obra executora. No ínterim, o fugitivo Acazias tentou retornar a Jerusalém; no entanto, só conseguiu chegar a Samaria, onde tentou esconder-se. Os homens de Jeú, perseguindo Acazias, descobriram-no em Samaria e capturaram-no, e levaram-no até Jeú, que estava perto da cidade de Ibleão, não muito longe de Jezreel. Quando Jeú viu Acazias, ordenou que seus homens o matassem em seu carro. Eles o golpearam e feriram quando subia para Gur, perto de Ibleão; mas permitiu-se que Acazias escapasse, e ele fugiu para Megido, onde morreu devido a seus ferimentos. Foi então levado para Jerusalém e ali sepultado. Os relatos de sua morte não são contraditórios, mas complementares.
Segundo Crônicas 22:7 indica que a morte de Acazias ocorreu “da parte de Deus”, e, assim, Jeú atuou como executor da parte de Deus ao matar esse homem que tinha companheirismo com a condenada casa de Acabe.

(2 CRÔNICAS 22:11)

“No entanto, Jeosabeate, filha do rei, tomou a Jeoás, filho de Acazias, e o furtou dentre os filhos do rei que iam ser mortos, e pôs tanto a ele como a sua ama no quarto interior dos leitos. E Jeosabeate, filha do Rei Jeorão, esposa de Jeoiada, o sacerdote, (pois acontecia que ela mesma era irmã de Acazias,) manteve-o escondido por causa de Atalia e esta não o entregou à morte.”

*** it-2 p. 637 Ladrão ***
A tia do jovem Jeoás salvou-lhe a vida por ‘furtá-lo dentre os seus irmãos’, que foram mortos pela iníqua Atalia. — 2Rs 11:1, 2; 2Cr 22:11.

(2 CRÔNICAS 23:13)

“Então ela viu, e eis o rei de pé junto à sua coluna na entrada, e os príncipes e as trombetas junto ao rei, e todo o povo da terra alegrando-se e tocando as trombetas, e os cantores com os instrumentos de canto, bem como os que davam o sinal para se oferecer louvor. Atalia rasgou imediatamente as suas vestes e disse: “Conspiração! Conspiração!””

*** it-1 p. 531 Coluna ***
As colunas mais dignas de nota no templo de Salomão eram duas enormes colunas de cobre, chamadas Jaquim e Boaz, na frente do pórtico. (1Rs 7:15; 2Rs 25:17; Je 52:21; veja CAPITEL.) O Novo Dicionário da Bíblia, editado por J. D. Douglas (1966, tradução de João Bentes, p. 304) sugere que o rei se punha de pé perto de uma dessas colunas durante ocasiões cerimoniais, mas isso não pode ser confirmado, porque a Bíblia só diz que o rei estava “de pé junto à sua coluna na entrada”. (2Cr 23:13; 2Rs 11:14; 23:3) Pode ter estado de pé no portão do pátio interno ou em outro lugar elevado para falar ao povo.

(2 CRÔNICAS 24:6)

“De modo que o rei chamou Jeoiada, o cabeça, e disse-lhe: “Por que é que não exigistes uma prestação de contas dos levitas pela entrada do imposto sagrado de Judá e de Jerusalém, ordenado por Moisés, o servo de Jeová, sim, o da congregação de Israel para a tenda do Testemunho?”

*** it-1 p. 551 Contribuição ***
Algumas contribuições eram exigidas sob a Lei. Quando Moisés fez o recenseamento dos israelitas, todo varão de 20 anos de idade para cima tinha de dar um resgate pela sua alma, “meio siclo [provavelmente US$1,10] segundo o siclo do lugar santo”. Era a “contribuição pertencente a Jeová”, a fim de fazer expiação pelas suas almas e “em benefício do serviço da tenda de reunião”. (Êx 30:11-16) Segundo o historiador judeu Josefo (The Jewish War [A Guerra Judaica], VII, 218 [vi, 6]), este “imposto sagrado” foi dali em diante pago anualmente. — 2Cr 24:6-10; Mt 17:24; veja IMPOSTO.

*** it-2 p. 389 Imposto ***
Impostos Para a Manutenção do Santuário de Jeová. Os serviços do santuário eram mantidos por meio de impostos. O dízimo obrigatório era a principal fonte para a manutenção dos sacerdotes arônicos e dos levitas, e, pelo menos numa ocasião, eles receberam uma parte dos despojos de guerra, segundo uma taxa estipulada por Jeová. (Núm 18:26-29; 31:26-47; veja DÍZIMO.) Jeová também instruiu a Moisés que, depois dum recenseamento, cada pessoa registrada pagasse meio siclo (US$ 1,10) como “contribuição pertencente a Jeová”, contribuição esta em benefício da tenda de reunião. (Êx 30:12-16) Parece que se tornara costumeiro os judeus darem uma soma fixa a cada ano, embora não se fizesse anualmente um censo. Jeoás, por exemplo, invocou o “imposto sagrado ordenado . . . por Moisés”. (2Cr 24:6, 9) Os judeus da época de Neemias obrigaram-se a pagar anualmente um terço dum siclo (c. 75 centavos de dólar) para o serviço do templo. — Ne 10:32.

(2 CRÔNICAS 24:20)

“E o próprio espírito de Deus envolveu a Zacarias, filho de Jeoiada, o sacerdote, de modo que se pôs de pé acima do povo e lhes disse: “Assim disse o [verdadeiro] Deus: ‘Por que infringis os mandamentos de Jeová, de modo que não vos podeis mostrar bem sucedidos? Visto que abandonastes a Jeová, ele, por sua vez, também vos abandonará.’””

*** gt cap. 110 Concluído o ministério no templo ***
Zacarias, filho de Baraquias [chamado Jeoiada em 2 Crônicas], a quem assassinastes entre o santuário e o altar. Deveras, eu vos digo: Todas essas coisas virão sobre esta geração.”
Por causa da disciplina que Zacarias deu aos líderes de Israel, eles “conspiraram contra ele e atiraram pedras nele ao mandamento do rei, no pátio da casa de Jeová”.

(2 CRÔNICAS 24:21)

“Por fim conspiraram contra ele e atiraram pedras nele ao mandamento do rei, no pátio da casa de Jeová.”

*** it-1 p. 307 Baraquias ***
De acordo com 2 Crônicas 24:21, Zacarias foi assassinado “no pátio da casa de Jeová”. O altar de ofertas queimadas estava no pátio interior, do lado de fora e diante da entrada do santuário. Isto corresponderia à localização, feita por Jesus, desse incidente como “entre o santuário e o altar”.

(2 CRÔNICAS 24:22)

“E Jeoás, o rei, não se lembrou da benevolência que Jeoiada, pai daquele, teve para com ele, matando-lhe assim o filho, o qual, estando para morrer, disse: “Que Jeová o veja e o exija de volta.””

*** it-1 p. 307 Baraquias ***
Nos casos tanto de Abel como de Zacarias, predisse-se uma prestação de contas pelo derramamento de seu sangue. (Gên 4:10; 2Cr 24:22) Também, existe um forte paralelo entre as circunstâncias e os eventos dos dias de Zacarias, filho de Jeoiada, e os da geração que vivia quando Jesus falou essas palavras. Quando Zacarias estava à morte, ele disse: “Que Jeová o veja e o exija de volta.” Pouco depois, suas palavras proféticas começaram a cumprir-se. Uma pequena força militar síria subiu, e Jeová entregou uma grande força militar de Judá nas mãos dela, os príncipes de Judá sendo grandemente arruinados e despojados. Os sírios executaram atos de julgamento em Jeoás e o deixaram com muitas enfermidades, após o que foi assassinado por seus próprios servos. (2Cr 24:23-25) Depois de descrever a culpa de sangue daqueles a quem falava, Jesus disse: “Todas essas coisas virão sobre esta geração.” (Mt 23:36) A profecia de Jesus se cumpriu em Jerusalém e na Judéia em 70-73 EC.

Clique na imagem para Baixar informações completas em arquivos digitais para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Baixar informações para o estúdio pessoal para Computador desktop, Laptop, Tablet, celular e Smartphone

Conteúdos Recomendados