Conceito e Definição de Dimensão | Sua importância

Dimensão, desde o latim dimensĭo, é um aspecto ou faceta de algo. O conceito tem vários significados dependendo do contexto. Pode ser uma característica, uma circunstância ou uma fase de alguma coisa ou objeto.
Exemplos: "a dimensão política do problema é o que me preocupa", "Eu acho que o senhor deputado não inclui o Tratado em todas as suas dimensões", "os críticos têm apontado a dimensão política do filme.
O tamanho também pode ser o tamanho, o escopo, área, volume ou comprimento de uma superfície, um corpo ou uma linha: "Na sua morte, meu pai me deixou um grande campo nos arredores da cidade", "Temos de comprar um sofá novo mais adequado para caber as dimensões do espaço disponível na sala de estar", "a equipe nunca jogou em um estádio desse porte".
O uso da noção de dimensão como uma medida de espaço ou tamanho pode ser simbólico: "o atleta chileno voltou para casa depois de obter uma realização de dimensões sem precedentes no contexto do atletismo sul-americano", "o caso de corrupção foi um caso de grandes dimensões para a política europeia", "Eu nunca imaginei o impacto de uma dimensão.
Para a física, as dimensões são os tamanhos de um conjunto para definir um fenômeno. No universo, são reconhecidos três dimensões espaciais e uma dimensão temporal. Uma pessoa pode ir para a frente / para trás; cima / para baixo; esquerda / direita; ou qualquer combinação desses três movimentos.
Significa tecnologia 3D (tridimensional) que fornece a informação visual tridimensional para criar uma ilusão de profundidade em uma imagem. Há em vez de falar de filmes em 3D, TV 3D, etc.
Publicado para fins educacionais
Significados, definições, conceitos de uso diário

Conteúdos Recomendados